Atualmente o WordPress é uma das melhores plataformas para trabalhar com conteúdo na internet. Seja com blog ou site institucional, a estrutura do WP, que foi desenhado justamente com o objetivo de gerenciar conteúdo de forma confiável, estável e de fácil usabilidade, torna o trabalho muito mais interessante e fluido. É importante ter em mente que o trabalho com blog exige organização e o WordPress tem um gerenciamento de posts e páginas focado nisso.
É muito comum em blogs e websites de conteúdos informativos, a existência de vários autores. Pois possibilita o desenvolvimento contínuo de posts, sendo sempre de um mesmo tema ou não. Quando há a existência de pessoas escrevendo sobre temas diferenciados, automaticamente surge a necessidade de restringir as respectivas categorias para seus determinados autores.
Restringir Autores a Categoria Especifica
Se um autor escreve sobre futebol e o outro sobre saúde, por que deixar o conteúdo de ambos misturados e visíveis em seu painel? Apenas você, como gerente ou administrador geral deve visualizar todos os posts existentes. Assim, o CanalWP traz para você o plugin Restrict Author Posting. A ferramenta que vai te ajudar a restringir categorias por tipo de autor, minimizando erros e tornando o desenvolvimento de posts algo muito mais objetivo e focado.
Restrict Author Posting
Desenvolvido por Jam Viet – criador de plugins como WP Super Subdomains e Jam Taxonomy Image, Restrict Author Posting é uma solução ideal para blogs que possuem diversos autores escrevendo posts. Pois te ajudará a adicionar regras de restrição para categorias por usuário.
O plugin para WordPress Restrict Author Posting permite que cada autor ou editor, escreva posts dentro das categorias previamente determinadas por você ou pelo administrador do site.
Além disso, as novas atualizações deixaram as restrições ainda mais abrangentes, separando também os arquivos de mídias para cada usuário. Assim, seus autores não irão encontrar um “mundo” de imagens que nunca adicionaram em seus posts, mas sim apenas aquelas que o mesmo já subiu para utilizar em seu site.
Restringindo Autores por Categoria
Restringir as categorias para o desenvolvimento de postagens com o Restrict Author Posting é algo realmente muito fácil de fazer.
Comece acessando a lista de usuários do seu site ou blog em Usuários > Todos os Usuários.
Na lista geral, clique no link Editar para editar determinado usuário.
Role a página de definições até encontrar a seção Restrict the categories in which this user can post to.
Agora você precisa apenas informar em Select categories uma ou mais categorias – aquelas a que esse autor tem permissão para escrever posts.
Se também quiser restringir arquivos de mídia (imagens, vídeos, etc) por cada usuário, marque o checkbox Restrict using his/her own file in Media. Isso garante que cada autor do blog verá apenas seus próprios arquivos, ou seja, aqueles que ele fez upload para o site.
Agora, é só ir lá no final da página e clicar no botão Atualizar usuário.
Testando as Restrições de Autor no WordPress
Para testar se a restrição de autores baseadas em categorias ocorreu de forma correta, você precisa fazer login como esse autor que acabamos de configurar ou pode utilizar o plugin User Switching (Alterando Usuário).
Acesse a área para criar um novo post, clicando em Posts > Adicionar novo através do menu lateral da Dashboard do seu blog ou website WordPress.
Então, ao rolar a página até o box para a seleção de categoria – com o título Categorias, você deve ver algo parecido com isso:
Aqui apenas uma categoria está sendo exibida como existente e disponível para esse autor. Isso porque defini que somente “Dicas de Viagem” seria a categoria para a qual essa pessoa estaria desenvolvendo artigos em meu blog.
Se você selecionar mais de uma categoria, as mesmas devem aparecer listadas aqui.
Arquivos de Mídia Restritos por Usuário
Quando acessamos a lista de usuários (Dashboard > Usuários) para restringir autores a categoria específica no WordPress, vimos que havia também a opção de tornar o gerenciamento de arquivos de mídia – como imagens e vídeos, restritos também pelo usuário que havia realizado o upload.
Se deixou a opção Restrict using his/her own file in Media marcada, agora nós também vamos testar se está tudo OK! Ainda no Editor de Posts (Posts > Adicionar novo) clique no botão Adicionar Mídia.
Na janela pop-up que vai ser exibida, clique na aba Biblioteca de Mídia e verifique se os arquivos de mídia gerais do site estão sendo exibidos ou não. Caso seu autor seja novo e ainda não tenha feito o upload de qualquer arquivo, você deve enxergar apenas a mensagem de “Nenhum item encontrado”.
Acesse também a Listagem Geral de Mídia do seu site WordPress, clique em Mídia > Biblioteca.
Na nova janela você também deve encontrar a mensagem de “Nenhum arquivo de mídia foi encontrado.” ou, caso já existam uploads feitos pelo autor corrente – apenas aqueles arquivos que o mesmo adicionou.
Conclusão
Ter um blog de sucesso exige determinação, planejamento e organização. Por isso sabemos que desenvolver conteúdos novos, originais e de qualidade requer muitas vezes, a existência de diferentes autores. Afinal de contas, quanto mais pessoas escrevendo e elaborado posts, maior será a nossa visibilidade na internet e consequentemente, melhor será o ranqueamento do seu site nos buscadores.
É com a experiência que nós do CanalWP temos, que recomendamos o plugin Restrict Author Posting. Pois ele deixa seu sistema de posts mais organizado para o acesso de seus usuários. Restringir autores a categoria especifica no WordPress é excelente para fornecer uma melhor usabilidade e criação de posts focados naquelas categorias para as quais os mesmos foram determinados.
Sem dúvida alguma, quando um autor não perde tempo procurando por uma categoria específica dentre outras tantas, seu tempo de trabalho é otimizado e ele não tem distrações com assuntos diversos. Outro destaque extremamente importante é a restrição também para os arquivos de mídia, organizando e exibindo em tela apenas aqueles que seu autor ou autora fez upload anteriormente.
Se você gostou desse artigo considere compartilhar nas redes sociais. Siga-nos nas redes sociais para acompanhar mais artigos como esse. Se de alguma forma este artigo lhe foi útil deixa seu comentário abaixo para podermos saber a sua opinião.