O que é CRO e como utilizar para aumentar os resultados

O que é CRO e como utilizar para aumentar os resultados
O que é CRO e como utilizar para aumentar os resultados

Divulgue seu siteMarketing Digital

O que é CRO e como utilizar para aumentar os resultados do seu negócio

terça-feira, 26 de março de 2019 | Comentários

Escrito por Eduarda Delavy

Experimente ouvir o conteúdo do post

A sigla CRO é abreviação de Conversion Rate Optimization, que traduzindo para o português significa Otimização de Conversão. Na prática, é um conjunto de técnicas usadas para estimular os visitantes de um site a se tornem clientes. Portanto, todas as melhorias feitas para aumentar a taxa de conversão de um site são consideradas CRO.

Mas primeiro, o que é conversão?

No exemplo de um e-commerce, é normal que a venda seja considerada uma conversão. Porém, nem todo site tem o propósito de vender. Várias outras ações também podem ser consideradas conversão. Confira alguns exemplos abaixo:

  • Fazer o download de um conteúdo;
  • Entrar em contato através de um formulário;
  • Solicitar um trial ou demonstração;
  • Comprar um produto ou serviço;
  • Cadastro na newsletter;

Resumindo, a conversão é qualquer ação que você deseja que o visitante faça no seu site.

Como calcular a taxa de conversão de um site?

Essa é uma dúvida muito comum entre os empreendedores. Afinal, a maioria das pessoas que abre um negócio se desdobra entre várias funções, sendo uma delas o marketing.

O jeito mais simples de calcular a taxa de conversão é multiplicar por 100 o total de conversões do seu site depois dividir pelo total de visitas recebidas no mesmo período. O resultado deste cálculo será a sua taxa de conversão.

Ficou um pouco confuso? Vamos ao exemplo prático usando o caso do e-commerce que recebe 500 visitas por dia e 15 destas convertem em vendas. A taxa de conversão deste site é 3, entenda o por quê:

Fórmula – 100 x Total de Conversões / Total de Visitas = Taxa de Conversão

Cálculo – 100 x 15 / 500 = 3

Para saber o total de visitas que o seu site recebe você pode consultar o Google Analytics. Lá você pode determinar o período que deseja visualizar (diário, semanal, mensal ou períodos maiores). Já o número de conversões você pode levantar por tipo: contato, venda, download. Depois é só aplicar a fórmula para descobrir a taxa de conversão.

Por que utilizar as técnicas de CRO?

Sempre vale reforçar, o principal objetivo do CRO é a melhoria nessa taxa de conversão, e as otimizações de CRO podem aumentar significativamente as conversões de um site.

Isso porque ele é considera a percepção que o usuário tem sobre o seu site. Talvez o site até seja bonito, mas não é fácil de usar. E a falta de uma versão mobile impacta na navegação, por exemplo.

O fato é que o seu faturamento pode aumentar com pequenos ajustes. Não é preciso redesenhar todo o site do seu negócio, basta testar as hipóteses e fazer pequenos ajustes. Mas, se você ainda não tem um site, a dica é usar o Design Thinking para criar um site que realmente atenda aos desejos do seu público.

E não ajuda apenas no faturamento direto, o CRO também pode proporcionar maior geração de leads. Diferente do visitante, o lead é uma pessoa que demonstra interesse por algo, pode ser um produto, serviço ou assunto. Enquanto o visitante é um anônimo, o lead compartilha informações pessoais com você, como o e-mail. E com algumas otimizações você pode criar uma aproximação maior e transformá-lo em cliente.

E agora, como funciona o CRO?

O melhor jeito de entender o CRO é com exemplos práticos. Então, vamos lá. Digamos que você tem um e-commerce que recebe 500 visitantes por dia, mas só consegue fechar 15 vendas.

A principal dúvida é: porque as outras 485 pessoas abandonam o seu site sem comprar nada? Talvez só estivessem pesquisando algo ou quem sabe não encontraram o que procuravam. Claro que existem outras questões como segurança, cadastro, frete e o próprio preço. E é isso que as técnicas de CRO vão ajudar você a descobrir.

A primeira coisa que você precisa fazer é definir algumas hipóteses sobre o que pode estar impedindo que os visitantes se tornem clientes. O passo seguinte é fazer alguns ajustes e testar se o índice de conversão irá aumentar.

Usando as técnicas de CRO é possível algumas otimizações como:

  • aperfeiçoar a busca interna;
  • categorizar os produtos;
  • mudar a cor dos botões de compra;
  • simplificar o cadastro;
  • aumentar a segurança do checkout;
  • oferecer mais opções de pagamento;

Conforme for fazendo os ajustes no site você também fica de olho nas conversões. Assim é possível identificar quais mudanças trazem mais retorno.

Você vai perceber que com as técnicas de CRO é possível aumentar as conversões de 15 para 45, recebendo o mesmo número de visitantes. Isso significa que nem sempre é preciso investir para atrair mais tráfego, muitas vezes você pode faturar mais só aperfeiçoando o site.

Que tal definir algumas hipóteses de melhorias para o seu site e começar a testar hoje mesmo? Se tiver dúvidas sobre como aplicar os testes, leia o artigo O que é teste A/B e por que você deve começar a usá-lo?

  • Compartilhe:

Tags:otimização

AVALIE GORA MESMO!
More from William Freitas

SAIBA COMO CONFIGURAR CORREIOS NO WOOCOMMERCE

Para quem trabalha com lojas virtuais que realizam entregas em território nacional,...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *