Como integrar o WhatsApp Business ao site da sua empresa

Como integrar o WhatsApp Business ao site da sua empresa
Como integrar o WhatsApp Business ao site da sua empresa

Divulgue seu siteMarketing Digital

Como integrar Whatsapp Business ao site da sua empresa

terça-feira, 19 de novembro de 2019 | Comentários

Escrito por Paulo Zarpellon

Se te perguntarem qual é o meio de comunicação que você mais utiliza para falar com sua família ou amigos e colegas, você diria que é o WhatsApp? Ótimo! O mesmo ocorre com seus clientes. Eles também conversam e interagem por este meio, enviam fotos, áudios, vídeos e até figurinhas divertidas.

Foi por isso que, em 2017, o aplicativo lançou uma versão especial para que as empresas possam se comunicar com seus clientes da mesma forma que se falam entre amigos.

Se você tem um negócio e quer ter uma comunicação mais próxima e efetiva com seus clientes, então este artigo foi feito pensando em você. Vamos explicar como usar o WhatsApp para empresas e também integrá-lo ao seu site.

O que é o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é um aplicativo que pode ser facilmente instalado no seu celular e te ajuda no contato direto com os clientes, tirando dúvidas e solucionando eventuais problemas de compras e manutenção.

Diferentemente do modelo convencional, o WhatsApp Business tem características especiais para gestão de clientes, permitindo segmentação (a gosto do gestor) e automação de mensagens para triagem inicial.

O WhatsApp Business está disponível para dispositivos Android e IOS, assim como PC e Mac. Essa versão é indicada a micro e pequenas empresas, onde um colaborador pode cuidar do contato com consumidores.

Há uma outra versão, recomendada a médias e grandes empresas, que necessitam de uma solução mais robusta. Essa API é utilizada e aprovada por players importantes do mercado, como Netflix, Wish e Booking.

Por que usar o WhatsApp em seu negócio?

Pode parecer um desafio, mas manter uma relação próxima e personalizada com o cliente é essencial para fidelizá-los, fortalecer a marca, garantir a indicação e um possível retorno.

Além de ajudar na gestão dessa comunicação, o WhatsApp Business permite falar com uma imensa quantidade de pessoas. Para se ter uma ideia, no Brasil, o aplicativo tem cerca de 130 milhões de usuários.

Existem várias vantagens ao usar o serviço de mensagens comerciais oferecido pelo WhatsApp. Você pode envie PDFs, documentos, planilhas, apresentações de slides e muito mais (com o limite de 100MB), sem as complicações que você teria ao utilizar seu e-mail ou um aplicativo específico de compartilhamento de arquivos.

Além de conversar diretamente com seus futuros clientes ou consumidores, você também pode:

Configurar mensagens automáticas

Com o WhatsApp Business você pode configurar mensagens automáticas para responder ao primeiro contato dos clientes. Pode ser um texto de boas vindas ou então um aviso de horário de disponibilidade.

Também é possível criar um menu com opções para filtrar o interesse de quem está entrando em contato. Apesar das facilidades, lembre-se que é primordial responder aos clientes de maneira pessoal e personalizada.

Estatísticas

O WhatsApp Business apresenta algumas estatísticas que vão te ajudar a medir e monitorar o atendimento. Nesta seção, você poderá saber a quantidade de mensagens enviadas, recebidas e lidas, e taxa de abertura.

Também pode criar etiquetas para segmentação de clientes conforme as estatísticas colhidas.

Primeiros passos

Ao baixar o aplicativo em seu dispositivo móvel ou computador, você deve registrar um nome e um número à conta. Esse nome deve ser escolhido com cuidado, pois não poderá ser trocado depois. Outros dados exigidos para criar uma conta de WhatsApp Business são:

  • Endereço da empresa
  • Categoria em que seu negócio se enquadra
  • Resumo sobre os produtos ou serviços oferecidos
  • Horário de atendimento
  • E-mail corporativo
  • Site oficial

Integrando o WhatsApp Business em seu site

Agora que você está cadastrado ao WhatsApp Business, chegou a hora de integrá-lo ao site de sua empresa. Essa funcionalidade não é exclusiva do chat mais popular do mundo. Muitos sites usam mensagens de texto como ferramenta de atendimento ou então Facebook Messenger. Por isso, fica a seu critério quantos canais de comunicação direta serão disponibilizados.

Vou apresentar duas maneiras para integrar o WhatsApp Business em seu site, para que o ícone do aplicativo fique visível e seus clientes ou visitantes possam clicar para falar contigo:

WP Social Chat

O plugin de WordPress WP Social Chat pode ser instalado de maneira prática dentro do gerenciador do site e tem as funcionalidades que permitem inserção de ícone do WhatsApp e caixa de chat em suas páginas.

Além de ser gratuito, o WP Social Chat permite personalização de cores, posicionamento, tamanho dos ícones e mensagem automática.

GetButton

O GetButton, desenvolvido pela WhatsHelp, é uma solução completa para a criação de botões que levam o cliente ou visitante do site a entrar em contato com o atendimento. Neste caso, estamos falando de WhatsApp Business, porém a plataforma pode gerar botões para integração de Facebook Messenger, Viber, Snapchat, Line, Telegram, VK, e-mail, chamadas telefones e mensagens de texto (SMS).

A opção grátis permite a criação de até dois botões e uma curta mensagem para gerar ação do usuário para utilizar o chat (call to action). Na versão paga, é possível rastrear os clicks e gerar relatórios por meio do Google Analytics.

Vale lembrar que o WhatsHelp também é um plugin de WordPress, caso você use esse CMS.

Por fim, é muito importante que você tenha em mente que quando um cliente entra em contato diretamente a probabilidade de compra é maior. Ninguém gosta de esperar para ser atendido ou então ser ignorado. Por isso, é necessário deixar claro o horário de atendimento e, quando ausente, configurar uma mensagem automática para se posicionar diante do cliente.

E aí? Gostou das dicas sobre o WhatsApp Business? Conte-nos como foi sua experiência com o aplicativo. Também queremos saber como você integrou o chat ao seu site – se foi por meio dos plugins que indicamos ou outra maneira.

  • Compartilhe:

Tags:e-commerce, loja virtual, sucesso do cliente

AVALIE GORA MESMO!
More from William Freitas

39 DICAS PRÁTICAS DE SEO PARA ALAVANCAR OS RESULTADOS DO SEU BLOG!

39 DICAS PRÁTICAS DE SEO PARA ALAVANCAR OS RESULTADOS DO SEU BLOG!
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *