Em 2016, espera-se que uma empresa média dedique 30% de seu orçamento ao marketing online.
A variedade de ferramentas e plataformas gratuitas faz com que seja incrivelmente fácil criar e distribuir conteúdo, chegar até seu público-alvo e construir seu negócio, mesmo sem fazer Networking pessoalmente.
Mesmo pessoas comuns, como você e eu, podem criar impacto com o marketing digital. Mas.. espera aí…
Dê uma olhada ao seu redor.
O que você vê?
Marcas gigantescas com milhões de dólares para gastar em marketing estão entrando no espaço digital. Essas marcas estão publicando conteúdo e usando mídias sociais e outros canais de marketing para amplificarem seu alcance.
Você está sem orçamento para criar uma campanha de marketing online? Este guia rápido vai te mostrar como começar com menos de $100.
A calculadora de orçamentos da Leadgenix nem sequer faz cálculos se você tiver recebido menos do que $10.000 em receita no ano passado.
Será que startups e empresários individuais têm alguma chance nessa competição?
Felizmente, restrições financeiras não precisam ser um impedimento.
Há vários solopreneurs (empreendedores individuais), como Brian Dean e Chandler Bolt que construíram seus negócios do zero.
Você simplesmente terá que trabalhar mais para direcionar tráfego de forma gratuita.
Quando já tiver acumulado alguma receita, você poderá reinvestir o dinheiro para acelerar seus esforços com o marketing digital.
Para te dar um impulso inicial, reuni aqui 5 técnicas de marketing que são econômicas (acompanhadas por ferramentas gratuitas) que você pode implementar imediatamente em sua campanha de marketing online.
Vamos à técnica de nº 1!
1. Faça pesquisa de mercado para encontrar seu consumidor ideal
Para usar de modo eficiente seus recursos limitados, você precisa utilizar o marketing de forma estratégica. Você não pode investir todo o seu tempo em todas as plataformas novas e atraentes de marketing, ou criar uma campanha de marketing online sem primeiro alinhá-la com os objetivos da sua empresa.
Ao se iniciar no marketing, você precisa tentar conhecer seu cliente, atual ou potencial. Aqui estão algumas perguntas para você:
- Qual é a faixa etária do seu público-alvo?
- Quais são os principais problemas que eles querem resolver?
- Quais são suas profissões e suas faixas de rendimento anual?
- Quais são os sites que utilizam?
Na medida em que você começa a coletar respostas para essas questões, vai descobrir que seus clientes são bem diversos. Eles têm preferências únicas e diferentes necessidades que os motivam a comprar. Assim, você não pode usar uma única abordagem de marketing para todos os clientes, pois isso irá atrapalhar suas vendas.
O próximo passo vai te ajudar nesse ponto.
Crie uma persona do seu público.
A HubSpot criou 3 personas que são usadas para elaborar milhares de artigos e guias técnicos que atraem diferentes partes do seu público.
Será que as personas, além de ajudarem a criar conteúdo mais relevante e atraente, podem ter um impacto direto em seus resultados quando acompanhados de uma definição detalhada de público?
Sim.
A Blank Label reformulou seu site, incorporando as necessidades de seus principais clientes. Isso incluía fotos mais detalhadas e uma interface de usuário aperfeiçoada.
O resultado?
Eles tiveram um aumento de 30% nas vendas no site.
Se você quer uma forma interessante de visualizar seu consumidor ideal em formato Word, visite o Make My Persona.
Essa é uma ferramente gratuita que você pode usar para definir com precisão seus diferentes tipos de comprador. Basta responder a algumas perguntas sobre seus clientes e assim criar uma representação ficcional deles.
Dentro de 15 minutos você receberá um e-mail com uma persona, como você vê abaixo:
Após criar uma persona, você poderá inclusive mapear sua jornada de compra, a fim de entendê-la melhor em cada fase do ciclo de vida de seu negócio.
A pesquisa de palavras-chave também é uma parte essencial da pesquisa em marketing. Se você quer se sair bem ao criar uma campanha de marketing online e de conteúdo, poderá encontrar oportunidades ocultas para ranqueamento usando as estratégias que mencionei neste artigo.
2. Use o princípio 80/20 em sua criação de conteúdo
O conteúdo é hoje a linha vital do marketing online. A HubSpot constatou que empresas que publicam 16 ou mais posts por mês geram 3,5 vezes mais tráfego do que aquelas que publicam 3 ou 4 posts por mês.
Mas se você está começando, publicar um post a cada dois dias pode ser um enorme desafio. E talvez você também não tenha recursos para tentar terceirizar a criação de conteúdo.
Eu tenho uma solução para isso.
Crie 10 vezes mais conteúdo e publique só de vez em quando.
Brian Dean é o maior defensor dessa estratégia. Ele publica apenas um conteúdo aprofundado e incrível por mês, e leva mais de 20 horas para escrevê-lo.
Depois disso, ele faz uma divulgação incrível, enviando mais de 100 e-mails de alcance para cada post publicado. Ele gasta cerca de 80% do seu tempo promovendo seus posts.
E em vez de publicar novos posts, ele gasta 50% de seu tempo atualizando seus posts antigos para mantê-los relevantes.
Foi assim que Brian conseguiu chegar a 100 mil visitantes tendo publicado apenas 32 posts.
Até o Ahrefs adotou recentemente essa estratégia de criar um menor volume de conteúdo com maior qualidade. Reduzir a frequência de publicação deixou mais tempo livre para a divulgação e ajudou a aumentar o tráfego de busca de seu blog em 89% em apenas 3 meses.
Além de investir 80% de seu tempo em divulgação, o princípio 80/20 também te encoraja a usar seu tempo criando o conteúdo certo.
Isso talvez signifique não criar posts de texto, e sim, vídeos e conteúdo interativo (como testes e enquetes) baseados em seu segmento e nas preferências do seu público.
Por exemplo, o BuzzSumo descobriu que testes e conteúdos interativos foram incrivelmente populares em 2014. As pessoas adoram compartilhar com amigos os seus resultados obtidos em testes.
Da mesma forma, o conteúdo visual é visualizado e compartilhado com frequência. Assim, você deve usar uma parte maior do seu tempo criando gráficos originais para acompanhar cada conteúdo.
Se quiser ajuda para escolher um tipo de conteúdo, crie sua lista a partir das 15 opções que listei neste post do Quick Sprout.
3. Faça parcerias com influenciadores
Fazer SEO toma bastante tempo, mas nem sempre precisa envolver dinheiro.
Mas se seu público-alvo passa a maior parte do tempo nas redes sociais, você vai ter dificuldades. O alcance orgânico para marcas no Facebook e no Twitter está diminuindo.
A conclusão é:
Se você está começando do zero, terá que pagar para fazer uma campanha de marketing online usando as mídias sociais.
Mas não se preocupe.
Quero te apresentar uma estratégia de marketing ainda mais eficaz e pessoal do que o marketing pago…
O Marketing de Influenciador.
O marketing de influenciador tem sido adotado por um número cada vez maior de marcas nos últimos anos. Veja o enorme aumento no gráfico (segundo o Google Trends).
A razão para isso é que negócios conseguem obter consumidores de alta qualidade através de influenciadores.
Segundo uma enquete promovida pela Tomoson, negócios geram em média $6,5 em receita para cada $1 gasto.
Além da eficiência de custos, o marketing de influenciador é também o canal de aquisição de consumidores que cresce mais rápido (ultrapassando e-mails e busca orgânica).
Ainda não acredita que líderes não-concorrentes em sua indústria podem te ajudar a divulgar suas ofertas de valor?
Então deixe-me compartilhar um exemplo de como a marca francesa de moda Chloé aproveitou essa ideia em sua campanha de marketing online.
A Chloé lançou uma nova fragrância, Love Story, e queria direcionar para ela a percepção e o engajamento do público. Assim, selecionou alguns dos principais blogueiros de moda e pediu uma apresentação patrocinada para a fragrância em seus blogs.
Os blogueiros criaram um conteúdo exclusivo com foco na divulgação da marca (com o tema “história de amor”) para a Chloé. E isso resultou em um incrível engajamento do público, incluindo mais de 100 comentários e mais de dois mil compartilhamentos em redes sociais para o post abaixo.
Veja o enorme alcance em mídias sociais dos blogueiros de moda a quem a Chloé confiou sua campanha de marketing online.
Apesar de produtos de moda e estilo terem mais terreno fértil para o marketing de influenciador, empresas em outros nichos não precisam ficar de fora. Vou compartilhar uma experiência em outro nicho.
Pat Flynn é um blogger conhecido que escreve sobre marketing na internet e como ganhar dinheiro online. Ele tem mais de 135 mil assinantes de e-mail e ganhou mais de $175.000 em janeiro.
Para ter chegado a resultados tão bons, ele deve ter criado seus próprios produtos, certo?
Não.
Ele usa principalmente o marketing de afiliados.
Veja a receita que ele gerou fazendo recomendações de cursos e ferramentas criadas por grandes nomes como Ramit Sethi e Derek Halpern.
Imagine o rendimento que Ramit e Derek poderiam ter ao vender esses cursos através de Pat.
Da mesma forma, a Square fez uma parceria com a Apple para receber credibilidade e aumentar seu crescimento.
Para um iniciante, pode parecer assustador pedir a um influenciador que promova seu produto. Assim, você pode começar solicitando um link, usando os 6 métodos apresentados neste artigo.
4. Se você só pode investir em um canal de marketing, invista neste…
Independente do seu segmento ou do tamanho da sua empresa, de estar começando seu negócio ou já ter chegado a um estágio avançado, você precisa usar…
…o e-mail marketing.
Muitos blogueiros já estabelecidos se arrependem de não terem criado uma lista e coletado os emails dos visitantes de seu site desde o primeiro dia do seu blog. John Chow diz que esse foi o seu maior erro.
Por acaso você está se perguntando por que há tanto amor pelo e-mail?
Bem, segundo o ExactTarget, profissionais de marketing recebem em média um retorno de $44,25 para cada $1 gasto em e-mail marketing.
O e-mail gera um ROI tão bom porque visitantes que vêm através do e-mail têm maior engajamento e constroem um relacionamento com você. Assim, o e-mail pode ser considerado o canal de marketing mais maduro, que age como um alicerce para todas as outras plataformas.
Para começar a usar o e-mail marketing, selecione um provedor de serviços como Infusionsoft, ConvertKit, Mailchimp, Get Response ou Aweber. Quase todos esses produtos oferecem um período de demonstração gratuito. O MailChimp até oferece uma opção completamente gratuita, com algumas restrições.
A seguir, você deve colocar convites para a sua lista de e-mail em pontos estratégicos do seu site, como a barra lateral do lado direito.
Ou acima da dobra superior.
A estratégia mais relevante para coletar e-mails sem causar interrupções para seus usuários é oferecer upgrades do seu conteúdo. Brian Dean aumentou suas conversões em 785% em um só dia com essa estratégia.
Para mais dicas de como conseguir seus primeiros assinantes de e-mail, veja os dois artigos abaixo:
- Como converter Visitantes em Assinantes de e-mail: 15 dicas rápidas
- Como conseguir os 100 primeiros cadastros de e-mail
5. Adicione valor à sua comunidade ao participar de mais conversas individuais
Enquanto examina tantos dados e métricas sobre o seu público-alvo, talvez você se esqueça de que o objetivo do marketing é construir relacionamentos com pessoas reais.
A interação individual com seu cliente vai ajudar a aprofundar sua conexão e levar seu marketing ao próximo patamar.
Por que?
Porque essa é a melhor maneira de entender seus clientes.
O responsável do Pinterest pela pesquisa de experiência do usuário, Gabriel Trionfi, faz visitas a clientes regularmente, acompanhado de sua equipe de designers. Essas visitas ajudam a equipe de design do Pinterest a entender como os usuários realmente utilizam a plataforma.
Eu mesmo tento responder a todas as perguntas que recebo. Às vezes é uma pergunta em um post do blog:
Ou uma atualização em uma mídia social.
Não despreze as ações que adicionam valor não-escalável à sua comunidade – elas podem aumentar o seu crescimento de forma incrível. O Tinder e o Popcorn Metrics aceleraram seu caminho para o crescimento com essas estratégias não-escaláveis.
Outro profissional genial do marketing que usa as conversas individuais é Gary Vaynerchuk. De fato, ele construiu sua marca ao redor dessa ideia. Ele recebe mais de 100.000 mensagens apenas no Twitter. Abaixo, veja por exemplo o diálogo entre Daniel e Gary.
Uma hora depois, Daniel recebeu 20 dúzias de ovos em seu apartamento.
Daniel escreveu uma história sobre essa experiência no Medium, dando excelente divulgação à marca de Gary. E muitos enviaram pedidos de todos os tipos a Gary, que respondeu com generosidade.
Você pode dizer que essa técnica de conectar-se individualmente aos consumidores vai dar trabalho e tomar muito tempo. Mas você pode colocá-la em prática sem gastar dinheiro e ganhar assim clientes fiéis para o resto da vida [que também irão falar bem de você para os amigos deles].
Assim, saia da sua zona de conforto e converse com seu público-alvo em fóruns, grupos do Facebook e outras comunidades específicas. Leia o item nº 1 deste artigo para saber onde encontrá-los.
Conclusão
Laurel, do Elevate my Brand, recomenda que empresas com menos de cinco anos de idade gastem entre 12% e 20% de sua receita anual projetada em marketing. Isso te dá uma boa estimativa de como gastar bem seu dinheiro.
Mesmo que falte capital, você pode confiar nas 5 técnicas de marketing online que compartilhei nesse artigo. As ferramentas e estudos de caso que compartilhei com cada estratégia vão te ajudar a economizar na implementação de uma campanha de marketing online.
Ainda que você já tenha um bom fluxo de caixa, dê preferência a ações eficientes em vez de “torrar” o seu dinheiro. Isso vai te ajudar a construir um negócio sustentável a longo prazo.
Se você tem perguntas sobre qualquer uma das 5 técnicas ou gostaria de compartilhar os resultados do seu negócio e de suas campanhas de marketing online, não deixe de comentar.