COMO ESCREVER BEM: 12 DICAS PARA QUE SEUS POSTS DO BLOG SEJAM LIDOS

Como Escrever Bem: 12 Dicas Para Que Seus Posts do Blog Sejam Lidos
Como Escrever Bem: 12 Dicas Para Que Seus Posts do Blog Sejam Lidos

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O Google adora posts com mais de 1500 palavras. E os leitores também adoram compartilhar posts com essa extensão. E por isso, ao escrever conteúdo, todos nós fazemos o possível para chegar a esse número. Mas e se eu te dissesse que seus leitores leem apenas 420 palavras desses posts?

É isso mesmo. E mesmo 420 é uma estimativa otimista.

Quer saber como eu sei quantas palavras os leitores realmente leem em seus posts longos?

Bem, aqui está a razão.

Usei a fórmula estabelecida por Nielsen em seu trabalho seminal, How Little Do Users Read?

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Como você vê, Nielsen declara que em uma visita média, os usuários leem no máximo 28% das palavras.

Ao aplicar essa fórmula ao seu post de 1500 palavras, chegamos ao resultado de 420 palavras.

Se você tem passado horas produzindo conteúdo longo, saiba que os seus leitores estão IGNORANDO a maior parte dele.

Baixe estas dicas para aprender como escrever bem e evitar 6 erros comuns na escrita e na formatação.

Mas existem recursos para te ajudar: você pode usar os resultados de diversos estudos de legibilidade na web e outras práticas de escrita e estilo para a web, para aprender como escrever bem e aumentar seu número de leitores. Para começar, aqui estão 12 das táticas de redação e formatação mais eficazes.

Como escrever bem #1: use a abordagem da pirâmide invertida ao escrever cada post, parágrafo e frase. 

Ao ler um artigo no jornal, você verá que ele aborda as perguntas mais importantes logo no início. As primeiras frases (muitas vezes chamadas de lead) respondem às perguntas como Quem, O que, Quando, Onde, Por Que e outras.

As primeiras duas ou três frases te dizem qual é o assunto da história.

Na medida em que continua lendo, você fica sabendo dos detalhes secundários. E depois disso vêm citações, dados e outros detalhes de suporte.

A abordagem de oferecer primeiro a informação mais importante e depois adicionar os detalhes secundários é chamada de frontload. Essa estratégia de redação também é conhecida como a pirâmide invertida.

Quando o investidor de risco Tom Tungus passou do Google para o Redpoint, sentiu que suas mensagens já não eram tão convincentes como quando estava no Google. Surpreendentemente, ele resolveu esse problema ao mudar seu estilo de comunicação.

Ele adotou o estilo da pirâmide invertida.

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Se mudar o estilo de comunicação pode ter um impacto tão grande ao se comunicar mensagens de vendas, imagine o poder que essa mudança pode ter quando se trata de fazer os leitores lerem seus artigos.

Tunguz também estendeu o uso do estilo da pirâmide invertida para os seus posts de blog.

Seguir a abordagem da pirâmide invertida vai aumentar o número de leitores do seu conteúdo, pois sabe-se que o público online responde bem a esse estilo de redação.

Veja abaixo como melhorar a legibilidade de seu post e aplicar os princípios do frontloading:

  • Nos posts: Faça um esforço na introdução do seu post. Trate-a como o lead de sua história. Deixe-a interessante. Use um gancho. Mas crie um texto claro e diga aos seus leitores qual é o assunto do post e sua principal mensagem.
  • Em cada parágrafo: Assim como as sentenças que abrem o seu post, a frase que abre seu parágrafo deve resumir o que o parágrafo vai dizer. Basicamente, você precisa deixar seu argumento claro logo no princípio de cada parágrafo.
  • Em cada frase: Não use a voz passiva. Ao escrever na voz ativa, você vai colocar a informação mais importante logo no início da frase. Isso também vai te levar a escrever frases naturalmente mais curtas.

Como escrever bem #2: Escreva seções coerentes

Se você examinar esse post, verá que eu abro cada seção apresentando uma ideia. Depois de ler as três primeiras seções, você tem uma sensação de coerência.

Essa coerência cria um padrão e facilita a leitura. Seguir essa dica vai ajudar seus leitores a acompanharem o fluxo do seu texto e lerem o post inteiro.

Você pode adotar uma estrutura simples para cada seção, como:

  • problema
  • solução
  • dica

Você pode então repetir essa estrutura ao longo do post para criar o padrão desejado.

Mas:

Se todas as frases e parágrafos forem similares, seu post ficará sem ritmo. Você pode melhorar isso usando imagens, links, citações e e outros elementos. E o mais importante: variando as suas sentenças.

Henneke, do Enchanting Marketing, oferece um conselho brilhante sobre como escrever bem:

“Na redação, o ritmo é definido pela pontuação e pelo padrão de sílabas tônicas em uma sentença. Frases mais longas têm um som mais suave, enquanto frases curtas deixam seu conteúdo mais forte.”

Veja um exemplo que ela usa para ilustrar como variar o estilo das frases cria um ritmo na redação:

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Variar a extensão das frases e adicionar pontuação pode deixar seu texto mais engajante.

Como escrever bem #3: Foque nos três primeiros parágrafos

Sabe-se que os leitores prestam atenção aos primeiros três parágrafos (ou blocos de conteúdo) em uma página. O gráfico a seguir mostra a visibilidade caindo drasticamente após a terceira posição.

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Nielsen aponta a similaridade entre esse padrão e o padrão que as pessoas seguem ao usar os resultados em um mecanismo de busca: a maior parte dos cliques vai para os resultados orgânicos nas primeiras posições.

Para usar esse padrão comprovado de leitura, planeje seu post de forma que as seções mais substanciais apareçam antes das outras. Mais ainda, estruture o post de forma que os melhores argumentos apareçam nas primeiras seções do texto.

Quando os seus primeiros argumentos parecem familiares, os leitores tendem a sair, pensando: “Oh, eu já vi isso antes, não é nada de novo“. Se eu abrisse esse post com uma estratégia genérica, como “adicione imagens“, com certeza teria perdido alguns leitores imediatamente.

Em seu curso sobre guest blogging, Jon Morrow também recomenda a seus alunos que escrevam o conteúdo menos convencional, mais inovador e mais incomum antes de repetir o que outros já disseram. Assim, preste atenção especial às suas três primeiras seções.

Como escrever bem #4: Use muitos subtítulos

Você provavelmente conhece a regra 80/20 do título. Ela estabelece que 80% dos leitores leem apenas o título. Para cada 8 pessoas que leem o título, apenas 2 leem o post.

Recomendo que você estenda esse princípio também aos seus subtítulos, ou seja, pense em cada subtítulo e na seção que o segue como um post completo. E assuma que 80% dos seus leitores vão ler apenas o subtítulo, e não a seção que vem depois dele.

Ao criar subtítulos engajantes, você vai levar seus leitores a continuarem lendo cada seção independente de seu post.

Gary Korisko compartilha algumas dicas práticas para fazer isso:

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Bons subtítulos, que estimulam a curiosidade, agem como pontos de ancoragem em seu post. Quanto melhor você for em escrever subtítulos, mais leitores terá.

Como escrever bem #5: Estruture o texto pensando nos leitores que leem com pressa

É verdade que os leitores não leem o post completo, mas também é verdade que eles nem sempre só passam o olho. Estudos mostram que leitores na web tendem a alterar entre o modo de leitura e o modo de varredura ou leitura rápida. Ou seja, às vezes eles leem e às vezes varrem o texto.

Basicamente, ao encontrar uma seção que é de seu interesse, o leitor deixa de só passar o olho no texto e volta a lê-lo.

Já que os leitores que varrem o texto usam subtítulos como pontos de ancoragem, é importante pensar neles na hora de estruturar o seu post.

Ao estruturar o texto pergunte a si mesmo:Será que o público que lê o texto de forma mais apressada, ao ler esse determinado texto, vai parar imediatamente e prestar atenção quando vir essa seção?

Se a resposta for sim, você provavelmente tem em mãos um excelente título. Caso contrário, será necessário experimentar outros.

Essa dica não só vai te ajudar a prender a atenção dos leitores mais rápidos, mas também vai te ajudar a conseguir que mais pessoas leiam atentamente o texto ao invés de só passarem o olho.

Como escrever bem #6: Adicione citações

Citações funcionam muito bem, pois agem como provas dos seus argumentos no post. Ao longo desse post, estou adicionando citações de Nielsen, que estão acrescentando muito valor ao texto.

Além disso, ao citar as principais autoridades em seu nicho, você cria a impressão de um post sólido e bem pesquisado. Isso vai motivar seus leitores para lerem o texto completo.

Citações relevantes aumentam a qualidade de um post. Como explica um  recurso popular para jornalistas:

Usadas de forma eficaz, as citações podem fornecer provas importantes e emprestar novas vozes e perspectivas à sua narrativa. No entanto, quando usadas de forma pouco eficaz, as citações deixam o texto carregado e interrompem o fluxo do seu argumento.

7. Prenda os leitores com Internal cliffhangers

Internal cliffhangers, ou “bucket brigades,” como usa Brian Dean, são uma forma excelente de prender a atenção do leitor. Quando os leitores veem um cliffhanger, tendem a continuar lendo, pois esses elementos pedem atenção imediata.

Brian conseguiu estender a permanência média de seu leitor para mais de 4 minutos, simplesmente quebrando seu post em partes usando suas “bucket brigades”.

Veja o que ele diz:

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Quando começar a usar cliffhangers em seus posts, você poderá achar isso um pouco estranho, já que eles parecem pouco convencionais. Mas isso funciona como mágica.

Brian compartilhou uma lista com os seguintes “bucket brigades”:

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Demian Farnworth, do Rainmaker Digital, sugere os seguintes cliffhangers:

  • Por exemplo
  • Deixe-me explicar.
  • Eis o que eu quero dizer.
  • Veja porque.
  • Parece bobagem? Não é.
  • Um exemplo.

Mais uma vez, como todos os elementos nessa lista, não exagere. Use-os quando você espera perder a atenção do leitor.

Os cliffhangers são uma excelente forma de quebrar as seções mais longas do seu post. Sempre que sentir que você está escrevendo muito, adicione uma pausa com um cliffhanger.

Como escrever bem #8: Escreva em um estilo coloquial

Coloque “você” em seu conteúdo.

Se você lê os meus posts, sabe que eu tenho um estilo de redação bem informal. Quase como se estivesse falando com você.

Esse estilo de texto é muito lido, pois cada vez que você usa “você” ou “o seu” em um texto puxa o leitor para a discussão. Ao mesmo tempo, ao usar “você” e “eu”, você evita que seu conteúdo pareça um ensaio.

Lembre-se:

Seus posts não são artigos acadêmicos. Você pode e deve usar um estilo fácil. Ao fazer posts coloquiais, você atrai leitores e cria mais engajamento.

Como escrever bem #9: Adicione elementos interativos

GIFs, tweetboxes, enquetes e pesquisas, calculadoras: esses elementos não são tão comuns quanto imagens, mas são bastante usados.

O CopyHackers é muito fã deles. Abra qualquer post deles e verá 4 ou 5 GIFs engajantes.

Use com cuidado.

Algumas pessoas ODEIAM o uso de GIFs em posts. Se achar que seus leitores podem não gostar, não use.

Tweetboxes, mais uma vez, são uma excelente ferramenta de formatação. Ao usar caixas elegantes, não só seu conteúdo ficará bonito como será mais compartilhado, já que as tweetboxes facilitam isso.

Pesquisas, enquetes e calculadoras também deixam um post mais engajante e inspiram leitores a lerem mais.

Como escrever bem #10: Incremente o post com imagens

Imagens são ótimas para deixar seus postas mais atraentes. Todos nós sabemos disso. É um princípio básico da formatação.

Mas eu descobri que posts com mais de três imagens tendem a ser menos lidos (em cerca de 15%) do que posts com menos de três imagens.

Por quê?

Bem…talvez os leitores se distraiam com as imagens (mesmo quando elas são boas).

Minha dica é parar de usar imagens de banco de imagem. Use uma boa mistura de gráficos, prints de tela com comentários. Sempre que você usar um gráfico ou um print de tela, você pode falar deles em seu texto e ajudar o leitor a focar no conteúdo.

Nielsen diz:

“… os usuários prestam atenção às imagens que carregam informações e mostram conteúdo relevante à tarefa em mãos. E ignoram imagens puramente decorativas, que não adicionam conteúdo real à página.”

Use poucas imagens, e assegure-se de que são relevantes.

Como escrever bem #11: Escreva frases curtas

A extensão das sentenças nem sempre é um problema, já que a maioria dos bons blogueiros pode criar frases cheias de significado com 15 palavras.

De fato, se a extensão média de suas frases for de 14 palavras, você pode ter certeza de que os leitores vão entender até 90% do que você está dizendo. No entanto, se você usar apenas 8 palavras, os leitores vão entender tudo.

Apesar das frases longas nem sempre serem ruins, elas se tornam um problema quando você tenta escrevê-las e em vez de compor frases longas e profundas acaba confundindo seus leitores.

Se você quer aprender como escrever bem, tente usar frases curtas. Orações mais curtas trazem mais clareza ao conteúdo e fazem com que ele fique forte. Também são mais bonitas.

Para remover  de seu post todas as frases que são muito longas, edite-o usando o app Hemingway. O editor Hemingway te ajuda a reescrever todas as frases longas em seu post e deixá-lo mais legível.

Quando seu novo post estiver pronto, vá até o app Hemingway e cole seu conteúdo. A seguir, procure todas as frases marcadas em vermelho. Essas são as frases longas que podem ser reescritas para dar mais clareza.

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Como escrever bem #12: use mais espaços

Os espaços em branco não são apenas uma ferramenta para descansar a visão do leitor. São também uma sugestão. Os designers têm usado espaços em branco desde sempre para chamar atenção para os elementos mais importantes de seu design.

Assim como um designer, você pode usar espaços em branco e guiar seus leitores ao longo do post.

O criador do Usaura (uma ferramente de teste de usabilidade), Dmitry Fadeyev diz:

“Os espaços em branco também podem deixar o conteúdo mais legível. Um estudo (Lin, 2004) constatou que o bom uso dos espaços em branco entre parágrafos e nas margens direita e esquerda aumenta a compreensão em quase 20%.  Os leitores acham mais fácil se concentrar e processar conteúdo com um espaçamento generoso.”

Ao espaçar bem o seu texto, você pode conseguir que seus leitores leiam o post completo. Jon Morrow, do SmartBlogger, faz isso muito bem. Veja o post do blog dele:

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Perceba como ele usa espaços em branco e dá aos leitores uma chance de respirar.

Os espaços em branco também são a sua maior ferramenta na hora de criar conteúdo adaptado para dispositivos móveis, já que, entre várias vantagens, deixam a leitura FÁCIL, quase sem esforço.

Conclusão

Para conseguir que seus posts longos sejam lidos, não pense apenas em seu conteúdo. Pense em sua estrutura. Pense em como escrever bem. E pense em como você formata o texto.

Apenas após cuidar da estrutura, do estilo e da formatação do post é que você poderá prender a atenção dos seus leitores.

Espero que tenha conseguido que a maioria de vocês lesse o texto até aqui!

Você já experimentou alguma dessas dicas? Que outras táticas você usa para garantir que seus posts mais longos sejam lidos?

AVALIE GORA MESMO!
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