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Os problemas de ter conteúdo duplicado no seu site
segunda-feira, 29 de janeiro de 2018 | Comentários
Escrito por Mikael Araújo
Hoje a bola da vez é o conteúdo, isso porque ele atrai mais que propaganda e o público está cada vez mais interessado em receber informações de qualidade do que apenas mensagens de venda a qualquer custo. E quando se trata de produção de conteúdo muitos fatores entram em discussão e, entre eles, as preocupações com os problemas que um conteúdo duplicado pode trazer.
O que é Conteúdo Duplicado?
Esse é um termo usado em SEO para descrever aqueles conteúdos iguais que aparecem em mais de uma página de internet. Quando várias páginas contêm o mesmo conteúdo, os mecanismos de pesquisa, como o Google e o Bing, entendem a duplicidade e podem deixar de exibir estas páginas nos resultados de pesquisa.
Existe uma distinção entre um conteúdo que foi duplicado pelo seu CMS (como o WordPress, por exemplo) gerando novas URLs e um conteúdo replicado em grande escala por alguns sites. As orientações do Google são bem claras sobre este assunto, se você usar táticas ilícitas para gerar conteúdo ou criar páginas sem um conteúdo original, você corre o risco de ser banido dos resultados de pesquisa. No caso de seu CMS gerar mais de uma URL com o mesmo conteúdo, o pior que poderá acontecer é seu site simplesmente não ser exibido nas primeiras páginas dos resultados de pesquisa.
Como verificar se o seu site tem conteúdo duplicado?
Existem várias ferramentas que ajudarão a identificar áreas para melhorar em seu próprio site. Algumas delas são:
- Moz: A ferramenta de rastreamento do Moz ajudará você a identificar quais páginas do seu site são duplicadas. É uma ferramenta paga, mas possui uma versão gratuita de 30 dias.
- Siteliner: O Siteliner fornece uma análise mais aprofundada sobre quais páginas são duplicadas e quais áreas do texto são replicadas. Isso é bastante útil quando grandes corpos de texto são usados, mas toda a página não é uma duplicação completa.
- SEO Review Tools: Este site possui uma coleção de ferramentas de SEO gratuitas para analisar seu site e acompanhar seus concorrentes. Todas as ferramentas do SEO Review Tools são projetadas para serem executadas rapidamente e para ajudá-lo a melhorar o seu site com recomendações acionáveis e informações valiosas.
O que fazer com o conteúdo duplicado?
Para evitar os casos de conteúdo duplicado dentro do mesmo site só que em URLs diferentes, algumas ações precisam ser tomadas. Todas as soluções que irei apresentar a seguir precisam de um certo conhecimento em programação. Se você não possui esse conhecimento técnico, sugerimos que procure um profissional para fazer os acertos necessários para você.
Veja abaixo os casos mais comuns de duplicação de conteúdo e como consertá-los:
Com www e sem www
É o tipo mais normal de duplicação de conteúdo, ele acontece quando tanto a versão com www e quanto sem www estão disponíveis. Na maioria das vezes, os mecanismos de pesquisa identificam as duas URLs como uma só, mas nem sempre isso acontece.
Também vale lembrar outro caso bem parecido com esse, é quando seu site está disponível tanto nas versões HTTP quanto em HTTPS.
Para estes casos, escolha uma versão definitiva e redirecione todas as outras para a que você escolheu. Você também pode definir uma preferência usando o Google Search Console.
Parâmetros de URL
Outra causa para o conteúdo duplicado é o uso de parâmetros de URL que não alteram o conteúdo de uma página.
Digamos que seu artigo sobre “palavra-chave” esteja em http://www.exemplo.com/palavra-chave/ e o mesmo conteúdo também aparece em http://www.exemplo.com/palavra-chave/?source=rss. O último permite que você rastreie as origens do tráfego, mas também pode tornar mais difícil para você ter uma boa classificação nos mecanismos de busca. Um efeito colateral muito indesejável. Essas duas URLs não são a mesma para o mecanismo de pesquisa e este problema é válido para qualquer parâmetro que você adicionar em uma URL que não altere o conteúdo vital, e todos eles causam duplicidade.
Agora, imagine que outros blogs estejam referenciando sua postagem. Alguns links estão vinculados à primeira URL enquanto outros links estão vinculados à segunda URL. É aí que o seu problema começa, pois esses links estão promovendo diferentes URLs. Se todos os links estivessem vinculados a mesma URL, sua chance de ter uma melhor classificação nos mecanismos de pesquisa para a palavra-chave seria bem maior.
A melhor forma de resolver isso é substituir “?” por “#” nos URLs das suas páginas. O Google ignora tudo o que há após o “#”.
Páginas para impressão
Se o seu sistema de gerenciamento de conteúdo cria páginas para facilitar a impressão, na maioria dos casos, o Google as encontrará, a menos que você as bloqueie especificamente.
Atualmente, criar uma página para impressão é completamente desnecessário. Uma das coisas maravilhosas sobre o CSS é que esta linguagem permite a criação de estilos específicos de mídia para um único documento, o que significa que você não precisará criar uma página diferente com uma URL diferente.
Às vezes, você não quer ou não pode se livrar de um conteúdo duplicado. Para essa questão específica, os mecanismos de pesquisa introduziram o elemento “link canônico”. Este elemento é colocado na seçãodo seu site. Na seção href do link canônico, você coloca o URL canônico correto para o seu artigo. Quando um mecanismo de pesquisa encontrar este elemento de link, ele executará um redirecionamento, transferindo a maior parte do valor do link coletado por essa página para sua página canônica.
Leia este artigo do Google para entender mais sobre como usar o link canônico.
Aderir às diretrizes de qualidade do Google o ajudará você a entender melhor como conseguir alcançar as primeiras posições nas pesquisas. Crie conteúdos úteis, envolventes e, principalmente, originais. O Google faz um bom trabalho em detectar duplicatas involuntárias, mas as dicas acima dão uma ideia de como fazer com que os mecanismos de pesquisa e os usuários compreendam seu site.
O conteúdo duplicado acontece em vários lugares e de várias formas, mas basta investir um pouco de tempo para corrigir e você verá que as recompensas são muito boas. Você já teve alguma dificuldade com isso em seu site? Conte para nós.
- Este artigo foi escrito por Mikael Araújo, Consultor do Sebrae e Executive Team Lead na StarOfService.
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