Não sei se você reparou, mas praticamente todos os especialistas em marketing têm concordado que estamos entrando na era dos vídeos.
Isso quer dizer que os conteúdos em texto vão perder relevância? Não, longe disso. Mas o fato é que cada vez mais consumidores buscam os vídeos para se informar e até mesmo tomar decisões de compra.
Segundo uma pesquisa realizada pelo E-tailing Group e Invodo e comentada pelo Smart Insights, 78% das pessoas espera encontrar vídeos nas páginas de vendas dos produtos e 71% quer conferir mais detalhes sobre o produto nesse formato de mídia.
Sem dúvida, os vídeos estão com tudo nas campanhas de marketing digital e estratégias de conteúdo — essa é uma tendência, e não uma moda passageira.
Por isso, dominar o principal canal de publicação, busca e consumo de vídeos do mundo é fundamental. Naturalmente, estamos falando do YouTube.
Mas não basta saber usar as ferramentas básicas do gigante dos vídeos.
É preciso aprender como interpretar dados e métricas no YouTube Analytics, usando essas informações a seu favor.
A partir delas, você pode aprender muito sobre o seu público e gerar cada vez mais leads e vendas.
Que tal ficar craque no YouTube Analytics e desbancar os vídeos dos seus concorrentes? Gostou da ideia? Então, continue acompanhando este artigo!
O que é o YouTube Analytics?
O YouTube Analytics é a ferramenta do próprio YouTube que permite monitorizar o desempenho dos seus vídeos e do seu canal como um todo.
A plataforma do YouTube Analytics conta com métricas e relatórios atualizados, exibindo uma grande variedade de dados relacionados à sua conta, como relatórios de origens de tráfego, informações demográficas e tempo de visualização.
Por que usar o YouTube Analytics?
É lógico que uma estratégia de marketing digital vai além dos números. Contudo, se você está publicando e compartilhando vídeos como parte do seu trabalho, precisa ficar atento a alguns pontos, como:
- Quem está assistindo aos vídeos da sua marca?
- Quais tipos de conteúdos geram mais engajamento?
- Por quanto tempo, em média, as pessoas assistem aos seus vídeos? Eles estão longos demais ou podem explorar os tópicos mais a fundo?
Quando você utiliza o YouTube Analytics, fica muito mais fácil responder a essas e outras questões. E isso é fundamental.
Afinal, para construir um canal de sucesso no YouTube é imprescindível entender sua audiência e como ela está engajando com o seu conteúdo. É aí que entra o YouTube Analytics.
Usando o YouTube Analytics, você consegue descobrir muitas informações sobre as pessoas que acessam e assistem seus vídeos. Dados como: quem são essas pessoas, qual seu gênero e faixa etária, do que elas gostam e que tipo de conteúdo você deveria criar.
Todos esses aspectos ajudam a aprimorar sua estratégia de vídeos como um todo, além de permitir a criação de conteúdos em vídeo cada vez mais certeiros.
Como funcionam as métricas?
Depois de criar vídeos de qualidade e otimizá-los para SEO, é importante saber utilizar o YouTube Analytics para monitorar o progresso do seu canal. Essa ferramenta pode lhe dizer muito sobre seu público-alvo e sobre quais conteúdos você deve continuar criando para ser cada vez mais bem-sucedido.
Para facilitar a avaliação das métricas, você pode pensar nelas como dois grandes grupos de dados:
- Métricas de consumo do conteúdo: mostram como (e em que quantidade) seus vídeos estão sendo consumidos. Aqui entram métricas de visualização e retenção, mostradas abaixo. Esses dados são importantes para avaliar quais são seus melhores conteúdos, qual a duração ideal dos vídeos, etc.;
- Métricas de propagação: permitem que você descubra o volume e o nível de engajamento dos materiais postados, o que é fundamental para garantir que sua mensagem se espalhe pela internet. Isso inclui métricas como compartilhamentos, comentários, inscrições no canal, gostei e não gostei, entre outras.
Como usar o YouTube Analytics: o passo a passo completo
Bom, chegou a hora de entender, etapa por etapa, como usar o YouTube Analytics. Vamos lá?
1. Acesse seu canal do YouTube
Para isso, basta fazer login na sua Conta do Google e depois acessar o YouTube. No canto superior esquerdo você vai encontrar um menu com várias opções. Clique em “Meu Canal”.
Na próxima tela, no topo da página, você verá a opção “Gerenciador de vídeos”. Clicando nela você acessará uma página com sua lista de vídeos.
A partir daí, é só selecionar “Analytics” no menu que fica do lado esquerdo. Automaticamente você cairá na visão geral do seu canal.
2. Visão geral do seu YouTube Analytics
A página de visão geral mostra, de uma forma resumida e fácil de ler, informações importantes sobre o desempenho e o engajamento do seu canal.
A configuração padrão fornece dados para os últimos 28 dias, mas você pode selecionar o período de tempo que desejar.
Cada categoria que aparece na página de visão geral também tem sua própria página dedicada com um detalhamento mais abrangente. No menu do lado esquerdo da página você encontrará guias para cada aspecto das análises fornecidas pelo YouTube.
Veja a seguir como usar cada um desses relatórios a seu favor.
3. Visualizações
O relatório de Visualizações pode ser encontrado dentro da aba “Tempo de exibição”. Ele fornece dados sobre o desempenho geral do seu canal do YouTube e também pode ser usado para mergulhar mais profundamente no desempenho de vídeos individuais.
Usando a função de pesquisa na parte superior da página, você pode procurar vídeos por nome ou local. Também pode clicar no ícone do calendário para escolher um intervalo de datas para analisar.
Dentro do relatório de Tempo de exibição e Visualizações você encontrará:
Visualizações: veja quantas pessoas assistiram ao vídeo e, mais especificamente, quantas clicaram em um link que começou a reproduzir seu vídeo. Não importa se uma pessoa assiste a apenas um segundo do seu vídeo antes de fechá-lo ou se ela assiste ao vídeo inteiro — ambos contam como uma exibição.
Tempo de exibição (minutos): o YouTube adiciona o tempo que as pessoas passaram assistindo aos vídeos que você compartilhou. Isso simplesmente mostra quantos minutos de seus vídeos foram assistidos ao todo em seu canal.
Duração média da visualização: descubra se as pessoas estão assistindo seu vídeo até o final ou se estão indo embora antes que o vídeo seja concluído. Essa é uma ótima ferramenta para determinar a duração ideal dos vídeos que você criará no futuro.
Dica extra: conseguir um alto número de visualizações é ótimo para tornar sua marca conhecida e lembrada. Contudo, essa não deve ser a principal métrica para avaliar se um vídeo obteve sucesso ou não. Alto engajamento, boa duração de exibição e número crescente de assinaturas para o seu canal podem trazer mais retornos do que as visualizações em si. É a velha história: qualidade muitas vezes vale mais do que quantidade.
4. Retenção de público
Esse relatório avalia a capacidade que seus vídeos têm de manter a audiência engajada. É uma ótima métrica para saber por quanto tempo seus espectadores estão assistindo aos vídeos antes de sair ou fechar o navegador.
Os números são informados em minutos no canto esquerdo, assim como em porcentagem. Se os valores totais médios são menores do que você imaginou, você pode mudar a maneira como faz seus vídeos, torná-los mais curtos ou repensar o modo de expor o conteúdo.
É também nesse relatório que você pode verificar um mapa interativo, que mostra em que países seus vídeos foram assistidos. As áreas mais escuras do mapa indicam que as pessoas naquela localidade estão assistindo mais tempo do que as pessoas nas áreas mais claras.
Você pode utilizar o relatório de Retenção de público de diferentes maneiras, inclusive para descobrir quais partes de cada vídeo são mais populares.
De modo geral, o próprio YouTube recomenda dar uma atenção especial aos 15 primeiros segundos, pois esse é o tempo que os espectadores estão mais propensos a desistir de assistir.
5. Dispositivos
Conhecer a sua audiência a fundo é muito importante para entregar conteúdos cada vez mais relevantes. E saber por meio de quais dispositivos seu público acessa seus materiais é essencial para ter um entendimento mais aprofundado.
Você sabia que mais de 40% do tráfego do YouTube vem de dispositivos móveis? O relatório de Dispositivos lhe dará informações sobre os diferentes meios de acesso — como tablets, computadores, celulares, consoles de jogos e TVs — e sobre os sistemas operacionais mais utilizados por seus espectadores para acessar seus conteúdos.
Com esses dados em mãos, fica mais simples entender a influência dos materiais que você está compartilhando. Se a maioria dos acessos vier de dispositivos móveis, por exemplo, aqueles tutoriais mais longos podem ser otimizados e reduzidos para facilitar a visualização.
6. Envolvimento
Além dos relatórios anteriores, você vai querer saber como as pessoas estão interagindo com seus vídeos. É aí que os relatórios de Envolvimento entram em ação.
No YouTube, essas métricas podem ser avaliadas de acordo com os seguintes fatores:
- Gostei;
- Não Gostei;
- Inscrições;
- Comentários;
- Compartilhamentos.
Você pode priorizar esses critérios de acordo com o seu negócio e também de acordo com o tipo de vídeo que está compartilhando.
6.1 Gostei e Não Gostei
O relatório de Gostei e Não Gostei é bastante autoexplicativo, mas vale ressaltar. Você pode acompanhar a alteração líquida de “gostei” e “não gostei” em seus vídeos.
Sua abordagem de engajamento no YouTube deve ser holística, então se você não está recebendo um grande número de “Gostei”, não se preocupe. Pode ser que os espectadores estejam compartilhando ou comentando mais do que gostando.
Entretanto, você deve prestar atenção se seus vídeos começarem a apresentar um número substancial de “Não Gostei”.
Agradar a todos é praticamente impossível, então não há motivos para se desesperar ao receber um “Não Gostei” aqui e ali. Mas, se seus vídeos estão acumulando os polegares para baixo, considere conversar com o seu público para entender o que está acontecendo.
6.2 Inscrições
Um relatório muito interessante para acompanhar é o de Inscrições. Aqui você pode ver como ganhou e perdeu inscritos em diferentes conteúdos, datas e locais.
Isso ajudará você a entender de uma maneira mais profunda quais vídeos se saíram melhor em gerar inscrições e identificar localizações onde seu conteúdo está sendo particularmente bem aceito.
6.3 Comentários
O relatório de Comentários resume quantas pessoas comentaram nos seus vídeos.
Comentários são ótimas maneiras de interagir com a audiência, receber feedbacks, tirar dúvidas e até receber sugestões para vídeos futuros. Por isso, é essencial reservar um tempo para responder os comentários deixados pelas pessoas nos seus vídeos. O tempo de resposta pode ser crítico, especialmente nos conteúdos do tipo tutorial e resposta ao cliente.
6.4 Compartilhamentos
Esse relatório mostra quantas vezes seu conteúdo foi compartilhado através do YouTube e outras mídias como Facebook, Tumblr, Twitter, Google+ e até WhatsApp.
Compartilhamento podem ser fundamentais na estratégia do seu negócio, especialmente se você estiver publicando vídeos sobre novos produtos ou estiver anunciando novidades.
De acordo com uma pesquisa da Nielsen, 83% dos consumidores dizem que confiam nas recomendações de amigos, familiares e colegas sobre produtos e serviços. Portanto, incentive seu público a compartilhar seus materiais com sua rede de contatos e faça o mesmo divulgando seus vídeos em diferentes mídias sociais.
Aprenda ainda mais sobre YouTube Analytics
O próprio YouTube oferece um curso de Analytics em sua Escola de Criadores de Conteúdo. São 5 aulas que ensinam você a:
- Medir o desempenho do seu canal;
- Conhecer seu público e o comportamento dele;
- Avaliar o engajamento do seu público e entender quais conteúdos fazem mais sucesso;
- Gerar receita com o YouTube e compreender como o público contribui para que você ganhe dinheiro no seu canal;
- Esclarecer as dúvidas mais comuns sobre o YouTube Analytics e aprender como superar as principais dificuldades.
E então, gostou de aprender mais sobre o YouTube Analytics? Agora é o momento de colocar em prática o passo a passo que você aprendeu aqui.
A partir dos dados e métricas do YouTube Analytics, você vai poder compreender melhor as necessidades do seu público, aprimorar seus conteúdos constantemente e gerar cada vez mais resultados com seus vídeos.
Lembre-se: muitos profissionais de marketing ainda ignoram a necessidade de utilizar essa ferramenta. Esse é mais um motivo para você sair na frente e mostrar como se faz marketing com vídeos.