Ao escolher uma profissão, normalmente fazemos um estudo cuidadoso de diversas áreas de atuação e juntamos a isso todas as nossas expectativas do que envolveria uma carreira bem-sucedida.
Algumas das principais expectativas talvez incluam um bom salário, dinamismo no dia a dia, a garantia de que a profissão ainda será relevante no futuro, possibilidade de evolução, etc.
Justamente por isso tantas pessoas têm se interessado em ingressar no mercado de marketing digital, já que está entre as áreas mais interessantes e promissoras atualmente.
Como você está lendo este artigo, é bem provável que esteja procurando um emprego na área ou buscando mais informações sobre como trabalhar com marketing digital, certo?
No fim deste post, você vai ter todas as respostas de que precisa para conseguir exatamente isso. Vamos lá!
Neste post você vai ver:
- 6 habilidades que você precisa para trabalhar com marketing digital
- 3 ferramentas que vão te ajudar a chegar lá
- Como elaborar um currículo de respeito
- Como ir bem na entrevista de emprego
- 4 dicas para continuar avançando na carreira
6 habilidades que você precisa para trabalhar com marketing digital
Toda profissão exige certas habilidades, certo? Algumas exigem coordenação motora acima da média, outras requerem um alto nível de concentração e por aí vai.
No caso do marketing digital não é diferente, algumas habilidades precisam ser muito bem desenvolvidas para que as campanhas em que o profissional trabalha possam dar resultados.
Separamos apenas 6 delas para te dar uma noção geral do que essa carreira engloba e ajudá-lo a se preparar melhor. Veja quais são elas:
1. Conhecer bem o mundo digital
O marketing digital vai muito além de compreender algumas estratégias e táticas voltadas para a internet.
Para que realmente funcionem, as campanhas precisam levar em conta detalhes desse ambiente tão dinâmico, como o comportamento dos usuários e o com que eles se engajam.
Isso inclui até conhecer assuntos que não dizem respeito ao seu trabalho de forma direta, como conhecer memes, termos populares na web, novas tecnologias, etc.
2. Capacidade de se adaptar rapidamente
Uma das principais características da web é a velocidade com que as coisas mudam. Conceitos que eram usados ontem podem não ser mais relevantes amanhã.
Isso faz com que a agilidade do profissional é muito importante, pois não basta apenas se adaptar, e sim fazer isso antes que seja tarde demais.
Demorar para agir pode custar muito caro e é um risco que nenhuma empresa que investe em marketing digital está disposta a correr.
3. Pensamento analítico
Muitos ainda consideram o marketing como uma área que depende quase que exclusivamente da criatividade e que é preciso ter um certo dom para trabalhar com isso.
Mas, a verdade é que sem um pensamento analítico, focado para analisar métricas e extrair insights a partir disso, é impossível se dar bem na profissão.
Então, se você não tem essa característica, precisa desenvolvê-la ou vai ter dificuldades de encontrar e manter um emprego na área.
4. Pensamento criativo
Mas é claro que nem só de números é feito um profissional de marketing digital! O pensamento criativo também tem um papel especial na hora de criar campanhas e estratégias eficazes.
Aliás, não é exagero dizer que a criatividade é um fator de desequilíbrio a seu favor. Por quê?
Ela pode te ajudar a pensar em soluções totalmente inovadoras de uma forma que a análise de métricas jamais faria.
5. Domínio dos conceitos de marketing digital
Como trabalhar com marketing digital sem conhecer bem os termos mais usados e os conceitos que são aplicados no dia a dia do trabalho?
Para te ajudar nisso, aqui na Rock nós já produzimos vários glossários sobre vários temas, como:
- Marketing digital;
- Email marketing;
- Redes sociais;
- SEO
- Métricas;
- Marketing de conteúdo;
- Design gráfico.
Mas não basta saber os termos principais. Se dedique a conhecer profundamente os conceitos por trás dessas estratégias.
6. Espírito de equipe
Como você já deve ter notado, uma estratégia de marketing digital envolve muitas facetas, de modo que precisa ser desenvolvida em equipe.
Sendo assim, é fundamental que você tenha espírito de equipe, saiba compartilhar informações, aceitar sugestões — e em alguns casos, críticas — e não querer controlar tudo.
Essas qualidades te permitirão realizar um trabalho de qualidade, promover um ambiente agradável para todos e aprender com seus colegas.
3 ferramentas que vão te ajudar a chegar lá
Seguindo a tradicional ideia de que um bom profissional conta com boas ferramentas, vamos ver alguns recursos úteis para te ajudar a conquistar seu objetivo.
Algo que você precisa ter sempre em mente é que o conhecimento é a principal ferramenta de um profissional de marketing.
Justamente por isso, a maioria das nossas indicações é voltada para aumentar o seu conhecimento e levar você a se tornar perito nas mais diversas estratégias.
Veja 3 tipos de ferramentas e como você pode usar cada uma delas:
1. Livros e blogs sobre marketing
Blogs e livros sobre marketing são recursos valiosos para te ajudar a se aprofundar nas mais diversas estratégias e se atualizar com o que há de mais novo no mercado.
Além disso, os blogs são fontes de informação gratuita, e a maioria dos livros não custa caro, sendo que alguns deles também são grátis.
2. Cursos específicos
Investir em cursos específicos é também uma ótima solução para se especializar em certas áreas do marketing digital que você considere mais importantes ou que ainda não conheça tão bem.
Sabia que a Universidade Rock Content oferece atualmente dois cursos gratuitos? Você pode aprender de graça sobre:
- Produção de conteúdo;
- Marketing de conteúdo.
Além disso, há muitos outros cursos disponíveis para deixar você por dentro dos principais temas do marketing digital.
3. Sites de vagas
Você já está lendo bastante, fazendo cursos específicos nos seus temas favoritos e se sente pronto para tentar uma vaga de marketing. Onde procurar?
Os principais sites de vagas que você pode acessar para encontrar as melhores vagas são o trampos.co e o Rock Jobs, feito aqui mesmo por nós, da Rock Content.
Como elaborar um currículo de respeito
O currículo é um dos elementos mais importantes — e temidos — quando se trata de encontrar um emprego, e no marketing digital isso ainda vai um pouco além.
Afinal, o tradicional modelo de currículo que você já tem pode não ser o bastante, já que há tantos modelos criativos e inovadores circulando pelo mercado.
Na busca pela atenção dos recrutadores, vale a pena seguir alguns princípios que podem levá-lo a se destacar, mas sem exageros:
Não esqueça o óbvio
Antes de pensar nos detalhes e em como tornar seu currículo inesquecível, vamos começar pelo “arroz com feijão”, as informações básicas:
- Nome completo;
- Email;
- Telefone de contato (de preferência mais de um);
- Endereço.
É comum colocar também idade, estado civil, naturalidade, etc., mas pela lei nenhum desses fatores pode servir como critério de seleção, então não precisa inclui-los.
Seja direto na sua mensagem
O currículo não precisa ter informações em excesso só para passar a impressão de que você tem uma vasta experiência ou qualificação acima da média.
Seja direto na sua mensagem, coloque apenas as informações essenciais para a vaga que você pretende preencher. Isso vai salvar tempo para o recrutador e causar uma imagem melhor sobre você.
Não deixe de inovar
Há várias formas de inovar com o currículo de marketing. Alguns profissionais criam um site com o currículo interativo, outros criam vídeos, lançam projetos envolvendo a empresa na qual querem entrar, etc.
O fato é que há muitas formas de inovar, e uma boa solução é buscar inspiração online.
Veja o que já foi feito por outros profissionais da área, como pode aplicar as ideias à vaga que deseja e mãos à obra!
Mostre suas habilidades por meio do currículo
Aproveite a oportunidade para mostrar suas habilidades já no currículo. Por exemplo, um profissional que cria um site interativo já mostra que entende bem o ambiente digital.
Além disso, há várias habilidades que você pode demonstrar no currículo, como organização, capacidade de sintetizar informações, poder de persuasão e por aí vai.
Como ir bem na entrevista de emprego
Parabéns, o seu currículo funcionou e te convidaram para uma entrevista! Agora a preocupação é outra, em como ir bem para garantir a segunda chamada ou mesmo que a vaga seja sua.
Como profissional de marketing, é esperado que você saiba “vender seu peixe”, então é provável que o entrevistador seja ainda mais observador e cauteloso na escolha.
Mas, se você seguir estas 4 dicas, tem tudo para se sair bem:
Mostre que já vive o marketing digital
Por meio de suas respostas, o recrutador poderá saber se você realmente vive o marketing digital no dia a dia ou se apenas estudou para dar as respostas certas.
Deixe bem claro, tanto pelo que fala quanto pela postura na entrevista, que você sabe do que está falando e que os conceitos apresentados pelo entrevistador não são novidades para você.
Demonstre entusiasmo e convicção
Entusiasmo e convicção são fundamentais para garantir que o entrevistador confie nas suas respostas e veja você como uma boa adição ao time de marketing dele.
Como mostrar essas qualidades? Mantenha o contato visual, procure ser firme nas respostas, mas sem perder a cordialidade, dê exemplos para explicar suas opiniões e sempre preste atenção ao que a pessoa diz.
Pesquise a empresa antes da entrevista
Esse é um detalhe ainda muito subestimado por diversos candidatos, não só da área de marketing, mas pesquisar a empresa com antecedência te deixa em vantagem na busca pela vaga. Por quê?
Muitos recrutadores abrem espaço para perguntas. Se nessa hora você mostrar que conhece o que se passa no cotidiano da empresa, ele perceberá o valor que você dá a oportunidade de trabalhar lá.
Seja específico nas respostas
Não demore demais para responder, nem responda muito mais do que foi perguntado. A sua capacidade de ser breve e conciso também será observada na entrevista.
Ninguém quer na equipe um profissional que enrola demais para explicar um assunto ou resolver um problema.
Pensando nisso, ser simples e responder de maneira prática é a melhor forma de mostrar que você não é esse tipo de pessoa.
4 dicas para continuar avançando na carreira
Mesmo depois de conseguir a vaga, há muito que aprender e realizar. Você passará por fracassos e sucessos, desafios e situações inusitadas.
O segredo é usar essas diferentes experiências para se tornar um profissional melhor e aproveitar as oportunidades conforme elas aparecerem.
Há 4 medidas que você pode tomar para não estagnar na carreira, mas continuar aprendendo e se tornar eventualmente uma referência na área:
Encontre mentores
Sem dúvida, você vai trabalhar com pessoas mais experientes que você, e muitas delas vão te oferecer ajuda, quer de modo direto ou indireto.
Encontre nessas pessoas verdadeiros mentores e aprenda o máximo que puder com elas. Isso pode ser feito tanto por observá-las quanto por fazer perguntas sempre que apropriado.
Aprenda com seus erros
Você vai cometer erros, isso é inegável. Até os melhores e mais experientes profissionais fazem isso. O segredo é como você vai reagir depois de errar.
Enquanto profissionais medianos podem tentar se justificar ou esconder suas falhas culpando fatores externos, aqueles que se tornam ótimos no que fazem aprendem com os erros e não os cometem mais.
Observe tudo a sua volta
Seja um bom observador, isso, sem dúvida, vai fazer com que a sua carreira no marketing digital tome um rumo muito melhor.
Quem observa bastante consegue aprender com os erros e acertos de outros, enxerga problemas antes de acontecerem e oportunidades onde ninguém mais vê.
Porém, não observe só com o objetivo de apontar falhas ou criticar outros, pois assim não terá os resultados positivos que citamos acima.
Não deixe de aprender
Nunca deixe de investir em treinamento e qualificação pessoal, de aceitar sugestões e críticas de outros e deixar que as métricas o ensinem o que é melhor.
Se fizer assim, mantendo um pensamento equilibrado sobre suas próprias habilidades e características, vai conseguir ter uma longa e bem-sucedida carreira.
Agora que você aprendeu como trabalhar com marketing digital, é hora de trabalhar para continuar desenvolvendo suas habilidades e chamar atenção dos recrutadores com um currículo de respeito. E não se esqueça de que passar na entrevista é só o começo dessa jornada emocionante!