Quando pensamos em estrutura WordPress e suas facilidades, uma das primeiras coisas que nos vêm a mente são os Widgets. É minha gente, posso dizer que é praticamente impossível trabalhar em um site institucional, loja virtual ou blog de qualquer tipo que não utilize pelo menos uma área específica para que você adicione widgets e deixe seu site mais prático e funcional para seus visitantes e clientes.
Chamadas de “Sidebars”, elas podem receber: widget para busca, widget para calendário, widget com texto simples, widget com menu e muitos outros. Assim, essas pequenas ferramentas fazem grande diferença na montagem e funcionamento prático do nosso site. Então, o Script Certo vai te ensinar hoje como Importar e Exportar Widget de um site para outro, tudo com o auxilio de um plugin criado especificamente para este objetivo e que requer pouquíssimos passos.
Importar e Exportar Widget
Para quem possui certa experiência trabalhando com internet, já sabe que importar e exportar plugins, configurações e até páginas no WordPress não é uma das atividades mais raras de acontecer. Assim, acontece a mesma coisa quando falamos de widget no WP. O tutorial de hoje é útil para qualquer utilizador do WordPress, seja ele iniciante ou avançado. Pois, foca numa tarefa que a qualquer momento poderá ser necessária realizar.
Se você tem interesse em aumentar seus conhecimentos sobre a plataforma de código aberto WordPress, indico que leia outros de nossos posts. Por exemplo, Como Adicionar um Canal do Youtube no WordPress para deixar seu site ainda mais convidativo com conteúdos do YouTube. Para quem se interessa por e-commerce, se jogue de cabeça no WooCommerce!
O Plugin
Widget Importer & Exporter é um plugin que foi criado com o objetivo de auxiliar na importação e exportação de widgets de um site WordPress para outro. Para desenvolvedores de tema que necessitam montar estruturas básicas, muitas vezes para exibir demonstrações, o plugin é uma ferramenta que poupa tempo e aumenta a produtividade.
Atualmente o plugin Widget Importer & Exporter, que vem por padrão em Inglês, possui tradução para outras línguas. A ferramenta utiliza de JSON para criar os arquivos de exportação para uma posterior importação. Bastante intuitivo, o plugin preocupa-se em ser claro. Por exemplo, os resultados de uma importação são mostrados em uma tabela bem formatada e com explicações sobre o que aconteceu com cada sidebar e widget.
Download e Instalação
Agora que você já entendeu a importância de usar uma ferramenta como o Widget Importer & Exporter, vamos iniciar o download e instalação do plugin.
Por meio da sua Dashboard acesse Plugins > Adicionar novo e busque pelo nome do plugin. Depois, clique em Instalar agora. Depois que o processo de instalação for concluído, clique em Ativar plugin.
Para quem prefere fazer o download do arquivo do plugin de forma separada e só depois subir para o site WordPress, o processo é diferente. Clicando no botão abaixo você será redirecionado para a página oficial do Widget Importer & Exporter no diretório de plugins do WordPress e lá consegue fazer o download. Com o arquivo em “mãos”, você pode instalar via FTP (wp-content > plugins) ou via Dashboard (Plugins > Adicionar novo > Fazer upload do plugin). Independente de como escolha subir o arquivo para seu servidor, é necessário que volte ao Painel WP para ativá-lo.
Utilizando o Widget Importer & Exporter
Como citei no início desse post, o plugin Widget Importer & Exporter é muito simples de manusear e em poucos segundos você vai conseguir criar arquivos de exportação com seus widgets e depois, importá-los para outros sites ou até mesmo, armazenar como backup.
Se você realizou todos os passos explicados no tópico anterior e ativou o plugin para sua instalação WP, terá um novo item de menu na lateral esquerda da sua Dashboard dentro do menu principal Ferramentas. Então acesse Ferramentas > Widget Importer & Exporter.
Como Exportar
Agora que você chegou na página de importação e exportação do plugin, o primeiro passo é exportar widgets. Pois, se você não tem um arquivo .wie não vai conseguir importar nada no próximo passo, OK?
Então, para exportar seus widgets você deve clicar no botão Export Widgets. O arquivo .wie com todos os seus widgets ativos será gerado e você deve salvar em seu computador.
Processo de Importação
Com o arquivo .wie que contém os widgets exportados previamente, você pode importar os mesmos para qualquer outro site. Claro que, para todos os sites onde você deseje utilizar tais widgets é necessário que instale o plugin Widget Importer & Exporter. Caso contrário, este tutorial não se aplicará – pois é baseado nesta ferramenta.
No seu novo site você deve acessar a página do plugin, Ferramentas > Widget Importer & Exporter. Primeiro você deve selecionar o arquivo com seus widgets – como foi mostrado no tópico anterior, e depois clicar no botão responsável por importar widgets – Import Widgets.
Depois que o processo de importação for concluído, você verá uma lista completa de todos os widgets que foram exportados e agora importados, bem como seu título e status. Caso seja verificada a existência de algum dos widgets que foi adicionado para importar, você verá o status de Widget already exists ou Widget já existe.
Obs: Foi o que aconteceu com a importação que realizei de um site WP para outro.
Conclusão
Melhor do que ter de adicionar e configurar os mesmos widgets diversas vezes para diferentes sites, o plugin Widget Importer & Exporter pode ser considerado como uma ferramenta básica e muito eficiente para desenvolvedores e gerentes de blogs e sites. Quando esse post foi escrito ainda não havia a tradução do plugin para português, nem do Brasil ou de Portugal, mas acredito que logo, logo deverá ser lançada. De todo modo, o plugin é muito fácil de manusear e a diferença linguística não irá atrapalhar em nada o seu trabalho. Pode confiar!
Se você gostou desse artigo considere compartilhar nas redes sociais. Siga-nos nas redes sociais para acompanhar mais artigos como esse. Se de alguma forma este artigo lhe foi útil deixa seu comentário abaixo para podermos saber a sua opinião.
Interessante.
Bacana.
Interessante.
Gostei.
Interessante.