COMO ADICIONAR PAGINAÇÃO SEM PLUGINS NO WORDPRESS

Implementar paginação para posts, páginas e categorias é muito importante no WordPress. Um site que proporciona uma melhor experiência de navegação aos seus usuários, garante que eles se tornem visitantes assíduos. A organização e facilidade de uso é um bom diferencial para qualquer tipo de negócio. Se você ainda não sabe como se trabalha com WordPress Pagination, nós vamos te ensinar.

A paginação é muito útil na listagem de posts e de categorias. Ela possibilita que você limite um número de posts por página, o que é muito bom para evitar páginas muito longas. Muitos temas já vêm com o esquema de paginação implementado, mas existem também aqueles que deixam isso a desejar, ou simplesmente não faz parte da lógica em que partiu o seu desenvolvimento. Paginação é algo que você deve optar por implementar direto no código, sem plugins. Pois garante um melhor desempenho do seu site.

Como Adicionar Paginação Sem Plugin no WordPress

WordPress Pagination

Se você ainda não sabe muito bem como que a paginação no WordPress pode ser algo tão importante, basta lembrar de quando uma busca é realizada. Se o seu blog ou site, possui muitos conteúdos, quando uma busca é realizada inúmeros posts são retornados. Imagina que a sua busca te retornou 50 resultados. O que é mais confortável: exibir 50 resultados numa única página ou dividir os 50 resultados em 5 páginas de 10 posts? Com certeza neste exemplo, a melhor coisa a se fazer é dividir o resultado em 5 páginas de 10.

Para começar a nossa WordPress pagination, você precisará editar o functions.php do seu tema e os modelos de página onde você quer exibir paginação: search.php, category.phparchive.php são alguns dos exemplos que podem precisar de paginação para listar seus conteúdos. Todos esses arquivos que citei ficam localizados dentro da pasta do seu tema. Em alguns temas você pode utilizar o Editor (Aparência > Editor) para realizar implementações e alterações. Outra opção é por meio de um editor de código, onde você deve acessar wp-content > themes > arquivo a ser alterado.

functions.php

O primeiro arquivo que precisamos implementar é o functions.php. Depois de arrumar os códigos neste arquivo, que influencia os demais do tema, a paginação tem condição de funcionar onde você quiser. Com o functions.php pronto para edição, adicione o seguinte bloco de código:

Clique 2x para copiar
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
function wordpress_pagination() {
            global $wp_query;
            $big = 999999999;
            echo paginate_links( array(
                  'base' => str_replace( $big, '%#%', esc_url( get_pagenum_link( $big ) ) ),
                  'format' => '?paged=%#%',
                  'current' => max( 1, get_query_var('paged') ),
                  'total' => $wp_query->max_num_pages
            ) );
      }

Agora que você já declarou e implementou a função para a paginação, precisamos colocá-la nas páginas onde você quer que os resultados sejam paginados (normalmente page.php, single.php, arquive.php). Abra o arquivo e adicione a seguinte linha de código:

Clique 2x para copiar
1
<?php wordpress_pagination(); ?>

Neste exemplo nós utilizamos os códigos que o próprio Codex nos fornece. Se você precisa de uma paginação mais customizada, é essencial que você estude sobre wp_query.Você também deve implementar regras CSS para uma melhor aparência da suas paginação. Conhecendo melhor sobre as possibilidades de atributos para WordPress pagination, você verá que pode definir o número de posts por página (posts_per_page) e até criar paginações diferentes para cada tipo de post que você precisa listar.

Para estudar WordPress e aprimorar melhor os seus conhecimentos sobre a plataforma, é muito importante ter o Codex como o seu primeiro referencial para consultas. Desenvolver com WordPress quer dizer que você tem em mãos um mundo de possibilidades para fazer o que quiser. Estudando mais a cada dia, você será capaz de fazer coisas como, personalizar páginas e posts até a criar seus próprios temas, plugins e widgets. Nós sabemos que no começo os estudos sempre são mais difíceis e que dúvidas surgirão. Então, se precisar de algum auxílio estamos aqui para te ajudar.

Se você gostou desse artigo considere compartilhar nas redes sociais, se lhe foi útil de alguma maneira deixe seu comentário, dúvida ou até mesmo sua experiência adicionando o código.

AVALIE GORA MESMO!
More from William Freitas

REMODELAR CONTEÚDO: O QUE ERA VELHO FICOU NOVO OUTRA VEZ

Então você tem todo esse conteúdo já escrito. Talvez você escreveu há...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *