Marketing de rede social é uma ótima ferramenta quando se trata de construir uma marca.
Mas ganhar dinheiro com isso, impulsionando vendas, é difícil.
Na verdade, muitos profissionais de marketing têm dificuldade em ter retorno sobre o investimento (ROI) com as redes sociais.
Provavelmente, porque redes sociais são vistas muitas vezes somente como uma forma de construir sua marca e de se envolver com os clientes.
Ou, como uma maneira de resolver os problemas dos clientes com um serviço ao cliente personalizado.
Ou, como um lugar para compartilhar vídeos de gatinhos e bebês.
Porém, a rede social é, na verdade, uma ótima ferramenta para gerar vendas também.
Não é tão direta e reta como plataformas como Google AdWords ou Facebook Ads.
Embora essas plataformas estejam diretamente vinculadas ao ROI e gerando vendas, as redes sociais não.
O principal objetivo das redes sociais nem sempre é tido como geração de vendas.
Mas deveria ser, e pode ser. E é por isso que, qualquer coisa que você faça para expandir seu negócio, deve ser focado no objetivo final de produzir receita.
E, felizmente, há algumas dicas que peguei ao longo da minha carreira, que me permitiu gerar muitas vendas.
Elas não foram tão difíceis de implementar!
A rede social é uma plataforma sensacional para gerar vendas quando você já definiu os objetivos.
Na verdade, eu gerei US$ 332.640 em vendas só com o Instagram.
Aqui eu mostro como usei marketing de rede social para gerar US$ 632,481 em vendas em um ano.
Crie uma comunidade fechada
O primeiro passo na geração de vendas de marketing de redes sociais, é a construção de uma comunidade próxima de seguidores engajados.
Envolver-se com os usuários nas redes sociais deve ser visto como uma coisa positiva.
Uma forma de gerar confiança e construir relacionamentos pessoais com sua base de usuários.
Por exemplo, dê uma olhada como eu interajo com meus fãs no Facebook:
Não estou apenas compartilhando conteúdo valioso. Também estou diretamente me conectando com as pessoas que comentam.
É uma excelente maneira de criar seguidores engajados que gostam de se comunicar com você.
E só custa alguns segundos para responder.
Pense nisso como você faria se sua marca ou ator preferido te respondesse:
Você iria gostar ainda mais deles, certo?
Você ficaria impressionado que eles tiraram um tempo para te responder, e você provavelmente revisitaria a página deles na rede social depois disso.
É esse o objetivo real.
Grandes empresas como Dairy Queen são perfeitas nessa abordagem de engajamento de clientes:
Levaram apenas uns segundos para responder, e agora estabeleceram uma conexão leal com um cliente que provavelmente terá um maior lifetime value.
Além de apenas responder, considere compartilhar conteúdos gerados por usuários.
Esta é uma das minhas estratégias favoritas para criar uma comunidade que adora interagir com você.
Adoro como Slack faz isso com seus clientes:
Eles compartilham conteúdos incríveis que os usuários no Instagram os enviam todo dia.
Por quê? Porque conteúdos gerados por usuários (UGC) funcionam.
85% dos usuários acham que UGC influencia mais que fotos postadas pelas marcas.
Além disso, UGC consegue 29% mais conversões online do que campanhas ou sites sem UGC.
Se você quiser mais engajamento social interativo, seguidores, e vendas, você precisa usar UGC para criar uma comunidade mais engajada.
Desenvolva relacionamentos com influenciadores
Se você estiver começando uma rede social com menos de 1.000 seguidores, pode ser difícil gerar vendas.
Você precisa construir um público que é grande o bastante para alavancar as vendas.
Umas das melhores maneiras para fazer isso é se conectar com influenciadores nas redes sociais.
Promoções cruzadas são extremamente efetivas quando se trata de aumentar o número de seguidores.
E isso faz sentido:
Quando você recebe uma mensagem ou menção de uma marca relevante, você pode certamente esperar toneladas de tráfegos também.
Deixa eu te dar um exemplo.
Você já ouviu falar sobre a famosa estrela do Youtube Zoella?
Bem, ela tem mais de 11 milhões de inscritos agora.
E quando ela lançou seu livro Girl Online, ela usou as conexões das redes sociais para vender 78.109 cópias.
Isso é mais que a J.K. Rowling conseguiu na estreia do primeiro livro do Harry Potter “Harry Potter e a Pedra Filosofal”.
Ainda não se convenceu?
Ela basicamente usou influenciadores das redes sociais e suas conexões para espalhar informações sobre o produto dela de forma viral.
E aqui as boas notícias:
Não é algo que somente as grandes marcas podem fazer. Você apenas precisa começar a criar um relacionamento real e orgânico com os maiores influenciadores do seu nicho.
Marketing de influenciadores não é simplesmente um marketing de buzzword.
As estatísticas falam por si só:
Um estudo do Google de 2016 descobriu que 60% dos inscritos no YouTube e pessoas que assistem dizem que tomariam decisões de compra baseadas em recomendações de seus criadores de conteúdo favoritos.
E não é segredo que as pessoas confiam em reviews online e recomendações mais do que qualquer propaganda.
Na verdade, de acordo com a Experticity, 92% dos clientes confiam em recomendações de conexões pessoais.
E somente 33% confiam em anúncios.
Conectar com influenciadores autênticos e poderosos pode bombar seu crescimento.
Então, como você faz isso? Minha maneira favorita é ser sincero. Seja autêntico e forneça valor.
Se você entrar em contato com o HubSpot e disser “Vocês são incríveis, podem promover meu e-book novo?”, você pode ser bloqueado instantaneamente.
Por quê? Eles recebem milhares dessas mensagens diariamente.
Marketing de influenciador tem a ver com a construção de conexões com pessoas em seu nicho ou indústria e ter trocas mútuas de suporte e promoção.
Acesse o Twitter (ou qualquer rede social que preferir) e comece a procurar por pessoas populares em seu nicho:
Você pode usar buscas simples como “marketing de influenciadores” para obter centenas de resultados de pessoas populares na indústria do marketing.
Ou, vá até o Google e pesquise por algo como “maiores influenciadores de marketing”.
Você deve conseguir encontrar listas selecionadas dos maiores influenciadores.
Simplesmente clique em algum desses para que você veja uma lista completa dessas pessoas, sem fazer esforço.
Como esta lista da Forbes:
Opa, quem é aquele cara maneiro na 2o posição?
A ideia aqui é encontrar dezenas de pessoas que são especialistas e líderes do seu nicho.
Então, você pode ver mais sobre eles nas redes sociais e tentar alcançá-los para começar a construir um relacionamento real.
Mas, por favor lembre-se: isso leva tempo. Isso não é uma campanha de email fria onde você dispara uma mensagem genérica para 50.000 pessoas e espera que 100 delas convertam.
Isso tem a ver com fornecer valor mútuo e ser sincero.
Comece interagindo com os conteúdos deles nas redes sociais. Comente em seus posts do blog.
Responda aos emails deles ou cadastre-se na lista deles.
Mostre que você está realmente interessado no conteúdo deles, ao invés de apenas fazer um marketing por promoção gratuita. Eles (eu me incluo) recebem centenas de emails para promoção todo dia.
Faça concursos para gerar engajamento
Outra maneira incrível para gerar vendas com marketing de redes sociais é fazendo concursos.
É simples: pessoas adoram ganhar coisas.
Concursos são uma ótima forma de gerar tráfego para seu site e redes sociais.
Por exemplo, veja este concurso no Instagram que fiz:
Eu dei muitos produtos e fiz com que centenas e mais centenas de pessoas acessassem meu site e perfis em redes sociais, resultando em mais de US$ 300.000 em vendas.
E não estou sozinho. Veja este prêmio enorme que o HubSpot deu:
E olha esses números de engajamento. Mais de 40.000 curtidas e mais de 4.000 compartilhamentos.
Isso é incrível para uma empresa de marketing que não é tão conhecida como empresas como a Apple.
Eles ofereceram toneladas de valor em termos de dinheiro e investimento por uma razão:
Prêmios convertem visitantes e geram incríveis quantidades de tráfego.
Eu apostaria que eles fecharam centenas de vendas de CRM de alto nível a partir desse prêmio e fizeram centenas de milhares de dólares naquele tráfego e engajamento.
Então, como você começa a trabalhar com premiação?
Eu recomendo usar uma plataforma de premiação confiável, comprovada e testada como a Gleam.
Por quê? Isso irá aumentar consideravelmente sua confiabilidade e credibilidade. Tem sido usada por muitas empresas.
E já tem um histórico comprovado de ser confiável e seguro de usar.
Além disso, as funcionalidades que ela disponibiliza são inigualáveis.
Ela irá acompanhar entradas por ações confirmadas, o que significa que, para participar do concurso, alguém terá de seguir sua rede social, visitar seu site ou preencher um formulário.
As pessoas não conseguem burlar o sistema com o Gleam.
É realmente fácil de configurar. Crie uma nova conta e crie um novo concurso:
Você pode personalizar qualquer coisa aqui que você queira que o usuário faça:
Você pode fazer tudo desde expandir suas contas nas redes sociais, até baixar aplicativos e coletar emails.
Pode até fazer com que os usuários compartilhem um post de blog ou compartilhem sua premiação para que ela se torne viral.
A ferramenta é absolutamente genial.
Porém, preste atenção na próxima dica.
Lembre-se de sempre focar sua premiação no seu nicho.
Se você tem uma empresa SaaS, não dê sapatos. Se você der produtos que não têm relação com seu negócio, você vai gerar tráfego, mas na maioria dos casos será irrelevante e provavelmente não irá converter.
Por exemplo, dê uma olhada no prêmio do HubSpot de novo. Viu o prêmio?
Reparou como eles premiam ao nicho produtos como assinatura e uma conta no HubSpot?
Isso é crucial para gerar tráfego que fará com que as pessoas se mantenham por perto, depois da premiação.
Considere dar uma inscrição para um CRM popular como forma de prêmio.
Faça remarketing para esses engajamentos
Uma das minhas maneiras favoritas de capitalizar em um grande público de rede social é fazer anúncios de remarketing.
Se você gastar o tempo e esforço para construir um público social, você precisa alavancar esse público para as vendas.
Caso contrário, não há motivo em criar uma estratégia de marketing de rede social.
Com plataformas como Facebook, Instagram e LinkedIn, você pode facilmente fazer remarketing para as pessoas baseado em como elas se engajam com seu conteúdo.
Essa é uma ótima forma de gerar vendas para clientes potenciais e interessados.
Por exemplo, digamos que você acabou de conseguir 400 curtidas nos conteúdos do mês anterior.
E agora? Para onde você vai? Como você transforma esse tráfego em algo concreto como vendas?
Faça remarketing baseado no engajamento.
Para começar, você pode fazer anúncios de remarketing no Facebook baseado na página ou no post que teve engajamento.
Acesse seu Gerenciador de Negócios do Facebook e clique na aba “Públicos” sob “Ativos”:
Em seguida, você quer criar um público personalizado:
Aqui, você quer selecionar “Engajamento” como tipo de público personalizado.
Isso te permitirá segmentar as pessoas que engajaram com seu Facebook e Instagram.
Agora, você tem diferentes opções aqui:
Praticamente qualquer desses fatores de engajamento irão funcionar para esta etapa.
O ponto principal aqui é o foco no remarketing para pessoas que mostraram interesse nos seus perfis das redes sociais.
Dessa forma, você pode enviar para elas ofertas personalizadas que irão converter bem.
Você pode segmentar esses usuários engajados criando um público em torno das visualizações de vídeo. Se seu conteúdo é principalmente em formato de vídeo, esta é uma excelente maneira de gerar vendas a partir de anúncios de remarketing.
Se você quiser algo mais básico, você pode escolher “Facebook Page” ou “Perfil comercial no Instagram” para segmentar todos que interagiram com sua página no Facebook ou perfil no Instagram.
Isso será uma opção mais básica e geral de remarketing, mas tenha certeza de que irá gerar tráfego e vendas para seu site e ofertas.
Lembre-se: você pode criar ilimitados públicos personalizados, então não se sinta limitado em escolher apenas um único público dessa lista.
Eis alguns com os quais tive mais sucesso:
Estes foram os mais bem-sucedidos porque eles permitem uma especificidade incrível quando se trata de segmentar.
Por exemplo, se você quiser segmentar um engajamento de vídeo, você já sabe que esses usuários estão bastante interessados em seu conteúdo.
Você sabe que eles querem ouvir o que você tem a dizer e que um anúncio de remarketing pode fazer com que fiquem bem próximos de converterem.
Adoro esta seleção por causa da grande diversidade que as opções podem ter:
Você pode direcionar uma oferta mais direta, como um cupom, para as pessoas que assistiram quase todo seu vídeo.
Ou, pode direcionar uma oferta menos agressiva, como um teste gratuito, para as pessoas que assistiram somente 25%.
Entende o que quero dizer? As opções não têm limites para as diferentes ofertas baseadas em como as pessoas estavam engajadas!
Se você decidiu segmentar pessoas baseadas nas interações da sua página no Facebook, você também tem ótimas opções:
Lembre-se: você pode criar vários públicos para cada um desses tipos de engajamentos!
Não se limite apenas às visitas da página. Crie vários públicos baseados nos diversos engajamentos.
Eu, pessoalmente, tive bastante sucesso em gerar vendas usando “Pessoas que se envolveram com qualquer postagem ou anúncio”.
Essa é uma ótima métrica de identificação que ajuda você a resolver as perspectivas interessadas de visitantes que conhecem menos a marca.
E você pode fazer o mesmo com o público do perfil no Instagram também:
Outros dos meus favoritos é criar um público personalizado em torno de eventos:
Por exemplo, digamos que você faça muitos webinars. Essa é uma maneira fantástica de realmente aumentar as vendas nas redes sociais.
Na verdade, isso se tornou uma das minhas estratégias de go-to para gerar vendas.
Você tem algumas opções para personalizar esse tipo de público:
Eu consegui aumentar minhas vendas de webinar em 5 vezes simplesmente usando um público personalizado baseado em “Pessoas que responderam interessadas”.
Isso me ajuda a fazer com que eles fiquem próximos de gerar a venda que eu desesperadamente preciso, e quero.
Fazer remarketing para engajamentos sociais me permitiu gerar US$ xx em vendas em curtos períodos.
Eu recomendo altamente criar vários públicos personalizados no Facebook baseado no tipo de engajamento.
Relaxe, execute suas campanhas e espere que as vendas aumentem.
Conclusão
Marketing de redes sociais tem sido uma das maiores maneiras de construir minha marca.
Mas quando comecei, tive dificuldade em ganhar dinheiro com isso.
Tive problemas em amarrar o marketing de redes sociais em meu ROI, e eu sei que muitos empresários também tem.
Rede social é geralmente vista como uma forma fácil de construir uma marca e fornecer prova social instantânea.
Ou, como uma maneira de conduzir ótimo serviço ao cliente, de maneira rápida.
Mas, como vimos aqui, o marketing de redes sociais é realmente uma ferramenta incrível para impulsionar as vendas!
Embora o seu uso não seja necessariamente para gerar vendas como plataformas PPC, você pode fazer isso com facilidade.
E se tornou uma das minhas maneiras favoritas de fazer isso.
Demora um pouco nessa transição, de simplesmente engajar para engajar com a intenção de gerar vendas.
No entanto, isso pode ser feito, e há várias táticas que irão te ajudar nisso.
Comece criando uma comunidade fechada com engajamento direto e personalizado.
Em seguida, desenvolva relacionamentos com os influenciadores certos, que podem gerar tráfego e aumentar o número de seguidores.
Faça concursos para gerar ainda mais tráfego e vendas.
Por fim, faça remarketing com esses fãs sociais engajados para, de fato, trazer dinheiro para casa.
Rede social não é apenas uma forma de perder tempo ou conseguir seguidores leais. É uma ótima fonte de vendas para qualquer negócio em crescimento.
Qual são as melhores maneiras que você já gerou vendas através das redes sociais?