O Pinterest é um dos sites mais visitados da Internet. Na verdade, existem evidências que sugerem que a plataforma tenha mais de 100 milhões de usuários ativos.
O que torna a plataforma ainda mais interessante, é o fato de que eles recentemente permitiram que profissionais de marketing façam anúncio no Pinterest.
Devido ao Pinterest ser uma plataforma nova de publicidade, os níveis de competição para você e para mim são relativamente baixos.
Isso representa uma grande oportunidade.
Neste artigo, nós vamos dar uma olhada em como você pode tirar total vantagem das capacidades de publicidade proporcionadas pelo Pinterest.
Nós vamos ver as táticas específicas que você pode utilizar para garantir que seu anúncio no Pinterest apareça para as pessoas certas.
Faça o download da versão em PDF deste guia incrível para gerar vendas utilizando anúncios no Pinterest.
Nós também vamos analisar como você pode criar anúncios no Pinterest que convertam e lhe tragam receita.
Ao final deste post, você saberá mais do que a maioria dos profissionais de marketing sobre se promover no Pinterest.
Vamos começar!
Uma breve olhada sobre como o Pinterest funciona
Se você é novo no mundo do Pinterest, você pode não saber exatamente como a plataforma funciona.
O Pinterest se auto descreve como um ‘website de marcações.’
Isso significa que as pessoas podem colocar um ‘Pin’ (marcador) em qualquer coisa que achem na web, e esses irão aparecer em seus ‘Painéis’ no Pinterest.
Elas podem então usar o Pinterest como um meio de compartilhar suas ‘marcações,’ ou apenas como um meio de salvar coisas para um uso posterior.
As pessoas que estão em busca de conteúdo novo utilizam a barra de busca do Pinterest, para ver o que as outras pessoas estão salvando.
Devido à sua natureza colaborativa, 96% dos usuários do Pinterest o utilizam para pesquisar sobre o que estão comprando.
Além disso, 87% das pessoas reportam que o Pinterest as ajudou a decidir o que comprar – o que significa que elas agiram a partir de informações que descobriram dentro do Pinterest.
Que tipo de público-alvo seu negócio atende?
Antes de nos aprofundarmos mais, vale a pena considerar primeiro o tipo de público-alvo que o seu negócio atende.
Isso porque o Pinterest é feito de uma base de usuários razoavelmente grande, mas essa base de usuários é fortemente composta principalmente por um certo tipo de características demográficas.
Se você observar as estatísticas, descobrirá que a maioria da audiência dentro do Pinterest é do sexo feminino.
Métricas rígidas tendem a sofrer variações, dependendo dos dados que você observar e de quando eles foram agrupados.
Veja abaixo um gráfico de 2014 demonstrando como uma grande parte, formada por 80% da base de usuários, foi estimada como sendo do sexo feminino na época.
A mesma fonte também mencionou que principalmente usuários do sexo feminino da plataforma realmente interagiram com o conteúdo dos sites.
O gráfico abaixo mostra que, 92% dos Pins foram postados por mulheres.
A Hello Society, descobriu informações similares, após fazer sua própria pesquisa.
Após estudar as faixas etárias dos que estão na plataforma, a Hello Society aprendeu que existia a seguinte distribuição.
Vale a pena ter conhecimento do que foi mostrado acima, pois você pode ter dificuldades com a opção de tráfego pago fornecida pelo Pinterest se o seu público-alvo é completamente diferente do que foi mencionado.
É claro, isso não significa que as suas campanhas não irão funcionar.
É apenas algo para se ter em mente caso você veja resultados ruins na plataforma – quando comparada ao Facebook ou ao AdWords.
Apesar disso, você sempre pode utilizar opções de foco fornecidas pelo Pinterest para garantir que o quer que você esteja promovendo chegue até as pessoas certas – independente das estatísticas.
Na verdade, se você buscar por ‘Bob Villa,’ você verá que eles usaram o Pinterest para aumentar a quantidade de homens que visitam os sites relacionados ao Bob Villa.
Eles conseguiram alavancar o número de homens ‘pinners’ que visitam seu site em 20% ao criar ‘Painéis’ dedicados apenas a homens.
Então, apesar do tamanho de certos públicos ser menor no Pinterest, ainda há potencial para a maioria dos mercados.
Assim como em qualquer plataforma de tráfego pago, é essencial que você tenha com antecedência uma clara percepção de quem é o seu público-alvo.
Se você não souber em quem você irá focar, você acabará perdendo muito tempo e dinheiro.
Quando você sabe quem é o seu público-alvo, de forma bem detalhada, você tem um melhor entendimento de quais imagens criar e como tornar seu perfil e painéis no Pinterest populares.
Você também tem uma melhor percepção sobre que tipo de mensagem utilizar em sua descrição.
Eu já discuti várias vezes anteriormente como você pode desenvolver uma boa percepção sobre quem é o seu público-alvo.
Durante aqueles momentos, eu mencionei como você pode e deve utilizar as Personas dos Compradores para realizar esse trabalho.
Criar esse tipo de persona é fazer perguntas que revelem a natureza dos seus consumidores.
Tais questões revelam a dificuldade que os seus potenciais consumidores enfrentam, o que eles gostam de fazer, o que eles odeiam fazer e onde eles eventualmente querem estar no futuro.
As perguntas também revelam algumas coisas óbvias, como idade, gênero e escolhas de carreira.
Se você já tem uma Fan Page Popular no Facebook, você pode usar a ferramenta Audience Insights para revelar que tipo de público o seu empreendimento atrai.
Você pode então levar essa informação para o Pinterest.
No entanto, se você já tem um Painel popular no Pinterest, você pode utilizar as Análises fornecidas pelo Pinterest para descobrir quem é o seu público-alvo.
Para fazer isso, entre em business.pinterest.com.
Clique no link que diz ‘Converta agora’ e converta sua conta do Pinterest em uma conta empresarial.
Em seguida coloque todas as informações relevantes.
Quando fizer isso, você então deverá ver a seguinte página (observe que o que você vê nesta página às vezes pode variar dependendo do que você já fez).
O Pinterest pode fornecer análises baseadas em como as pessoas estão adicionando ‘Pins’ em items do seu site.
Como você deve ter adivinhado, isso pode proporcionar algumas informações valiosas sobre como exatamente seu público-alvo é.
Se você quer ter informação dessa forma, você precisará clicar na seção ‘acompanhar o que funciona’.
A seção ‘acompanhar o que funciona’ irá confiar em você para instalar alguns códigos em seu site.
Se você ainda não fez um link do seu site para o Pinterest, siga as instruções na caixa de diálogo e clique em ‘configurações de conta.’
Em seguida role a página para baixo até que você veja ‘Website’ e digite a URL do seu site.
Você então precisará clicar em ‘Confirmar website.’
E aparecerá o seguinte:
Você pode observar que para confirmar seu site, você precisará copiar essa linha de código para o seu site – de forma similar ao que o Google Analytics costuma pedir a você.
Se você não for muito bom nessas coisas técnicas, você pode fazer um post de oferta de trabalho no Upwork para achar alguém que possa lhe dar uma mão.
Não irá lhe custar muito dinheiro, pois a tarefa é na verdade bem simples de completar.
De qualquer forma, quando o código estiver instalado em seu site, clique em ‘Salvar configurações.’
Depois disso, o Pinterest será capaz de coletar dados com base em como as pessoas estão adicionando ‘Pins’ em items do seu site.
Eu realmente não tinha muita integração do Pinterest em meu site no momento, então eu não serei capaz de fornecer dados do meu site.
Se você não tem nenhum botão ‘Pin It’ em seu site, pode ser que valha a pena configurar seu site para que você o tenha.
A Maggi experimentou um aumento de 400% na criação de Pin do seu domínio, ao adicionar botões ‘Pin it.’
Os dados coletados como resultado da adição de botões ‘Pin it’ permitiram a Maggi descobrir mais sobre seu público-alvo, levando a criação de um conteúdo melhor.
E como você já sabe, conteúdos melhores resultam em melhores níveis de engajamento.
Se você quiser acessar informações analíticas, apenas entre em http://analytics.pinterest.com/.
Quando você estiver lá, você verá a seguinte página.
As seções ‘Seu perfil no Pinterest,’ e ‘Seu público-alvo’ lhe dão uma breve visão geral de quanta atenção você está atraindo na plataforma.
Assim que você confirmar seu website, você também será capaz de ver uma seção conhecida como ‘Atividades do seu website.’
Essa seção irá fornecer informações similares, mas dessa vez a partir da perspectiva do seu site.
A seção na parte inferior da página, chamada ‘Melhores impressões de Pin’ fornece a você uma visão abrangente de como as pessoas estão interagindo com o seu conteúdo.
Esse tipo de informação é muito útil quando se trata de promover alguns dos seus próprios Pins.
Porém, existem dados ainda mais interessantes para serem encontrados na aba ‘Seu Público-alvo.’
Aqui será fornecido a você algumas análises aprofundadas sobre quem exatamente está interagindo com o seu conteúdo.
Você pode utilizar essa informação quando estiver criando seu anúncio no Pinterest, garantindo que eles apareçam para as pessoas certas.
A seção ‘interesses’ também pode ser utilizada para informar seu público-alvo ao criar anúncios.
Aqui você será capaz de analisar o que seu público-alvo está gostando e os tipos de empreendimentos que eles se engajam.
Mais tarde, vamos falar sobre como você pode utilizar essa informação para criar um anúncio no Pinterest.
A importância de usar imagens atraentes
Como você provavelmente já sabe, o Pinterest é uma plataforma forte em imagens – na verdade ele é indiscutivelmente composto só por imagens!
Então, se você quer ser bem sucedido com anúncios no Pinterest, você precisa garantir que você está utilizando imagens atraentes.
Esse assunto é uma postagem de blog de 5.000 palavras por si só, mas vamos dar uma olhada no básico para te ajudar quando você estiver almejando criar uma imagem atraente.
A primeira coisa a focar é em usar apenas fotos de alta qualidade.
Nota: os tipos de imagens que você irá utilizar dependerão dos objetivos que você tem em mente.
Por exemplo, imagens designadas a criar reconhecimento irão se diferenciar daquelas designadas a direcionar engajamento.
Veja as duas imagens abaixo.
A primeira é designada a criar reconhecimento e a segunda é designada a direcionar engajamento.
Imagens designadas a criar reconhecimento precisam ser relativamente simples.
É importante que essas imagens tenham um toque profissional e que não pareçam como se fossem ‘produzidas pelo usuário.’
Você não precisa ser um fotógrafo profissional para fazer isso, mas não publique nada que esteja embaçado, pelo menos.
Além disso, faça um esforço para garantir que qualquer foto que você tirar tenha iluminação apropriada.
As imagens precisam ser relativamente simples e devem mostrar claramente o produto que o Pin está tentando promover.
Se você puder adicionar um pouco de peculiaridade à imagem, isso também ajuda – apenas se certifique que não se torne uma distração.
A primeira foto acima, é um ótimo exemplo de como isso pode ser feito.
Imagens que estão tentando melhorar o engajamento podem (e com frequência devem) ser mais detalhadas.
Afinal de contas, aqueles que tendem a clicar em tais Pins, tendem a estar procurando por ideias e informações.
Se você conseguir fazer parecer que existe algo sedutor ‘por trás do Pin,’ os cliques serão maiores.
Uma das melhores formas de se fazer isso é através da explicação de conceitos junto com a imagem, como se ela fosse por si só um ‘mini infográfico.’
Essa não é a única forma pela qual você pode tornar imagens mais detalhadas.
Você também pode exibir múltiplas variações de um certo produto na imagem.
Veja um exemplo que ilustra esse ponto.
A imagem é designada a vender bolsas, ou pelo menos fazer com que as pessoas cliquem no Pin, para que elas deem uma olhada nas bolsas ofertadas.
É o seguinte, o Pinterest é feito de diferentes tipos de pessoas, as quais tem seus próprios gostos.
Como resultado, se apenas uma bolsa for mostrada, apenas uma parcela do seu potencial público-alvo vai ser atraído ao que esta sendo ofertado.
No entanto, ao mostrar o mesmo produto com múltiplas variações, o apelo do Pin será ampliado e provavelmente o engajamento será maior.
Ao implementar essa tática, não sobrecarregue suas imagens.
Se você quer ter uma noção de qual tipo de imagem funciona melhor, considere olhar alguns dos melhores painéis em seu segmento.
Em seguida dê uma olhada em o que exatamente torna suas imagens atraentes e em como você pode aplicar algumas dessas estratégias em suas próprias tentativas.
Agora que nós temos uma noção do que fazer quando se trata das imagens, vamos considerar como você pode multiplicar os efeitos de uma ótima imagem em seu pin.
Nas palavras do Pinterest, ‘Pins representam ideias.’ Se a sua imagem é incapaz de transmitir uma ideia efetivamente, você pode utilizar um texto para fazer o trabalho por ela.
Veja este exemplo de como isso pode ser feito.
Se você for exibir um post com lista, você pode adotar o seguinte estilo.
Aqui está outro exemplo de como você pode utilizar ‘sobreposição de texto.’
Tem até a opção de incluir um ‘Call to Action’ nas imagens.
De novo, lembre de ter em mente o público-alvo com o qual está lidando.
Nem todos os públicos-alvo irão responder ao mesmo tipo de ‘Call to action.’
Em alguns casos, você deve usar alguma coisa ‘delicada,’ como na imagem abaixo.
Não exagere quando utilizar uma ‘sobreposição de texto’ em suas imagens, pois isso pode produzir efeitos negativos, dificultando a visualização de suas imagens em dispositivos móveis.
Todas as suas imagens devem ser bem visualizadas em dispositivos móveis, pois 75% do uso do Pinterest vem de dispositivos móveis.
Se as suas imagens não ficarem boas em dispositivos móveis, você estará excluindo 75% do seu potencial público-alvo.
Devido a forma que os usuários interagem com o Pinterest, imagens que ocupam muito espaço vertical tendem a atrair mais atenção.
Então tente torná-las o mais vertical possível.
Veja alguns conselhos, fornecidos pelo Pinterest, sobre a forma e o tamanho de seus Pins.
Veja esta rápida explicação dos caras da Buffer, sobre como a proporção da tela funciona.
Criar Pins pode ser um pouco complicado, especialmente se você não for bom em edição de fotos.
Se você estiver com dificuldades, você pode dar uma olhada em uma solução chamada Canva.
Eu já falei bastante sobre como usar o Canva para criação de imagens – especialmente para os propósitos de mídias sociais.
Vamos ver rapidamente como você pode usá-lo para criar anúncio no Pinterest.
Crie uma conta no Canva.
Você deverá ver isto.
Clique no ícone ‘Mais.’
Em seguida selecione ‘Imagem do Pinterest.’
Você então pode entrar e criar uma imagem de sua escolha.
Quando a imagem estiver pronta, você pode clicar em ‘Download’ e selecionar ‘Imagem: para web (JPG).’
Se você usar um ‘elemento Premium,’ você terá que pagar um pouco por isso.
Mas não é muito caro. A imagem mostrada acima custou apenas 1 dólar.
Ok, então é assim que você poderá criar imagens efetivas para seus ‘Pins.’
Ter as imagens certas, assim como tudo em marketing, se resume a testar.
Embora você siga as melhores práticas, não há nada como ter um pouco de seus próprios dados para se trabalhar.
Por exemplo, mesmo que existam evidências que sugiram que imagens sem faces atingem 23% mais em Repins, você precisará testar você mesmo pois isso pode variar de nicho para nicho.
Em seguida, vamos dar uma olhada em como você pode escrever as descrições para os seus Pins.
A descrição para os seus Pins
Embora existam muitas imagens na plataforma do Pinterest, existe também uma boa quantidade de texto abaixo das imagens.
É a combinação da imagem e do texto que compõe inteiramente o ‘Pin.’
A descrição que você utiliza em seus Pins também irá permitir que eles sejam achados facilmente, então é importante que você inclua qualquer palavra-chave relacionada ao seu produto.
Se você conhece um pouco de redação, você estará à frente da maioria das pessoas que fazem anúncio no Pinterest.
Em todo caso, vamos falar rapidamente sobre algumas táticas que você pode usar para criar um texto que seja atraente.
Como você abordará a criação do texto irá depender do estilo da imagem.
Se você tem uma imagem designada a criar reconhecimento, o texto será levemente diferente do texto que é designado a criar engajamento e gerar cliques.
O ponto é que em um estilo de imagem para criar reconhecimento, você precisará fornecer muito mais contexto, fazendo com que você o expanda na imagem.
Você sempre vai ver que Pins do estilo para criar reconhecimento tendem a explicar as coisas por meio de ‘história’ e eles sempre estabelecem a cena em termos de como o produto pode ser utilizado.
Veja um exemplo.
Veja como o texto é designado a explicar como o item na imagem pode se adequar à vida de alguém e ele explica tudo isso através do ‘preparo da cena.’
Se você estiver procurando direcionar engajamento e cliques, você precisará focar mais nos benefícios em sua descrição.
O que você irá perceber é que algumas das melhores descrições que existem abordam coisas a partir deste ponto de partida:
O que é preciso ser feito em seguida.
Isso também irá lhe ajudar a fazer tudo o que você pode para se opor a quaisquer dúvidas que alguém possa ter sobre se engajar com o item da imagem.
Digamos que você esteja promovendo uma receita – você poderá dizer que ela é rápida e que não envolve os típicos empecilhos que as pessoas podem enfrentar quando estão cozinhando aquele tipo de comida.
Aqui está um exemplo utilizando algo que vimos anteriormente.
E aqui outro exemplo.
Você também pode adicionar um texto promocional, como mostrado abaixo.
Toda vez que você estiver construindo a descrição do seu texto, tenha certeza que você está sendo o mais preciso possível.
Existem muitas outras imagens para serem encontradas no Pinterest e isso significa muitas outras distrações.
Se alguém lhe deu um pouco de seu tempo, certifique-se de tirar o máximo proveito dele – você não pode fazer isso se estiver sendo incoerente.
Pins Detalhados
Os Pins Detalhados têm sido utilizados no Pinterest com o objetivo de atingir um número maior de cliques e Repins.
Evidências sugerem que marcas que se integram com os Pins Detalhados, conseguem observar um aumento de 82% na taxa Pin/Repin.
Quando utilizados adequadamente, os Pins Detalhados podem realmente levar as coisas para um novo patamar.
A Made.com conseguiu atingir um aumento de 173% em receita com a ajuda dos Pins Detalhados.
Observação – A Made.com sempre irá conferir como os seus Pins estão indo utilizando as Análises de Pin, portanto ditando quais tipos de Pins eles irão criar em seguida.
Até a Target, conseguiu atingir um aumento de 70% em tráfego com o Pinterest quando habilitou os Pins Detalhados.
Pins Detalhados vêm nas seguintes formas:
- Pins de Artigo
- Pins de Filmes
- Pins de Produtos
- Pins de Receitas
- Pins de Apps
- Pins de Lugar
Nota: Se você quiser tirar o máximo de proveito dos Pins Detalhados, você precisará que o seu desenvolvedor de web ajuste alguns códigos em seu site.
Você poderá ser capaz de fazer um pouco disso sozinho, mas isso requer ajustar os ‘metadados’ em seu site para que o Pinterest possa rapidamente reunir as informações certas.
Quando você tiver ajustado o código em seu site, você também precisará ‘Validar’ seus Pins Detalhados.
Você pode fazer isso visitando o endereço https://developers.pinterest.com/tools/url-debugger/.
Como você pode ver, isso envolve um pouco de técnica, então pode ser preciso ajuda.
Em todo caso vamos falar sobre o que os Pins Detalhados lhe permitem fazer.
Quando se trata de ‘Pins de Artigo’ você pode facilmente exibir o título, descrição e o autor do artigo em questão.
Veja um exemplo.
Pins de Receita permitem que os ingredientes, tempo de preparo e informações sobre número de porções sejam rapidamente exibidas para a receita em questão.
Um exemplo pode ser encontrado abaixo.
Pins de Filmes permitem que você rapidamente veja a classificação de um filme, assim como quem o protagoniza.
Existe também a opção de criar Pins de Produtos.
Esses Pins permitem que você mostre o preço do produto e se ele está disponível ou não em estoque.
Exibir o preço é um adicional útil, especialmente quando você considera que Pins com preços conseguem 36% mais curtidas do que aqueles sem.
Pins de Lugares lhe fornecem imediatamente a localização do pin e também mostram algumas informações de contato.
Pins de Aplicativo lhe permitem instalar um aplicativo diretamente do Pinterest.
Você pode perceber como os Pins Detalhados proporcionam uma experiência muito mais ‘detalhada’ para aqueles que estão acessando o Pinterest.
Quando combinados com Pins Promovidos, as conversões provavelmente serão maiores, pois menos pessoas irão clicar em seus Pins só por curiosidade.
A descrição fornecida pelos Pins Detalhados ‘vendem antecipadamente’ para aqueles que eventualmente clicarem em seus Pins.
Criando seus Pins Promovidos
Agora vamos entender o processo de criação de um anúncio no Pinterest.
A Dot & Bo. conseguiu aumentar seu tráfego para o site em 18.000% graças aos Pins Promovidos e a Ezra Firestone, conseguiu adquirir 41.254,34 dólares com um gasto em anúncios de 775,50 dólares.
Então há muito potencial aqui – desde que você defina as coisas apropriadamente!
Para começar a criar um Pin Promovido para o seu anúncio no Pinterest, entre em https://ads.pinterest.com.
Você verá então a seguinte tela.
Clique em ‘Faça o Login para começar.’
Assumindo que você já tenha uma conta empresarial (que nós mencionamos durante a seção de análises anteriormente) você será direcionado através do processo de criação.
Existem dois ‘objetivos de campanha’ que você pode escolher aqui.
Se você escolher a opção ‘aumentar engajamento com seus Pins,’ você irá pagar quando as pessoas se engajarem com seu Pin.
Engajamento é o mesmo que ‘Visualizar, dar Repin ou apenas clicar.’
Se você escolher a opção ‘Consiga tráfego para o seu website,’ você irá pagar apenas quando as pessoas visitarem seu site.
A opção que você escolher irá depender do que você quer atingir.
Se você estiver buscando criar reconhecimento, então a primeira opção deve funcionar melhor. Se você estiver diretamente procurando direcionar vendas, a opção ‘Tráfego’ parece ser mais adequada.
Em qualquer opção que você escolher, você irá precisar selecionar um Pin que você queira promover.
Quando você estiver escolhendo um Pin para promover, você pode escolher exibir seus Pins mais clicados ou os que tiveram mais Repins nos últimos 30 dias.
Se você estiver administrando uma campanha de engajamento, a opção dos que teve Repins pode ser a melhor, pois os Pins que tiveram mais Repins são essencialmente Pins que foram compartilhados.
E se você sabe o que está sendo compartilhado, você será capaz de maximizar o impacto da criação de reconhecimento quando você investir alguns dólares no pin.
Se você estiver administrando uma campanha de tráfego, então pode ser que seja melhor escolher a opção de mais clicados.
Isso porque você tem evidências de que as pessoas irão clicar no Pin e então entrar no seu site.
Você então irá precisar ajustar as configurações de segmentação da sua campanha.
‘Termos’ são as palavras-chave que estão relacionadas ao que você está tentando promover.
O Pinterest recomenda utilizar por volta de 20-30 termos para maximizar a cobertura.
Isso é relativamente fácil de fazer, pois quando você estiver adicionando termos, aparecerão para você ‘termos relacionados.’
Você terá então a opção de selecionar a ‘Localização, Idioma, Dispositivos e Gêneros.’
No começo da sua campanha, você pode direcionar suas campanhas apenas para países com falantes de inglês (assim como também configurar o idioma para o inglês).
Isso pode resultar em custos mais altos por clique, mas as conversões provavelmente serão melhores.
Os ‘Gêneros’ que você selecionar irão depender da promoção em questão.
Em ‘Dispositivos,’ deixe em aberto por enquanto e então mais tarde quando você tiver uma campanha rentável em mãos faça experimentos.
Você terá então que decidir quanto irá gastar.
O que você irá gastar exatamente é determinado pelo objetivo escolhido anteriormente.
Você verá que o Pinterest lhe fornece um valor estimado de preço baseado em quanto os outros anunciantes estão pagando por suas promoções.
Vale a pena manter o preço sugerido e não diminuí-lo.
Isso porque uma oferta baixa pode resultar em menores níveis de exposição, isso significa que poucas pessoas irão clicar em seu anúncio no Pinterest.
Você pode estar jogando fora uma boa campanha de anúncios, apenas porque não está disposto a pagar a quantia certa.
Quando você tiver definido o preço para o seu anúncio no Pinterest, você poderá colocar uma ‘Descrição original do Pin’ e uma ‘URL de destino para o Pin Promovido.’
Nós já falamos anteriormente sobre como você pode criar uma ‘Descrição para o Pin’ efetiva.
A ‘URL de destino para o Pin Promovido’ é o site que você está buscando promover com o Pin.
Em seguida você precisará enviar seu ‘Pin Promovido,’ para que possa ser revisado.
Se o seu Pin for rejeitado, pode ser que seja alguma das seguintes razões.
Quando o seu Pin estiver ativo e sendo promovido, você poderá coletar algumas métricas sobre como ele está se saindo.
Você pode usar o ‘Acompanhamento de Conversão’ para ver ‘quais’ Pins estão direcionando ‘quais’ resultados.
Configurar isso pode ser um pouco complicado se você não estiver muito acostumado a lidar com códigos.
Mas, embora ele seja difícil de configurar, vale a pena pelas informações úteis que ele irá revelar.
Você pode acessar a seção de ‘Acompanhamento de Conversão’ ao clicar em ‘Ferramentas’ e em seguida selecionar ‘Acompanhamento de Conversão.’
Você verá a tela seguinte.
Quando se trata de escolher um ‘tipo de conversão’ isso novamente irá depender do propósito da sua campanha.
Escolha a opção que combina melhor com o que você está tentando atingir, ou, pelo menos o esperado.
A opção ‘prazos’ lhe permite configurar um intervalo de tempo no qual você queira avaliar seus resultados.
Isso pode ser útil se você estiver tentando adquirir rapidamente uma noção de quão bem a campanha está indo e quão bem ela continuará funcionando.
Quando você tiver ajustado todas as configurações, você precisará em seguida inserir um pouco de código em seu site.
Onde você colocará o código irá depender do ‘tipo de conversão’ que você escolheu anteriormente.
Quando você estiver criando uma campanha de Pins Promovidos, você raramente irá confiar no sucesso de apenas um Pin.
Você desejará criar uma grande quantidade de Pins.
Dessa forma, você irá aumentar as chances de encontrar algo bem sucedido, pois você pode pesar o sucesso de cada pin individualmente, assim como também poderá comparar os pins uns com os outros.
Quando estiver promovendo múltiplos Pins simultaneamente, uma boa ideia é conferir como cada um está se saindo para que você possa tirar de funcionamento os que estiverem lhe custando dinheiro sem trazer resultados.
A home page do ‘gerenciador de anúncios’ lhe dará uma rápida noção de como suas promoções estão se saindo.
Se você observar a seção número 4, você rapidamente verá quais Pins estão trazendo os melhores resultados e quais não estão.
Conforme você começar a explorar suas campanhas em um nível mais aprofundado você verá os seguintes tipos de dados.
Aqui você pode dizer exatamente como cada um dos seus Pins estão se saindo.
Se alguns Pins estiverem se saindo bem, pode ser uma boa ideia aumentar o orçamento deles, enquanto também se certifique de que eles estejam disponíveis em todos os dispositivos.
Além disso, você pode começar a promovê-los em outros países.
Pins Compráveis
Um componente que é realmente estimulante é o componente conhecido como ‘Pins Compráveis.’
Resumidamente, esse componente permite que as pessoas comprem itens diretamente de um ‘Pin.’
Isso significa que o processo de checkout se torna muito mais tranquilo pois os consumidores não terão que passar por vários aplicativos para completar sua compra.
Além disso, o Pinterest está buscando integrar elementos como o Apple Pay, que vai permitir que as compras se tornem ainda mais rápidas.
Atualmente, os ‘Pins Compráveis’ do Pinterest funcionam apenas com as seguintes integrações.
Isso é definitivamente algo que deve ser considerado testar, se a sua oferta permite esse tipo de transação.
Ele está se desenvolvendo lentamente, então nem todo mundo tem acesso – é por isso que estamos discutindo-o em uma seção separada.
Mas quando você descobrir que você pode utilizar esse elemento, encontre uma forma de integrá-lo em sua campanha de anúncio no Pinterest – os resultados provavelmente valerão muito a pena.
Conclusão
Como você pode perceber, existe muito potencial quando se trata de utilizar ‘Pins Promovidos.’
Assim como em qualquer plataforma de anúncio ‘self-service,’ você precisará primeiro avaliar o que combina melhor com a base de usuários antes de se concentrar nos resultados que você está buscando.
Para o Pinterest, isso pode incluir identificar quais fotos funcionam bem na plataforma, mas também como você precisa escrever as descrições.
Você sempre poderá maximizar o potencial dos seus Pins ao se aproveitar dos ‘Pins Detalhados.’
É claro, você precisará experimentar com o tempo, pois provavelmente você não irá conseguir criar um anúncio no Pinterest perfeito logo na primeira vez.
Porém, quanto mais anúncios você administrar, mais você começará a entender como gerar conversões na plataforma.
Em todo caso, você agora sabe mais do que a maioria dos profissionais de marketing quando se trata de anúncio no Pinterest – tudo que falta é você administrar suas próprias campanhas!
O que você já experimentou quando administrou alguns dos seus próprios Pins Promovidos?