Como criar um e-mail marketing em 5 passos

Como criar um e mail marketing em 5 passos
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Como criar um e-mail marketing em 5 passos

terça-feira, 24 de abril de 2018 | Comentários

Escrito por HostGator Brasil

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Você quer divulgar melhor o seu negócio e atrair potenciais clientes? Sabia que o e-mail marketing pode ser uma ótima alternativa? Vale tanto para lojas virtuais, empresas, projetos quanto para blogs pessoais. Mas, para não correr risco de sair por aí enviando spam é importante saber como criar um e-mail marketing que interesse realmente ao seu público.

O Brasil é o terceiro país com maior incidência de spams, os famosos e-mails indesejados. Os dados foram publicados recentemente pela Symantec, empresa de segurança cibernética, que analisou os dados de mais 157 países. O Comitê Gestor da Internet no Brasil define o spam como e-mail não solicitado, que geralmente é enviado para muitas pessoas.

Boas práticas para o envio de e-mails

Para você não correr risco de enviar mensagens que possam comprometer a imagem da sua marca, listamos abaixo algumas dicas de como criar um e-mail marketing sem fazer spam. Confira:

  • Só mande e-mails para pessoas que autorizaram o envio;
  • Respeite as áreas de interesse que as pessoas informaram ao lhe conceder o e-mail;
  • Não mande e-mails para listas de terceiros;
  • Jamais compre listas de e-mail;
  • Dê oportunidade de a pessoa se descadastrar da sua lista e respeite isso.

Como criar um e-mail marketing que interesse ao seu cliente

1. Crie uma estratégia de e-mail

As pessoas esperam que o e-mail marketing da sua empresa siga a mesma linguagem da marca, por isso é fundamental criar uma estratégia de e-mail alinhada com os demais valores da organização. Aproveite para definir periodicidade, horários de envio, formatos, remetente, enfim, crie um direcionamento básico para o envio de e-mails com base no seu conhecimento do perfil do público-alvo, suas preferências, interesses, etc.

Veja também: Por que você precisa de um e-mail profissional

2. Monte uma base qualificada

Jamais, em hipótese alguma, você deve comprar listas de e-mails. Uma das primeiras lições de como criar um e-mail marketing bem sucedido é falar com as pessoas que estão interessadas em ouvir você, mas quando você adquire uma base pronta não saberá qual é o perfil desses e-mails. Portanto, ofereça alternativas no seu site para o público se cadastrar na sua base de e-mails. Pode ser via cadastro pelo site, pesquisas no momento de uma compra ou até em ações promocionais. Assim você conseguirá montar uma base qualificada, com pessoas que realmente se interessam pela sua empresa ou projeto.

3. Faça segmentações

Uma dica de ouro para vender bem é oferecer o produto para as pessoas certas. Portanto, se você está em busca de referências sobre como criar um e-mail marketing considere essa orientação e segmente o seu público. Você pode segmentar a base de e-mails por região, faixa etária, sexo, entre outras características. Mas, lembre-se sempre de considerar os interesses e comportamentos descritos pelo usuário. Afinal, a pessoa pode estar em busca de produtos para presentear, por isso, é fundamental respeitar o que foi previamente indicado.

4. Aproveite as datas comemorativas

As datas comemorativas são um ótimo gancho para os e-mails. Você pode abordar diversas datas comemorativas, desde aniversário, dia dos namorados, black friday, dia consumidor e por aí vai. Não tem muito segredo sobre como criar um e-mail marketing promocional, basta você definir o que deseja informar e adequar a sua estratégia. Você pode simplesmente sugerir produtos, divulgar promoções, oferecer cupons de desconto, etc. Dê uma atenção especial ao assunto do e-mail, isso pode lhe diferenciar da concorrência.

5. Envie o e-mail que você gostaria de receber

Esqueça os e-mails com muita informações, com texto em CAIXA ALTA e repleto de termos como clique aqui, grátis ou urgente. Mensagens muito apelativas transmitem a sensação de spam e costumam afastar o público da sua marca. Coloque-se no lugar do seu cliente e escreva o e-mail que você gostaria de receber, com uma mensagem objetiva que possa realmente agregar valor ao usuário.

Por fim, avalie os resultados: taxa de abertura, taxa de cliques, tipos de e-mail com melhor receptividade e até o assunto do e-mail podem apontar dados relevantes para o aperfeiçoamento da sua estratégia. Essas são as principais dicas de como criar um e-mail marketing relevante. Então, coloque-as em prática, faça testes e fortaleça cada vez mais o relacionamento entre o público e a sua marca.

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Tags:e-mail

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