No futebol, o juiz levanta um cartão vermelho quando vê um pênalti. No Google, a penalidade para conteúdos duplicados pode destruir completamente sua estratégia de SEO.
Grande parte do seu sucesso de marketing depende da sua estratégia de SEO.
Se você subir nos rankings, seu site e seu negócio vão se beneficiar de tráfego, leads e conversões.
Se você não subir nos rankings, ou você procura outros métodos de marketing ou tenta de novo.
Mas é claro que você não está sozinho em seu desejo de aparecer entre os 10 primeiros resultados do Google.
Essas posições representam uma receita enorme para o seu negócio. Então você sabe que elas são muito concorridas.
O que significa que você precisa impulsionar todos os sinais de SEO possíveis.
E você sabe que não quer ser penalizado. Nos esportes, talvez você fique fora do jogo por alguns minutos. Mas nos negócios, as penalidades podem atrapalhar suas chances de ganhar consumidores.
O tráfego de busca orgânico é muito mais comum do que a busca paga, e o Google é o melhor entre os mecanismos de pesquisa.
Em outras palavras, se você realmente quer se beneficiar do SEO, foque seus esforços no Google.
Infelizmente, focar no Google não é suficiente para te fazer subir nos rankings automaticamente.
Lembre-se: quase todo profissional de marketing com pelo menos um pouco de conhecimento de SEO está tentando subir nos rankings.
De fato, 78% dos especialistas em marketing B2B praticam o SEO regularmente como estratégia de marketing.
É so pensar um pouco para ver que isso faz sentido. Os benefícios do SEO são bem-conhecidos e muito difundidos.
Todo profissional de marketing está tentando ganhar sua parte. Incluindo você.
Isso significa que você tem que ser mais inteligente, mais rápido e melhor do que os outros para vencer.
Porque a recompensa inclui leads 61% mais baratos e 70% de mais cliques em links.
Você definitivamente não deve ficar para trás. Você não quer ver todos os outros sites em sua indústria saindo na frente enquanto você avança lentamente.
Nesse caso, todos os seus concorrentes vão ganhar o potencial do SEO – e você vai perder.
Isso não é uma receita de sucesso.
Mas o que tudo isso tem a ver com conteúdo duplicado?
Bom, conteúdo duplicado pode prejudicar seu ranqueamento se for ignorado, e melhorar seu ranqueamento se for corrigido.
De fato, o conteúdo duplicado pode até ser seu caminho para o topo dos SERPs.
O que é conteúdo duplicado?
Talvez você já tenha ouvido seus amigos falarem sobre conteúdo duplicado.
Ou talvez esse artigo seja a primeira vez em que você ouve falar disso.
Mas, o mais provável é que você já tenha ouvido o termo e ainda está um pouco confuso. Tudo bem. Eu também fiquei meio confuso ao aprender sobre conteúdo duplicado, anos atrás.
Assim, tenha paciência e eu vou te ajudar a entender o que é conteúdo duplicado e porque isso é importante.
No fundo, o conteúdo duplicado é exatamente o que parece.
É uma cópia de uma página que já existe. E isso confunde completamente os mecanismos de pesquisa.
Quando um mecanismo de pesquisa vê várias páginas com conteúdo duplicado, ele tem que decidir qual delas vai ranquear.
Naturalmente, você não quer que ele escolha errado.
Cada conteúdo duplicado tem uma URL ligeiramente diferente. E apesar de você ver a mesma coisa, o Google e outros mecanismos de busca vêem várias páginas diferentes.
Por causa disso, as páginas têm ranqueamento, SEO juice e até autoridade de página, diferentes.
Isso não só fica desorganizado, mas pode até prejudicar o SEO da página que você quer ranquear.
Sim, talvez você ache que aparecer em várias posições nos SERP vai te beneficiar. Mas será que vai mesmo?
E se, por exemplo, você pudesse combinar o SEO juice dessas duas páginas para ranquear uma página ainda melhor?
Isso seria excelente, certo?
Bem, mais à frente nesse artigo, vou te mostrar como fazer isso.
Em termos do que exatamente é conteúdo duplicado, veja o que o Google tem a dizer:
“Conteúdo duplicado geralmente se refere a blocos substanciais de conteúdo dentro ou ao longo de domínios que são idênticos ou perceptivelmente similares a outro conteúdo. Na maioria dos casos, a origem disso não tem intenção enganosa.”
Eles estão corretos sobre a intenção.
Você não está tentando enganar ninguém com conteúdo duplicado. Você provavelmente nem sabia que tinha conteúdo duplicado em seu site.
Muitas vezes você não cria conteúdo duplicado intencionalmente, ele se cria mais ou menos sozinho.
Se você quiser verificar se há conteúdo duplicado em seu domínio, pode usar essa ferramenta.
É só inserir a URL que você quer verificar e clicar em “Perform check.”
A página seguinte vai te mostrar quantas páginas duplicadas existem para a URL que você inseriu.
Como você vê, existem atualmente oito conteúdos duplicados na Internet para a URL que eu inseri.
Agora que você já entendeu o que é conteúdo duplicado e como encontrá-lo em seu próprio site, vamos falar sobre porque ele existe e o que o faz aparecer.
Porque surge conteúdo duplicado?
Talvez a parte mais confusa sobre conteúdo duplicado seja porque ele surge.
Na maioria dos casos, você não tentou criar intencionalmente uma cópia de uma das suas páginas já existentes.
Ainda assim, muitos sites têm conteúdo duplicado.
Assim, o que cria conteúdo duplicado? De onde ele vem?
Vou te mostrar aqui algumas causas do conteúdo duplicado.
A primeira forma de criar conteúdo duplicado ocorre quando um site usa um sistema de URL que cria múltiplas versões da mesma página.
Todas as cópias são idênticas à página original, mas a URL é ligeiramente diferente.
Mais ou menos assim, por exemplo.
Outro exemplo disso é quando você tem uma URL que é HTTPS e uma que não é.
Essas páginas já não são a mesma, e sim duplicatas uma da outra.
Isso fica assim.
Outra forma de criar conteúdo duplicado acidentalmente é publicar uma versão impressa ou HTML de uma página já existente.
Isso é ótimo para permitir que as pessoas imprimam seu conteúdo, mas não tão bom para o seu SEO e para evitar conteúdo duplicado.
Claro, essas são apenas algumas das formas como você ou seu sistema criam conteúdo duplicado.
Mas isso acontece de várias formas diferentes.
URLs dinâmicas, versões antigas e esquecidas de uma página, distribuição de conteúdo e session IDs são mais algumas razões que fazem essas páginas de conteúdo duplicadas surgirem no mundo digital.
Espero que agora você já tenha uma boa ideia do que é conteúdo duplicado e do que o cria.
Mas agora vamos voltar nossa atenção para uma das questões mais importantes sobre conteúdo duplicado.
Por que isso causa problemas? Qual é a seriedade do problema? E como remover conteúdo duplicado?
Por que conteúdo duplicado causa problemas?
Talvez você não saiba, mas sim, conteúdo duplicado causa problemas.
Acredite se quiser, ter conteúdo duplicado em seu site pode prejudicar seu ranqueamento SEO.
Mas não diretamente. O Google na verdade declarou que o conteúdo duplicado não prejudica diretamente os rankings de um site. Mas ele afeta o ranqueamento indiretamente.
Deixe eu explicar.
Imagine por um momento que você tem duas páginas com o mesmo conteúdo. Uma tem a URL primária e a outra é a duplicata.
Cada página tem seu próprio SEO juice. Como elas têm URLs diferentes, receberam backlinks diferentes e por isso têm autoridades de página diferentes.
Nesse caso, você tem duas opções.
Deixar cada página sozinha para continuar ranqueando ou combinar os sinais de ranqueamento das duas.
A segunda opção é quase sempre a melhor, e a primeira quase sempre vai reduzir seu ranqueamento para aquela página.
Considere que 50% dos sites têm problemas com conteúdo duplicado que estão prejudicando o SEO deles.
A razão pela qual conteúdo duplicado prejudica seu SEO é simples.
Quando você deixa cada página sozinha com seu ranqueamento, é como dividir seu exército e enviar cada metade para lutar em uma guerra diferente.
Ao invés disso, você pode combinar essas forças e ter resultados melhores.
Por exemplo: se uma página for um 3 em uma escala de 1 a 10 e a outra for um 4, ao combiná-las você terá um 7.
Em outras palavras: o todo é muito mais poderoso do que as partes individuais.
Se você deixar a decisão de quais páginas ranquear e quais páginas ignorar ao Google, talvez ele tome a decisão errada.
Idealmente, você deve informar ao Google qual versão da página ele deve priorizar e então enviar todo o SEO juice das páginas duplicadas para essa página canônica.
Mas como com a maioria das coisas na vida, existem algumas formas diferentes de fazer isso.
Veja como resolver o problema do conteúdo duplicado no SEO com os três métodos que eu recomendo.
1. A tag rel=canonical
Na maioria dos casos, a tag rel=canonical é a melhor forma de transferir SEO juice de uma página duplicada para outra.
Basicamente, ela é uma tag HTML que você pode adicionar a uma certa página e que vai dizer aos mecanismos de busca que essa página é a que o Google deve indexar.
Assim, quando o Google encontra duplicatas da página, ele atribui todo o SEO juice das duplicadas à página canônica.
O que significa que seu ranqueamento melhora e a página que realmente importa ganha.
Isso é similar a um redirecionamento 301, mas mais fácil de implementar.
Adicionalmente, ao fazer isso, a página antiga não desaparece. O Google simplesmente a reconhece pelo o que ela é: uma duplicata de outra página.
Às vezes, você não quer remover conteúdo duplicado, mas apenas reunir todo o SEO juice em um lugar só.
Por exemplo: se você tiver uma versão HTML de uma página, para impressão, não vai querer remover essa duplicata.
Mas você também não quer que essa cópia apareça nos rankings.
A tag rel=canonical é uma excelente solução para essas situações.
Veja como ela aparece no código do seu site.
E mais uma vez.
Se você estiver usando um site WordPress, adicionar essa tag é bem simples.
Para começar, existem vários plugins que permitem que você faça isso facilmente. Você pode ver alguns deles aqui.
Se quiser adicionar a tag manualmente para o seu domínio primário, simplesmente adicione esse código ao cabeçalho do seu tema.
Lembre-se de substituir “bybe.net” pela sua própria URL.
O Google vai saber então para que página enviar todo o SEO juice das duplicatas, e seus rankings vão se beneficiar disso imediatamente.
2. Redirecionamento 301
Às vezes você não quer que a página duplicada continue online.
Talvez você só queira que a versão primária da sua página exista, e as duplicatas estão apenas ocupando seu espaço online e confundindo seu visitante.
Ainda assim, você provavelmente vai querer que a página primária continue a se beneficiar do SEO juice das duplicatas.
Mas será que isso é possível? Será que há como remover conteúdo duplicado e ainda assim contar com ele para ajudar a melhorar o SEO da página primária?
Sim, é possível.
E o que torna isso possível são os redirecionamentos 301.
Essas engenhocas permitem que você diga aos mecanismos de pesquisa que sempre que alguém tentar visitar a página A, você quer que ele seja enviado para a página B.
No entanto, um redirecionamento 301 faz isso sem remover conteúdo duplicado – no caso, a página A. Ele simplesmente redireciona qualquer visitante para a página B.
Em outras palavras, ninguém nunca vê a página A, mas ela continua a ajudar a página B a ranquear melhor.
Como a página não é apagada, todo o SEO juice dela é atribuído automaticamente à página para onde ela está sendo redirecionada.
E os mecanismos de busca sabem exatamente o que fazer quando você usa um redirecionamento 301 em uma página.
Mas tenha cuidado com redirecionamentos 302. Eles são somente temporários, enquanto o redirecionamento 301 é permanente.
Veja aqui como um mecanismo de pesquisa computa um redirecionamento 301.
Se você decidir que um redirecionamento 301 é a resposta ideal para a pergunta de como resolver o problema do conteúdo duplicado no SEO, aqui está uma lista de diferentes plugins de WordPress que você pode usar para criar o redirecionamento.
No WordPress, um plugin vai ser a opção mais segura e fácil.
3. Configure parâmetros passivos no Search Console Google
Infelizmente, às vezes você está com pressa.
Eu não recomendo usar parâmetros passivos a longo prazo, mas eles podem ser uma estratégia útil no curto prazo.
Quando você configura certas URLs como passivas para o Google, isso diz ao bot de rastreamento do Google para basicamente ignorar aquela URL.
Naturalmente, essa é mais uma maneira de remover conteúdo duplicado.
Se você tiver vários resultados bizarros e amontoados aparecendo nos SERPs, talvez queira simplesmente remover alguns deles rapidamente.
Mas talvez sua equipe de desenvolvimento esteja ocupada demais para adicionar rel=canonical tags a centenas de páginas diferentes e aí apontá-las na direção correta.
Afinal, isso dá bastante trabalho, e sua equipe de desenvolvimento já tem muito o que fazer.
Se quiser marcar algumas páginas como passivas, vá ao Search Console do Google e clique em URL Parameters, do lado esquerdo da tela.
Depois, clique em “Add parameter.”
Insira a URL da página que você quer marcar como passiva e então selecione “No: Doesn’t affect page content (ex: tracks usage).”
Clique em “Save”. Agora aquela URL vai ser marcada como passiva nos resultados de pesquisa do Google.
Isso significa que ela não vai aparecer quando as pessoas pesquisarem seu site.
Isso pode ser útil quando seus desenvolvedores não estiverem disponíveis, ou quando você não estiver preocupado com os potenciais benefícios de SEO de conectar aquela página a uma URL canônica.
Naturalmente, essa é a desvantagem dessa estratégia.
A URL que você está mantendo não vai receber nenhum benefício de SEO das duplicatas que existem atualmente.
No entanto, isso não será um problema tão grande se as duplicatas que você está ocultando do Google forem novas ou tiverem pouca autoridade de página.
Nesse caso, essa pode ser uma das melhores soluções para remover conteúdo duplicado do seu domínio.
No entanto, se isso for apenas uma solução temporária para ajudar a equipe de desenvolvimento, lembre-se de voltar e usar a tag rel=canonical ou um redirecionamento 301 quando tiver tempo para isso.
Conclusão
Ufa. Vimos bastante coisa.
Mas agora você sabe o que é conteúdo duplicado, porque ele aparece, porque ele é um problema e até mesmo como remover conteúdo duplicado com segurança.
Porque eis o que você quer evitar.
Você não quer que o conteúdo duplicado acabe prejudicando seu SEO, e definitivamente não quer removê-lo incorretamente e danificar ainda mais seu SEO.
Lembre-se das três estratégias que eu mencionei para remover conteúdo duplicado e selecione a que for mais adequada para as suas necessidades nesse momento.
A tag rel=canonical é a melhor para quase todas as circunstâncias, mas implementá-la pode ser bem demorado se você tiver muitas páginas para consertar.
O redirecionamento 301 é ótimo se você quiser que seja impossível que os visitantes vejam o conteúdo duplicado, mas ainda manter os benefícios que a página primária recebe do SEO da duplicata.
Mas lembre-se que essa solução será a mais demorada de todas.
E os parâmetros passivos podem ser uma ótima solução no curto prazo se você não tiver tempo para configurar redirecionamentos 301 ou tags rel=canonical.
Mas uma coisa é certa.
Se você não resolver o problema do conteúdo duplicado no SEO do seu site, isso pode prejudicar seu ranqueamento e consequentemente seu negócio.
Não deixe que isso aconteça.
Que estratégia você usa para remover conteúdo duplicado do seu domínio?