AS CARACTERÍSTICAS E COMO USAR A PUBLICIDADE POPULAR

A publicidade popular é uma forma de engajar o público com recursos e linguagem mais simples. Entenda agora mesmo tudo sobre o conceito!

Engana-se quem acredita que é necessário investir muito dinheiro para conseguir alcançar o seu público-alvo. Pequenas empresas utilizam sua criatividade para reinventar a forma de fazer publicidade gastando pouco.

Você quer investir na sua marca, mas não possui condições de fazer campanhas sofisticadas? Neste post, mostraremos como você pode fazer publicidade popular, atingir os seus objetivos e ter o retorno tão esperado. Acompanhe:

O que é publicidade popular?

Para início de conversa, esse tipo publicitário é marcado por ser popular. Isso quer dizer que está ao alcance da maioria da população ou das empresas.

Sendo assim, a questão financeira não é primordial para que o sucesso da estratégia aconteça.

Diferentemente disso, os principais pontos para o sucesso são a escolha adequada do público e uma estratégia eficiente.

Por isso, os profissionais e empresas precisam compreender quais são seus objetivos antes de começar. Caso contrário, poderão não cumprir com as expectativas.

E, embora seja popular, não devemos acreditar que ela seja ruim ou pouco eficiente.

Quais são as principais características?

Baixo custo

Como o próprio nome sugere, a publicidade popular possui custo mais baixo se comparado com as principais formas de fazer marketing.

Conforme vimos, esse tipo de publicidade não depende essencialmente do custo, mas de outros fatores como pesquisa e criatividade.

Sendo assim, empresas e pessoas que não possuem capital para investimento nas ferramentas do momento encontram aqui inspiração para começar a divulgar a sua marca e os seus produtos de forma interessante e, ao mesmo tempo, com baixo custo.

Um bar utilizou um quadro-negro para escrever uma frase que não obedece às regras gramaticais do português culto. Porém, cativa a atenção dos consumidores.

Para fazer a publicidade, o anunciante não gastou nada a mais do que um dono de bar já possui.

Ao mesmo tempo, serviços convencionais também são úteis para o seu público.

Existem empresas que fornecem os seus serviços de criação de sites, blogs e logos para quem deseja esse tipo de conteúdo. Dessa forma, você pode aprimorar a sua presença digital.

Assim, utilizam-se os meios a um custo menor do que é praticado pelo mercado.

Você quer ir além? Divulgue os seus produtos e os seus serviços com panfletos.

Para baratear o custo e aumentar o alcance, encontre outra empresa que tenha o mesmo objetivo. Dessa maneira, os dois negócios podem ser divulgado — cada um de um lado, é claro — com custo menor.

Simplicidade

Aliado ao baixo custo, as produções são simples e facilmente entendidas por pessoas das diversas classes sociais.

Então, normalmente, essa forma de anúncio não é produzida em longas semanas. Ao contrário, são feitas facilmente. Uma forma de começar a produzi-los é aproveitar os ganhos culturais.

Pergunte-se o que está sendo mais falado ou utilizado no momento. Aproveite isso para atrair a atenção de seu público.

Um bar usou a forma de falar de um personagem famoso à época, o Seu Creisson, para desenvolver a sua publicidade popular.

Técnicas de persuasão

Esse tipo de publicidade utiliza a persuasão como arma. Embora seja simples, não deve ser considerado como ruim ou de menor valor.

Uma das técnicas para persuadir o consumidor é levar conteúdo engraçado para eles. As pessoas, normalmente, interagem mais com material cómico.

Outra forma é apelar para aquilo que é popular para o público a ser alcançado.

Uma loja utilizou figuras de animes para atrair os seus clientes. Ele aproveitou o espaço destinado às promoções sem gastar 1 centavo a mais.

Outras ações simples é inserir a sua campanha em sacolas de papel ou de plástico.

As novas tecnologias, por outro lado, também são úteis para que a atenção dos consumidores seja captada.

Você já imaginou emitir um som para chamar a atenção para determinado produto ou serviço da sua loja?

Chamado de voice media, ele cria um som direcionado, fazendo que apenas a pessoa que se concentra em local indicado possa ouvir a mensagem.

Apelo emocional

apelo emocional é parte imprescindível para o sucesso de uma publicidade popular. A partir dele, os clientes serão convencidos a se engajar com a marca e a adquirir os produtos e os serviços oferecidos.

Em tempos informatizados, pode-se apelar para o engajamento virtual. Dessa forma, pode-se utilizar a campanha para que os visitantes interajam utilizando hashtags ou postando fotos marcando o local.

Outra forma de apelo emocional está na utilização de cores e formatos que provoquem desejo nos consumidores. Na região norte do Brasil, por exemplo, vendedores de açaí utilizam placas vermelhas para orientar e aumentar o desejo das pessoas.

Como começar a construir?

Agora que você já entendeu as principais características da publicidade popular, está na hora de colocar a mão na massa.

Apenas a criatividade pode limitar a ação da publicidade popular. Veja algumas dicas que preparamos para que você comece com sua primeira campanha.

  • entenda qual é a forma com que o seu público interage, isto é, o que mais vê e deseja;
  • veja o que a mídia dá atenção e o que é interessante para a maioria dos usuários;
  • perceba quais espaços não estão sendo utilizados no seu estabelecimento ou outros que podem ser mais bem-arranjados;
  • procure por espaços locais que possam ser explorados pela sua marca;
  • use a criatividade para entrar em locais tradicionais, porém com menor custo.

Como o nome já diz, esse tipo de campanha deve ser transmitida para o povo. Então, mesmo as pessoas que não possuam muita instrução formal devem ser capazes de compreender a sua mensagem.

Além disso, inspire-se em situações que você já encontrou na sua vida, de casos de amigos a ideias de outros comerciantes.

Em termos virtuais, leve em consideração a possibilidade dos usuários interagirem com as suas produções. Produza hashtags ou incentive que eles postem fotos nas suas redes sociais.

Por ser simples e de baixo custo, é fácil que os comerciantes e os empreendedores se percam na quantidade de ideias que podem ter. Por isso, é interessante testá-las e ver qual fará mais sucesso.

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