Com a velocidade que as mudanças acontecem no mercado — principalmente após a chegada do marketing digital —, muitas empresas precisam de socorro. Quando o assunto é criar estratégias comerciais para conquistar novos clientes, a situação complica.
Novas tecnologias, vários canais de comunicação e um cenário em que o consumidor detém todas as informações sobre os produtos… Ou seja, as pessoas procuram um vendedor quando já sabem de tudo — e isso intimida vários empresários.
Afinal de contas, o papel do time comercial foi transformado e, por isso, as empresas precisam se atualizar urgentemente.
A consultoria de vendas é uma ótima saída com objetivo de encontrar novos métodos para abordar os potenciais clientes. Esse processo acontece quando um profissional especializado orienta as empresas quanto às estratégias comerciais a serem adotadas.
Saiba mais sobre o assunto a seguir:
Como funciona uma consultoria de vendas?
O método consultivo envolve, no 1º momento, o diagnóstico da situação atual do negócio. Depois, é a vez de o especialista traçar as melhores estratégias e, por fim, otimizar os processos que já estão em andamento. Assim, a marca será conduzida rumo ao alcance dos principais objetivos.
Geralmente, os consultores possuem muita habilidade na solução de problemas em diversos segmentos. Com isso é possível identificar rapidamente, e em conjunto com a empresa, as principais falhas nos processos.
Além disso, esse especialista possui um perfil muito analítico, capaz de transformar dados brutos em decisões estratégicas.
Sem esquecer do jogo de cintura que é preciso ter para otimizar o tempo dos gestores, já que em muitos momentos será necessária a presença do CEO para fornecer informações valiosas sobre o negócio.
O papel de um bom consultor é direcionar a organização, e não necessariamente executar as estratégias sugeridas. Essa é uma das vantagens desse método de trabalho a tomada de decisões ainda é da empresa.
A consultoria deve ser temporária, pois a organização precisa seguir em frente por conta própria. Mas, é claro, sem se esquecer de todas as orientações transmitidas.
O preço médio cobrado por uma consultoria no mercado é a partir de R$ 1.000,00. Tudo vai depender do nível de conhecimento do consultor contratado e do prazo dessa parceria.
Quais são os benefícios da consultoria de vendas para a empresa?
A criação de um método de vendas eficaz
Um dos principais motivos que levam várias empresas ao fracasso, principalmente na área comercial, é a falta de um método de trabalho.
Isso compromete totalmente a geração de resultados, pois o time comercial se sente perdido e desmotivado.
Como criar uma metodologia requer muito tempo e dedicação, a consultoria é a solução ideal para construir esse fluxo.
Por meio dela será possível traçar todo o caminho necessário para cumprir cada objetivo. Assim, os profissionais poderão compreender a importância de cada passo no dia a dia e se sentirão parte de uma estratégia maior.
Menos desperdício de dinheiro
A maior parte dos empreendedores tem muitas preocupações diariamente.
Com o apoio de um consultor, eles podem direcionar os seus esforços para outras áreas da empresa. Além disso, muitas marcas cometem erros terríveis na execução de algumas ações por conta própria.
Sabemos que alguns equívocos podem resultar em um prejuízo drástico para as marcas. Alguns até chegam a ser irreversíveis, especialmente com o poder de disseminação da internet.
Com a presença de um mentor com certeza a margem de erros diminui significativamente. Sem falar que qualquer dúvida que surgir ao longo do processo pode ser esclarecida com o consultor, e isso evita muitos estragos.
Otimização de tempo
Um dos principais benefícios em contratar uma consultoria é a otimização de tempo. Isso quer dizer que você terá que dispor menos tempo nesse trabalho do que se fosse realizá-lo sozinho.
Mesmo que seja necessário o envolvimento dos empreendedores durante o processo, o investimento de tempo é muito menor.
Autonomia e independência
Em boa parte dos processos consultivos, a aplicação das estratégias propostas é de responsabilidade da empresa. Desse modo, mesmo com a presença de um orientador, a marca terá liberdade na execução dos projetos.
Agora que você já descobriu os principais benefícios que a consultoria de vendas oferece, está na hora de saber qual é o melhor momento para contratá-la.
Quando contratar uma consultoria de vendas?
Dificuldade em alcançar os objetivos do negócio
Sabe aquela sensação de que as coisas não estão andando? Pois é, muito provavelmente elas não estão mesmo.
Com todas as atribuições do cotidiano, fica difícil para o empresário planejar, criar e controlar todas as ações do comercial.
Se o seu negócio tem excelentes profissionais na linha de frente, mas não possui nenhum especialista estratégico destinado a planejar e a orientar as ações, esse é um bom momento para contratar uma consultoria de vendas.
Necessidade de atualização
Conforme já falamos, o processo de compra se transformou profundamente com a chegada do marketing digital.
Com a proposta trazida pelo inbound marketing, os setores de vendas e de marketing nunca estiveram tão interligados como atualmente. E muitas empresas ainda não se dera conta disso.
Consequentemente, muitas delas perdem inúmeras oportunidades diárias de gerar negócios. Para evitar que isso aconteça, investir na consultoria é uma excelente ideia para atualizar os funcionários.
O conhecimento sobre novas práticas, ferramentas e, sobretudo, comportamento do consumidor gera uma grande vantagem competitiva.
Daqui pra frente, isso será obrigatório para sobreviver no mercado. Sendo assim, quanto antes o seu negócio se modernizar, melhor!
Baixa taxa de conversão
Muitas vezes as empresas possuem profissionais muito empenhados em fazer o melhor e alcançar as metas. Porém, nem sempre funciona assim, e os resultados são frustrantes.
As baixas taxas de conversão são constantes e parece não ter solução. Nesse caso, ter o apoio de um consultor é uma saída interessante e pode apontar novos caminhos para o alcance desses objetivos.
Profissionais com baixa qualificação
Outra situação muito comum é encontrar empresas com profissionais de alta inteligência emocional e com pouca qualificação.
Se o seu problema for esse, o cenário não é tão grave assim. Investir na qualificação dos profissionais é algo lucrativo — afinal, o conhecimento será reaplicado no seu negócio.
Por isso, se você identificar que a sua equipe está altamente motivada, mas não tem qualificação suficiente, contrate uma consultoria.
Você descobriu como funciona uma consultoria de vendas, os principais benefícios que esse método oferece e o momento mais apropriado para contratá-lo.