A rede social na qual mais e mais profissionais de marketing (incluindo eu) estão apostando recentemente é o Facebook.
O Facebooks Ads está rapidamente se tornando a primeira escolha de plataforma para anúncios pagos.
Observe o quanto o nível de lucro aumentou nos últimos anos:
Segundo o Business 2 Community, “O Facebook é responsável por 9% dos gastos com anúncios digitais e 18% dos gastos com anúncios mobile”.
O mais fascinante é a enorme audiência que você pode atingir.
Veja alguns destaques de um infográfico do Business 2 Community que esclarecem mais sobre o tamanho desse alcance:
Além disso, as pessoas gastam muito tempo no Facebook.
A média de tempo gasto por uma pessoa normal no Facebook é de 40 minutos por dia, todo dia.
Quando você vai a fundo nesses dados, todos os profissionais de marketing do Facebook têm um interesse e uma prioridade singulares: maximizar a taxa de cliques (CTR).
Para ser mais preciso, eles querem que os cliques venham de leads qualificados e relevantes que possam levar a conversões.
Com isso, vem uma pergunta simples, mas muito importante:
Como conseguir mais cliques em seus anúncios no Facebook?
A partir de agora, vou falar de uma série de técnicas e táticas baseadas em pesquisas e em experiências que funcionaram para mim.
Elas não só vão ajudar você a conseguir mais cliques como garantir também que você consiga uma taxa de conversão sólida.
Aprenda como atraí mais de 100.000 visitantes por mês sem o Facebook ads.
Escolhendo o seu demográfico
O alcance do Facebook é ridículo de imenso.
Você tem gente de todo tipo fazendo login em suas contas na plataforma diariamente.
Por isso é muito importante delimitar a sua audiência para garantir que os seus anúncios estejam atingindo as pessoas certas.
Para tal, você precisa ser muito específico com o demográfico que quer atingir e informar ao Facebook exatamente que tipo de público você quer atingir.
Ainda bem que o Facebook facilita tudo isso.
É só uma questão de escolher usuários com base em fatores como localidade, interesses, idade, gênero e por aí vai.
Veja o que fazer:
Depois de criar a sua campanha e uma conta de anúncio do Gerenciador de Anúncios, você vai chegar no terceiro passo: Configurações de Anúncio.
Você verá esta tela no terceiro passo:
Desça um pouco a página até chegar na seção “Audiência”.
É aqui onde você irá “definir a sua audiência, orçamento e calendário”.
Vamos trabalhar com uma cafeteria pequena e de família em Seattle.
A primeira coisa a fazer é escolher a sua localização e criar um raio para garantir que os seus anúncios só estão aparecendo em e ao redor de Seattle.
Para tal, é só digitar “Seattle” em “Adicionar localização”.
A seguir, você vai escolher o raio de alcance.
A configuração usual é 25 milhas, mas você pode modificar clicando em +25mi.
Vamos escolher um raio pouco menor, 15 milhas.
Dá para ajustar nesta caixa:
A seguir, você vai selecionar a média de idade correta para o seu demográfico.
A configuração usual é entre 18-59, mas também dá para ser ajustada.
Se você só quer atingir um gênero específico, dá para escolher entre homem ou mulher sob a seção “Gênero”.
A seção “Idiomas” logo abaixo é autoexplicativa.
A seção que merece total atenção é “Detalhar audiência.”
Pense bastante sobre essa seção e inclua uma audiência bem específica.
Você pode digitar um demográfico manualmente como deixar o Facebook auxiliá-lo a encontrar os melhores critérios.
Já que o nosso exemplo é uma cafeteria, vou escolher como interesses “café” e “comida e bebida.”
Perceba que o Facebook vai dar outras ideias automaticamente, baseado em qualquer termo que você digitar.
Escolha o que for mais relevante para a sua audiência.
Como no Google Adwords, onde existem palavras negativas, você pode afunilar o seu demográfico excluindo certas pessoas.
É só clicar em “Excluir pessoas” ou “Selecionar audiência.”
Digamos que quero excluir pessoas que estão querendo comprar ou pesquisar sobre uma máquina de fazer café.
É só digitar “máquina de fazer café” em “Excluir pessoas”.
Resumindo: seja detalhista ao identificar o seu demográfico.
Isso não só vai melhorar a sua CTR como também a sua taxa de conversão para um melhor ROI.
Imagens
Agora vamos falar do óbvio: imagens.
Uma das razões pelas quais eu adoro o Facebook Ads é porque é uma das poucas plataformas PPC que permite o uso de imagens, o que é uma vantagem enorme para mim.
Mas claro que não é qualquer imagem que vai servir.
A figura escolhida vai dominar o seu anúncio, então você precisa escolher cuidadosamente.
E existe uma fórmula que gosto de seguir.
Constraste
O objetivo é simples. Você quer agarrar a atenção do usuário de imediato, fixar os olhos da audiência no seu anúncio.
Um jeito perfeito para conseguir isso é usar muito contraste.
Pessoalmente, prefiro um pano de fundo mais leve com imagens mais fortes no primeiro plano, para um efeito de “saltar da tela”.
Veja alguns bons exemplos:
Acho que a Naturebox acertou em cheio.
Sei que meus olhos passam a orbitar de imediato ao redor das cores laranjas.
Esse anúncio da Moo.com tem um efeito parecido.
Assim como esse do Harry’s.
Sou a favor de uma estética limpa, simples e minimalista.
Fica visualmente ótima e atrai o foco das pessoas.
Pessoas sorrindo
Uma coisa que notei nas minhas campanhas é que as pessoas respondem positivamente à visão de outras pessoas em anúncios.
Isso ajuda a criar uma conexão emocional, o que deixa os usuários mais receptivos a conferirem meus anúncios.
Também ajuda a criar confiança.
Por isso que costumo colocar minhas próprias imagens em meus anúncios.
Mas também recomendo usar imagens de outras pessoas sorrindo.
Veja dois ótimos exemplos:
Outra dica que ouvi de especialistas:
O ideal é usar imagens de pessoas atraentes.
Parece vulgar e o termo “atraente” é muito subjetivo, mas conta como um fator para conseguir cliques.
E aqui vai outra dica:
Você vai querer usar a imagem de uma mulher atraente, caso seu perfil demográfico seja majoritariamente masculino, e usar a de um homem atraente, caso o perfil demográfico seja feminino, em sua maioria.
Devo usar fotos de banco de imagens?
O instinto de muitos profissionais de marketing de Facebook, especialmente os que estão começando, é usar banco de imagens.
É rápido, fácil e barato. (Facebook fornece gratuitamente).
Mas na minha opinião, isso é algo a ser evitado.
Por quê?
Muitas dessas imagens têm algo de cafona e não passam a sensação de autenticidade.
Parecem bem amadoras.
Tá vendo?
Mesmo que fotos de banco de imagens em posts de blogs e outros tipos de conteúdo seja ok, não as recomendo para uso em Facebook Ads.
A maioria das pessoas está acostumada a ver fotos de verdade de seus amigos e família no Facebook, então fotos medíocres de banco de imagens vão passar batidas.
Em vez disso, tente usar fotos reais, pois tendem a atrair mais cliques.
Lapidando o título perfeito
Você já selecionou a sua audiência e usou imagens que chamam a atenção de usuários do Facebook.
O terceiro elemento principal de um ótimo Facebook Ad é o seu título.
Como já mencionei, o título usado em seu conteúdo é muito importante.
Para colocar essa afirmação em perspectiva, “8 de cada 10 pessoas vão ler o título, apenas 2 de cada 10 vão ler o resto”.
Se tivesse que usar duas palavras para descrever o título perfeito, essas seriam curto e específico.
Então, o quão curto é curto?
Bem, de acordo com Jeff Bullas,
“Posts com menos de 80 caracteres geram 66% mais engajamento do que posts mais longos.”
Porém,
“Posts muito concisos – aqueles entre 1 e 40 caracteres – geram um maior engajamento. Apenas 5% de todos os Posts de Mural de marcas de varejo possuem menos de 40 caracteres, e esses atraem 86% a mais de engajamento dos fãs.”
Quando digo “seja específico”, é para direcionar o alvo do seu título diretamente para a sua oferta.
Deve ficar mais claro que água qual oferta você está oferecendo para os usuários do Facebook, sem nenhuma confusão.
Veja um bom exemplo de VEeam Software:
Além de atrair mais cliques, ainda maximiza o número de conversões.
Escrevendo textos certeiros
Textos para o seu Facebook Ad têm que bem ser diretos.
Em uma ou duas sentenças, você precisa motivar o usuário de Facebook a clicar.
Mas é mais fácil dizer o que fazer.
Entretanto, existe uma fórmula específica que deve aumentar consideravelmente seu número de cliques.
Eu gosto muito desse artigo do Wishpond sobre posts de Facebook que atraem cliques.
O artigo apresenta frases específicas que você pode usar para maximizar cliques.
Acredito que três são especialmente potentes.
Frase nº 1: “Quer [para completar]? Confira [para completar]: [LINK]”
Essa frase cita imediatamente as necessidades e/ou as carências da sua audiência e em termos bem simplistas, a encoraja a clicar no link.
Veja um exemplo de como o HubSpot tirou essa carta da manga de maneira brilhante:
Frase nº 2 “Aprenda como [fazer algo]: [LINK]”
Essa é uma técnica que já usei muitas vezes, não só em Facebook Ads, mas em campanhas como um todo.
Por exemplo, faço algo parecido na página inicial deste site:
Ao prometer a solução para um problema que a sua audiência possui, é razoável que você vai atrair uma grande quantidade de cliques.
Veja um exemplo de como o Walmart aplica essa tática:
Frase nº 3 “Precisa [resolver um problema]? Aqui uma maneira fácil: [LINK]”
A maioria dos consumidores tem algum tipo de problema.
Explique de maneira concisa que você tem a solução e veja a sua taxa de cliques decolar.
Veja como o Target aplica essa técnica:
Perceba que existe um padrão de ótimos textos para varejo em Facebook Ads.
É simples.
Então não precisa se preocupar. É só encontrar uma maneira de resumir a necessidade de sua audiência e como essa pode ser suprida com um clique em seu anúncio.
Não precisa pensar demais, só mantenha tudo breve e direto.
Inclua a sua opinião pessoal
Veja um truque esperto que muitas pessoas não conhecem, mas que pode turbinar a sua taxa de cliques.
E é colocar sutilmente a sua opinião pessoal.
Veja este excelente exemplo de Amy Porterfield.
Percebeu como ela dá sua própria opinião ao dizer que “o número 2 é o mais poderoso de todos!”
Mesmo que não pareça que esse truque tem um impacto notável, você pode se surpreender com os efeitos.
Quando testamos, a diferença na taxa de cliques foi de 8%, uma diferença significante.
Então sempre que aplicável, tente usar esse truque.
Só leva alguns segundos, mas tem um impacto considerável.
Adicione um botão CTA
Já foi bastante documentado o quanto as pessoas respondem favoravelmente a um botão CTA.
E você sabia que o Facebook permite a adição de um facilmente?
É verdade.
Você pode escolher entre uma variedade de opções, como “Baixe”, “Saiba mais” e “Compre agora”.
É só conferir nesta seção do Centro de Ajuda de Anúncios do Facebook para um passo-a-passo de como configurar o botão.
Ofereça prova social
Prova social é importante.
Em muitos casos, pode erguer ou derrubar o seu negócio.
Por isso tento incorporar prova social sempre que possível.
Pegue o exemplo do QuickSprout.
Este depoimento curto e cativante de Bem Huh vem me ajudando bastante a aumentar conversões.
E quer saber?
Você pode usar prova social para alavancar seus Facebook Ads também.
Veja este ótimo exemplo de como o AdEspresso consegue isso à perfeição:
O objetivo do anúncio é fazer as pessoas baixarem o eBook.
Para incitá-las, o anúncio menciona o número específico de downloads feitos em dois meses – 17.348.
Com essa informação, o público-alvo sabe que o livro é legítimo.
Afinal, 17.348 pessoas não podem estar erradas.
Obviamente, a situação específica vai variar de acordo com o seu objetivo e o que você está tentando promover.
Mas tenha o conceito de prova social em mente ao construir o seu anúncio.
Faça o possível para espantar qualquer dúvida ou medo que a sua audiência venha a ter antes de clicar.
Programando os seus posts
O Facebook Ads é diferente de outras plataformas mais convencionais de PPC porque é uma rede social.
E existe um fator enorme que qualquer profissional de marketing de redes sociais está ciente – programação de horário.
A hora de postar algo vai impactar na quantidade de impressões e cliques.
Falei sobre programação de posts em um infográfico no QuickSprout há dois anos.
Esses são os principais pontos que você precisa saber.
O tempo ideal para postar no Facebook, de acordo com especialistas, é das 9h às 19h.
Mas acho que essa janela de tempo é um pouco genérica.
De acordo com pesquisas, 13h é melhor para gerar compartilhamentos e 15h, para gerar cliques.
Já que o nosso objetivo é gerar cliques, 15h é um horário perfeito para divulgar o seu Facebook Ad.
É fácil ajustar o tempo:
Vá em “Orçamento & calendário” em seu Gerenciador de Anúncios.
Você verá isto:
Perceba que a configuração original em “Calendário” é “Publique meu anúncio continuamente, começando hoje”.
Não é isso que você quer.
O que você vai fazer é clicar na segunda opção, “Configurar data inicial e final”.
Uma caixa irá aparecer abaixo.
A partir daí, é só ajustar o horário de publicação do anúncio.
Aqui vão mais alguns conselhos extraídos de testes e experiências.
Postar uma vez em dias diferentes vai atrair a maior quantidade de cliques por post.
Isso é porque as pessoas tendem a ignorar o seu conteúdo caso poste várias vezes ao dia.
Também tente postar o seu conteúdo mais bacana nas quintas e sextas porque as taxas de engajamento nesses dias são 3,5% mais altas.
Teste A/B
Uma última coisa.
Como sempre, recomendo aplicar algum teste A/B para deixar o seu Facebook Ad do jeito certo.
Mesmo que já esteja atraindo uma sólida taxa de cliques no começo, sempre dá para melhorar.
Não há substituto para uma experimentação básica, para ver o que vai atrair a melhor resposta da sua audiência.
Recomendo testar:
- Imagens diferentes
- Variações de cabeçalhos
- Variações de textos
- Botões
Conclusão
Acho que o Facebook Ads é uma das plataformas PPC mais excitantes no momento.
O CPC é bem decente comparado com o de outras plataformas, e você pode atingir um bilhão de pessoas, potencialmente.
Claro que existem muitos fatores influenciando o seu grau de sucesso.
Não dá para criar um anúncio amador e esperar ótimos resultados.
Você precisa usar princípios testados e atiçar a psicologia de maneira a gerar uma resposta das pessoas.
Ao seguir a fórmula que descrevi, você vai melhorar definitivamente a sua taxa de cliques, e garantir maior retorno pelo seu investimento em Facebook Ads.
Você tem mais sugestões de como atrair mais cliques nessa plataforma?