Já se frustrou por não conseguir encontrar uma rede social quentíssima para divulgar o seu negócio?
Vamos voltar a seis meses atrás e isso era eu.
Estava tentando ajudar um site de varejo B2C cujas vendas estavam afundando!
Meu objetivo era retomar as vendas em 200% em apenas seis meses.
Okay, admito que sou um profissional de marketing decente. Mas 200%?
Caramba.
Fiz o que faço melhor – reuni números, analisei-os e chequei todas as métricas.
Os melhores canais que conhecia não estavam atraindo tráfego, que o diga vendas! (Este comércio online fazia parte de um nicho esquisito).
Foi aí que decidi cair de cabeça no Pinterest.
Por que Pinterest?
Por isso. Vantagem do primeiro que chega lá.
Se você conseguir ser um dos primeiros a entrar e usar um canal de marketing, você ganha.
Os primeiros conseguem crescer rapidamente porque o canal é novo, os clientes são fresquinhos e as possibilidades são infinitas.
Havia outra vantagem no Pinterest. A plataforma removia vários estágios no ciclo de compra do cliente. Não era mais preciso passar pelos estágios conhecer o produto, considerar e comprar.
No ecossistema de comércio do Pinterest, um cliente pode 1) ver e 2) comprar, simples assim! No vocabulário de otimização, isso se chama remover a fricção.
Fiquei obcecado com o Pinterest! Já conhecia um pouco a ferramenta. Há anos que já tinha a minha própria página na ferramenta.
Já havia experimentado com anúncios no Pinterest, aumentado tráfego via Pinterest e compartilhado as minhas melhores dicas de como gerar oportunidades com Pinterest.
Mas dessa vez, era diferente.
Dessa vez, consegui turbinar as vendas do meu cliente quatro vezes mais. E fiz isso usando Pinterest.
Aquele objetivo de 200%? Matei.
Quero compartilhar com você todos os métodos que usei para chegar lá.
Aprenda como combinei marketing de Pinterest com SEO para aumentar meu tráfego para 195.013 visitantes por mês.
Pinterest é o melhor amigo do comércio online
Dá para usar o Pinterest para turbinar tráfego para qualquer site.
Quer seja uma agência de rede sociais, B2B SaaS ou um brechó local, Pinterest ajuda muito.
Mas o que eu quero mostrar a você é como aumentar, e muito, as vendas do seu comércio online usando Pinterest.
Veja: quando se trata de média de pedidos – uma métrica importante em comércio online – olha só quem está no topo da lista!
Esta tabela do Shopify é de cair o queixo.
Sim, você viu certo. A média de pedidos via Pinterest é mais que o dobro daquelas via Facebook!
E fica ainda melhor. O que os usuários do Pinterest estão fazendo? Só estão planejando casamentos, procurando por receitas ou marcando destinos de viagem exóticos?
Não! Estão decidindo o que comprar!
Um dos estudos mais impressionantes sobre o Pinterest veio da Millward Brown.
O estudo apontou que 93% dos usuários da plataforma planejaram suas compras no Pinterest. E 87% deles decidiram comprar usando Pinterest.
Tudo bem, mas que tipo de compras?
Como falei, a maioria é varejo. Pela tabela abaixo, dá para ver que os usuários de Pinterest costumam comprar em cinco categorias:
- Alimentação e ingredientes
- Decoração para casa
- Roupas e acessórios
- Cabelo e beleza
- Saúde e fitness
Há muito potencial nessas cinco categorias!
Uma pesquisa da Ahalogy sobre Pins Promovidos descobriu que há ainda mais categorias que fazem a cabeça dos usuários de Pinterest – artes e customização (que tem haver com decoração para casa) e bebidas alcoólicas e destilados.
Quem está por trás dessas compras?
É bom saber que o principal demográfico do Pinterest são as mulheres.
Mas não se deixe enganar por barras em gráficos!
A ideia de redes sociais é abrigar todo tipo de usuários de todos os demográficos usando um site.
Só porque lá tem mais mulheres do que homens não significa que você deva direcionar o seu marketing apenas para elas.
Se você vende produtos para homens, não os ignore só por estarem em menor número.
Em vez disso, foque e filtre seus esforços para atrair a sua audiência.
Pinterest percebeu que os usuários da plataforma estavam interessados em comprar coisas. Por isso instalaram os pins compráveis, o assunto deste artigo.
Como o Pinterest previu e os vendedores anteciparam, pins compráveis funcionam. As pessoas passaram a usar Pinterest como um site de compras.
Mas algo novo surgiu nos dados, algo que ninguém esperava!
Aquisição por novos consumidores.
Quando vendedores no Pinterest olharam para os dados, perceberam a descoberta de todo um novo canal de compras.
Os compradores eram novos clientes, e não velhos fãs!
Nos primórdios dos pins compráveis (junho de 2015), as compras pelo botão Compre no Pinterest eram feitas por clientes novinhos!
Veja o que Michael Yamartino, do Pinterest, disse sobre isso:
“Não eram só pessoas que já compravam ou que já eram compradores regulares numa loja. Então estamos realmente ajudando empresas a chegarem a novos consumidores. Em muitos casos, os dados estão mostrando que cerca de 90% ou mais dos compradores são novos nessas lojas. “
Pinterest pode atrair altas doses de novos clientes!
Uma loja de roupas femininas (Daily Chic) viu um aumento de 30% nas vendas através de pins compráveis logo depois que começaram a trabalhar com eles!
Vou voltar ao exemplo da loja online em crise que ajudei.
Enquanto olhava para as análises, percebi que o problema estava no fato de que a loja não conseguia atrair novos clientes.
Como disse, a loja tinha produtos de nicho e estava com problemas para atrair interesse nesse produto de nicho.
Pinterest salvou o dia porque introduziu novos clientes.
Meu ponto é: Pinterest pode turbinar as suas vendas.
Os dados estão aqui. Os números não mentem.
Não sei sobre você, mas só preciso de um pouco de persuasão para começar a agir. Então o que você deve fazer com estes ávidos compradores no Pinterest?
Dê o que eles querem usando Pins Compráveis.
Certo, então o que são Pins Compráveis?
Se você está lendo um artigo sobre Pinterest, provavelmente já sabe o que são pins, certo?
Isto é um pin:
Pins são uma das ferramentas principais do site, você vai vê-los em todo lugar – no próprio site, em sites externos que redirecionam para o Pinterest ou em imagens ou produtos que você pode marcar em qualquer outro lugar.
Um Pin Comprável é um tipo diferente de pin.
É um pin do Pinterest que leva a uma compra.
É como um botão de comprar. Porque é exatamente isso que é.
E por que é tão especial?
O botão Compre é mais uma maneira de atrair vendas em comércio online.
Pense em todas as milhões de pessoas usando Pinterest. Você exibe seus produtos para todas elas, juntamente com a chance de comprá-los!
Vem comigo que vou mostrar a jornada do comprador no Pinterest.
A situação é esta: estou procurando por um presente de aniversário para a minha irmã. Tenho uma página de pins chamada “Presentes de Aniversário para Mãe e Irmã”.
Estou marcando os pins e vejo os brincos ‘Elle’ da Kendra Scott.
São brincos que acho que a minha irmã vai gostar.
Clico na imagem para ver mais detalhes.
Quando faço isso, vejo o botão “salvar” para marcá-lo em uma das minhas páginas. Também vejo o botão “Compre”.
Decido comprar os brincos, então clico em “Comprar”.
A página me pede para selecionar a cor e o estilo na próxima tela.
Quando seleciono os brincos de cor vermelha, sou levado para uma página de compra.
Como esta é a minha primeira compra no Pinterest, vou precisar colocar o meu endereço e informação de cartão de crédito antes de completar o pedido.
Adiciono a informação, agora é só prosseguir com o pedido.
E pronto.
Com alguns poucos cliques em seus telefones, um usuário familiarizado com o Pinterest pode comprar um produto em sua página na plataforma.
Já dá pra ouvir o ka-ching da máquina de dinheiro!
Tenha em mente que, para a maioria dos vendedores, pins compráveis só funcionam no aplicativo mobile do Pinterest. Mas isso não deve ser um motivo de preocupação, já que muitos usuários do Pinterest são mobile.
Em 2014, Pinterest divulgou que 75% do tráfego diário da plataforma vinha de aplicativos mobile.
Isso há quase três anos, e o uso de mobile só aumentou de lá pra cá. Além do mais, o aplicativo mobile do Pinterest melhorou muito.
Não sei ao certo como os números de tráfego estão agora, mas tenho quase certeza que você vai atrair mais compradores hoje do que quando o Pinterest divulgou esses dados.
Essa é a novidade sobre pins compráveis.
E agora, o que você precisa fazer para usar pins compráveis?
Para usar Pins Compráveis, você precisa usar uma dessas plataformas
A principal coisa que você precisa saber é que Pins Compráveis só funcionam em determinadas plataformas de comércio online:
- BigCommerce
- Demandware
- Shopify
- Magento
- IBM Commerce
Essas plataformas são diferentes umas das outras, então use um dos links abaixo para mais detalhes sobre como adquirir Pins Compráveis no Pinterest usando a sua plataforma.
BigCommerce
Salesforce Commerce Cloud (Anteriormente DemandWare)
Shopify
Magento (cadastre-se e espere a aprovação)
- Veja como se cadastrar
- Veja os requerimentos do programa
IBM Watson Commerce
Se você não está usando uma dessas plataformas de comércio online, o que fazer?
Digamos que você queira pins compráveis, mas não é um dos escolhidos para usá-los.
No momento, você tem quatro opções:
- Aguarde. De acordo com o Pinterest, “Mais integração está em nossos planos para o futuro”.
- Entre para a lista. Coloque o seu nome e o seu negócio na lista para fazer o cadastro.
- Use pins promovidos. Qualquer negócio pode usar pins promovidos. Essa é a versão do Pinterest de anúncios pagos e pode ser muito eficiente.
- Mude de provedor de comércio. Essa provavelmente não será a sua primeira escolha porque envolve um grande custo. Entretanto, se a sua pesquisa mostra que você vai conseguir recuperar esse gasto quando fizer a troca, recomendo. Não recomendaria essa escolha ao menos que você tenha muitas outras razões para fazer a mudança.
Tenho certeza que o Pinterest vai continuar expandido as ferramentas de compra para mais provedores ou simplesmente fazer isso pela ferramenta Shopping Bag.
No momento, a ferramenta Shopping Bag só está disponível em mercados selecionados. Entretanto, pode ser a estrada para o futuro de compras no Pinterest.
Funciona assim.
Você está navegando pela sua loja favorita – web, mobile, não importa. Você vê a opção “compre” e clica nela.
Veja alguns dos produtos disponíveis para venda (mais de 1.300).
Clique em um do seu interesse.
Você verá uma página do produto – nada mais, nada menos.
Tem imagens, preço, disponibilidade, opiniões de clientes (o botão “já testei” no topo) e um botão para comprar (“Adicionar à sacola”).
Clique no botão Adicionar à sacola para fazer a seleção da compra – tamanho e quantidade.
Quando você clica no botão Adicionar à sacola, o Pinterest coloca o seu item na sacola de compras.
Ela aparece na barra de navegação superior.
Quando você clicar na sua Sacola de Compras, verá a lista de itens adicionados.
Clique em Revisar Pedido e você estará pronto para finalizá-lo.
(E não, não vou comprar o Vestido Earth Angel com Máxima Abertura nas Costas)
Daily Chic, o vendedor neste exemplo, irá registrar o seu pedido, mas o Pinterest que processa o pagamento e a informação.
É um modelo simples:
- Usuária do Pinterest encontra algo que quer comprar.
- Ela compra na plataforma confiável do Pinterest.
- O vendedor recebe o pedido.
Considerando esse modelo simples, é provável que o Pinterest desdobre essa ferramenta para mais vendedores adiante.
Estou usando uma dessas plataformas. E agora?
Se você está usando uma das plataformas que funciona com Pins Compráveis, então já tem tudo o que precisa.
Primeiro, conecte a sua plataforma de comércio online com a sua conta do Pinterest.
Há uma parte técnica a ser feita com essa ação. Toda plataforma de comércio online é diferente e já existem guias para implantação de cada uma delas.
Em vez de um passo-a-passo técnico, quero passar para você três conselhos para melhorar as suas vendas usando seu novo canal.
Conselho 1: Certifique-se qual o público exato que você quer atingir com o Pinterest.
Isso é o básico, mas vale a pena repetir quando falamos de Pins Compráveis.
Por que?
Porque Pins Compráveis do Pinterest têm o potencial de atrair novos clientes – até 90%, pelo exemplo de outros vendedores que usaram!
Pense bem, isso é muito incrível, não?
Isso significa que você deve entender a audiência do seu Pinterest. Quem são essas pessoas? Quais seus interesses?
Faça pesquisas relacionadas a experiências de consumidor de Pinterest explorando o seu Pinterest Analytics.
Especificar a sua audiência vai ajudá-lo a entender como expor seus produtos ou quais colocar à venda.
Você pode descobrir um demográfico todo novo no Pinterest, o que vai fazer com que você repense toda a sua estratégia de marketing.
Observe os dados do Pinterest e haja de acordo.
Conselho 2: Trate os Pins Compráveis do Pinterest como um canal novinho.
Um erro que quase cometi quando estava auxiliando outro vendedor foi não prestar muita atenção no Pinterest como um canal distinto.
Geralmente observo meus canais de venda através de segmentação. Assim, vejo qual está indo bem ou qual está mal.
O que eu precisava perceber é que o Pinterest é um bicho completamente diferente.
Decidi montar uma nova segmentação (no Google Analytics) ao redor do tráfego do Pinterest e analisar a performance.
Usar o Pinterest é como abrir uma loja novinha. Por exemplo, se você fosse uma loja física na Rua Principal, seria como abrir uma nova loja numa rua do outro lado da cidade.
Como o Pinterest é um canal novo e ainda não testado pelo seu negócio, preste muita atenção a ele e tome decisões com base nas métricas.
Conselho 3: Experimente com outras ferramentas de marketing do Pinterest.
Só porque os Pins Compráveis já estão ativos, não quer dizer que você vai explorar as vendas de cara.
Na verdade, esse pode ser só o início do seu trabalho no Pinterest! Agora é hora de otimizar a sua página na plataforma, expandir o seu alcance e atrair mais seguidores.
Certifique-se de experimentar com outras táticas do Pinterest, incluindo Pins Compráveis.
Pins Compráveis não funcionam só porque você os ativou. Só funcionam quando você trabalha neles.
Conclusão
Se meu palpite está correto, você já é como a maioria dos profissionais de marketing.
Quando se fala em redes sociais, você já está convencido sobre o poder de uma plataforma – Facebook!
Tudo bem! No momento, Facebook é a gigante. E descobri que é mesmo um canal incrível!
Mas lembre-se: Pinterest também pode atrair vendas. Como vemos no mercado de varejo, Pinterest tem muito potencial com Pins Compráveis.
Se você tem um comércio online e usa uma das plataformas aceitas, tenho um desafio para você.
É simples: comece a usar os Pins Compráveis. Isso vai levar uma ou duas horas, no máximo.
A partir daí, rastreie a sua performance e veja como está se saindo.
Não machuca e só ajuda! Depois de cerca de 30 dias, quero ouvir de você. Notou alguma diferença? O que aconteceu? O que fazer depois?