CONFIGURANDO TESTES A / B SIMPLES COM EXPERIÊNCIAS DO GOOGLE ANALYTICS E WORDPRESS

Se você é qualquer coisa como eu, você se obsesiona ao dirigir mais tráfego para nossos sites, o que faz todo o sentido. Quero dizer, qual é o objetivo de gastar tempo e dinheiro em seu site, se ninguém o vê?

Mas e quando as pessoas realmente chegaram ao seu site? Você está pensando o que os visitantes realmente fazem no local, além de ter um botão de contato ou outro chamado para ação (CTA).

O que você deveria fazer é o CRO. E testes com o Google Experiments, que é o que estaremos passando neste artigo.

CRO, ou otimização da taxa de conversão, é exatamente isso, otimizando o aumento das conversões. O que é a conversão? Uma conversão pode ser qualquer ação que você deseja que um visitante obtenha no local. Por exemplo, uma conversão pode ser um visitante registrando uma conta, comprando um produto ou se inscrevendo para um boletim informativo por e-mail. Também pode ser simplesmente compartilhar um artigo no Facebook ou assistir a um vídeo incorporado do YouTube.

A realização de CRO geralmente envolve uma série de etapas:

  • Descoberta:  reunindo dados relevantes e criando hipóteses
  • Testes:  Elaboração e implementação de testes, como testes A / B ou multivariados
  • Revisão:  Análise dos dados coletados durante o teste

O CRO é muitas vezes um processo cíclico. Uma vez que o estágio de revisão foi concluído, o processo começa novamente, aproveitando agora os dados coletados durante a rodada anterior de testes e análises.

Um exemplo de um relatório do Google Experiments.
Um exemplo de um relatório do Google Experiments.

Escolhendo o que testar

Uma vez que você decidiu otimizar a taxa de conversão do seu site, o desafio é decidir o que você realmente quer testar. Isso é obviamente específico para cada site, mas será determinado pelo propósito do site do WordPress e por todos os dados coletados durante a fase de pesquisa do processo CRO.

Por exemplo, imagine que você tem um site de comércio eletrônico vendendo sapatos e você está executando uma promoção onde os visitantes ganham um chapéu grátis. Você esperava que isso aumentasse as conversões, mas suas análises não mostraram aumento nas vendas.

Ao revisar as páginas do seu produto, você pode ver que o banner para a promoção do chapéu livre está realmente abaixo da dobra. Com base nisso, você decide que deseja testar a movimentação do banner de promoção gratuito acima da dobra, o que requer um pequeno redesenho das páginas do seu produto.

Como você pode ver, o que você deseja testar pode ser muito específico para o seu site, seu mercado-alvo e seu produto / serviço.

Ao escolher o que testar, muitas vezes é uma boa idéia testar um elemento da página. Quando apenas mudando um único elemento, é mais fácil concluir que é essa uma variação que está tendo um impacto. Por exemplo, se você decidir alterar o layout da página, a imagem principal, a cópia, a cor do botão e o texto do botão, então, como você pode saber quais variações de elementos tiveram um efeito positivo nas conversões?

Também vale a pena notar, que você idealmente deve testar páginas que tenham uma quantidade razoável de tráfego. Isto é para que você possa obter resultados que são estatisticamente significativos dentro de um prazo razoável.

Ferramentas que você pode usar para testar

Existem várias soluções pagas no mercado. Estes variam de plataformas como o Unbounce, que parecem estar voltadas para empresas de menor porte, para soluções de nível empresarial, como Optimize.

Essas ferramentas oferecem algumas características excelentes, particularmente em termos de criação de página de destino. No entanto, e se você não tiver o orçamento para essas ferramentas? Talvez sua configuração seja simples e você não deseja usar ferramentas complicadas. Bem, podemos usar facilmente experiências do Google Analytics para testar o seu site do WordPress no A / B.

Experiências do Google Analytics

Experiências de conteúdo é uma estrutura fornecida pelo Google Analyticspara testar variações de uma página ou aplicativo. Você pode executar o experimento de duas formas distintas:

O fragmento de JavaScript do Experimente de Conteúdo original executou experimentos redirecionando alguns visitantes para a versão alternativa da página testada. Embora isso fosse muito simples de implementar, em alguns casos, esse redirecionamento teve um impacto negativo na experiência do usuário. Isso levou o Google Analytics a criar uma versão que não requer redirecionamentos. Este é o tipo de experiência que vamos configurar no nosso site WordPress hoje.

Como configurar experiências do Google Analytics

Depois de decidir o que deseja testar, é hora de configurar a experiência. Neste exemplo, vamos testar a alteração do título principal de uma página da Web. Assumiremos que é um site que vende sapatos e nossa página é sobre um novo sapatos que está sendo lançado.

Definindo a Experiência

Então, sabemos que queremos testar o título, mas que variações queremos usar. Se o nosso título original é “Comprar nosso novo sapatos super”, precisamos apresentar algumas variantes para testar. Vamos usá-los para o nosso exemplo:

  • Nosso novo sapatos super já está disponível para encomendar
  • O novo sapatos super – Apenas £ 49,99
  • O Súper Super Comfy Super

Como estamos medindo o sucesso de nossa experiência? Vamos testar quantas pessoas clicam em um botão “adicionar ao carrinho”.

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Configurando a Experiência no Google Analytics

Agora decidimos o que queremos testar, vamos configurar a nossa experiência no Google Analytics. Para isso, obviamente, você precisará de uma configuração de conta do Google Analytics para o site no qual você deseja executar o experimento. Se você não tiver isso já, você pode ler como configurar o Google Analytics aqui .

Escolha um Experimento Objetivo

  1. Entre na conta e veja o site para o qual deseja executar o experimento.
  2. Clique na guia Relatórios
  3. Expanda o  item de menu Comportamento à esquerda e clique em Experiências
  4. Na  tela All Experiments , clique no botão rotulado Create experiment
  5. Digite um nome para esta experiência, por exemplo, “Teste de título”
  6. Escolha o objetivo para esta experiência. Para isso, assumiremos que há um evento de clique configurado no botão “adicionar ao carrinho”. Se você não tiver certeza de como fazer isso, você pode ler sobre como configurar o rastreamento de eventos aqui e como configurar os objetivos aqui .
  7. Selecione a porcentagem de visitantes que você gostaria de incluir nesse experimento. Para isso, escolheremos 100%.
  8. Clique no Próximo passo
Escolha o que você gostaria que sua experiência testasse.
Escolha o que você gostaria que sua experiência testasse.

 

  1. Adicione o URL que você estará testando como a página original e lhe dará um nome, por exemplo, Página Original
  2. Adicione cada uma das variantes abaixo, dando cada URL e um nome. Como as variantes serão mostradas usando JavaScript em vez de serem redirecionadas para uma nova página, os URLs para as variantes podem ser qualquer coisa. Você pode querer nomear cada variante algo significativo, de modo que, ao visualizar relatórios da experiência, você pode facilmente ver qual é a qual.
  3. Clique no Próximo passo
Escolha as variantes que você gostaria de testar com sua experiência.
Escolha as variantes que você gostaria de testar com sua experiência.

Configurando seu código de experiência

  1. Selecione a opção Inserir manualmente o código
  2. À medida que nosso experimento está sendo implementado sem redirecionamentos, não usaremos o fragmento de código apresentado para nós. Tudo o que você precisa fazer é anotar a ID da experiência localizada abaixo da caixa do fragmento de código. Não se preocupe com os erros de validação, pois estamos usando o JavaScript para implementar as variantes da página.
  3. Clique na Próxima Etapa
  4. Clique em Iniciar Experiência
Você pode escolher inserir manualmente seu código de experiência.
Você pode escolher inserir manualmente seu código de experiência.

Implementando variações em modelos de tema

Agora, temos nosso experimento configurado no Google Analytics, precisamos ter certeza de que a página de destino do nosso site está preparada para executar o experimento e exibir as variações. Se você estiver executando um experimento que esteja fazendo alterações no layout ou no design visual da página, certifique-se de atualizar qualquer HTML, CSS ou JavaScript que necessitem de alterações para o estilo.

Nota: Se você estiver usando um tema criado por outra pessoa, então você deve criar um tema infantil . Isso evitará que as mudanças que você está fazendo sejam escritas demais se o tema for atualizado.

Você pode usar o cliente da API de JavaScript de Experiências Personalizadas para fazer a tarefa difícil de verificar se os visitantes já haviam sido expostos à experiência, se eles deveriam ser incluídos e também mostrar o original ou uma variante da página.

Depois de ter o cliente API JavaScript carregado, você pode usar o método chooseVariation (). Isso retorna o índice da variação que queremos mostrar ao visitante. Vamos atribuir isso a uma variável que podemos usar depois.

O snippet de código a seguir carrega o cliente da API de JavaScript de Experiências de Conteúdo, bem como atribuindo um índice da variante de página a uma variável chamada choiceVariation. Para garantir que os valores do nosso Experiência de Conteúdo sejam enviados ao Google Analytics, precisamos ter certeza de que o snippet de código seja colocado antes do fragmento de código de acompanhamento do Google Analytics (ga.js ou analytics.js).

Certifique-se de que não incluímos os trechos de código de Experimentos de Conteúdo em cada página do site, e apenas na página que estamos realmente testando. Nós adicionaremos uma ação com um condicional que carrega os seguintes trechos usando wp_head()apenas se estivermos em uma página específica.

Abra o arquivo functions.php e adicione o seguinte código:

/ **
* Adicione os Scripts de experiências de conteúdo da GA aqui
* /
Função content_experiments_head_script () {
Se (is_page (2)) {?>
<? Php}
}
Add_action (‘wp_head’, ‘content_experiments_head_script’);

O que fizemos é criar uma função que irá adicionar algo ao elemento principal. Também incluímos um condicional usando a is_page()função tomando a identificação da página da página que queremos testar como um argumento. Altere essa ID da página para a ID da página que deseja testar.

Então, queremos carregar o nosso cliente de API JavaScript e chamar o chooseVariation()método dentro do condicional que acabamos de criar. Atualize a função que acabamos de adicionar para ser da seguinte maneira:

/ **
* Adicione os Scripts de experiências de conteúdo da GA aqui
* /
Função content_experiments_head_script () {
// Substitua ‘2’ pelo ID da postagem / página da versão original da página que você está testando
Se (is_page (2)) {?>
<! – Carregar o Experimento de conteúdo Cliente API JavaScript para a experiência ->
<Script src = “// www.google-analytics.com/cx/api.js?experiment=YOUR_EXPERIMENT_ID”> </ script>
<Script>
// Pergunte ao Google Analytics qual variação para mostrar ao usuário.
Var choiceVariation = cxApi.chooseVariation ();
</ Script>
<? Php}
}
Add_action (‘wp_head’, ‘content_experiments_head_script’);

Uma vez que este código está instalado, queremos adicionar o código que criará as variantes que estamos testando. Para o nosso exemplo, estamos testando quatro títulos, incluindo o nosso original. Vamos criar uma matriz chamada pageVariationsonde o índice de cada valor na matriz corresponde ao índice da variante que configuramos em nossa experiência do Google Analytics, ou seja, o original tem um índice de 0, a variante possui um índice de 1etc.

Coloque o seguinte código abaixo do cliente da API de JavaScript e escolha o fragmento de código de download que acabamos de adicionar à nossa content_experiments_head_script()função em nossas funções.php :

/ **
* Adicione os Scripts de experiências de conteúdo da GA aqui
* /
Função content_experiments_head_script () {
// Substitua ‘2’ pelo ID da postagem / página da versão original da página que você está testando
Se (is_page (2)) {?>
<! – Carregar o Experimento de conteúdo Cliente API JavaScript para a experiência ->
<Script src = “// www.google-analytics.com/cx/api.js?experiment=YOUR_EXPERIMENT_ID”> </ script>
<Script>
// Pergunte ao Google Analytics qual variação para mostrar ao usuário.
Var choiceVariation = cxApi.chooseVariation ();
</ Script>
<Script>
// Define JavaScript para cada variação de página desta experiência.
Var pageVariations = [
Function () {}, // Original: Não faça nada. Isso renderizará o HTML padrão.
Function () {// Variação 1: o texto do título torna-se ‘Our New Super Shoe agora disponível para encomendar’
Document.getElementById (‘heading’). InnerHTML = ‘Our New Super Shoe agora disponível para encomendar’;
},
Function () {// Variação 2: Título de texto torna-se ‘O novo súper-sapatos – Apenas £ 49.99’
Document.getElementById (‘heading’). InnerHTML = ‘The New Super Shoe & mdash; Somente & libra; 49,99 ‘;
},
Function () {// Variação 3: o título do texto torna-se ‘The Super Comfy Super Shoe’
Document.getElementById (‘heading’). InnerHTML = ‘The Super Comfy Super Shoe’;
},
];
// Aguarde que o DOM seja carregado e, em seguida, execute a exibição para a variação escolhida.
JQuery (document) .ready (
// Executar a visão escolhida
PageVariations [choiceVariation]
);
</ Script>
<? Php}
}
Add_action (‘wp_head’, ‘content_experiments_head_script’);

Salve seu arquivo functions.php e tudo deve estar pronto para ir.

Publicando as mudanças e executando a experiência

Se você enviou o seu novo arquivo functions.php para sua hospedagem, suas mudanças devem ser atualizadas . Se você recarregar a página que você está testando, você deve ver no código-fonte que está carregando o cliente da API de JavaScript, a chamada para o chooseVariation()método e também incluir o código para alterar seu título para a variante correta.

Você também pode ver uma das variantes da página que você está testando. Caso contrário, você gostaria de testá-lo, limpe seus cookies ou simplesmente continue abrindo novas janelas no modo de navegação anônima do Google Chrome até ver uma variante de página em vez do original.

Analisando seus resultados

Uma das características excelentes das experiências de conteúdo é que você pode definir o nível de significância estatística. O Google Analytics continuará executando sua experiência até que a duração do experimento chegue ao fim ou um resultado estatisticamente significativo seja alcançado. O Google Analytics informará sobre qual variante foi o vencedor, se houvesse um. É então para você decidir se deseja implementar essa variante como a versão principal do seu site.

Nosso novo e brilhante Experimente do Google em ação!  Só precisa de alguns visitantes para aterrar em nosso site.
Nosso novo e brilhante Experimente do Google em ação! Só precisa de alguns visitantes para aterrar em nosso site.

Seus próximos passos são para decidir se você deseja executar outro experimento para otimizar o seu site. Se assim for, crie algumas novas hipóteses e chegue ao teste!

Finalizando

Configurar e executar experiências de conteúdo do Google Analytics não é tão difícil. Na verdade, a parte mais desafiadora provavelmente está decidindo o que testar!

As experiências são uma ótima maneira de aumentar suas conversões e obter insights mais profundos sobre o comportamento de seus visitantes e o que os faz marcar.

AVALIE GORA MESMO!
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