COMO ESCREVER TÍTULOS DE BLOG INCRÍVEIS: O GUIA COMPLETO

Como Escrever Títulos de Blog Incríveis: O Guia Completo
Como Escrever Títulos de Blog Incríveis: O Guia Completo

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Se você quer que seus posts ou textos tenham uma boa performance, você precisa saber escrever títulos de blog atrativos. Dê uma olhada no título do KISSmetrics. Fazendo um pequeno ajuste nele, eu aumentei a taxa de conversão em 40%.

Neste artigo, eu vou compartilhar um passo a passo para escrever títulos de blog poderosos, atrativos e úteis para os leitores. De acordo com a Copyblogger, 80% dos visitantes lerão seu título – mas apenas 20% lerão até o fim do artigo.

Portanto você deve fazer com que os títulos do seu blog sejam os melhores possíveis. Felizmente, quando se trata de escrever títulos de blog, pequenos ajustes podem trazer um excelente resultado.

Por exemplo, um estudo recente feito pela Content Marketing Institute descobriu que incluir um hífen ou dois pontos no título aumentou a taxa de cliques (CTR) em 9% nos títulos que não tinham.

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Buzzfeed e Upworthy são dois sites de autoridade que geram milhões de visitantes por mês, em grande parte porque eles conseguem escrever títulos de blog que chamam atenção.

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Títulos podem falhar quando eles não combinam com o artigo escrito ou não são relevantes para aquele tema específico. Quando o comprimento excede 62 caracteres, os mecanismos de buscam tendem a ignorar o restante do título e isso pode diminuir sua taxa de conversão a longo prazo.

Faça o download desta planilha importante para escrever títulos de blog poderosos.

Vamos falar sobre cinco passos para escrever títulos de blog poderosos que irão impulsionar seu tráfego de busca, classificação e compartilhamentos sociais.

Passo #1:  Use números específicos & dados em seu título

O título é responsável por mais de 50% da eficácia dos seus posts. Se você falha em escrever títulos poderosos e clicáveis, todo passo que você der no marketing será uma perda de tempo.

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Integrar números específicos e dados dentro do seu título é uma maneira eficaz de fazer com que ele seja mais atraente aos leitores. Muitos estudos tem mostrado que títulos com números tendem a gerar 73% mais compartilhamentos sociais e engajamentos.

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De acordo com Debra Jason, uma das razões para usar números é porque eles são como “doce para o cérebro.” Em outras palavras, o cérebro é receptivo a números.

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É muito importante entender a ciência por trás dos números ímpares. Frequentemente você irá encontrar posts virais com números ímpares no título e irá se perguntar o motivo dos autores não terem utilizado números pares. Aqui está um exemplo típico do Buzzfeed.com:

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De acordo com o Content Marketing Institute, o cérebro parece acreditar mais nos números ímpares do que nos pares. Números ímpares também parecem ajudar as pessoas a digerir e recordar a informação mais facilmente.

E mais, quando o título foi ajustado para incluir o numero 7, a taxa ta cliques (CTR) aumentou em 20%.

Em vez de usar a palavra “sete,” você deveria substituir pelo número “7” nos títulos. Então em vez de escrever “Sete Passos Para Começar um Negócio em Casa,” use “7 Passos Para Começar um Negócio em Casa.”

Nota: Se você está escrevendo um guia com um passo a passo, não inclua mais do que nove passos, porque o cérebro humano encontra dificuldade em processar mais do que nove itens de uma vez. Entretanto, se você está escrevendo sobre ferramentas ou diferentes maneiras de fazer as coisas, não há limites para os números que você quiser usar.

Escrever títulos de blog com números pares também tem boa performance. Muitas vezes eles podem até superar os ímpares, especialmente quando o profissional de marketing ou o autor promove conteúdo constantemente.

Aqui estão alguns exemplos de sucesso com números ímpares:

17 Fontes de Backlink Inexploradas (Atualizado)

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27 Maneiras de Crescer seu Negócio de Yoga (Sem Trabalhar Mais Horas)

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100 Lições Aprendidas em 10 Anos de Blog

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Passo #2:  Utilize uma lógica única

Eu usei uma lógica única para escrever títulos de blog que se tornaram virais. A palavra “lógica” simplesmente significa “uma razão subjacente por que algo deve ser feito.” Se você quer que as pessoas leiam seu conteúdo, você tem uma boa razão para isso?

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89% dos posts em blog tem menos do que 100 compartilhamentos. Para evitar desperdiçar o tempo com conteúdo, dê às pessoas razões para que elas cliquem, leiam e compartilhem seu conteúdo.

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Algumas das lógicas que você pode usar para escrever títulos de blog são:

  • Dicas
  • Razões
  • Lições
  • Truques
  • Ideias
  • Maneiras
  • Princípios
  • Fatos
  • Segredos
  • Estratégias

Aqui estão alguns exemplos:

  • 5 Dicas Para Escrever Introduções em Blog Como um Profissional
  • 15 Lições Que Aprendi a Duras Penas Como um Blogueiro de 3 Anos de Idade
  • 8 Princípios Para Criar uma Landing Page Perfeita
  • 17 Fatos Sobre Marketing de Conteúdo Que Você Não Sabia

Passo #3:  Chame atenção

O propósito do título é fazer com que o usuário leia ao menos a primeira sentença. Todo título deveria chamar atenção. “Atenção” simplesmente significa foco mental e uma séria concentração para uma dada tarefa.

Tenha em mente que seus clientes são seres humanos com muitas coisas disputando a atenção deles. Infelizmente a atenção das pessoas tem caído todo ano. De acordo com a Statistica, a média de atenção das pessoas nos dias atuais é de 8,25 segundos.

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Compartilhamento social é mais fácil quando seus visitantes estão engajados com seu site. Uma pesquisa da AddThis mostrou que, no 1º trimestre de 2014, o compartilhamento do Facebook tinha uma participação de 26% das atividades.

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Se você é dono de uma micro empresa, uma das maneiras de adquirir e reter clientes é engajá-los com o conteúdo certo. E o conteúdo certo começa com um título que chama a atenção do leitor.

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Você tem que convencer seus clientes e prospects a continuar lendo. O título pode construir esse monumento pra você.

Então em vez de colocar todo seu tempo e energia em conseguir uma lista de assinantes de email e vender, comece a focar em escrever títulos de blog para fazer com que as pessoas leiam a primeira sentença.

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Esse é o verdadeiro propósito do título. Se você cumprir esse objetivo, a introdução, os subtítulos, os marcadores e o storytelling cuidarão do resto e converterão os leitores em clientes.

Antes de te mostrar algumas maneiras simples de escrever títulos de blog que chamem a atenção, aqui estão quatro regras para serem seguidas. Elas são consideradas os “4 U’s” para escrever títulos de blog que chamem a atenção:

Os quatro U’s são:

  • Faça um título único
  • Seja ultra específico
  • Ele deveria transmitir um senso de urgência
  • Seu título tem que ser útil

a).  Título único: Um  blogueiro amigo meu me disse uma vez que, toda vez que ele encontra um título atrativo, ele irá dar um tapa no título para torná-lo único para sua audiência.

“Único” significa ser “de um único tipo.” Em outras palavras, seu título tem que ser diferente dos outros.

Então como você sabe que seu título é único?

Simples: coloque-o no Google e digite o título entre aspas. Veja um exemplo:

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Nota: Você tem que usar as aspas para obter a busca exata que você quer. Nos resultados de busca do Google acima, o título “não foi encontrado.”

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É claro, milhares de pessoas podem direcionar para a mesma palavra-chave (otimização da taxa de conversão), mas seu objetivo é escrever um título que ninguém tenha.

Um blog que entende a importância de escrever títulos únicos é o KISSmetrics. Eles geram vários compartilhamentos sociais, uma vez que os leitores não conseguem encontrar conteúdos da mesma qualidade (com o mesmo título). Eles preferem compartilhar esses com os outros.

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b).   Títulos ultra específicos: A segunda regra para escrever um título que chama a atenção é: seja ultra específico. De acordo com o The New York Times, a falta de foco, visão e planejamento são algumas razões por que 33% dos pequenos negócios falham.

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O título do seu conteúdo controla tudo que você coloca abaixo dele, não importa o formato ou plataforma que você o publique.

Seus prospects tem perguntas e respostas. Se você puder dar a eles títulos ultra específicos e respostas para suas perguntas, você pode convertê-los em leitores fiéis e clientes.

Quanto mais preciso você é, mais autoridade você terá em seu segmento de atuação e mais fácil será para construir uma conexão com os clientes.

Eu sei que de vez em quando você pode querer mascarar o real propósito do conteúdo do seu público-alvo e usar alguns atrativos, tais como como palavras poderosas e adjetivos fortes em seu título.

Não há nada de errado nisso. No entanto, escrever títulos de blog que sejam ultra específicos dá ao leitor o entendimento do que ele pode esperar quando clicar para ler o conteúdo.

Se você é um profissional de conteúdo ou um iniciante, você precisa definir objetivos específicos e realistas. Não confunda seus leitores com seus títulos. Evite ser vago. Vá direto ao ponto.

Se você está compartilhando cinco passos para alcançar alguma coisa, vá em frente e torne isso conhecido no título. Essa é outra razão por que você precisa escolher um nicho cuidadosamente.

A menos que seu blog seja sobre “qualquer tipo de tecnologia,” você não precisa escrever títulos em diferentes assuntos da maneira como Mashable e TechCrunch fazem.

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Conheça sua audiência e procure escrever títulos de blog que irão ao encontro das suas necessidades.

Então o que fazer para escrever títulos de blog ultra específicos?

Vamos supor que sua palavra-chave direcionada seja “plano de negócio para pequenas empresas.” Aqui estão algumas variações de títulos específicos que poderiam funcionar:

  • 3 Passos Simples para Escrever um Plano de Negócio de Pequenas Empresas para Iniciantes
  • 10 Melhores Templates de Sucesso para Plano de Negócio de Pequenas Empresas
  • Aprenda Como Escrever um Plano de Negócio para Pequenas Empresas do Zero
  • Passo a Passo para Escrever um Plano de Negócio para Pequenas Empresas em 30 Minutos

Você percebeu o quão específicos os títulos são? Eles contêm frases que fazem com que o título como um todo seja bem específico (direcionado para alguma coisa). Está certo, eles podem não ser únicos – é muito difícil atingir essa singularidade em um único título.

Steve Kamb da NerdFitness.com sabe como escrever títulos específicos sobre refeições que te ajudam a ficar em forma e saudável.

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Eu estudei os estilos de título do Peep Laja por um longo tempo também. Ele usa somente títulos específicos que ajudam em sua otimização da taxa de conversão. Veja um exemplo:

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c).   Ele deveria transmitir um senso de urgência: Em um post recente, Derek Christian, fundador do Cleaning Business Today, disse que “Marketing eficaz se resume em criar um receio de se perder uma grande oportunidade.”

É exatamente isso que Michael Hyatt explicou no “Urgency Wheel.”

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A menos que você coloque uma urgência, seus leitores estarão propensos a parar de ler seu conteúdo ou até mesmo marcá-lo para ler depois, mas nunca mais irão voltar. O propósito é conseguir fazer com que seus leitores cliquem no título agora.

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Na entrevista recente para o BigThink, Carol Sawdye compartilha uma experiência emocional de como ela foi diagnosticada com a doença de Hodgkin com 25 anos de idade. Ela se tornou mais ativa na busca por seus objetivos na carreira.

Foi dito que ela teria 50% de chance de chegar aos 30 anos de idade. Isso fez com que ela reconsiderasse como viver uma vida plena.

Seu caso pode não ser relacionado à saúde, mas todos nós estamos no mesmo barco. Todo mundo está procurando por algo que os motive a fazer a coisa certa, sem adiar para o amanhã. É isso que a urgência faz quando você a utiliza em seu título.

Um senso de urgência não é apenas aplicável ao marketing de conteúdo. Ele atravessa a sua vida pessoal e a sua produtividade também. Hyatt simplifica isso abaixo:

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Escritores geralmente melhoram sua taxa de conversão quando eles usam como estratégia o senso de urgência em seus textos. Clientes em potencial tentem a responder rapidamente, porque a psicologia está sendo utilizada para persuadi-los a comprar baseados em suas emoções e justificar suas decisões baseadas na lógica.

Escassez e urgência são dois elementos importantes do texto que são usados juntos para produzir resultados excepcionais. Eu me deparei com o modelo do WiderFunnel e ainda o utilizo.

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Sites e-commerce usam urgência e escassez muitas vezes. É assim que o Amazon utiliza ambos os elementos para vender mais produtos, especialmente na categoria de aparelhos e eletrônicos:

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Escrever títulos de blog baseados em urgência vão sempre atrair a atenção, porque eles antecipam ao leitor o que vem depois. Considere os títulos bem conhecidos da Upworthy:

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Idealmente, você quer adequar sua mensagem baseada em onde seus consumidores estão no processo de decisão.

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Eles não irão ignorar seu título, porque eles não querer perder o que está do outro lado do título, depois que ele for clicado. A única maneira que eles tem para descobrir, é clicar e ler.

Late Urgent Mail

Se você segue o site de projetos de autoridade do Haw, você provavelmente percebeu como suas atualizações usam a urgência no título, de maneira a conseguir mais cliques e engajamento.

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Ramsay Taplin também usa a mesma estratégia para escrever títulos de blog, ainda mais ultimamente. Veja um exemplo títpico:

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Se você é um autor e quer treinar outros para se tornarem bons escritores, então estes títulos podem ajudar:

  • 5 Passos Que Dei Para Escrever Meu Primeiro Kindle (E Como Você Pode Fazer Isso em 4 Passos)
  • Eu Tinha Medo de Escrever em 2012, Mas Agora em 2015 Me Tornei Especialista (Aprenda Meus Truques)
  • Meu Segredo Para Ter Seu Livro Publicado Rapidamente

d).  Seu título precisa ser útil: A última regra que você deveria seguir se quiser que seus títulos chamem a atenção das pessoas e cumpram com a tarefa, é fazer com que eles sejam úteis. Todas as três regras acima – único, ultra específico e urgente – se relacionam à utilidade.

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Se seu título e conteúdo não são úteis, não importa a urgência que você empregue, isso não vai funcionar. Na verdade, não existe maneira de escrever um conteúdo que ajude e seja específico sem que ele seja útil ao mesmo tempo.

Útil quer dizer muitas coisas – prático, que ajude, tenha valor, seja informativo, que valha a pena, gere benefícios, vantagens e por aí vai. A questão é ajudar os leitores a terem esperança, sabendo que seus problemas podem ser resolvidos.

Não resta dúvidas de que seguir os 4U’s acima irão te ajudar a construir um blog que irá gerar mais de 100.000 leitores por mês em 2 anos.

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Não se esqueça de incluir vários dados em seus posts, usar prints de tela e escrever posts bem detalhados, pois estudos mostram que o comprimento do conteúdo afeta as classificações de busca e as conversões.

Meu título recente é útil. Ele diz:

Por Que Alguns Sites se Classificam Bem no Google Quando Eles Não São Otimizados?

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O leitor percebe que o post está prestes a revelar alguns segredos sobre sites que se classificam no Google sem ter muitos links inbound e autoridade. Embora o título seja baseado em uma pergunta, ele gera nas pessoas uma expectativa e eles vão querer clicar para saber o “por quê.”

Consequentemente, o post gerou mais de 1.500 compartilhamentos no Facebook, Twitter e Google+ em menos de 14 dias.

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Os últimos posts do SocialMouths.com são também cheios de títulos úteis, que já geraram milhares de compartilhamentos sociais também. Veja o print abaixo:

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Michael Stelzner da SocialMediaExaminer.com não gosta de ser extremista com seus títulos. Em vez disso, ele usa uma abordagem simples e clara para fazer com que o título seja útil. Seus compartilhamentos sociais excederam 2.000, superando vários outros sites. Aqui está um dos seus últimos posts:

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Agora que você entende os 4U’s para escrever títulos de blog que prendam a atenção, vamos analisar as várias maneiras de escrever títulos de blog poderosos que irão gerar cliques qualificados e leads para seu negócio.

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1).    Afirme o óbvio em seu título: É importante escrever títulos de blog que sejam fáceis de entender. No momento que um leitor em potencial cai em sua página web vindo de qualquer lugar, eles não precisarão de ajuda para descobrir o que você está falando.

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Tenho que salientar aqui que a maioria dos títulos com um senso de urgência geralmente carece de clareza e propósito. O propósito de um título é levar a pessoa a clicar, de maneira que você melhore o seu ROI. O propósito não é parecer inteligente ou educado.

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Outra maneira de confundir os leitores é usar palavras e frases que não sejam comuns. Leitores não querem saber qual universidade você estudou ou qual seu status acadêmico – a menos que você tenha um blog na área educacional, é claro.

Em vez disso, demonstre sua inteligência através de sua capacidade de explicar questões complicadas e torná-las simples para uma pessoa comum.

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Use palavras simples para se expressar e transmitir sua mensagem. Se seus leitores estão famintos por informação útil, não pergunte se eles estão com apetite. Ambas palavras significam a mesma coisa, mas uma é mais comum do que a outra.

Exemplos de títulos confusos que você poderia evitar:

  • Não use: 12 Dicas de Economia Meticulosas Para Amadores em Finanças
  • Em vez disso, use: 12 Dicas Eficazes de Economia Para Quem Quer Fazer um Dinheiro Extra
  • Nunca use: Como Aniquilar Inflamação na Pele Devido a Condições Climáticas Desfavoráveis
  • Use este: Como se Livrar da Acne e Outras Irritações na Pele
  • Jamais use: 10 Melhores Lugares Para Encontrar Teses Arrebatadoras Sobre Postagens
  • Fique à vontade para usar: 10 Melhores Lugares Para Encontrar Ideias Úteis Sobre Posts em Blogs

Claro, você precisa levantar o seu conteúdo, mas sempre use palavras comuns e adjetivos que as pessoas possam se relacionar com eles. É assim que você pode incentivar outros profissionais de marketing de conteúdo e blogueiros a compartilhar seu conteúdo, especialmente no LinkedIn.

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Agora dê uma olhada no print abaixo. Você vai perceber que este artigo aparece no Review da Harvard Business, mas o título é um pouco confuso. Vamos ver se nós podemos fazer melhor:

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“Você não pode ser promovido se está preso na sombra do seu chefe.”

Problema rápido: O título acima poderia ser escrito com muito mais clareza. Vamos fazer isso:

  • Como Ser Promovido e Não Ficar Preso na Sombra do seu Chefe
  • Como Você Pode Ser Promovido Facilmente em seu Local de Trabalho

Um título com uma landing page que demonstre clareza e simplicidade é este do Rainmaker.fm:

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Digital Photography School, um site com conteúdo rico criado por Darren Rowse, tem títulos claros e clicáveis. Mesmo que o nicho da fotografia tenha alguns termos técnicos, os autores asseguram que eles não confundam os leitores.

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2).   Use adjetivos interessantes: Adjetivos são importantes na linguagem falada e escrita.

O adjetivo, lembre-se, é basicamente a parte do discurso que descreve ou qualifica um substantivo ou pronome em uma dada sentença. Por exemplo, “o casal feliz”:

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Como um escritor de conteúdo, você pode usar adjetivos para impulsionar seu título e fazer com que ele seja muito atrativo para as necessidades do seu público-alvo.

Jeff Goins forneceu alguns exemplos de adjetivos interessantes que você pode usar para criar seu título:

  • Divertido
  • Diligente
  • Gratuito
  • Estranho
  • Incrível
  • Sem esforço
  • Absoluto
  • Essencial
  • E muito mais…

Aqui estão alguns exemplos sobre como escrever títulos de blog que usam adjetivos:

Título divertido:

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“Incrível” no título da DPS:

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E aqui está um título com “gratuito”:

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3).   Direcione o leitor com seu título: Dan Kennedy uma vez introduziu a “técnica do direcionamento” e é uma maneira poderosa de escrever títulos em textos e posts de blog. Você já sabe uma das técnicas básicas, que envolve endereçar o leitor com a palavra “você”

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Pessoalmente eu uso a palavra “você” muitas vezes em meus títulos. E o que eu descobri é que todo título que contém você, o engajamento é muito alto. Não somente isso, mas o compartilhamento social excedeu os 700 para a maioria deles. A palavra “você” conecta e cativa seus leitores a um nível pessoal.

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Desde que a maioria dos seus concorrentes esteja usando conteúdo para alcançar e atrair clientes, você tem que alcançar seus prospects no nível deles, se você é um profissional de marketing B2C ou B2B.

Uma estatística compartilhada pea MarketingLand mostra que 86% dos profissionais de marketing B2B usam marketing de conteúdo, mas somente 38% acreditam que tenham as habilidades necessárias para se dar bem com ele.

Mas além disso, direcione seus leitores e procure escrever títulos específicos para eles. Eu usei essa forma de abordagem diversas vezes e ela funciona. Veja alguns exemplos:

  • Apenas Para Filiados do Clickbank: Dobre Sua Comissão de Afiliado com 16 Minutos por Dia
  • WordPress Para Blogueiros: 4 Maneiras de Proteger Seu Blog Contra Hackers
  • Blogueiros: Criem um Fluxo Interminável de Ideias de Conteúdo Com o Website 1
  • Atenção Blogueiros: Usem Estas 3 Estratégias para Obter Mais Visitantes

Missy Ward entende como direcionar os leitores em seus títulos. Ela vai ainda mais fundo direcionando em estados e cidades:

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4).   Use palavras emotivas: Nenhuma palavra é igual a outra. Algumas palavras tem o poder de causar mudança, enquanto outras simplesmente reafirmam o status quo. Algumas palavras podem fazer as pessoas chorar, enquanto outras evocam a alegria.

Palavras impactantes e emotivas são popularmente chamadas de “palavras com poder.” Aqui estão algumas palavras que dão aos leitores uma conversa estimulante e os incentiva a tomarem alguma decisão:

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Exemplos de títulos únicos que usam palavras poderosas são:

  • Como Controlar o Bloqueio Criativo em 6 Passos Simples
  • Estudo de Caso: Como a Coragem Me Ajudou a Construir Um Negócio Online de 6 Dígitos
  • A Melhor Maneira de Escrever Com o Coração e se Conectar Com Clientes
  • Audácia do Marketing de Conteúdo: 3 Segredos Para Superar Seus Concorrentes

Nota: Você pode usar uma ou mais palavras poderosas em seu título, mas certifique-se de que elas sejam úteis para o usuário e tenham uma leitura natural, para que você não seja penalizado pelo Google. Por exemplo, Glen Long usou 4 palavras poderosas em seu último post no Boost Blog Traffic.

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É claro, existem pessoas que usam palavras emotivas da maneira errada – para enganar e manipular os consumidores – mas não é isso que estamos tentando fazer aqui.

Seu propósito é usar palavras poderosas da maneira certa – para aumentar a taxa de conversão, em seus emails, nos posts no blog, textos e anúncios. Palavras tem poder, então as use de forma sábia.

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Em seu livro, Marketing de Empatia: Como Satisfazer as 6 Principais Necessidades Emocionais de Seus Clientes, Mark Ingwer disse que somente entendendo a razão por que os consumidores compram pode fazer com que seu negócio cresça e você adquira clientes fiéis.

Apelar para a emoção do seu cliente irá aumentar suas vendas e compartilhamentos sociais de uma forma significativa.

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Clientes são seres humanos, com todas as qualidades que os fazem humanos – eles não são os números que você vê em seu painel de vendas.

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Quando você entender isso, você irá parar de empurrar mensagens de vendas o tempo inteiro e focar em responder suas perguntas. O marketing legítimo se trata de construir relacionamentos, não perseguir os clientes à distância.

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O cérebro do seu prospect é programado para repelir qualquer mensagem que não seja clara e realista. Mas assim que você começa a trazer um apelo emocional para as pessoas, elas serão mais propensas a confiar em você.

Passo #4: Use fórmulas no título

O que faz um título bom é sua estrutura – também conhecido como “a fórmula.” Todo blogueiro de autoridade e profissional de marketing de conteúdo tem uma ou mais fórmulas para escrever títulos de blog.

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Eu tenho as minhas e algumas vezes eu faço umas mudanças e testo títulos diferentes antes de decidir qual funciona melhor. Ao usar as fórmulas, certifique-se de incluir palavras poderosas que levarão as pessoas a comprar seu produto ou se juntar a sua lista.

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Alguns blogueiros preferem escrever o conteúdo primeiro, antes de criar o título. Eu não faço isso. No entanto, não existe uma regra tão rígida. O que funciona pra mim pode não ser a melhor abordagem pra você.

Nós já discutimos sobre algumas maneiras de escrever títulos de blog poderosos. Mas eu também amo a forma como Bronn descreve uma abordagem simples para fazer seus títulos se destacarem, usando  o acrônimo “SHINE“:

  • S – Specificity (Especificidade)
  • H – Helpfulness (Útil)
  • I – Imediatismo
  • N – Novidade
  • E – Entretenimento

Para facilitar pra você, considere adotar a fórmula do título usada por muitos especialistas em fitness. Eles primeiro identificam o problema, oferecem a solução e então fazem uma promessa.

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A fórmula de título do John Caples também inclui esses três componentes. Veja outro exemplo:

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Lars Lofgren aconselha que você:

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1).  Fórmulas “pouco conhecidas”: Quantas vezes você usou essa fórmula para escrever um título atrativo? Cada palavra na fórmula tem um caráter emotivo. Esses tipos de títulos usualmente saltam na mente das pessoas mesmo bem depois de os terem visto.

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Pessoas gostam de simplicidade e apreciam quando pequenas coisas constroem algo significativo. Big Data é o subproduto de pequenos dados coletados ao longo do tempo, eventualmente se tornando uma base de dados gigantesca.

Curiosamente, eu descobri que a fórmula de “maneiras pouco conhecidas [coloque sua solução aqui]” é praticamente um ímã. Em outras palavras, milhares de pessoas gostam e compartilham esses posts no Facebook, Twitter, LinkedIn e até mesmo no Google+.

Vamos dar uma olhada rapidamente. Vá até o BuzzSumo.com. Coloque a frase com a fórmula “little known ways” (isto é, maneiras pouco conhecidas para) dentro da caixa de pesquisa. Então pesquise por isso. Aqui estão alguns resultados:

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Se seu segmento é a fotografia, aqui estão alguns títulos frescos. É claro, use amostras para alinhar com seu público-alvo se você estiver em um nicho diferente:

  • 7 Maneiras Pouco Conhecidas Para Fazer Fotografia de Porta Retrato
  • 5 Dicas Bem Conhecidas Para Criar Seu Logo de Fotografia
  • Fotografia de Luz Natural: 10 Lições Pouco Conhecidas Que eu Aprendi a Duras Penas

Aqui estão alguns títulos para profissionais de marketing digital:

  • 3 Passos Pouco Conhecidos Para Monetizar um Blog Novo Com Sucesso
  • Como Estes 5 Segredos Pouco Conhecidos Aumentaram Meu Tráfego de Busca em 54%
  • 17 Maneiras Pouco Conhecidas Para Aumentar a Taxa de Conversão

2).    Fórmula “Se livre do [problema] de uma vez por todas”: Quem não gostaria de ficar livre para sempre de um problema chato que esteja enfrentando todos os dias? Quando você escreve o título com essa estratégia em mente, você irá cativar sua audiência do começo ao fim, porque eles querem saber o segredo também.

Essa fórmula de título é geralmente aplicada no segmento da saúde, onde as pessoas estão procurando por tratar, curar ou aliviar um problema físico – ex: acne, cicatrizes na pele, alta pressão sanguínea, eczema, mau hálito, etc.

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Isso é parecido com a fórmula que Sherice Jacob introduziu, conhecida como “Como Sobreviver ao Seu Primeiro [coloque o assunto aqui].” Títulos que prometem ajudar o leitor a se livrar de um problema particular irão persuadir os leitores a darem três passos:

  • Clicar no título
  • Ler o primeiro parágrafo para determinar se realmente você tem a resposta
  • Ler o final ou descer a barra de rolagem e tomarem alguma decisão

Mesmo que a fórmula do título “Se livre” seja utilizada no nicho da saúde, você pode fazer uma engenharia reversa e usar nos assuntos sobre marketing online tais como blog, otimização das taxas de conversão (CRO), marketing de afiliados, publicação pessoal, SEO, mídia social, tráfego na web e por aí vai.

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Aqui estão alguns exemplos:

  • Como Se Livrar do Fracasso com Marketing de Conteúdo e Direcionar o Tráfego de Busca
  • Pare de Desperdiçar Seu Tempo: Se Livre das Ferramentas Superficiais de Mídia Social e Faça Mais
  • 7 Maneiras Espertas de se Livrar da Guerra com Marketing de Afiliados e Fazer Mais Dinheiro

A fórmula de título “se livre” geralmente se torna viral quando é utilizada de forma estratégica pelo autor. Alguns exemplos geraram mais de 370.000 compartilhamentos sociais nos últimos 12 meses:

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3).   Fórmula “Quem quer”: Esse estilo de título funciona porque ele faz uma pergunta, e geralmente a pergunta certa gera a resposta certa. Atualmente estou usando esse formato em minha landing page e ela está com uma boa conversão.

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Eu não comecei com “Quem quer…”. No entanto, escrever títulos de blog com perguntas são fortes inspirações para os leitores.

Eles os trazem para a discussão e os fazem sentir confortáveis. Escritores fazem muitas perguntas no texto para fazer com que o consumidor pare e considere seu produto – os mesmos princípios se aplicam aos títulos, também.

Assim como encontrar e compartilhar o conteúdo na hora certa e incluir pelo menos uma imagem em seu post, simplesmente fazer a pergunta certa pode aumentar o compartilhamento social e o nível de engajamento.

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Aqui estão alguns exemplos da fórmula “Quem mais quer”:

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Alguns dos títulos que você pode mudar para ficarem mais atraentes são:

  • Quem Mais Quer Aprender Sobre Otimização da Taxa de Conversão [Passo a Passo]?
  • Quem Quer Aprender Sobre os 6 Passos Para Criar um Teste A/B?
  • Quem Mais Quer Levantar Capital Para Abrir Uma Startup?

Passo #5: Medir os títulos de sucesso

Pessoas amam compartilhar artigos que são longos (geralmente mais de 2.000 palavras). Mas como um profissional de marketing esperto, você não iria simplesmente assumir que isso funcionaria para você. A melhor maneira para tomar sua própria decisão é escrever um artigo similar mais bem detalhado e ver o que acontece.

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Qual é o benefício de usar uma fórmula no título ou uma regra que simplesmente não produza resultados para você?

Por essa razão, você precisa medir seus títulos de sucesso. Você quer ter certeza de que seu tempo não está sendo desperdiçado – ou seu dinheiro, se você contratou um profissional para escrever o conteúdo.

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Algumas das métricas que você poderia focar são:

i).   Pergunta do cliente: Dentro de um período de 2 – 3 meses, seu conteúdo gerou alguma pergunta dos clientes? Não precisa ser muitas, mas o simples fato de que você tenha alguns clientes é um sinal de que seu título está funcionando. Tudo que você tem que fazer é otimizar e melhorar.

Você precisa descobrir qual conteúdo está obtendo mais leads para seu negócio. Uma vez que você consiga pincelar isso, você está no caminho de aumentar as conversões porque você está operando a partir de uma convicção.

Oren International aumentou a geração de leads em 83% dentro dos 6 primeiros meses da atualização da sua presença digital com a criação de conteúdos novos e de um planejamento de marketing de conteúdo.

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ii).   Compartilhamentos de mídia social: Para cada fórmula de título acima, eu te mostrei exemplos e quantos compartilhamentos sociais cada um deles gerou.

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Você tem que monitorar o número de compartilhamentos e likes no Facebook, tweets, compartilhamento no LinkedIn e pins no Pinterest. Fazer com que os botões de compartilhamento fiquem visíveis pode aumentar o compartilhamento em 7x, especialmente quando o post é útil.

Outra coisa que você pode querer medir é a quantidade de links inbound que você gera através dos seus títulos poderosos e do conteúdo.

Links editoriais são os melhores tipos de link de se obter, porque você não pede por eles e eles simplesmente aparecem no conteúdo, passando assim um valor de SEO significativo para suas páginas da web e aumentando suas classificações de busca.

Finalmente, você pode querer medir os comentários. Isso é opcional – e na verdade, vários profissionais de marketing de conteúdo e blogueiros removeram a caixa de comentários. Brian Clark, fundador da Copyblogger, fez isso, assim como Chris Brogan.

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Mas em minha opinião é que, se uma parte do conteúdo gera mais comentários que os outros posts que você escreveu, isso significa que você fez algo melhor – talvez com seu título, promoção ou estratégia. Você precisa descobrir isso.

Conclusão

Com novas e emergentes estratégias de marketing de conteúdo, está se tornando muito difícil focar no que funciona. É por isso que profissionais de marketing digital espertos são disciplinados, porque eles entendem a importância de um bom conteúdo e se ele gera leads e tráfego de busca.

É um dado que o título é um elemento integral do seu conteúdo, não importa o formato do conteúdo. Mas a introdução, subtítulos, marcadores e o call to action são igualmente importantes.

Se foco principal deveria ser em educar prospects e clientes, ensinando-os coisas novas. Não é suficiente que eles apenas cliquem em seu título. Eles precisam ler a informação que você oferece no corpo do seu conteúdo também.

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A melhor abordagem é usar o storytelling e conteúdos com dados direcionados para construir sua autoridade enquanto você resolve o problema deles. Acima de tudo, seja consistente e continue aprendendo novas maneiras de fazer com que seus títulos sejam clicáveis e úteis.

Qual outra estratégia você usa para escrever títulos de blog?

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