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Calendário editorial: como organizar e planejar os conteúdos do seu blog
terça-feira, 28 de agosto de 2018 | Comentários
Escrito por Maria Alejandra Valois
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Sabemos que não é fácil criar conteúdos novos de forma constante e conseguir capturar a atenção do público em cada um deles. Escrever, pesquisar por temas relevantes e estar em dia com as tendências dos assuntos com que você trabalha é uma tarefa que requer muito tempo e trabalho. Por isso, utilizar um calendário editorial é a melhor maneira de organizar as suas estratégias de Marketing de Conteúdo.
Seja para um projeto pessoal ou o blog institucional da sua empresa, é importante ter uma série de aspectos definidos, como seu público, a frequência de publicações, o tipo de conteúdo, a linha editorial e outros. Dessa forma, os seus leitores vão se acostumar com o seu estilo de publicação e você conseguirá uma melhor taxa de respostas e engajamento.
Já não é um segredo que hoje são as pessoas que ditam qual é o conteúdo que querem consumir. Elas já não esperam para ver comerciais na TV se podem escolher uma série de um serviço de streaming sem pausas. Da mesma forma, acontece com a escolha de conteúdo na internet. A informação está no alcance de um clique e isso significa que, se você não os engajar o suficiente, as pessoas irão para outro site.
Então, se você trabalha com conteúdo de blog, seja um projeto pessoal ou da sua empresa, certamente já escutou falar sobre calendário editorial. Neste post você conhecerá algumas dicas sobre a criação e gestão dessa ferramenta. Como também te mostraremos como é feito aqui na HostGator.
O calendário editorial
É um documento com todas as informações relacionadas à programação de conteúdo do seu blog e ele geralmente é no formato de calendário, em que se coloca as publicações planejadas por pelo menos um mês. Se a tua estratégia cobre mais coisas que só um blog, você pode adicionar essas outras atividades no calendário também, por exemplo os posts em redes sociais ou publicações de materiais ricos.
Uma recomendação importante é ter uma frequência de suas publicações, ou seja, se você decidir publicar uma vez por semana, tente sempre ser o mesmo dia e a mesma hora. Isso será positivo, não somente para o seu público mas te ajudará a criar disciplina para as publicações.
Lembre-se também que fazer conteúdo para blog não significa inventar um tema e escrever de forma aleatória sem conexão entre posts. Pense a longo prazo, planeje sua estratégia conectando os conteúdos, em seu público e também nos temas da atualidade.
Vantagens de criar um calendário editorial
Criar um calendário editorial vai te ajudar a manter o nível de qualidade em suas publicações. Também ajuda a manter a linha editorial e a motivação para atualizar o blog e criar novos conteúdos, pois o calendário é um guia para manter a conexão entre os temas que você escreve e o seu público.
Mas lembre que a estratégia de conteúdo deve sempre levar em conta as personas que você definiu para o blog e o estágio que em cada uma está na jornada de compra. Já que, conteúdo pertinente e de qualidade é a melhor ferramenta para ganhar novos visitantes e cativar os antigos.
Como montar um calendário
Nenhum calendário editorial é igual ao outro e, dependendo do tipo de blog e conteúdo, alguns são mais robustos que outros. Aqui na HostGator criamos nosso calendário com o Google Planilhas (ou Google Sheets), dessa forma todas pessoas que fazem parte da equipe podem entrar, conhecer e editar o arquivo. Veja como fazemos:
Nossa planilha possui 5 abas de informações importantes, veja abaixo os detalhes de cada uma:
Aba 1. Personas
Uma das coisas mais importantes sobre o planejamento de conteúdos é o público que você quer transmitir a mensagem. Por isso colocamos na primeira página o detalhamento de nossas personas, os assuntos que ela mais se interessa e suas características. Você pode ter mais de uma persona definida, assim é possível criar os conteúdos pensando em cada uma delas.
Venha saber mais sobre a criação de personas e como aumentar o engajamento do público com o seu blog
Aba 2. Jornada de compra
Depois de ter definido as personas, é hora de criar a jornada de compra. Por isso que, na segunda aba do nosso calendário editorial colocamos a jornada de compra. A jornada é um ciclo de definição de conteúdos que as suas personas devem receber antes de se tornarem clientes. Dentro das fases dessa jornada estão:
- Aprendizado e descobrimento: que é o primeiro contato com a sua marca
- Reconhecimento do problema: que é a consideração da solução
- Decisão de compra: que é o estágio final
É importante pensar nos melhores conteúdos para cada fase da jornada, assim você guia o seu público até torná-lo fã do seu blog ou marca.
Aba 3. Ideias de conteúdo
Nessa aba temos salvas todas as ideias de conteúdos, desde bons exemplos de outros sites na internet, conteúdos para criar link building até assuntos que surgem em brainstorming. É importante que nesse banco de ideias você coloque os formatos, como blog post, infográfico, e-books, a persona-chave do conteúdo e a palavra-chave para o posicionamento no Google.
Uma dica importante para essa aba é evitar ao máximo que ele fique desorganizado. O banco de ideias não deve ser um caos, deve ser seu porto-seguro naqueles dias que faltam inspiração. Procure organizar cada ideia seguindo as categorias do blog ou agrupando-as por assuntos semelhantes.
Aba 4. Gestão das publicações
Na aba de gestão de publicações é onde ficam os registros do blog. Colocamos todos os conteúdo do blog, o autor, a data de publicação, palavra-chave e os demais componentes importantes do post. Também está indicada qual é a persona foco do conteúdo, o CTA e o link da publicação. É importante, também, adicionar outra informações, como por exemplo se tem um material rico ou link para alguma página do site.
Aba 5. Cronograma
A aba de cronograma é a aba mais prática do nosso calendário editorial. É aqui onde está nossa agenda de publicações e ela funciona como um calendário, onde definimos os dias que serão publicados os blog posts. Dessa forma podemos planejar a produção, edição e criação das imagens de cada post.
Aba 6. Planejamento anual
Nessa aba criamos a linha editorial anual, onde classificamos e conectamos os temas dos posts segundo o tipo de persona. É aqui que conseguimos manter a rotina de nossos leitores, por exemplo, se em um mês quiser falar de um tema especial, você pode criar uma linha editorial que conecte um post antigo com esse novo.
Ferramentas úteis para a gestão do calendário editorial
Para começar a criar o seu calendário você pode contar com diversas ferramentas. Para ajudar nessa escolha, selecionamos três opções para você conhecer mais um pouco.
Plugins WordPress
Se você utiliza o WordPress no seu blog, pode optar por instalar alguma opção de plugin que te ajude a planejar o conteúdo. A maior vantagem desses plugins é que já está integrado com o sistema de gerenciamento do seu blog.
Um exemplo dos mais conhecidos para essa função é o Editorial Calendar, mas você também pode pesquisar por outros e ver qual funciona melhor para a sua rotina.
Modelos de Planilhas
Outra opção é utilizar um modelo de planilha para a gestão de conteúdo, na internet você consegue encontrar diversas opções para fazer download ou adicionar no seu Google Drive. A maior vantagem dessa opção é que a curva de aprendizado de uma planilha é mais rápida que aprender a usar um programa. Além de que você tem total liberdade para customizar e adaptar os modelos prontos para o formato que mais funciona para você e sua equipe.
Trello
Certamente você já ouviu falar que o Trello é uma ótima ferramenta para a gestão de projetos, mas sabia que ele também funciona como calendário editorial? Isso mesmo. Nele você pode organizar as suas publicações, conta com diferentes funcionalidades e também pode adicionar outros membros da equipe para colaborar.
É importante que tenha em mente que a criação do calendário de conteúdo é um guia para manter o seu blog atualizado e rico para atrair mais visitantes. Com ele, você tem mais controle para testar novos formatos, assuntos e datas de publicação. Além de ser uma boa maneira de conhecer e entender o que realmente faz sentido para o seu público.
Todos esses aspectos somados com uma ótima produção de conteúdo podem ajudar a melhorar a qualidade das suas publicações e melhorar o engajamento do seu público.
Conte para nós como é o seu planejamento de conteúdo. Você já utiliza um calendário editorial?
- Conteúdo traduzido por Eduarda Delavy, conheça o conteúdo original em espanhol.
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