As pessoas muitas vezes me pedem ajuda com marketing no Facebook.
E é fácil entender por que.
Esse gigante da mídia social já tem 1,94 bilhões de usuários mensais, e se tornou uma das plataformas de marketing mais poderosas disponíveis hoje.
Eu já gastei muito dinheiro em anúncios no Facebook ads. E tive retorno sobre o meu investimento.
Os anúncios do Facebook são a forma mais popular de vender no Facebook, seguida pelas estratégias de compartilhamento social.
Mas às vezes meus clientes não querem falar sobre anúncios no Facebook.
Todo mundo faz anúncios. O que nós podemos fazer de diferente?
Por algum tempo, eu não tinha uma resposta.
Sim, todo mundo usa os Anúncios no Facebook, mas não havia muitas opções no Facebook.
Anúncios, Grupos e marketing de mídias sociais eram praticamente as únicas formas de usar o Facebook para gerar mais engajamento e conversões.
Mas aí vieram os chatbots do Facebook Messenger.
Chatbots são relativamente novos no Facebook, mas estão ganhando popularidade rapidamente. Marcas como CNN e The Wall Street Journal estão usando chatbots, e os usuários estão adorando.
Eu gosto dessa função porque você pode criar um mini funil de vendas no bot.
Você pode levar os usuários direto para o seu checkout a partir do Facebook. Não é legal?
Talvez você considere arriscado usar uma sequência de texto no Facebook Messenger. Será que as pessoas vão responder bem a isso? Afinal, são apenas bots, certo?
Bem, com as técnicas que vou te mostrar aqui, você será capaz de criar uma sequência que parece humana e converte muito.
Assim, se você estiver procurando uma nova forma de abordar vendas no Facebook, esse post é para você.
Por que usar os bots do Facebook Messenger?
Eu entendo se você ainda não estiver convencido de que bots do Facebook Messenger podem te ajudar.
Talvez você esteja se perguntando como são os bots ou como eles se comportam. Assim, vamos ver exatamente o que é um bot, qual é a aparência deles, e porque você deve experimentar utilizar um.
Para começar. uma definição. Um bot do Facebook Messenger é um software que se comunica com os usuários através do Messenger.
Pense nele como naquelas respostas e instruções automáticas que você ouve ao ligar para o seu banco. Mas os bots do Messenger podem ser programados para se comportarem de forma muito mais parecida com seres humanos.
Um bot é mais ou menos assim:
Você deve estar pensando que isso parece similar a uma janela de chat ao vivo.
É verdade – e de fato, esses dois métodos têm o mesmo objetivo.
Um bot do Messenger é como um chat ao vivo automatizado que pode ser pré-programado para interagir com seus consumidores. O resultado é uma forma automatizada de converter usuários que realmente dá resultado.
Assim, os bots do Messenger são basicamente chats ao vivo. Por que isso é importante?
Porque já foi comprovado várias vezes que o chat ao vivo é um método de conversão incrível.
Eu constatei que você pode ter uma conversão de até 45% usando o chato ao vivo. Para a captura de leads, a média é cerca de 40%.
Como os bots do Messenger usam o mesmo conceito, você pode se aproximar daquela taxa de conversão de 45%!
E sinceramente, eu não ficaria surpreso se você conseguisse uma taxa ainda mais alta.
A melhor parte? Se você programar uma ótima sequência de texto no Facebook Messenger, esse processo fica totalmente automatizado.
Você não vai precisar fazer mais nada. É só configurar uma vez e deixar que o bot faça tudo por você.
Aposto que agora você está interessado em ter um bot do Facebook Messenger, certo?
Felizmente, eles não são difíceis de configurar. Eu já mostrei o processo passo a passo em outro artigo.
Mas o verdadeiro trabalho é criar a sequência de texto no Facebook Messenger. Vou te mostrar exatamente como fazer isso.
Há três passos importantes que você precisa ter em mente ao criar uma sequência de texto. Vou explicar cada um deles.
1. Faça uma sequência responsiva a diferentes necessidades
Anteriormente, eu mencionei as questões e instruções automáticas que você geralmente ouve ao ligar para um banco ou outros tipos de serviços.
Você sabe do que eu estou falando. É irritante, não é?
Tire um minuto para pensar nisso: Por que essas instruções automatizadas são tão irritantes?
Algumas pessoas vão dizer que elas não soam humanas o suficiente.
Isso definitivamente é parcialmente verdade. Mas não acho que seja a razão principal.
Pense nisso: você costuma ter dificuldades ao interagir com respostas automáticas?
Porque o principal problema de programas de serviço ao consumidor pré-programados é que eles não respondem bem às necessidades do usuário.
Quase sempre, você tem que percorrer um processo complicado para chegar aos resultados que deseja.
Algumas pessoas até criaram fórmulas complexas para conseguir falar com outra pessoa nesses serviços.
Isso porque, quando você fala com uma pessoa real, tem uma conversa muito mais direta e dinâmica.
Você pode abordar o problema facilmente e resolvê-lo.
Você não precisa fazer perguntas que uma máquina saiba processar. Pode dizer o que quiser.
É por isso que o chat ao vivo é tão poderoso. E é esse tipo de interação que você precisa trazer à sua sequência de texto do Facebook Messenger.
A forma mais popular de fazer isso é minimizar o número de decisões e ações que os usuários precisam tomar.
Você pode fazer isso oferecendo opções pré-selecionadas no chatbot.
Existem muitos programas de bots, como o Chatfuel, que te permitem fazer isso.
A maior vantagem desse método é a facilidade de uso. Seu usuário não precisa se preocupar com a possibilidade de selecionar a opção errada, e você não precisa se preocupar com a possibilidade de perder usuários assim.
Você está dizendo ao usuário exatamente o que dizer.
Esse método é flexível e pode ser aplicado a uma grande variedade de situações.
Com essa técnica, você pode até transformar um processo longo em um diálogo rápido.
Veja como esse exemplo simplifica uma busca enorme em apenas duas perguntas e seis opções:
Isso resolve o problema que a maioria das mensagens automatizadas apresenta.
Com uma estrutura de sequência de mensagem que oferece opções ao usuário, seu bot pode descobrir rapidamente do que o usuário precisa e então tomar providências para atender a essa necessidade.
Esse é um princípio básico do atendimento ao consumidor, mas, por alguma razão, muitas vezes é ignorado na hora de configurar programas de chat automático.
Uma questão importante aqui é garantir que o seu bot possa identificar palavras-chave e interpretar variações em frases.
Veja como esse diálogo de chatbot parece natural:
Isso acontece porque o bot é capaz de detectar palavras como “overloaded” (sobrecarregado) e oferecer uma resposta apropriada. E ele também entende o uso de “yeah” em vez do mais formal “yes.”
Mais uma vez, essas são funções que você pode adicionar ao seu bot usando o criador de bots.
Talvez você ache que esses são pequenos detalhes, e é verdade. Mas eles podem deixar a experiência do seu bot mil vezes melhor.
O objetivo principal é responder bem aos seus usuários. Essa deve ser a base da sua sequência de texto no Facebook Messenger.
Agora vamos ver como implementar esse conhecimento.
Pense na sequência de texto no Facebook Messenger como em um fluxograma ou diagrama de árvore. Você faz uma pergunta e o usuário responde com uma entre várias opções de resposta.
Cada resposta específica vai se dividir em possibilidades específicas. Claro, você vai querer que o consumidor aja no final ( ex: comprando um item, assinando a newsletter etc).
Seu trabalho vai ser descobrir o que ele pode dizer ou perguntar. Inclua o máximo de possibilidades possível.
Depois, escreva suas mensagens baseando-se nessas possibilidades. (É melhor ter mensagens demais do que de menos).
Criar um diagrama de árvore como o que aparece acima pode ser útil. Isso vai te ajudar a monitorar sua sequência sem ficar confuso.
Sim, isso dá bastante trabalho.
Mas o resultado vai ser uma sequência de mensagens no Facebook Messenger eficiente e sem lacunas.
2. Ofereça ajuda e valor real
É fácil imaginar que chatbots só podem responder perguntas genéricas.
E também que chatbots são naturalmente inflexíveis e não podem ajudar os usuários da mesma forma que uma pessoa real pode.
Mas ambas essas suposições são falsas.
Obviamente, chatbots não substituem pessoas, mas você pode fazer muito com eles – mais do que imagina.
Chatbots podem ajudar usuários a encontrarem informações muito específicas.
Muitas vezes, cometemos o erro de achar que bots são limitados por serem pré-programados.
Mas é exatamente por isso que eles podem ser tão úteis.
Você pode fazer muito com uma sequência de texto no Facebook Messenger. Você pode resolver problemas, gerar leads e obter vendas (vamos falar mais sobre isso mais adiante).
No entanto, há uma condição importante: As sequências de texto do Facebook Messenger só vão funcionar se você realmente oferecer ajuda e valor.
É como em qualquer outro tipo de marketing de conteúdo. Sempre ofereça valor.
Se eu colocasse uma enxurrada de palavras nesse artigo, não explicasse nada e oferecesse dicas sem sentido, qual seria o resultado?
Nada.
O mesmo se aplica às sequências de texto no Facebook Messenger. Você precisa adicionar muito valor.
Você não pode oferecer sugestões vagas ou mostrar as mesmas instruções para todo mundo.
Seu chatbot precisa antecipar as necessidades do seu usuário e oferecer ajuda baseando-se na situação única de cada um deles.
Sei que é tentador usar respostas genéricas e assim reduzir o seu trabalho.
Mas adivinha só. Isso apenas vai resultar em um chatbot ruim que não agrada a ninguém. Estou sendo um pouco brusco, mas é a verdade.
Na hora de criar uma sequência de texto no Facebook Messenger, você precisa pensar primeiro e principalmente em seus usuários.
Aqui está o grande segredo: Baseie suas mensagens em dados.
Estou falando de dados demográficos e psicográficos.
Se você conhecer bem seus usuários, vai poder mensurar melhor o que pode interessar a eles.
E se o seu bot for programado para dar sugestões ou ajuda, conhecer os dados demográficos e psicográficos do seu público pode te ajudar a segmentar essas sugestões.
Dessa forma, há uma probabilidade maior de você fazer isso corretamente desde o início.
Mas chega de teoria. Vamos ver como isso pode funcionar na vida real.
Veja esta interação com um bot:
Sim, você poderia pegar a palavra-chave“brogues” e fornecer algumas sugestões genéricas.
Mas e se você verificasse seus dados demográficos e psicográficos primeiro?
Com isso, você poderia oferecer sugestões ainda mais precisas, baseadas em fatores como idade e renda. E isso pode levar a mais vendas (e vendas mais rápidas).
Isso é muito poderoso.
Você também pode aproveitar dados vindos diretamente dos usuários para personalizar sugestões. Aqui está um bot de chat no Facebook Messenger da Nordstrom:
O interessante sobre essa sequência é que ela é totalmente baseada em dados que o usuário está fornecendo diretamente ao bot.
Mas eu aposto que os dados fornecidos pelo usuário estão sendo misturados com dados que a Nordstrom já tem sobre o público deles.
Com esses dois tipos de dados, o bot da Nordstrom é capaz de fornecer sugestões excelentes.
Essas são apenas duas formas de usar dados para melhorar suas sequências de texto no Facebook Messenger. Você pode também enviar pesquisas ou descobrir outras formas de obter mais informações a partir dos seus usuários.
3. Pense fora da caixa
Talvez você ache que as sequências de texto no Facebook Messenger só podem ser usadas para alguns objetivos limitados, como obter vendas.
Apesar dos chatbots do Facebook ainda serem novidade, eles não são nada limitados. Há várias formas criativas de usá-los.
A primeira é obter vendas através do próprio Facebook. Essa certamente é a forma mais popular de usar os bots do Facebook.
Mas existem outras aplicações úteis.
Por exemplo: você pode iniciar sequências de texto no Facebook Messenger dentro do seu próprio site.
Parece um call to action comum, mas você tem a opção de enviar as informações para o seu Facebook Messenger.
Eu gosto muito dessa abordagem, porque ela combina o poder de persuasão de um CTA no site e a conveniência das mídias sociais.
Se você já tiver um sistema eficaz de geração de leads, pode adicionar sua sequência de mensagens no Facebook Messenger ao seu site rapidamente.
Outra boa razão pela qual isso funciona bem é que nós estamos acostumados a fornecer nossos endereços de email quando visitamos sites.
Mas agora a informação não é um email, e sim uma conta do Facebook.
Em vários aspectos, isso é mais poderoso do que usar o email.
O email ainda oferece vantagens únicas, mas poder contatar alguém direta e pessoalmente no Messenger tem seus próprios benefícios.
Outra forma de usar bots é para fazer retargeting de pessoas que deixaram seu site. Você pode atraí-las com uma mensagem amigável ou um desconto no próprio Messenger.
Isso não vai funcionar para todos os modelos de negócio, mas vale a pena explorar.
Quando se trata de retargeting, pense de forma criativa. Você quer que o consumidor volte. Assim, não o afaste.
Eu sempre penso no conceito de Seth Godin, do marketing de permissão:
Poder falar com alguém no Messenger (e até iniciar conversas) é um privilégio, e para isso você precisa ter permissão.
Assim, não insista em vender ao fazer retargeting. Foque em ajudar seus usuários.
Outro conceito fora da caixa é usar chatbots como ferramentas de qualificação de leads.
O conceito é simples. Você começa o processo de geração de leads com uma sequência automática:
Depois, quando o usuário estiver chegando ao final da sequência, faça seu bot te notificar.
Finalmente, você entra no Messenger e transforma a conversa em um chat ao vivo, fechando negócio em pessoa.
Super inteligente, certo?
Essas são aplicações avançadas que vão levar mais tempo e esforço para serem configuradas, mas podem gerar recompensas enormes se você fizer isso.
E isso é apenas o início do que pode ser feito com sequências de texto no Facebook Messenger. Ainda existe muito potencial a explorar.
Quem sabe – talvez você crie a próxima grande inovação em chatbots no Facebook.
Mas espera aí… como eu crio um bot?
Talvez você esteja entusiasmado, pensando em todas as possibilidades que vêm com os bots do Facebook.
Mas é possível que você não saiba como criar um bot.
Existem muitos programas que podem te ajudar a criar bots, sem precisar de conhecimento de programação ou outra especialidade técnica.
O Chatfuel, que eu mencionei anteriormente, é uma ótima opção.
Ele inclui tudo de que você vai precisar, mas não é muito complicado.
Ele também é usado por empresas como a Adidas, a CBS News e a Uber.
O ManyChat é outra opção com funções similares e uma interface ligeiramente diferente.
O ManyChat também suporta chat ao vivo. Assim, se você estiver pensando em usar bots do Messenger para qualificar seus leads, pode começar por aqui.
Ambas as opções são excelentes.
Conclusão
Os bots do Messenger ainda estão em sua infância, e há muito espaço para crescimento.
Estamos apenas começando a explorar o que pode ser feito com sequências de texto no Facebook Messenger.
É só uma questão de tempo até que surjam criadores de bots melhores, com funções adicionais que deixem a geração de leads e a conversão ainda mais simples.
O Facebook é uma plataforma valiosa, e a habilidade de criar sequências de texto no Facebook Messenger é uma das coisas mais incríveis que aconteceram no site em muito tempo (pelo menos para os especialistas em marketing).
Será que isso vai substituir os anúncios? De forma alguma. Mas os bots são um excelente complemento para os anúncios.
Você pode praticamente fazer um funil de vendas inteiro dentro do Facebook. Alguém pode encontrar sua empresa através de um anúncio, interagir com ela no Messenger e então fazer uma compra.
O Facebook não vai parar de crescer nos próximos tempos. Ele está crescendo de forma constante, e mais e mais pessoas estão entrando no site.
Isso significa que você tem acesso a um público crescente para fazer marketing, e sem gastar uma fortuna.
Não sei o que você acha, mas eu estou entusiasmado com o futuro dos chatbots.
Você tem alguma dica para a criação de sequências de texto no Facebook Messenger?