A criação de conteúdos no WordPress é muito fácil. O Dashboard da plataforma é bastante completo e intuitivo, mas dependendo do seu projeto, pode haver a necessidade de criar um post no Frontend WordPress. Para empresas e profissionais, trabalhar com tipos de posts ou aplicá-los para soluções fora da geração de conteúdo, como: post como imóvel e até anúncio de produtos.
Quanto mais você utilizar o WordPress, vai descobrir que o CMS é uma terra fértil para novas idéias. Estudando e manipulando de forma inteligente a plataforma, você pode adaptá-la e customizá-la para qualquer tipo de solução e negócio. Se o seu projeto permite que seus visitantes ou convidados criem postagens, oferecer a possibilidade de desenvolver um post no frontend WordPress é muito útil e mais seguro.
Post no Frontend WordPress
Para permitir que seus visitantes desenvolvam postagens direto no frontend, você pode utilizar de código em mão livre ou de plugins que vão facilitar o seu trabalho. O plugin que vamos indicar aqui é o WP User Frontend. Você consegue criar diversos tipos de formulário e personalizá-los com campos avançados e específicos ao seu projeto.
Com o WP User Frontend, além de criar postagens sem ter de acessar o Painel administrativo, você pode editar e deletar postagens. Os administradores também conseguem editar as informações dos usuários cadastrados no site. O plugin tem duas versões, Free e Pro. A versão gratuita permite criar um formulário para registros de e-mail com os campos padrão. Enquanto com a versão Pro, é possível desenvolver diversos formulários e com a quantidade de campos, dos mais variados tipos que você quiser.
Utilizando o WP User Frontend
Baixe o plugin pelo botão abaixo ou faça download pelo Dashboard do seu WordPress, instale e ative o WP User Frontend.
Com o plugin ativado, uma nova opção vai aparecer no menu lateral em sua Dashboard. Acessando o link principal, WP User Free, você configura o funcionamento. O plugin permite que você configure:
- Tradução de labels do formulário;
- Definição da página para edição de postagens;
- Se um usuário pode editar ou deletar um conteúdo criado por ele;
- A qual a categoria os posts criados via Frontend irão pertencer;
- Mensagem de notificação para um novo post criado;
- Opções de pagamento;
- Quais usuários terão acesso ao Painel WordPress.
Você consegue especificar as configurações para cada área – criação, edição e exclusão de post. Uma característica muito interessante do WP User Frontend é a integração com o PayPal. Você configura se quer cobrar por post criado, qual a moeda para a cobrança e o preço de cada postagem que será criada.
No menu WP User Frontend > Custom Fields, você customiza seu formulário de criação de post no frontend WordPress. Defina o tipo de cada campo – Text Box, Text Area, Dropdown e Checkbox. Você também especifica quais os campos obrigatórios, ou seja, aqueles que para o formulário ser submetido precisam estar preenchidos.
Com o plugin WP User Frontend você consegue criar campo por campo de seu formulário. Dessa forma, você controla quais as informações que podem e devem ser cadastradas no momento da criação de um novo post no frontend WordPress.
Possibilidades com o WP User Frontend
Você pode adaptar o uso do plugin para diferentes tipos de sistemas. Algumas idéias são:
- Pedido de Pizza on-line;
- Cadastro de anúncio de imóvel (você pode cobrar por cada anúncio);
- Gerenciar os posts e redatores dos seus blogs.
Se você achou interessante a possibilidade de criar conteúdo para post no frontend WordPress, recomendo que teste o plugin WP User Frontend. A versão que indiquei e explorei aqui é a Free, mas a depender dos seus testes e necessidades, comprar a versão Pro do plugin pode ser interessante. Antes de qualquer coisa, baixe o plugin, instale e teste. Obtenha resultados manipulando diretamente com o plugin. Somente assim você vai conhecer os pontos fortes e fracos para o seu projeto.
Se você gostou desse artigo considere compartilhar nas redes sociais. Siga-nos nas redes sociais para acompanhar mais artigos como esse. Se de alguma forma este artigo lhe foi útil deixa seu comentário abaixo para podermos saber a sua opinião.