Todo mundo diz que o conteúdo é quem manda. Mas saber disso não te leva a lugar nenhum.
Você sabe como desenvolver a sua estratégia, criar conteúdo e promover esse mesmo conteúdo? E está tentando fazer tudo isso dentro de um orçamento, também?
Eu entendo o quão difícil isso pode ser. Você está tentando expandir o seu pequeno orçamento de marketing o suficiente para dar uma chance a todas as formas de marketing.
As vezes nós simplesmente não temos dinheiro o suficiente para marketing de conteúdo.
Eu entendo.
Como uma startup, você não tem o mesmo orçamento que as grandes marcas têm. Não pode contratar tantas pessoas quanto quiser, nem usar todas as táticas disponíveis.
A maior parte das startups é obrigada a lutar por atenção e você provavelmente não está em uma situação diferente.
Mas mesmo com orçamento, tempo e recursos limitados, você ainda pode usar marketing de conteúdo e obter ótimos resultados.
Afinal de contas, 70% dos seus clientes prefere conhecer seu negócio através de um artigo do que através de um anúncio.
Não é difícil de entender.
Você só precisa saber como.
Onde encontrar ideias para blog posts
Antes de criar a sua estratégia de marketing de conteúdo, a primeira coisa que você vai precisar é algumas ideias de conteúdo.
Não tem porque pensar sobre marketing de conteúdo se você não tem conteúdo algum para produzir.
Mas a boa notícia é que você pode terceirizar ideias para o seu conteúdo de graça.
É possível usar uma ferramenta paga como a Ahrefs para te ajudar a fazer uma pesquisa sobre palavras-chave e descobrir o que a sua audiência está lendo.
Mas existem muitas outra ferramentas e serviços gratuitos por aí que te permitem criar um planejamento de conteúdo.
Dentro da sua própria empresa, pense sobre tópicos que vem à tona o tempo todo.
Por exemplo, se você tem uma empresa SaaS de e-commerce, seu público provavelmente vai querer ler conteúdo sobre e-commerce.
É por isso que eles te conhecem. Esse é o valor que você pode fornecer.
Quando estiver pensando em ideias de conteúdo, você pode passar algum tempo tentando encontrar aquele conteúdo perfeito que se tornará viral.
Mas não é necessário criar todas essas ideias você mesmo. É possível roubá-las de forma eficiente.
Vamos descobrir como.
Ouça podcasts no seu nicho.
Podcasts são um ótimo meio para as pessoas compartilharem conteúdo. Há centenas de podcasts sendo produzidos diariamente.
Você pode encontrar ideias de conteúdo simplesmente ao olhar os títulos.
Insira o nome do nicho com o qual você está envolvido ou o tópico sobre o qual você gostaria de escrever. Então escolha o podcast mais relevante para o seu público.
Melhor ainda, a maior parte dos podcasts tem descrições detalhadas. Então você não só consegue ideias de títulos, como também consegue uma breve visão geral do conteúdo que o podcast aborda.
Não é preciso ouvir todos os podcasts.
Use a Amazon.
Pense um pouco. Há livros para todos os nichos. A maior parte deles é vendida na Amazon.
Essa é outra oportunidade pouco utilizada para gerar ideias de conteúdo.
Simplesmente digite a sua palavra-chave ou nicho na barra de pesquisa e veja quais livros aparecem nos resultados:
Coloque em ordem de popularidade e agora você pode ter uma ideia dos tópicos do seu nicho em geral nos quais as pessoas estão interessadas.
Clique em alguns dos livros mais populares e leia a tabela de conteúdos deles para encontrar ideias para conteúdos mais específicos:
E para encontrar conteúdo ainda não explorado, vá até a seção de avaliações.
A melhor coisa sobre a Amazon é que as pessoas adoram deixar avaliações. Elas não só escrevem avaliações detalhadas sobre o que elas gostaram, ou não, sobre o livro, como muitas vezes também falam sobre o que está faltando, ou o que elas gostariam que estivesse incluso.
Neste exemplo, você percebe que as pessoas que leram este livro também gostariam de aprender sobre ferramentas avançadas de marketing de conteúdo.
Então se você estava buscando uma ideia sobre qual conteúdo criar, pode montar uma lista de ferramentas avançadas de marketing de conteúdo, agregando ao conteúdo já mostrado nesse livro.
Essas são ótimas ideias de conteúdo porque você já sabe que há demanda para ele.
Pesquise em grupos do Facebook.
Participar e se engajar com grupos do Facebook é uma ótima forma de descobrir novas ideias para o seu conteúdo.
Também é bastante provável que haja um grupo do Facebook para o seu nicho.
O que torna os grupos do Facebook interessantes é que eles são cheios de pessoas fazendo perguntas.
E essas perguntas são ótimas oportunidades para você criar conteúdo.
Por exemplo, dê uma olhada neste comentário:
Aqui, o usuário está procurando por ideias para atingir diferentes públicos com seus anúncios no Facebook.
Quais recursos eles poderiam utilizar?
Conteúdo que diz a eles exatamente como fazer isso. Você também pode inferir que, se ele está fazendo essa pergunta, há outras pessoas com essa mesma dúvida.
Criar conteúdo que responde as perguntas das pessoas te encoraja a criar conteúdo único e significativo que resolve diretamente um problema delas.
Com um orçamento de $0, há diversos métodos que você pode usar para encontrar ótimas ideias de conteúdo.
Só precisa saber onde procurar.
Criando seu conteúdo
Assim que você encontrou suas ideias de conteúdo e criou uma estratégia, é hora de começar a produzir o conteúdo.
Muitos contratam uma pessoa ou um time em tempo integral para criar o conteúdo, ou terceirizam seu conteúdo para uma agência.
Mas lembre-se, você está tentando fazer isso com um orçamento de $0.
Então se esse é o caso, você vai precisar juntar todos na sua empresa.
Nota: não dê todo o conteúdo para uma só pessoa, já que isso vai tomar tempo de trabalho dela.
Compartilhe as responsabilidades de conteúdo. Você pode ter uma pessoa para a pesquisa, outra para escrever e outra, ainda, para editar.
Também não é preciso postar conteúdo todos os dias.
É aqui que muitas startups erram.
Elas acham que precisam postar conteúdo diariamente para ter sucesso. Você ainda pode se dar muito bem se postar conteúdo relevante e valioso uma vez por semana para o seu público.
Mas o melhor a se fazer é postar cerca de 16 vezes por mês.
Uma pesquisa do HubSpot revelou que empresas que publicavam 16+ blog posts recebiam 3.5x mais tráfego do que os competidores que publicavam menos conteúdo por mês.
Criar conteúdo eficiente é difícil. Se você está tendo dificuldades para conseguir o orçamento ou o tempo necessário para criar conteúdo, não o produza todo sozinho.
O que eu quero dizer com isso?
Curadoria.
As pessoas adoram conteúdos completos. Elas amam ter todas as informações que buscam em um único blog post.
É por isso que sites como o BuzzFeed se dão bem:
Eles fazem a curadoria de conteúdo produzido por outras pessoas para criar um conteúdo ainda melhor.
Pense um pouco sobre formas como você pode fazer a curadoria de conteúdo.
Talvez possa fazer a curadoria de uma lista das principais pessoas da sua indústria:
Ou uma lista das principais estatísticas que puder encontrar na web sobre o seu nicho.
Esse tipo de conteúdo funciona bem e leva menos tempo para criar porque você está simplesmente reunindo conteúdo que já existe.
Tudo o que precisa fazer é atribuí-lo aos donos originais.
Você também pode utilizar conteúdo gerado por usuários (UGC).
Conteúdo gerado por usuários é o conteúdo criado pelos seus clientes que você usa para fins de marketing.
A Coca-Cola usou UGC ao adicionar nomes às suas latas e garrafas:
Em todo o mundo, as pessoas compartilharam imagens na web deles mesmos com seus nomes nas bebidas. Isso levou outros a procurar por seus próprios nomes nas garrafas, também.
E funcionou. A marca de bebidas conseguiu gerar mais de 998 milhões de impressões no Twitter.
Ao criar conteúdo, imagem é tudo. Ela é a espinha dorsal que une todo o seu conteúdo.
Aqui está uma lista de recursos e sites onde você pode encontrar imagens atrativas e livres de royalties. Alguns destes sites nem mesmo pedem que você faça atribuições ou dê o crédito a eles.
–Unsplash
–Gratisography
–Freestocks.org
–MMT Stock
Se prepare para promoção
Se você quer se dar bem em marketing de conteúdo, precisa fazer com que seu conteúdo seja visto pelo máximo possível de pessoas. Por que produzir conteúdo que ninguém for vê-lo?
Normalmente, conseguir um grande alcance demanda tempo e dinheiro. As pessoas investem em programas caros como o BuzzStream para saber quem está recebendo emails sobre o conteúdo deles.
Se você não possui orçamento, essas ferramentas estão fora do seu alcance. Entretanto, ainda há algumas estratégias gratuitas que você pode usar para promover seu conteúdo.
Em primeiro lugar, não seja egoísta. Se o seu conteúdo é todo sobre você, as pessoas não têm motivo algum para compartilhar ele.
Mas se você incluir outras pessoas no seu conteúdo, elas são mais propensas a compartilhá-lo.
Pense um pouco. As pessoas gostam quando os outros as mencionam, especialmente na Internet.
Então se você incluir uma citação de alguém, ou mencionar um negócio específico que está fazendo uma determinada tarefa muito bem, fale com eles e os informe que você está falando sobre eles no seu blog post.
Você pode alcançá-los via Twitter ou encontrar o email deles para informá-los.
Você já deve ter ouvido falar sobre o Método Arranha-céu. É um sistema de escrita de conteúdo que te encoraja a criar conteúdo superior de forma consistente dentro do seu nicho.
Você analisa os conteúdos com melhor desempenho para a sua palavra-chave escolhida e cria um conteúdo ainda melhor com base naquela palavra-chave.
Um jeito fácil de encontrar os principais conteúdos no seu nicho é usar uma ferramenta como a BuzzSumo:
É super fácil.
Primeiro, digite sua palavra-chave na barra de pesquisa e clique em “Go!”, então você será levado até uma página que mostra o conteúdo relacionado àquela palavra-chave mais compartilhado.
Você verá os top 10 blog posts na versão gratuita, com um número maior disponível na versão paga.
A BuzzSumo te mostra quantas vezes as pessoas compartilharam aquele artigo, que escreveu o conteúdo e em qual plataforma ele é mais popular.
O que se deve notar sobre isso é que o principal conteúdo usualmente já foi muito compartilhado. Então se você conseguir escrever algo ainda melhor, pode ter certeza de que está fornecendo valor.
Assim que fizer isso, use uma ferramenta como a Muck Rack para ver quem compartilhou aquele conteúdo:
Tente alcançar as pessoas e ver se elas estariam interessadas em compartilhar o seu conteúdo, também.
Envie um email como este:
Olá Nome,
Eu notei que você compartilhou um post sobre X recentemente.
Eu escrevi um post sobre X há pouco, mas ele inclui outras 7 estratégias que estavam faltando no post original que você compartilhou.
Se você gostaria de ler ele, me avise e eu o enviarei.
O motivo por que isso funciona é que você está encontrando pessoas que já compartilharam o conteúdo sobre o qual você fala e está se aproximando delas com um novo pedaço de conteúdo que sabe que elas gostarão.
Dessa forma você aumenta a chance de o seu conteúdo aparecer no site deles.
Outro método de promoção é distribuir seu conteúdo através de ferramentas como o Medium ou Business 2 Community.
A razão pela qual isso funciona tão bem é que todos aqueles sites têm mais leitores que o seu. Isso te dá uma chance de colocar o seu conteúdo na frente de mais pessoas. Além do mais, é gratuito.
Lembre-se de que se você planeja distribuir seu conteúdo em sites como esses, precisa fazer com que o Google saiba qual conteúdo foi produzido primeiro.
O problema é que, quando você distribui seu conteúdo em outro website com uma maior autoridade de domínio, o Google muitas vezes vê ele como mais importante, mesmo se você postou o seu primeiro.
Para combater isso, ao distribuir seu conteúdo, use uma tag rel=canonical.
Isso diz ao Google para dar todo o crédito para quem postou primeiro, diga-se você, e não para a página na qual está distribuindo seu conteúdo.
Desse jeito, seu próprio ranking não é penalizado por ter um website com uma autoridade de domínio maior tomando as rédeas.
Redes sociais são gratuitas. E usar uma ferramenta gratuita como a Buffer te permite postar e compartilhar seu conteúdo, assim como analisar qual deles obteve um desempenho melhor.
Use redes sociais para postar trechos do seu conteúdo com links dos artigos originais.
Mas quando compartilhar seu conteúdo, não é o suficiente compartilhá-lo uma só vez.
Toda vez que um usuário de uma rede social atualiza a página dele, ele vê uma nova compilação de conteúdo. Também é importante perceber que os usuários ficam online em momentos diferentes do dia.
Se você quer colocar seu conteúdo na frente de pessoas suficientes, compartilhe ele repetidamente. Mas não o faça em excesso, já que não deve parecer estar postando spam para o seu público.
Redes sociais são uma ótima forma de compartilhar seu conteúdo porque é por isso que essas plataformas foram criadas.
Quando alguém lê um excelente artigo, há uma grande chance de que eles irão recomendá-lo aos seus seguidores.
E quando seus seguidores lerem ele, eles o recomendarão aos seus seguidores, também, e assim por diante.
Logo, seu conteúdo será compartilhado pela Internet via uma web de usuários de redes sociais.
Além disso, compartilhar seu conteúdo em redes sociais é completamente gratuito.
Reutilizando conteúdo
Você pode não ter o tempo ou o pessoal para produzir conteúdo original toda semana. Está tudo certo. Não é necessário.
Quando você reutiliza conteúdo, pega um artigo original e o transforma em algo novo.
Isso quer dizer que o trabalho duro só é feito uma vez. Você precisa pesquisar para aquele post apenas uma vez.
Por exemplo, é possível criar um blog posto longo, e então, na próxima semana, transformar esse post em um SlideShare ou criar um infográfico:
Essas são algumas formas simples de pegar seu conteúdo já existente, formatá-lo novamente para outro meio e ter outra abordagem para os seus leitores.
Alguns leitores podem não ter tempo de ler um blog post com 3,000+ palavras, então se eles conseguirem adquirir as mesmas informações em formato de SlideShare, isso seria o ideal para eles.
De forma similar, se eles veem o seu SlideShare e querem saber mais sobre o assunto que você está falando, eles podem ir até o blog post original.
Reutilizar o seu conteúdo significa que você consegue mas atenção com cada artigo que produz.
SEO
Otimização dos Mecanismos de Busca (SEO) é a melhor estratégia que você pode usar para fazer com que seu conteúdo seja visto na primeira página do Google. Ela envolve otimizar suas páginas para palavras-chave específicas.
O principal segredo do SEO é criar conteúdo útil relacionado às suas palavras-chave.
Então quando alguém pesquisar por “off-page SEO,” você aparece no Google por primeiro.
Seu conteúdo está na primeira posição porque o Google acha que ela tem valor.
Quando o seu conteúdo é considerado de valor, você consegue mais atenção.
Mas não se deve ir além do necessário e encher todos os lugares com as suas palavras-chave.
O Google é inteligente o suficiente para saber quando o conteúdo flui naturalmente e quando parece que ele foi escrito com o único propósito de subir no ranking de palavras-chave.
Fazer isso vai atrapalhar seus esforços. Ele não só não vai aparecer na primeira página do mecanismo de busca, como pode simplesmente não aparecer.
Otimizar seu conteúdo para o SEO é completamente gratuito.
Se você está usando o WordPress, então faça o download do plugin Yoast SEO. O Yoast SEO te ajuda a compreender se o seu conteúdo está otimizado de forma eficiente ou não:
Conclusão
Marketing de conteúdo é importante. Mas você já sabia disso
Mesmo com orçamento e recursos limitados, não deveria haver razão alguma por que você não pode se envolver com marketing de conteúdo.
Quando o fizer, você terá uma base fiel de fãs esperando ansiosamente pelo seu conteúdo.
Sua receita vai aumentar, assim como a sua autoridade.
E quando sua receita e autoridade aumentam, você pode reinvestir esses ganhos para aumentar seus esforços de conteúdo com uma estratégia que você já sabe que funciona.
Conteúdo de marketing é sobre usar diversos meios para contar a história da sua marca. Ele está lá para engajar, educar e encorajar o seu público a se tornar melhor no que faz.
Quando feito da forma certa, ele pode ter grande efeito sobre todo seu negócio.
Marketing de conteúdo não demanda, necessariamente, que se tenha um orçamento alto, então por que você ainda não está usando ele?
Quais estratégias de conteúdo você já usou que não demandavam um orçamento?