Então você decidiu intensificar o seu marketing de conteúdo e contratar alguns freelancers profissionais de marketing.
Parabéns! Este é um grande passo, e pode fazer a diferença na qualidade e na quantidade do conteúdo que você produz!
O que será ótimo, se você considerar a importância do marketing de conteúdo atualmente.
Um olhar rápido no gráfico abaixo da MarketingProfs mostra que os Blogs são vistos como uma das maiores táticas de marketing de conteúdo desde ano.
Claro, sendo o empresário experiente que você é, você está ciente de que este processo não estará livre de obstáculos.
Garantir que você irá contratar as pessoas certas é bem difícil. Como você irá descobrir como gerenciar esses escritores uma vez que eles entraram para o time?
Vamos apenas dizer que as coisas podem ficar bagunçadas bem rapidamente.
Felizmente, é ai que eu entro!
Eu escrevi essa lista para tornar isso o mais fácil possível para você.
Como de costume, você pode clicar em qualquer um dos tópicos abaixo e verificar uma seção específica, caso isso seja do seu interesse.
Mas particularmente a minha sugestão é que você leia este artigo até o final.
O ponto principal é que você irá entender como contratar freelancers e gerenciar esses escritores, e eu iria odiar caso você saísse com uma compreensão incompleta do tópico.
3 etapas para o processo de contratação
1. A intenção é tudo
Toda vez que eu começo a falar sobre a importância de estabelecer metas antes de mergulhar de cabeça no mundo do marketing de mídia digital, eu me preocupo com as pessoas que não estão levando isso a sério.
Deixe-me ser claro. Não estou dizendo para você definir metas porque é um primeiro passo conveniente.
Estou falando isso porque você entrar nesse processo sem saber nada é indiscutivelmente uma das piores coisas que você poderia fazer.
Especialmente quando você esta prestes a contratar um freelancer, parar por um momento e se afastar de tudo para determinar exatamente o que você quer pode te salvar de vários problemas no futuro.
Seu objetivo não irá determinar apenas o tipo de pessoa que você vai contratar. Também vai determinar se essa pessoa irá realizar com êxito todos os objetivos que você precisa.
Com este plano, irão existir algumas questões-chaves que você precisa abordar.
Por que não começamos com o básico?
Que tipo de conteúdo você está fazendo? Determine se é educacional, inspirador, divertido ou uma mistura dos três.
Realmente não importa, desde que você tenha isso bem definido antes de entrevistar o seu primeiro candidato.
Se você está realmente afim de fazer isso, aqui estão algumas das táticas mais populares usadas, cortesia do MarketingProfs.
Em seguida, vejamos qual será a programação deles. Será que eles irão criar um conteúdo original uma vez por semana?
Uma vez por dia?
Novamente, tire um momento para decidir o que você consideraria ser um fluxo de conteúdo saudável.
Mas não pare por aí!
Quanto você irá oferecer como compensação para os escritores?
Com que frequência você planeja pagá-los?
Quando você quer que eles entreguem o trabalho?
Essas são apenas algumas das perguntas que você deve responder antes de realizar a sua primeira entrevista.
Lembre-se de que, mesmo que esteja planejando trabalhar com freelancers, seu objetivo, tanto para o papel como para a pessoa que irá preencher a vaga, ditará quão bem sucedido será todo esse processo.
2. Onde caçar talentos
Ok, então você estabeleceu uma série de objetivos que espera dos seus escritores uma vez que você os contrate.
Até agora, tudo bem, certo?
O próximo passo é bem simples, na verdade. Existe um pequeno obstáculo, mas vamos chegar neste tópico em um segundo momento.
Agora que você está pronto para contratar um freelancer, é hora de começar a explorar o talento e descobrir quem está pronto para entrar no seu time.
Mas antes de chegar lá, teremos que passar por centenas, senão milhares, de escritores.
Onde você deveria começar a procurar talentos?
Minha primeira sugestão é sempre conversar com seus amigos, familiares e colegas.
Pode soar um pouco clichê, mas existem muitas pessoas em sua rede de amigos que podem conhecer alguém que estaria interessado.
Além disso, entre em contato com empresas que contém escritores que você gostaria de contratar.
Um excelente exemplo disso? O Huffington Post. Eles não só tem muitos escritores talentosos, mas também cada artigo lhe dá a chance de se conectar diretamente com os autores.
Você também pode procurar em seus sites favoritos e chegar diretamente aos escritores, com o Medium sendo um ótimo exemplo.
Pode não parecer muito, mas você pode ficar impressionado com o tipo de pessoas que pode encontrar com apenas um grau de separação.
Naturalmente, você pode contatar as empresas que existem para lhe fornecer as ferramentas certas para o trabalho.
Essas agências podem fazer exatamente o que você precisa.
Talvez você queira começar com apenas alguns trabalhos, apenas para se certificar que as coisas passem por um bom teste de ajuste. Você pode usar um serviço como o Creative Circle.
Serviços como esse geralmente são utilizados para dar as pessoas apresentações menores.
Mas digamos que você queira pular o processo de contratação dos profissionais completamente!
Neste caso, você pode contatar empresas como o BlogMutt para todas as suas necessidades de blogs comerciais.
Existem muitas vantagens em trabalhar com uma agência, desde que você escolha o caminho certo!
Outra maneira de encontrar escritores em potencial? LinkedIn! É ai que muitos profissionais de marketing são descobertos.
Se você realmente quiser, você pode usar o Craigslist. Apenas prepare-se para uma quantidade enorme de candidatos, onde grande parte deles nem sequer estará familiarizado com a sua empresa.
O que me leva ao obstáculo do qual falávamos anteriormente.
Você vai conseguir muitas pessoas para se candidatar a vaga. Não é tão difícil encontrar pessoas.
Você sabe o que é difícil? Encontrar as pessoas certas!
3. Preparando e executando a entrevista
Você fez todas as suas pesquisas, tem algumas centenas de candidatos e está preparado para contratar alguém.
Existem apenas dois últimos passos. O primeiro é reduzir o tamanho do número de candidatos e o segundo é realmente contratar a pessoa.
Quando se trata de reduzir o número de candidatos, existem algumas ferramentas que você pode usar para eliminar uma quantidade significativa.
Primeiro, verifique a gramática.
Confie em mim, você irá me agradecer mais tarde.
Uma vez que você tomou o cuidado com isso, considere os testes de escrita que as pessoas te enviaram.
Eles tem experiência no seu ramo? Em caso afirmativo, quantos anos eles estão envolvidos com isso?
O tom que eles usam é uma boa combinação para o tom que você gostaria que a sua marca tivesse?
E, finalmente, o ponto mais importante: sua escrita é realmente boa?
Determinar se a escrita é boa ou ruim vai te dar dois aspectos simples aqui:
- O artigo oferece valor tangível? (na forma de educação ou entretenimento)?
- O artigo foi agradável para ler?
Sério, é isso.
Agora que você diminuiu os candidatos, é hora de começar a entrevistar!
Mas antes de sermos pegos numa entrevista repetitiva e passar um dia inteiro assim, vamos separar um momento para pensar sobre o próprio processo de entrevista.
Você se lembra da última vez que estava sendo entrevistado para um emprego?
Se eu tivesse que dar um palpite, eu diria que você estava um pouco nervoso, porém ansioso para passar a melhor impressão possível, certo?
Bom, adivinhe? As coisas não mudaram.
Basta digitar a frase “como entrevistar bem” no Google que você terá 271,000,000 resultados.
As pessoas que você irá entrevistar estarão armadas com todos os truques para se certificarem que estarão causando uma ótima primeira impressão.
Toda pessoa que você conversar no Skype vai tentar ao máximo te impressionar para ganhar sua atenção e seu dinheiro.
Isso não quer dizer que as pessoas são mal intencionadas ou qualquer coisa. Elas simplesmente não querem causar uma primeira impressão ruim.
Mas lembre-se dessa lista de objetivos que recuperamos na primeira seção? Bem, é ai que ela é realmente útil.
Ao invés de ficar preso em quanto você gosta de uma pessoa em particular durante o processo da entrevista, concentre-se em ler as perguntas que você preparou.
A informação que você obteve através dessas perguntas lhe dará muito mais para trabalhar do que simplesmente uma intuição que você teve após 15 minutos de conversa no Skype.
3 etapas para o processo de gerenciamento
1. A comunicação determina o sucesso
Ei, você acabou de contratar o seu primeiro redator.
E supondo que você tenha seguido minhas dicas, você provavelmente acabou com um escritor muito sólido em sua equipe.
Porém eu tenho algumas más noticias. A parte da contratação é realmente a parte mais fácil de todo o processo.
Mas aqui estão as boas notícias. Enquanto você seguir essas próximas três instruções, você estará em boa forma.
O primeiro passo para gerenciar uma equipe de escritores, ou qualquer equipe para esse assunto, é dominar a arte da comunicação.
Deixe-me ser o primeiro a dizer que responder aos emails constantemente é uma grande dor de cabeça, e meu coração vai para todos que acordam com emails de trabalho urgentes.
Dito isso, normalmente é como essas situações começam.
Mesmo que você tenha dado aos seus escritores um guia de estilo para seguir tão completo como o que o The Economist usa, há situações inevitáveis em que eles irão precisar da sua orientação.
Acredite em mim, não é divertido para eles enviar emails para você constantemente. Mas isso acontece principalmente porque eles querem ter certeza que você está recebendo o que deseja.
Uma vez que seus escritores estiverem trabalhando com você por um tempo, eles irão enviar e-mail com menos frequência.
Supondo que você contratou alguém que realmente é um profissional, eles devem ser capazes de entender o tom que a sua marca vai muito bem.
O que é ótimo, pois isso significa que você poderá se preocupar menos com a execução do conteúdo e se concentrar mais em quais ideias sua equipe de redatores deveria estar trabalhando.
Mesmo assim, o que é importante ter em mente é que você ainda deve tentar responder seus escritores rapidamente.
Uma das razões pelas quais uma ferramenta como o Slack é tão poderosa é que ela suporta um fluxo de trabalho eficiente removendo várias barreiras da comunicação que são possíveis.
No Slack, você pode enviar tudo, desde comunicados importantes até pequenas edições. Além disso, você pode enviar arquivos e imagens instantaneamente para sua equipe.
Isso não só irá garantir que o seu conteúdo seja concluído o mais rápido possível, mas também irá garantir que não haja falsas comunicações sobre o aspecto do conteúdo.
E acredite, não há nada mais frustante (para ambas as partes) do que o escritor ter que começar tudo de novo, porque eles não entenderam exatamente o que deveria ser feito.
Portanto a boa comunicação é muito mais do que respostas rápidas.
2. O Feedback deve ser consistente
A medida que seu escritor criar o conteúdo, você deve ajudar a ajustá-lo.
Por quê?
Simples. Ele garante que o conteúdo que está trabalhando será muito melhor.
Além disso, lhe dá uma visão mais profunda do tipo de conteúdo que você deseja ver no futuro.
Honestamente? A maior parte da frustração em situações editoriais pode ser resumida em uma única frase.
Silêncio de rádio.
O silêncio de rádio de ambos os lados por longos períodos de tempo pode ser um problema.
Ok, mais do que apenas um pouco.
E falando sobre consistência, o feedback que você dá aos seus escritores deve ser bastante consistente.
Não estou apenas falando sobre o momento.
Se você quiser evitar qualquer confusão entre você e sua equipe de escritores, ferramentas como o Trello podem ser incrivelmente úteis.
O Trello oferece dois grandes benefícios que podem aumentar a produtividade com sua equipe de redação.
- Ele previne que você esteja ao telefone/email durante todo o dia com diferentes escritores
- Isso ajuda você a organizar e rotular claramente projetos diferentes de cada escritor.
E essa última parte é importante porque você precisa ter certeza de que o seu feedback é fácil de entender além de ser consistente.
Não existe maneira mais fácil de frustrar seu novo redator do que pedir para que façam alguma coisa hoje e amanhã dizer para não fazer.
Para ser claro, não existe nada de errado em evoluir como uma empresa e querer ter certeza de que ela mostra isso em seu conteúdo.
A questão é quando seu escritor não tem certeza sobre o que a marca deveria ser.
É exatamente por isso que anteriormente definimos claramente seus objetivos. Isso garante que o feedback que você dará aos seus redatores coincida perfeitamente com os objetivos bem estabelecidos.
Ser pouco claro sobre o que você deseja, além de ser uma experiência bem frustrante, também tornará impossível que seus escritores ofereçam trabalhos satisfatório.
3. Compreenda que delegar significa deixar ir
Lembre-se de voltar na primeira seção deste artigo onde eu disse que sua intenção determinará o sucesso geral de todo esse projeto?
Bem, é aqui que tudo o que você fez vem junto.
Se você fez tudo corretamente, seu escritor deveria estar pronto para lidar com a grande parte do processo criativo.
Você se certificou de contratar pessoas que são boas para seu negócio.
Você criou um guia de estilo que enfatiza a importância de contar histórias atraentes.
Você mesmo preparou metas que ajudaram a informar o feedback que você deu a eles.
Agora você está pronto para o passo final: abraçar a natureza da delegação e confiar em seus escritores para executar.
Você os contratou por causa da sua habilidade, certo? Eu sei que é difícil dar um passo para trás e deixar alguém cuidar disso, mas isso faz parte da prática.
Se os seus escritores tiverem dúvida, eles vão te encaminhar um e-mail. Mas se você fez seu trabalho corretamente, você não receberá muitos emails com esse assunto.
Conclusão
Reunir uma equipe de redatores pode parecer bem intimidante a primeira vista.
Há preocupações quanto a compatibilidade, nível de habilidade, compensação, e muitos outros problemas que podem surgir.
Você nunca irá conseguir antecipar tudo. Quanto maior sua equipe, mais provável que você tenha que apagar pequenos incêndios diários.
Mas você pode tomar algumas medidas para evitar que a situação saia sempre fora do controle.
Estabeleça claramente orientações e objetivos, e descubra o que você deseja que essa operação pareça.
Depois de lidar com isso, comece a explorar talentos e encontrar potenciais candidatos.
Limite o número de candidatos e prepare suas perguntas para as entrevistas.
Depois de ter contratado alguém, certifique-se de que a comunicação rápida é uma regra.
O feedback que você dará a eles também deve ser consistente, tanto no que diz respeito ao tempo até quando se trata da mensagem que você esta entregando.
E finalmente, você precisará aprender a abraçar a natureza da delegação e deixar sua equipe de redatores fazer o que faz de melhor.
Se você conseguir fazer tudo isso, então seus esforços para o marketing de conteúdo estarão em dia.
No momento certo, sua equipe de profissionais de marketing altamente qualificados aumentará a qualidade e a quantidade do seu conteúdo de uma maneira que você nunca viu antes.
Você já adicionou um escritor em sua equipe? Qual é a sua opinião sobre a delegação da criação de conteúdo?