Nosso dia tem um número limitado de horas.
24, para ser exato.
E, se você é como eu, tem uma lista aparentemente interminável de tarefas para dar conta dentro dessas horas.
Posts em redes sociais, posts em blogs, SEO, PPC, finanças, processos, etc.
Mas quando você está escalando e fazendo seu pequeno negócio crescer, você precisa diminuir ao mínimo o tempo dedicado a tarefas entediantes.
Você não tem tempo para administrar o negócio e ainda mandar um e-mail para cada cliente depois que ele compra seu produto.
Você não tem tempo para nutrir potenciais clientes e leads com mensagens personalizadas.
Mas esse tipo de coisa ainda tem que ser feita se você quiser que o seu negócio sobreviva (e você quer).
Felizmente, para continuar cultivando seus relacionamentos com clientes e mantendo seu negócio, existem ferramentas de automação de marketing.
Em vez de perder tempo com coisas pequenas, você pode automatizá-las e poupar muitas horas e frustração.
E você não estará sozinho.
Na verdade, mais de 50% das empresas usam plataformas de automação de marketing.
E mais da metade das empresas B2B planejam adotá-las.
67% dos líderes do mercado em marketing usam automação para melhorar e promover o crescimento de suas empresas.
E eles usam softwares de automação de marketing para diversos objetivos, de aumento do ROI até conseguir mais clientes.
Isso significa que os principais profissionais de marketing no mercado estão usando essa tecnologia inovadora para poupar tempo.
Então, se você quer tornar seu negócio mais eficiente, você precisa desenvolver essas campanhas de automação de marketing também.
Mas, antes, vamos nos aprofundar sobre o que exatamente é a automação de marketing.
Automação de marketing – o que é?
Então, o que é exatamente automação de marketing?
Eis a minha definição:
Automatizar processos de marketing que são entediantes e levam muito tempo.
Sim, é simples, porque é um conceito relativamente simples.
É basicamente exatamente o que parece, mas eu sei que a maioria das pessoas gosta de definições específicas.
Então aqui vai o que o Google diz sobre o assunto:
A última parte é crucial: automatizar tarefas repetitivas.
O objetivo da automação de marketing é poupar tempo, aumentar a eficiência e administrar de forma automática processos que normalmente sugariam todo seu tempo e acabariam com a eficiência do seu trabalho.
O HubSpot define automação de marketing da seguinte forma:
Automação de marketing se refere ao software cuja função é automatizar ações de marketing.
Posteriormente, eles a descrevem como a ação de pegar tarefas repetitivas, como email e gerenciamento de redes sociais e automatizá-las, para poupar tempo e dinheiro.
O objetivo é automatizar tarefas entediantes, que te impedem de se dedicar a outras coisas que requerem sua atenção.
E pode-se dizer que a adoção da automação de marketing está crescendo rapidamente.
A adoção em massa de softwares para automação de marketing começou em 2014, e só vem crescendo desde então.
E a maioria dos profissionais de marketing concorda que a automação de marketing vale o custo e a instalação das ferramentas:
Isso significa que a maioria dos profissionais de marketing se beneficia da implementação das plataformas de automação de marketing e do consequente ROI positivo.
Além disso, a maioria dos profissionais de marketing credita seu sucesso ao alcançar objetivos importantes ao uso de técnicas de automação de marketing.
Mas vários profissionais de marketing ainda não têm sistemas integrados e não estão se beneficiando de softwares de automação de marketing.
E eles deveriam.
Eu uso milhares de técnicas de automação de marketing todos os dias.
De agendamento de posts em redes sociais a e-mails automatizados e técnicas de nutrição de leads, as opções são praticamente infinitas.
Eu posso inclusive configurar automações com base no tráfego ou em novos leads.
A automação de marketing já me poupou incontáveis horas que eu teria gasto em email e redes sociais.
E hoje eu vou compartilhar algumas das minhas campanhas de automação de marketing preferidas, que você precisa implementar o mais rápido possível.
Vamos começar.
Inclua Leads do Facebook no seu CRM ou email envie-os uma mensagem de boas-vindas
Uma das minhas ferramentas preferidas para angariar leads é usar Anúncios de Lead do Facebook.
Esses anúncios de lead são uma das melhores formas de gerar leads e formar sua lista de emails.
Por quê? Porque eles se integram muito bem ao Facebook e são uma das maneiras menos chatas de gerar leads que eu já usei.
Aqui vai um exemplo de como eles são. O primeiro passo nesse formulário multiníveis é:
E uma vez que eles clicam na sua CTA, eles têm uma tela básica de informação para preencher:
Aqui vai um exemplo mais completo de todo o processo que usuários do Facebook verão quando clicarem e preencherem seus formulários para geração de leads:
Mas para onde vão os leads uma vez que alguém preenche o formulário?
Essa é uma das minhas maiores preocupações (e de muitos profissionais de marketing com quem já trabalhei ) em relação a Anúncios de Lead do Facebook.
O que acontece é que os leads simplesmente vão para a Biblioteca de Formulários do próprio Facebook, na sua conta de Gerenciador de Negócios:
Mas eu, pessoalmente, não quero perder meu tempo indo até a biblioteca de formulários e organizando eu mesmo os dados.
Eu não tenho tempo para ficar checando os leads, os envios de formulários e fazer download dos dados.
E, afinal, o grande objetivo da automação de marketing não é poupar tempo?
Depois de você checar todos os novos leads, você tem que passar pela chatice de subi-los para o seu software de automação de CRM ou email para lançar as campanhas.
Mais uma vez, eu não tenho tempo para isso.
Depois, você tem que pegar a lista de email que você acabou de subir e começar a configurar as campanhas.
Mas e se você pudesse fazer tudo isso de forma automática?
E se você pudesse simplesmente configurar seus Anúncios de Lead ou conseguir que um contato seja importado para sua plataforma de automação de CRM ou email assim que eles enviarem o formulário preenchido?
Assim, eles serão automaticamente inseridos em uma campanha de email.
Felizmente, isso é possível.
Basta lançar mão de uma ferramenta de automação de marketing como o Zapier para começar.
O Zapier é provavelmente a minha ferramenta preferida para desenvolver integrações incrivelmente fáceis e rápidas.
Ele se conecta a centenas (se não milhares) de aplicações que você muito provavelmente usa.
Por exemplo, você pode conectar seu calendário ao Slack, suas redes sociais a um fluxo de trabalho, ou mesmo importar os dados dos seus Anúncios de Lead do Facebook para o software de automação de email da sua preferência.
As opções são praticamente infinitas, e a facilidade no uso desbanca todos os outros produtos.
Para essa campanha de automação de marketing, nós obviamente queremos importar os dados dos nossos Anúncios de Lead do Facebook para uma plataforma de automação de CRM ou email para poupar tempo e automatizar o processo de novas campanhas.
Para começar, adicione Anúncios de Facebook para Leads a partir da seção “Workflow Ideas”:
Em seguida, clique em “Make A Zap!” para começar:
Agora sua seleção de Anúncios de Lead do Facebook deve aparecer como um “Trigger” no seu novo Zap:
Um trigger é algo simples:
É basicamente um gatilho, o que significa que, quando alguém preenche seu formulário de leads, ele vai levar às ações que você configurar na sequência.
É a faísca ou o catalisador da sua campanha de automação de marketing.
Sempre que determinada ação se der no seu formulário de leads, a reação que você configurou vai acontecer.
Em seguida, não esqueça de conectar suas informações do Facebook para começar:
Depois você vai precisar selecionar a página do Facebook que você vai usar para os anúncios.
Além disso, você tem que selecionar o formulário específico que você quer usar para essa campanha de automação de marketing:
Em seguida, você deve passar para a etapa de ação:
É aqui onde você vai determinar o que acontece com os dados do formulário de leads dos Anúncios do Facebook.
Por exemplo, você pode selecionar sua plataforma de CRM preferida, como o HubSpot ou o Salesforce.
Ou selecionar um software de automação e gerenciamento de email, como o MailChimp ou o ConstantContact.
É só usar a barra de busca para encontrar a aplicação que você quiser usar:
Para esse exemplo, podemos usar o MailChimp, já que essa é provavelmente a plataforma mais comumente usada para enviar emails e nutrir leads.
Em seguida, você deverá selecionar a ação que será desencadeada pelo Formulário de Lead do Facebook:
Para esse exemplo, vamos selecionar “Add/Update Subscriber” porque isso vai automaticamente colocar os leads do Facebook em uma nova lista.
Depois disso, vai estar praticamente pronto, mas você pode customizar algumas das suas opções.
Por exemplo, eu recomendo usar a opção “Send Welcome Email” para novos leads:
Dessa forma, será enviado aos seus novos leads um email de boas-vindas instantâneo, automatizando ainda mais o processo.
Agora em vez de configurar os Anúncios de Lead do Facebook, revê-los no Facebook, baixá-los e subi-los na sua plataforma de automação para configurar uma nova campanha, você vai ter automatizado tudo.
O próximo passo é simplesmente sentar e observar os leads aparecerem e receberem seus emails sem que você precise fazer nenhum esforço!
Se você quiser fazer isso com a sua plataforma de automação de CRM (como o Zoho, HubSpot, etc.), basta repetir o procedimento, mas escolhendo a plataforma de CRM no lugar do MailChimp na etapa “Action”.
E se você quiser usar isso para leads de fora do Facebook, você pode configurar para várias aplicações de formulário no seu site, como a Gravity Forms e outras!
Dica avançada: Eu também recomendo colocar esses novos leads no seu próprio grupo. Faça múltiplos processos automatizados no Zapier para cada Anúncio de Lead do Facebook.
Compartilhe automaticamente conteúdo curado nas redes sociais
Outro tipo de campanha de automação de marketing pouco convencional, mas que eu gosto muito, é automatizar o processo de compartilhamento de conteúdo nas redes sociais.
Gerenciamento de redes sociais é algo que pode matar seu tempo ao longo da semana.
A maioria das pessoas passa tempo demais nas redes sociais todos os dias:
E não é só o usuário comum de redes sociais que parece não conseguir largar suas plataformas preferidas.
A média dos profissionais de marketing passa horas demais toda semana nas plataformas sociais de sua preferência:
E se há algo que aprendemos sobre redes sociais a partir do uso direto, é provavelmente quanto tempo elas tomam e quanta distração elas representam.
Seja sincero comigo: com que frequência você é sugado pelo Twitter ou pelo Facebook e, quando olha o relógio, vê que já se passaram 25 ou 30 minutos?
Isso acontece comigo com mais frequência do que eu gostaria de admitir.
E é por isso que eu uso essa tática de automação de marketing.
Eu costumava passar tempo demais nas redes sociais. Isso estava me desviando dos aspectos profissionais que realmente demandavam a minha atenção.
Agora, em vez de perder meu tempo nas redes sociais, eu automatizei o processo e posso passar mais tempo com os meus clientes.
Onde o verdadeiro ROI é produzido.
Para fazer isso por você mesmo, você vai precisa criar uma conta no Feedly.
O Feedly é uma ótima ferramenta para fazer curadoria de conteúdo a partir dos seus blogs e personalidades preferidos em determinada área.
Eu uso todos os dias para encontrar conteúdo que vem dando o que falar!
Eu sigo experts do mercado e recebo o conteúdo deles por email todos os dias:
E, com ferramentas como o Zapier, de que eu falei antes, você pode enviar automaticamente o conteúdo selecionado para suas redes sociais.
Então, em vez de perder tempo lendo o conteúdo selecionado e escrevendo um tweet, você pode fazer isso automaticamente.
E curadoria de conteúdo tem que ser parte da sua estratégia de mídias sociais.
Simplesmente compartilhar todo novo post do seu blog no Facebook não vai te elevar ao status de expert no assunto.
Mas compartilhar outros textos relevantes de experts no assunto, vai.
Para começar, abra o Zapier e procure pela integração com o Feedly:
Em seguida, selecione a integração com o Buffer, que vai exibir a seção “Explore Workflow Ideas”:
Se você não conhece bem o Buffer, vale a pena conhecer.
É uma ferramenta que possibilita que você agende vários posts com antecedência, em todas as redes sociais que você usar.
Dá para imaginar não ter que entrar em cada plataforma para compartilhar o post individualmente?
Para mim dá, e é incrível.
Em vez disso, o Buffer vai compartilhar o mesmo post em todos os seus canais no horário que você determinar.
Depois, não se esqueça de selecionar o Feedly como o seu “Trigger:”
Agora é só conectar sua conta do Feedly para começar:
(Aviso: você vai precisar de uma conta Pro do Feedly para fazer essa integração. O lado bom é que custa só US$7 por mês ou US$62 por um ano inteiro)
E lembre-se, às vezes você precisa gastar dinheiro para ganhar dinheiro.
Veja o custo de oportunidade:
O profissional de marketing médio passa de cinco a seis horas por semana em redes sociais.
Isso significa que você está gastando 260 horas por ano em mídias sociais.
Multiplique isso pelo seu salário atual, e o resultado será quanto você vem gastando em social media marketing (isso sem nem contar gastos com anúncios!).
Agora US$62 parece bem barato, não? Aposto que sim.
Além de te poupar centenas de horas.
Agora que você está convencido, vamos voltar ao processo de configuração.
Selecione a categoria do Feedly da qual você quer compartilhar conteúdo.
Para configurar categorias no Feedly, é só buscar por uma publicação de um mercado, segui-la, e depois clicar “Create A Collection.”
Isso vai criar uma nova “categoria” a partir da qual você poderá obter posts para essa automação.
Em seguida, basta selecionar “Add to Buffer” como sua ação!
Pronto.
Agora você não precisa mais fazer nenhuma curadoria de conteúdo sozinho. O Feedly vai automaticamente puxar conteúdo novo baseado nas categorias que você selecionou e em quem você segue.
A partir daí, ele vai enviar esses artigos pelo Buffer e adicioná-los à sua lista.
Só relaxe e deixe que os posts se compartilhem sozinhos.
Emails de abandono de carrinho de compras
Emails de abandono de carrinho de compras deveriam ser o básico do básico das suas campanhas de automação de marketing.
Quer aumentar as vendas e fechar as transações que foram deixadas em aberto?
Então você precisa usar emails de abandono de carrinho de compras!
69.23% dos carrinhos de e-commerce serão abandonados com produtos dentro deles.
Isso representa praticamente 70% das suas vendas que você corre o risco de perder sem esses emails.
Alguém se deu ao trabalho de examinar o seu produto e colocar no carrinho. Certamente tem interesse aí.
Não deixe a venda escapar.
Com configurações simples do Shopify, você pode enviar emails de abandono de carrinho de compras com facilidade.
Para começar, entre na sua conta do Shopify e vá até a seção admin.
Clique na aba de configurações.
Depois, clique em “Checkout:”
Desça até a seção “Order processing” e selecione a seguinte opção:
Simples assim! Agora você pode enviar automaticamente emails para essas pessoas, e elas serão direcionadas de volta aos seus carrinhos abandonados, para dessa vez tentar conseguir uma conversão.
Eu adoro esse da Black Milk Clothing.
Quem consegue resistir a uma súplica de um cachorro fofinho?
Conclusão
Como profissionais de marketing, estamos constantemente com o tempo apertado.
Temos coisas para fazer, pessoas para encontrar e clientes para converter.
Nem sempre há tempo suficiente no dia para completar tudo que está na lista.
Ou melhor, não há tempo suficiente no dia para completar tudo que está na lista sem uma ajudinha.
E é aí que entra a automação de marketing.
Você simplesmente não tem tempo para nutrir todos os potenciais clientes sozinho como você tinha nos estágios iniciais do seu negócio.
Mas você ainda precisa de personalização e mensagens enviadas no momento certo.
Você precisa usar ferramentas de automação de marketing se você quiser escalar de forma eficiente.
Comece automatizando seu fluxo de leads. Quando um formulário for preenchido, envie esses novos leads para sua plataforma de automação de CRM ou email para automaticamente começar novas campanhas.
Depois, automatize sua estratégia de mídias sociais. Pare de desperdiçar horas preciosas nas redes sociais e comece a automatizar seus compartilhamentos com o Feedly e o Buffer.
E, lembre-se: sempre use emails de abandono de carrinho de compras para conseguir uma segunda chance de converter clientes.
Finalmente, não deixe de reservar alguns minutos na sua agenda para se parabenizar por poupar tanto tempo.
Sensação boa, não?
Com quais campanhas de automação de marketing você teve sucesso?