COMO ESCREVER MELHOR EM MENOS DE 30 DIAS

Como Escrever Melhor em Menos de 30 Dias
Como Escrever Melhor em Menos de 30 Dias

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Você já sonhou em ser o próximo Hemingway ou Stephen King? Claro, escrever em um blog é bem diferente do que escrever uma coluna de jornal/revista, ou escrever um livro.

Blogueiros espertos entendem que as pessoas tem períodos curtos de atenção.

Na verdade, um estudo da Microsoft descobriu que a tecnologia reduziu a média de atenção de uma pessoa para 8 segundos, o que é 1 segundo a menos que de um peixe-dourado.

Eu não vou mentir para você: Escrever melhor não é fácil. Mas, se você seguir minhas dicas, você pode começar a produzir conteúdos atraentes em menos de 30 dias.

Lembre-se que quando se trata de escrever uma postagem de blog, seu principal objetivo é transmitir sua mensagem ou ideia rapidamente.

Artigos de revista geralmente possuem um tamanho estipulado, mas postagens de blogs podem ir de 300 até 5.000 ou mais palavras.

Independente do tamanho da postagem, você ainda tem que persuadir as pessoas. Você precisa conseguir a atenção delas.

Você deveria colocar em prática estas dicas para escrever melhor em 30 dias.

Os benefícios de postar em blogs são enormes. De acordo com a HubSpot, escrever e publicar posts em blog diariamente irá gerar um maior inbound ROI para o seu negócio, comparado a escrever e publicar postagens algumas vezes por semana.

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Postar em blogs pode não garantir resultados rápidos como os anúncios pagos conseguem, mas eu posso te garantir que irá produzir leads e clientes sustentáveis e motivados para seu negócio.

Se você está pronto, deixe-me te mostrar as 5 simples maneiras para escrever melhor em apenas 30 dias.

Aqui vai a primeira…

1. Anote ideias, o tempo todo

Quando você anota suas ideias, você automaticamente foca toda sua atenção nelas. Poucos, se é que alguém consegue, podem escrever um pensamento e pensar em outro ao mesmo tempo. Além do mais um papel e caneta são ótimas ferramentas de concentração. – Michael Leboeuf

A Nurjean Chaneco reviveu seu blog anotando novas ideias continuamente. O Andrew Lynch, fundador do The Daily Practice Journal, melhorou suas habilidades de escrita da mesma maneira.

Em suas palavras,

Eu realmente me sinto como uma máquina de ideias. Eu sou MUITO mais criativo, geralmente tenho soluções novas ou interessantes para os problemas.

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Pare de se ver como um aspirante a escritor. Só há um único jeito de conseguir escrever melhor, e é começar a escrever.

Então como você começa?

Comece anotando ideias assim que você as tiver. Faça disso um hábito e continue fazendo isso de maneira consistente através da instalação de um aplicativo de anotações, como o Evernote, no seu celular.

Não importa se você está almoçando com seus amigos ou esperando uma consulta médica — as ideias vêm até nós o tempo todo. Você precisa de uma maneira de anota-las quando chegarem.

O James Altucher recomenda que você anote 10 ideias por dia. Torne isso uma prática diária e você irá escrever melhor. O melhor é que você nunca irá ficar sem ideias ou experimentar um bloqueio de escritor.

De 2014 até hoje, eu sou capaz de escrever 8 postagens de blog por semana, enquanto cuido de 5 empresas de sucesso. Em grande parte, é porque eu imediatamente anoto as ideias.

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Por exemplo, quando eu vou assistir a uma conferência, eu sempre tenho meu celular comigo. Tirando a navegação ocasional na internet, eu faço principalmente anotações nele.

Quando o palestrante está no palco, você verá meus olhos bem atentos nele e meus ouvidos atentos a cada palavra.

De acordo com um estudo de pesquisa acadêmica, nós geralmente lembramos o que escrevemos. Se você esquecer de anotar, seu cérebro pode não lembrar quando você mais precisar.

Cultive o hábito de anotar ideias. Não adie essa prática diária, pegue sua caneta e anote ideias depois de ler esta postagem.

Faça isso agora.

2. Comece com uma história

Uma vez que você já domine esse hábito, é hora de aproveitar a natureza humana inata do storytelling (contar histórias).

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Sua história não precisa começar com “Era uma vez…”

Storytelling, no nosso contexto, é converter seus pensamentos, experiências, processos e resultados em uma forma memorável e cativante, usando palavras, sons ou imagens.

Quando você contar uma história em sua postagem, você estará respondendo a uma pergunta específica.

Por exemplo, o Dollar Shave Club, em seu conteúdo de vídeo baseado em história, responde a simples pergunta: “por que pagar mais em uma tecnologia de barbear que você não precisa?”

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Quando você é capaz de levar os leitores do Ponto A ao Ponto B, você já possui os atributos de um bom storyteller (contador de histórias).

Blogueiros que conseguem escrever melhor são storytellers. Na verdade, se você já leu uma postagem de blog que te atraiu e te deixou animado, as chances são de que era uma história cativante.

Um exemplo de uma postagem de blog baseada em storytelling é a postagem épica do Jon Morrow chamada “Como Sair do Seu Emprego, se Mudar para o Paraíso e Ser Pago para Mudar o Mundo.”

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Esse post foi puro storytelling. O Jon narrou a história de como, em Abril de 2006, ele foi atropelado por um carro que estava a 134 quilômetros por hora, resultando em 14 ossos quebrados.

Em 3 meses, ele saiu de seu trabalho, vendeu tudo o que tinha e então desapareceu.

Você pode ler o resto da história. Mas eu estou emotivo agora, porque o conteúdo do post dele pode fazer qualquer um chorar.

E adivinhe? Essa postagem em particular gerou cerca de 500 comentários, assim como milhares de compartilhamentos nas redes sociais e gerou links inbound.

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Histórias são memoráveis. Histórias ressoam com as pessoas. E nós podemos contar e reconta-las para todos que quiserem ouvir.

Histórias atraem pessoas e ajudam a eliminar as dúvidas. Isso ocorre porque, através do storytelling, você é capaz de criar um cenário onde as pessoas poderem se relacionar com o que você está dizendo e imaginar a si mesmas naquela situação.

Se torne um escritor memorável integrando histórias em suas postagens de blog. Não precisa ser uma história sua também. Você percebeu como eu compartilhei a história do Jon Morrow nessa postagem e ainda forneci valor.

Aqui está outro grande exemplo do storytelling:

DANIELLE LAPORTE, sobre gerir e amar dinheiro:

Ninguém me ensinou como gerir o dinheiro. Meus amigos eram jovem e estavam trabalhando, a Catholic High School não me deu nenhuma dica, e eu não fiz faculdade. Então o que restou foi eu e meu cartão Visa, que misteriosamente apareceu no correio no meu 19º aniversário. Eu prontamente fui fazer compras naquele final de semana. E no próximo.

3. Desenvolva um resumo fácil de seguir

Antes de escrever posts para blog, ou qualquer conteúdo para essa matéria, você deve desenvolver um resumo fácil de seguir. Isso não é opcional – é um passo essencial.

Uma vez escolhido um tema para escrever a respeito, a partir da lista de idéias que você escreveu do número 1 pra baixo, crie um resumo.

O resumo deve conter o cabeçalho ou título, os principais pontos que você quer fazer no corpo do texto, e uma conclusão.

Para manter a mente fluindo, eu recomendo que você realmente escreva a introdução e a conclusão em primeiro lugar, em seguida, adicione uma lista de coisas que vai cobrir no corpo do texto.

Por exemplo, aqui está um resumo típico:

Título:

3 Passos Para Transformar Eventuais Visitantes em Compradores

Por que os visitantes do seu site não compram seus produtos digitais?

Bem, a resposta está bem debaixo do seu nariz: Você não está estimulado-os, portanto, eles não confiam em você o suficiente para gastar seu suado dinheiro.

Mas a boa notícia é que isso não tem que ser assim. Eu quero lhe mostrar como transformar os visitantes casuais do seu site em compradores. Você vai adorar isso.

Continue lendo…

Subtítulos:

i).   Capturar o e-mail de leads com um formulário opt-in

ii).  Lançar um programa para estimular o lead

iii). Oferecer um PMV (produto mínimo viável)

Conclusão

Aí está. A fórmula de 3 etapas para garantir que os visitantes casuais do seu site convertam através do seu funil de marketing e fiquem animados para comprar seu produto.

Se você ainda não tiver adicionado um formulário opt-in em seu blog, faça isso agora. Em seguida, direcione o tráfego para sua página de destino, e inicie o processo de estimular e entregar conteúdo ao lead.

Um resumo te orienta quando for começar a escrever. Você já sabe o que deve ir para os subtítulos, mesmo antes de chegar lá, e é por isso que ajuda a manter o foco.

100% dos meus posts começam com um resumo, incluindo os estudos de caso de $100,000.

A introdução deve ser atraente. Saber como começar a introdução do seu post com um estrondo vai garantir que os leitores vão ler pelo menos 65% do seu conteúdo, se não ele inteiro.

Para o corpo, faça alguns marcadores, como eu fiz com os subtítulos. Idealmente, esses marcadores devem descrever as principais ideias que você quer cobrir.

Você pode incluir palavras-chave nos subtítulos, se elas fluírem naturalmente lá. Não tente manipular rankings de busca ou amontoar palavras-chave.

Na conclusão, você está simplesmente reiterando o que seus leitores aprenderam no post. Veja como eu concluí meu post mais recente:

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Obviamente, nem todo mundo vai ler cada palavra ou frase no seu post. Os leitores que apenas passam o olho nos posts serão beneficiados com a conclusão, e irão entender o que você estava falando no post.

Não se preocupe com o aperfeiçoamento do resumo. Afinal de contas, é apenas um resumo, nem ao menos um primeiro esboço. Com seu resumo, você pode dar corpo aos seus pensamentos com facilidade.

Resumos podem ajudar você a planejar seus futuros textos,

disse o Jeremy Porter.

E, de acordo com a Harvard College Writing Center, “Um bom resumo irá também poupar tempo no processo de revisão, reduzindo a possibilidade de que as suas ideias terão que ser reorganizadas, uma vez que você já as escreveu.”

Se você é um escritor de blog iniciante ou experiente, sempre comece com um resumo. Ele irá deixar a sua vida mais fácil.

4. Leia outros bons escritores

Aqui está outra dica que não é realmente opcional: Se você quiser escrever melhor, então deve ler outros grandes escritores dentro e fora de sua indústria.

Leia sobre escrever. Por exemplo, eu li On Writing Well: The Classic Guide to Writing Nonfiction (em inglês – Escrevendo Bem: O Guia Clássico para Escrever Não Ficção), por William Zinsser, bem como o The Elements of Style (Os Elementos do Estilo), entre outros.

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Os livros, revistas e blogs que você ler podem não estar intimamente ligados ao seu tema (por exemplo, geração de leads), mas você estará treinando seu cérebro para pensar fora da sua zona de conforto e a te gerar mais grandes ideias.

A verdade é que, se não ler bons textos, você realmente não saberá como fazer isso.

Eu aprendi que consigo aprender melhor estudando os melhores trabalho dos autores do que esperando um conselhos deles.

Lembre-se que as palavras são poderosas. Os seres humanos são, de certa forma, feitos de palavras. Se você quer saber o que Seth Godin acredita, e o que impulsiona sua escrita, leia seus livros mais vendidos e seu blog bastante popular.

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Se você quiser encontrar a sua voz, comece por ler bons textos e estudando grandes escritores. Você vai encontrar a sua voz ao longo do tempo, especialmente a medida em que continuar praticando a sua própria escrita.

Leia muito, e leia coisas diversas. Assista TED talks, tome notas e estude infográficos de grandes escritores. Tudo isso pode te ajudar e te estimular a escrever melhor.

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Certifique-se de que você preste muita atenção ao estilo e a mecânica, para em seguida, desenvolver um estilo único para si mesmo.

5. Encontre perguntas relevantes e comece a respondê-las.

Eu sei que você provavelmente está cansado de ouvir isso, mas vale a pena repetir: escrever de forma consistente é uma das maneiras mais fáceis para escrever melhor.

A questão é o que você deve escrever?

Como um iniciante, escreva posts que respondam perguntas.

Eu disse antes que a leitura é a minha prioridade número 1 como blogueiro. Não escrevo um post até que eu leia muito sobre o assunto.

Na web e na vida real, existem muitas perguntas com muito poucas respostas.

Isso é uma boa notícia para você.

Considerando o nível da concorrência online, você pode escrever melhor e realmente construir um público fiel, respondendo perguntas em seu blog.

Por que você acha que sites como o Quora são tão populares?

É porque as pessoas querem respostas para as perguntas.

Se você não sabe o que escrever, eu o encorajo a encontrar perguntas relevantes no seu nicho ou indústria e a fornecer respostas a elas.

O Brian Dean, o fundador do Backlinko.com, domina a arte de responder a perguntas de seus usuários.

Ele vai ao Quora, procura questões relacionadas ao SEO, então vai um pouco mais longe para entregar soluções em forma de um post de blog aprofundado.

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85% dos meus posts de blog são baseados em perguntas. Dê uma olhada:

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Não se preocupe em fornecer a melhor e mais exclusiva resposta, independentemente do seu conhecimento sobre a questão. Você pode pesquisar no Google pelo conteúdo que aborde a questão.

Quando você encontrar um conteúdo informativo que forneça de alguma forma respostas ou sugestões, expanda-o. Escreva um título melhor, desenvolva um resumo e certifique-se de que seus subtítulos e marcadores respondem à pergunta.

Conclusão

Você não precisa de nenhuma qualificação especial para conseguir escrever melhor em 30 dias. Muitas vezes, o que você precisa está bem debaixo do seu nariz: tempo.

O tempo é um bem precioso. Quando você investe tempo adequado em leitura, conseguirá, sem sombra de dúvidas, escrever melhor e ser um escritor mais confiante e persuasivo.

Como regra geral, quando você está escrevendo um post, não perca tempo tentando agradar a todos os leitores. Não é do seu melhor interesse. Afinal, você não precisa que todo mundo siga seu blog.

Em vez disso, escreva para expressar sua visão do mundo, com base em experiências e resultados comprovados. Escreva com o fim em mente e seu conteúdo fará muito mais sentido.

Quais dessas dicas de escrita você aplicou, e quais os resultados que você conseguiu?

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