Como Escrever Títulos Incríveis: Descubra a Fórmula Aqui

Como Escrever Títulos Incríveis: Descubra a Fórmula Aqui
Como Escrever Títulos Incríveis: Descubra a Fórmula Aqui

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Existe mais de uma razão para que sites como o BuzzFeed, Upworthy ou PopSugar recebam tantos cliques, visualizações e visitantes.

Mas a principal é que todos esses sites usam títulos atraentes, poderosos e únicos que fazem as pessoas quererem clicar no conteúdo para verem toda a história.

Não há apenas uma maneira correta de escrever um título, mas, ao longo dos anos, comprovou-se que certos tipos de títulos têm um grande sucesso.

Ao seguir “fórmulas” similares, você começará a escrever títulos que atrairão as pessoas a clicarem no seu conteúdo e a lerem seu texto.

Vamos ver como escrever títulos impactantes que as pessoas não conseguirão ignorar.

Por quê os títulos importam

O título é a primeira coisa que alguém vê quando tratamos da sua escrita. Ele vai ou chamar a atenção dos leitores e visitantes do site, ou vai entedia-los.

É por isso que é preciso criá-los corretamente. Seus possíveis clientes construirão a primeira impressão sobre sua marca com base nos seus títulos.

Então os seus títulos não devem focar em vender para o leitor. Em vez disso, devem atrair e levar os leitores a terminar de ler o artigo inteiro.

Também é preciso certificar-se de que seus títulos sejam uma representação precisa do seu artigo e os valores da sua empresa.

A maioria dos americanos acreditam nos títulos que leem. Títulos falsos ou títulos que pareçam muito com isca de clique podem dar à sua marca uma má reputação.

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A boa notícia é que se você seguir as fórmulas nesse artigo, é possível evitar usar títulos enganosos, falsos ou entediantes que podem prejudicar sua empresa.

A primeira fórmula que você precisa conhecer é a fórmula 4U.

Sempre use a fórmula 4U

Cerca de 80% das pessoas lerão um título comum ao passar por ele, mas apenas 20% dessas pessoas realmente lerão o post completo.

Se você quer aumentar suas chances de as pessoas clicarem nos seus títulos e lerem o post inteiro, é preciso criar um título tão intrigante quanto possível.

A fórmula 4U da Melanie Duncan é perfeita para atrair leitores. Com a fórmula 4U, você deve fazer um título “útil, urgente, único e ultra-específico.”

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Útil

Pense nos títulos que você realmente clica enquanto navega pelo feed de notícias. Eles normalmente são os títulos que oferecem algo que pode te ajudar.

É preciso oferecer às pessoas o mesmo valor de utilidade nos seus próprios títulos. Comece entendendo o que será útil para o seu público, e então ofereça o que eles precisam.

Esses títulos devem identificar um problema e oferecer a solução, assim como os artigos aos quais eles pertencem.

Isso funciona tanto para uma empresa de serviços ou para uma de produtos. Ambas podem resolver os problemas dos leitores.

Exemplos de títulos que são úteis incluem artigos de “como-fazer” e listicles como esse do Wonder How To.

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Urgente

Blogueiros inteligentes procuram criar um senso de urgência nos títulos para levar as pessoas a clicarem.

Pense no medo de ficar por fora. (FOMO: Fear Of Missing Out.)

Existem tantas coisas tentando chamar nossa atenção online que é fácil ignorar algo que achamos que não é sensível ao tempo.

Mas quando algo é urgente, os leitores vão clicar naquilo para conseguir a informação na hora. Eles não querem ficar por fora de informações excitantes, úteis ou informativas.

Urgência é o U mais difícil de capturar, e pode nem sempre se aplicar ao tópico específico do seu artigo.

Se você vai pular algum dos 4Us, esse é o que você deve deixar de lado.

Exemplos de títulos urgentes incluem alguns como, “Evite ESSE Erro Antes que Seja Tarde Demais” ou “Faça XYZ em Apenas 2 Semanas Com Esse Truque Simples.”

Canais de notícias tradicionais usam a urgência nos títulos o tempo todo. Dê uma olhada nesse da Fox News.

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Único

As pessoas amam frases raras e diferentes. Elas se destacam entre as coisas entediantes e chamam a atenção de todos a ponto deles precisarem clicar.

Qualquer coisa que você possa fazer para o seu título se destacar em um mundo online super saturado irá ajudar.

Concentre-se em jogos de palavra, trocadilhos e tópicos interessantes. O Buzzfeed é reconhecido por usar essas coisas..

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Ultra-específico.

Você já se perguntou por que atualmente tantos títulos têm números? É porque eles são ultra-específicos.

Os leitores gostam de saber exatamente o que esperar se clicarem em um título. Os melhores títulos pegam ideias específicas e as dividem.

Por exemplo, não só escreva sobre alimentos que devem ser evitados. Fale sobre os alimentos comuns que devem ser evitados. E não apenas mencione ideias de decoração, fale sobre ideias de decoração de estilo faça-você-mesmo.

Repetindo, isso tudo é sobre entender o que será útil para o seu público. Aqui está um exemplo de um título ultra-específico que eu já usei:

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Quando você se certificar de que todos os seus títulos são úteis, urgentes, únicos e ultra-específicos, criará títulos melhores para todos os artigos que escrever.

Títulos que levam as pessoas a lerem por oferecerem uma resposta aos seus problemas.

Você também pode criar seus títulos como se fossem um guia para deixar as pessoas interessadas. Vamos ver como.

Transforme-o em um guia

A fórmula do guia é uma maneira clássica de mostrar às pessoas que o seu post pode resolver seus problemas.

É feito simplesmente reformulando o seu título para: O Guia (Adjetivo) para (Tópico Ultra-Específico). Mas tenha cuidado com o modo que você preenche os espaços em branco.

Use palavras incomuns onde puder e tente evitar adjetivos básicos como “completo”. Tente diferencia-lo alterando seu adjetivo para algo como “compacto”.

Aqui está um ótimo exemplo do TheStranger.com:

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Você deve sempre pegar o melhor benefício que o seu post oferece e também inclui-lo no seu título.

Mostre o maior benefício

A promessa no seu título é o que dará às pessoas o empurrão que elas precisam para ler. Elas querem saber exatamente o que vão ganhar com aquilo.

Os títulos precisam convencê-los de que há um benefício para eles ao tirarem um tempo do próprio dia para olhar seu conteúdo.

É preciso conhecer bem seu público alvo para criar um título com essa fórmula.

Mesmo que as pessoas não visitem o seu site pelo título, eles pelo menos irão saber qual é o seu melhor ponto de venda.

Alguns exemplos de títulos desse tipo são: “Faça o Seu Próprio Modelo de Email em Minutos” ou “Maneiras Fáceis e Rápidas de Cozinhar Bacon.”

O Huffington Post mostrou o maior benefício do seu post de uma forma muito boa nesse título:

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O maior benefício desses títulos é que eles podem poupar o tempo dos leitores.

Você também pode mostrar o benefício por meio do título se quiser oferecer aos leitores algo em troca do seu tempo, como por exemplo “Receba um E-book GRÁTIS no Final desse Post.”

Outra maneira fácil para que seu título converta melhor é simplesmente transformar seu post em um artigo de “como-fazer”.

Apele para o instinto de “como-fazer” dos seus leitores para atraí-los

A maioria das pessoas tem interesse em melhorar a sua qualidade de vida de um jeito ou de outro, seja na vida pessoal ou na vida profissional.

Você pode escrever títulos que foquem nos desejos e necessidades das pessoas e destacar o resultado ao transformá-los em ideias de “como-fazer”.

Não inclua o processo no título, para não entregar de cara o segredo. Isso certamente não irá compelir os leitores a ficarem durante o post inteiro.

Em vez disso, foque no resultado final e nas motivações reais que o leitor tem.

Esses são artigos como: “Como Começar um Negócio em Casa” ou “Como Comer de Maneira Saudável Com Pouco Gasto.”

Aqui está um exemplo dos meus títulos com estilo de como-fazer:

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Como todas as outras fórmulas de como escrever títulos atrativos, o título “como-fazer” oferece uma solução para um problema específico.

Na verdade, existem até títulos “como-fazer” por aí para ajudar os leitores a aprimorar as habilidades de resolução de problemas para economizar tempo e dinheiro.

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Você pode aplicar essa fórmula primeiro descobrindo quais problemas os seus leitores podem estar tendo.

E então, descubra como limitar esse problema para torná-lo extra específico. Se precisar de ajuda, procure seus seguidores nas mídias sociais e pergunte a eles quais desafios eles enfrentam.

Você pode até realizar uma enquete online ou enviar uma para seus inscritos no email.

Comparar duas coisas inesperadas também é uma forma de conseguir cliques. Veja como:

Compare duas coisas inesperadas

Quando você compara duas coisas inesperadas, as pessoas ficam curiosas para descobrir como elas se relacionam.

Por exemplo, é bem difícil ignorar esse título:

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Afirmar que bacon é melhor que amor verdadeiro é uma declaração ousada. Não sei você, mas eu fiquei bem interessado em entender o raciocínio do autor nesse artigo.

A fórmula para esse título é a seguinte: “Por que (uma coisa) supera/é melhor do que (segunda coisa).”

Todos nós temos que fazer escolhas diárias. Devemos tomar chá ou café? Ficar no Facebook ou no Twitter?

Títulos comparativos nos oferecem uma forma de escapar da necessidade de pesar escolhas difíceis.

Eles normalmente funcionam melhor se você quebrar um mito, como sugerindo que as pessoas comam chocolate em vez de irem na academia.

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As pessoas não esperam que você escolha recomendar a opção inesperada, e irão querer saber como você chegou àquele raciocínio.

Para aplicar essa fórmula de como escrever títulos impactantes, comece pensando sobre qual mito você pode quebrar. Ou decifre quais são algumas das escolhas mais difíceis que seus leitores precisam fazer.

Então, use essa fórmula para dá-los a resposta de um debate na sua indústria.

Por exemplo, o Bitcoin está super popular agora. Então esse post da Forbes declarando que o ouro é melhor que Bitcoin é intrigante, para dizer o mínimo.

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E se todo o resto falhar, você pode sempre contar com um post clássico de lista numérica.

Transforme-o em um post clássico de lista numérica

Se você está cansado de ver posts de listas por todos os lugares, talvez seja melhor repensar. Eles são escritos porque as pessoas clicam neles e os leem.

Na verdade, títulos numéricos são o tipo de título mais preferido.

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Dê uma olhada na página inicial do Buzzfeed, e você verá diversos posts de lista.

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Alguns exemplos incluem:

  • 32 Maneiras Legítimas de Fazer Dinheiro Em Casa (The Penny Hoarder)
  • 17 Maneiras Diferentes de Pessoas Bem Sucedidas Pensarem Sobre Dinheiro (MindValley Blog)
  • 9 Maneiras de Entreter Seus Filhos Sem Usar Um Smartphone (The Art of Manliness)

Um título de post de lista é feito simplesmente com: “XX Maneiras (Adjetivo) para (Fazer Algo).

Comece pensando em dicas que podem ajudar seus leitores. Inclua dicas específicas e ações que podem ser aplicadas no dia a dia.

Inclua palavras emocionais no título do blog para fazer posts de lista ainda mais eficazes, como “legítimo”.

Depois, certifique-se de usar a curiosidade dos leitores como vantagem.

Use a curiosidade dos leitores para sua vantagem

Se você oferecer informações privilegiadas, os leitores não conseguirão resistir. A curiosidade irá vencê-los, e eles precisarão ler seu post para encontrar respostas.

O título “XX Métodos Pouco Conhecidos para Fazer (Vazio)” foca na ideia de que se os métodos em seu post são poucos conhecidos, os leitores terão uma vantagem sobre as pessoas que não os conhecem ainda.

Você também pode atiçar a curiosidade dos leitores com um título como “XX Segredos de (Vazio).” Todos irão querer saber os segredos. Quem não quer informação privilegiada?

A MoneyVersed combinou esses dois métodos com esse título:

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“O Que Todos Deveriam Saber Sobre (Vazio)” também é uma ótima forma de desafiar os leitores a descobrirem o que eles estão perdendo.

Quando colocado em prática, esse título deve parecer com algo assim:

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Você deveria usar palavras-chaves em todos os seus títulos para maior exposição. As palavras-chave não são importantes apenas para mecanismos de busca, mas também para dar contexto.

Use palavras-chave nos seus títulos para maior exposição

Se você usar palavras-chave em um artigo, você deve também inclui-las no título.

Os leitores saberão dizer sobre o que é o seu artigo e sobre o que podem esperar ao lê-lo. Assim como os mecanismos de busca.

Você pode fazer isso facilmente com um título como “O Que Torna (Palavra-chave) Tão Importante no (Palavra-chave).”

Você atrairá mais cliques e leitores, conseguirá mais tuítes, uma posição melhor na SERP e ganhará mais tráfego com esses títulos.

Quando alguém buscar sua palavra-chave e o Google destacá-la nos resultados, os usuários saberão que o seu post tem exatamente o que eles procuram.

Mas essas fórmulas de como escrever títulos não são apenas para posts de blog. Cada pedaço de conteúdo que você escreve precisa de um título forte.

Usando essas fórmulas no seu conteúdo

Você pensa que só posts de blog ou artigos precisam de um título bem pensado?

Está errado. Cada peça de conteúdo que você cria precisa de um título atrativo, forte e eficaz para conseguir mais leitores.

Isso vale também para vídeos, podcasts, emails, tuítes, entre outros.

Aqui está como aplicar essas fórmulas nos seus artigos, posts de blog e de mídias sociais.

Fórmulas de como escrever títulos para seus artigos, posts de blog e de mídias sociais

Não importa a fórmula ou fórmulas que você escolher usar ao escrever novos títulos, você precisa ficar atento ao tamanho.

Você quer que os títulos sejam longos o suficiente para cobrir todas as informações, mas curto o suficiente para que eles não fiquem muito compridos.

Os títulos que mais convertem têm entre 16 e 18 palavras. Tente manter seus títulos dentro desse intervalo para conseguir melhores resultados.

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Quando se tratar de artigos e posts de blog, faça como os profissionais.

Sempre se certifique de que os títulos sejam dignos de clicar.

Se você precisar escrever sobre algo bizarro como o HuffPost fez nesse título para conseguir atenção, escreva.

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O segredo para escrever títulos irresistíveis é evitar a isca de clique óbvia, mas ainda garantir que o artigo mexa com o emocional do leitor.

Também ajuda testar seus títulos. Para cada artigo publicado, tente testar pelo menos 5 variantes de títulos.

Você pode testar seus títulos de mídia social de forma gratuita com uma ferramenta como o Buffer.

Para cada variante do título, é possível ver quantos retuítes, menções, favoritos e cliques foram ganhos.  Também é possível ver estatísticas do potencial para cada título.

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Depois, vá para a aba de Análises para verificar quais títulos ganharam mais cliques dos seus seguidores.

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As linhas de assunto do seu email são mini títulos, então você pode aplicar as mesmas fórmulas para elas, também.

Fórmulas de como escrever títulos para linhas de assunto de email e páginas de formulário opt-in

Se você não considerar bem suas linhas de assunto do email, você não verá boas taxas de abertura.

As linhas de assunto de emails são o primeiro ponto de contato que os inscritos terão com o conteúdo do email.

Eles irão ou compelir as pessoas a clicarem no seu email e consumir seu conteúdo, ou a ignorar seu email e abandoná-los às traças.

O iSpionage cria títulos atrativos e clicáveis que estão num nível mais alto do que as linhas de assunto que você deve estar acostumado a ver.

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O ContactMonkey também é ótimo em criar linhas de assunto de email que são interessantes ao usar um jogo de palavras ou incluir um trocadilho. A marca, normalmente, também inclui emoticons na linha de assunto.

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Títulos de email são tão importantes quanto títulos de artigos porque você não quer que seus emails sejam enviados para as pastas de lixo para morrer.

E a saúde da sua lista de email é um espelho da saúde do seu negócio. Melhore as suas páginas de formulário opt-in com as mesmas fórmulas para ganhar mais inscritos.

As pessoas não se interessarão em se inscrever para ofertas chatas. Em vez disso, tente algo como esse título atraente, digno de opt-in.

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Não só tem um visual ótimo, mas o título menciona gratuidade. E como se já não fosse excitante o suficiente, você ganha 40% de desconto no seu primeiro pedido se você se inscrever.

Almeje o mesmo tipo de formulários opt-in para ganhar mais cliques e inscritos.

Conclusão

Você deve estar se perguntando por que tantos sites conseguem tráfego para o conteúdo deles, mas o seu poderia ser melhor.

A resposta pode estar nos seus títulos. É a primeira coisa que as pessoas veem da sua marca antes de decidir clicar ou não no seu texto.

Como não há uma maneira de escrever um título em que caiba tudo, existem algumas fórmulas que você pode seguir para criar títulos que tenham um melhor desempenho.

Para começar, você deve usar a fórmula 4U. Seus títulos sempre devem ser úteis, urgentes, únicos e ultra-específicos.

Transformar seu conteúdo em um guia é um jeito clássico de convencer os leitores de que eles não vão se arrepender de ler seu post porque ele pode resolver os problemas deles.

Você também deve sempre mostrar o maior benefício que os leitores ganham ao lerem seu post. Não entregue muito, mas deixe claro do porquê seu post é valioso.

Apelar para o instinto “como-fazer” dos seus leitores também irá atraí-los. As pessoas querem melhorar a qualidade de vida. Se o seu post pode ajudá-las nisso, eles o comprarão.

E tente comparar duas coisas inesperadas quebrando um mito. Isso deve ser algo que pode soar estranho no título, mas que é explicado no corpo do post com fatos e estatísticas.

Transformar seu artigo em uma clássica lista numérica é outra forma de garantir a atração dos leitores. Elas são populares porque funcionam.

Você também deve usar a curiosidade dos leitores em sua vantagem ao oferecer a informação que você tem como um “segredo pouco conhecido”.

E use palavras-chave nos seus títulos para ganhar mais exposição nos resultados de busca. Isso também pode melhorar seus rankings na SERPs.

Todas essas fórmulas de como escrever títulos são ótimas para todas as peças de conteúdo que você produzir. Aplique-as em artigos e posts de blog para ganhar mais leitores e engajamento.

Mas você também deveria usá-las em linhas de assunto de emails, formulários opt-in, mídias sociais, entre outros, para conseguir os melhores resultados.

Quais tipos de títulos tiveram um melhor desempenho para você e sua marca?

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