COMO CONSTRUIR SUA MARCA PESSOAL ATRAVÉS DE UM BLOG

Como Construir sua Marca Pessoal Através de Um Blog
Como Construir sua Marca Pessoal Através de Um Blog

build personal brand blogging

Quem é você? E por que isso é importante para mim?

É uma pergunta muito direta, mas eu não estou tentando ser cruel.

A verdade é que, quando se trata de como criar uma marca pessoal, essa é a pergunta que todo mundo faz.

O que é a sua marca, e que valor ela vai adicionar à minha vida?

Você não deve estudar como construir uma marca para alimentar o seu ego.

E sim para ter mais oportunidades para ajudar e se conectar com pessoas em sua indústria.

E uma das melhores formas de construir uma marca é ter um blog.

Um blog é uma central de conselhos.

E tem também o benefício de te ajudar a rankear nos mecanismos de busca.

Mas saber como criar sua marca pessoal na internet usando um blog é mais do que aprender a configurar um site.

Esse processo envolve mais do que escrever.

Nesse artigo, vamos ver algumas dicas sobre como construir sua marca pessoal da maneira correta, indo além do conteúdo em si afim de estender seu alcance social.

1. Construa sua marca (e suas palavras-chave) em torno de um nicho

Como você quer ser conhecido na Internet?

Eu quero ser conhecido como especialista em marketing online.

Eu vivo e respiro marketing.

Cada email, webinar, anúncio e post que eu crio fala desse tema, porque esse é o meu nicho.

Veja só essa imagem de captura de tela do meu blog, por exemplo.

npblogexample

É tudo marketing, o tempo todo.

Às vezes eu adiciono coisas pessoais, mas mesmo isso é relacionado ao marketing.

E então, qual é a sua área? Como você quer ser conhecido?

Será que você é o guru simpático da vizinhança? Ou o mentor durão?

Veja os casos de pessoas como Tim Ferriss (o guro simpático) ou Garrett White (o mentor durão).

Ambos fizeram um excelente trabalho ao se posicionar em nichos.

Qualquer que seja o seu nicho, ele deve ser um tema que você conhece e entende.

E você precisa conseguir escrever sobre ele. Porque você vai escrever muito sobre ele.

Ao escolher um nicho, foque nas palavras-chave.

Será que o seu nicho está procurando uma especialidade como a sua? Veja o volume de pesquisa. Veja os termos pesquisados.

As palavras-chave vão te dizer se as pessoas estão ou não procurando conselhos em seu nicho.

Para fazer uma pesquisa de palavras-chave básica, comece de forma simples.

Pense em algumas palavras-chave e use o Google para ver quais resultados aparecem.

Se eu inserir “online marketing,” por exemplo, que são as palavras-chave do meu nicho, eu apareço nos dois primeiros resultados após os anúncios pagos.

onlinemarketingkeywords

Veja os resultados e anote os nomes ou guarde os endereços dos sites. Esses são os seus concorrentes.

E então você pode usar outras ferramentas de palavras-chave para encontrar palavras-chave relevantes para o seu nicho.

Eu gosto de usar o Google Keyword Planner.

googlekeywordplanner

Além de uma lista de palavras-chave, eu posso ver a média mensal de pesquisas, palavras-chave concorridas e lances sugeridos.

Isso me ajuda a saber exatamente quem está procurando minha ajuda e como eu posso alcançá-los.

Lembre-se de que eu estou fazendo isso há muito tempo, e minha marca está centrada no marketing online, o que explica porquê eu estou posicionado com essas palavras-chave.

Talvez você não obtenha posições com palavras-chave muito concorridas logo no início. Mas tudo bem.

Encontre seu nicho, identifique as palavras-chave dele e use-as em todos os lugares.

Quando você já tiver construído sua marca pessoal e marketing pessoal, vai começar a aparecer nos rankings para as palavras desejadas.

2. Use sua personalidade para criar a voz da marca

Quando perguntaram a Tim Ferriss sobre como construir sua marca pessoal, ele disse: “Eu me esforço para ser eu mesmo, apesar das críticas, e para ser a melhor versão possível de mim mesmo.”

Essa mentalidade é visível em muito do que Ferris faz com a marca dele.

Veja esse exemplo do blog pessoal dele:

timferrissexample

A marca dele está centrada na ideia de que você está recebendo valor dele.

Os conselhos dele. A sabedoria dele. A personalidade dele.

Mas na verdade, ele terceiriza quase todo o trabalho a assistentes virtuais.

Exceto a redação.

Por que? Para se manter fiel à voz da marca dele.

Nem todo mundo segue esse caminho, mas Tim criou a marca dele sobre a ideia de autenticidade.

O público dele sabe que ele é o cara que fez de tudo e tem muito o que dizer a respeito disso.

A personalidade dele é também a voz da marca dele.

Quando você está começando no mundo dos blogs, precisa criar sua própria voz de marca.

Isso significa integrar partes da sua personalidade em seu texto.

Você precisa entender que as pessoas estão vindo à sua marca por causa de você.

Se elas quisessem um guru qualquer, iriam a um guru qualquer.

O que você tem é único, e você precisa injetar sua personalidade em sua marca.

Veja esse exemplo de outro blogueiro popular, James Clear.

jamesclearexample

A marca de James é construída em torno do storytelling. Ele te diz isso imediatamente quando você chega ao blog.

Como ele explica:

“No fim das contas, meu trabalho acaba sendo um terço storytelling, um terço pesquisa acadêmica e um terço experimento pessoal. É uma mistura colorida de histórias inspiradoras, ciência acadêmica e sabedoria obtida com muito suor.”

As histórias são a voz da marca dele.

Ao construir a voz da sua marca, considere sua própria personalidade.

Talvez você queira falar mais casualmente com seus leitores, como Karen Marston do Untamed Writing.

untamedwriting

Ou talvez você tenha mais sucesso com profissionalismo.

Seja o que for que faz de você “você”, coloque tudo isso em seu blog.

3. Crie o design do seu blog em torno da sua marca

Após identificar seu nicho e a voz da sua marca, vem a parte difícil: construir o próprio blog.

O design é um daqueles elementos que podem trabalhar ao seu favor ou contra você.

Como o meu foco é ajudar as pessoas com o marketing online, eu não sobrecarrego meu site com nada que não tenha relação com isso.

Veja um dos posts do meu blog, por exemplo:

blogpost1

Se você não está lendo meu conteúdo (que é sobre marketing online), está vendo anúncios para meus cursos de marketing online.

blogpost3

Ou navegando a barra lateral, que traz informações sobre marketing online:

blogpost2

Em qualquer parte do seu site, a única coisa que você encontra são informações sobre marketing online.

Porque esse é o meu foco.

Eu também mantenho meu site bem limpo e fácil de navegar, para dar uma boa primeira impressão.

Estudos mostram que em 94% do tempo, a primeira impressão de alguém é baseada no design. Essa decisão leva apenas 50 milissegundos para ser tomada.

Assim, o design do seu site é tão importante quanto a voz da sua marca.

Um exemplo de design relacionado à marca bem feito é o site de Seth Godin.

 

Seth Godin

Ele sabe que as pessoas estão ali para ouvir o que ele tem a dizer, e por isso literalmente fez de si mesmo o foco da página.

Você tem que clicar na cabeça dele para ler o blog.

Depois que você chega ao blog, vê que ele mantém tudo bem simples.

seth godin2

Perceba que você pode clicar na cabeça dele mais uma vez no canto da tela. Ali você vai ver mais links para coisas úteis.

seth godin3

A navegação principal do site dele também te leva a tudo isso, claro.

Mas a questão aqui é mais do que clicar em links.

Você está se divertindo fazendo isso.

É isso que o design deve fazer: levar as pessoas a interagir com você.

Dois milhões de posts de blog são publicados todos os dias.

Você vai precisar que o seu blog se destaque de alguma forma.

O design é uma forma bem simples de fazer isso.

Você deve começar criando seu próprio site, com o seu nome.

Por que o seu nome? Para que as pessoas façam a ligação.

Você deve ter percebido que a maioria dos exemplos que eu citei até agora (Tim Ferriss, Seth Godin, eu mesmo) usam os nomes próprios deles como domínios e perfis nas mídias sociais.

Essa é a primeira coisa que você vai ver ao pesquisar nossos nomes no Google:

neilpatelsearch

sethgodinsearch

timferrisssearch

Eu também escrevo para vários outros blogs.

Mas no geral, eu sou Neil Patel. Assim, uso meu nome para minha marca.

Eu quero que você venha ao meu site principalmente porque quero criar uma conexão pessoal com você.

É por isso que falamos em marca pessoal.

Assim, comece criando um site com o seu nome e use um design que reflita quem você é.

4. Escreva muito conteúdo relevante de forma consistente

Se você não engajar com conteúdo regular, não vai ter como criar sua marca pessoal da maneira correta.

Eu já escrevi sobre isso em mais detalhes anteriormente, mas a chave aqui é volume e consistência.

Você deve publicar muito conteúdo porque:

  • Você tem conselhos que as pessoas precisam ouvir.
  • Ter mais conteúdos melhora seu SEO.
  • Já existem muitos conteúdos publicados pela concorrência.
  • Quanto mais você escreve, mais refina sua marca.
  • Quanto mais você refina sua marca, maior e melhor ela será.

Eu sei que produzir conteúdo de boa qualidade regularmente é um desafio.

Já existe muito conteúdo na internet, e esse número só vai continuar a crescer.

content shock graphic

Você precisa ter ideias novas e passar tempo escrevendo, editando e publicando. Depois, você precisa usar as mídias sociais para compartilhar conteúdos e engajar seu público.

Não é um processo fácil.

Mas é importante fazer isso de forma consistente para construir sua marca. Você deve ter como objetivo publicar pelo menos 2 ou 3 vezes por semana, se não mais, dependendo das suas metas.

Eu faço muita coisa para me manter ativo e engajado.

Eu faço vídeos. Escrevo no blog. Promovo webinars. Falo em conferências.

Mas eu não estou dizendo que você precisa estar “ligado” o tempo todo.

Se você puder engajar em outras plataformas de mídias sociais, melhor ainda.

Veja o caso de Gary Vaynerchuk, que dirige a VaynerMedia, por exemplo.

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Ele tem uma marca pessoal bem-sucedida voltada para empreendedores.

Ele está ativo nas redes sociais quase todos os dias, de uma forma ou outra.

Se você for ao Google Trends, vai ver a popularidade da marca dele ao longo do tempo:

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Apesar dos níveis de engajamento subirem e descerem, ele ainda publica ativamente nas mídias sociais o tempo todo.

Ele tem mais de 812 mil assinantes no YouTube:

garyvyoutube

E também mais de um milhão de seguidores no Twitter (e ele tuíta muito):

garyvtwitter

E ele publica vídeos inéditos no Facebook todos os meses:

garyvfacebook

Ele se mantém engajado com seu público regularmente. Ele engaja em múltiplas plataformas com múltiplos tipos de mídia.

Se você quiser construir uma marca como a de Gary, também vai ter que fazer isso.

5. Estenda seu alcance com guest blogging

Outra coisa que eu faço muito – e recomendo que você faça – é o guest blogging.

O guest blogging é uma forma excelente de construir sua marca e aumentar seu número de seguidores.

Certa vez eu perguntei a Jon Morrow, do GuestBlogging.com, o que ele faria se tivesse que criar sua marca do zero. Ele respondeu o seguinte:

“Se você apagasse a minha memória e eu tivesse que começar TOTALMENTE do zero, eu provavelmente começaria com guest blogging.”

Para ele, o guest blogging não só melhora suas habilidades de redação, mas cria um público central.

Eu definitivamente concordo com ele.

Outra coisa que o guest blogging faz é formar relacionamentos com outros influenciadores.

Quando pedimos a Lewis Howes os conselhos dele para construir uma presença online, ele disse que fazer amigos fornece o maior ROI para o seu tempo e dinheiro.

As melhores formas de fazer isso são ou enviar emails diretamente a influenciadores ou construir relacionamentos através das mídias sociais.

Lewis usa o LinkedIn como forma de fazer contato com outros influenciadores.

linkedingroup

Ele aproveita esses grupos para encontrar influenciadores para o podcast dele, The School of Greatness.

lewishowesyoutube

A única coisa que você precisa saber sobre guest blogging é que você precisa ter algum público para que ele funciona realmente bem.

Quando você publicar em um site como o Entrepreneur ou Forbes, você deve ter algum lugar para onde enviar esses seguidores.

Veja só minha conta de colunista no site da Forbes:

neilpatelforbes

Eu listo minhas outras marcas. Incluo links para meus perfis nas mídias sociais. Falo de histórias pessoais.

Ao fazer guest posts, eu estou oferecendo às pessoas algo de valor, mas também indicando a elas onde podem se conectar mais comigo.

Você pode criar uma marca apenas fazendo guest posts.

Eu já vi isso acontecer.

Mas se você realmente quiser ter resultados, deve usar o guest blogging como forma de estender o alcance do seu blog atual.

Guest blogging é a forma perfeita de criar backlinks para o seu  site, o que vai ajudar seu rankeamento no Google.

Isso pode ter um efeito incrível no seu SEO.

Quando mais você publicar em seu próprio blog, mais poderá fazer por outros blogs. E quanto mais seu nome aparecer na web, maior será sua marca.

Quando você pesquisa meu nome no Google, por exemplo, vê meu site junto das minhas outras contas:

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Você pode me encontrar no Crazy Egg, no Quick Sprout, no Entrepreneur, no Forbes, e por aí vai.

Mas o resultado número 1 (e aquele para o qual eu quero mais tráfego) é o meu site.

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Tudo leva à minha marca pessoal.

Eu uso o guest blogging como uma forma de divulgar e criar links para o meu site.

E isso funciona perfeitamente.

Assim, quando você já tiver uma marca relativamente estabelecida e quiser expandir o seu alcance, comece a fazer guest posts.

Isso realmente vai fazer coisas incríveis para suas iniciativas de marketing.

Começar a fazer isso não vai tomar muito do seu tempo, e vai valer a pena no longo prazo. Faça uma lista de estratégias e comece a executá-las.

Quanto tempo é preciso para construir uma marca com blogs?

Eu sei que parece que você nunca vai chegar lá, mas vai. Só leva tempo.

Eu mesmo não criei meu público todo de um dia para o outro.

Você não vai ver resultados imediatamente. Em média, provavelmente terá uma jornada de pelo menos 12 a 18 meses antes que os resultados comecem a aparecer.

Ou como a BrandingETC explica: o mesmo que o tempo de gestação de uma baleia:

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Basicamente, você precisa de muita paciência e persistência (e tempo) para criar sua marca pessoal.

É por isso que você precisa publicar de forma consistente.

Você precisa também de uma sensação de gratificação adiada.

Criar um blog é o tipo de coisa que não vai te deixar famoso imediatamente. E nem deveria.

Seu blog deve fornecer um valor real às pessoas. Não é uma forma de enriquecer rapidamente.

Como eu disse mais cedo, um blog não é uma forma de alimentar o seu ego.

É importante lembrar também que você nem sempre pode medir o sucesso da sua marca pelo número de seguidores que tem.

Na maioria das vezes, você vai saber que tem sucesso pela profundidade das suas conexões.

Relacionamentos com outros influenciadores, networking e a criação de um público exigem tempo e intenção de gerar conexões pessoais.

Sempre é possível fazer uma marca crescer rapidamente.

Mas se você quiser ser duradouro, vai ter que dedicar muito tempo a esse processo.

Conclusão

Então você quer saber como construir sua marca pessoal.

Isso exige algum trabalho, mas é possível.

E escrever em um blog é uma das melhores formas de fazer isso.

Para começar, selecione um nicho. Pesquise palavras-chave. Preencha um espaço que precisa ser preenchido.

Escreva muito. Tenha como meta conteúdos valiosos e de boa qualidade.

Crie conexões. Foque em qualidade.

Espalhe o seu nome por aí.

É assim que você vai construir uma marca pessoal que não só vai abrir portas para você, mas também fornecer valor para as pessoas que te seguirem.

E não se preocupe com o tempo necessário para criar sua marca pessoal.

Como disse uma vez Earl Nightingale, “O tempo vai passar de qualquer maneira.”

Qual nicho você vai escolher na hora de construir sua marca pessoal?

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