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Como divulgar seu site nas redes sociais? 15 dicas para aumentar o tráfego
quinta-feira, 21 de novembro de 2019 | Comentários
Escrito por Tatiana Grapsas
Se você chegou até aqui, é porque já sabe que ter um site é essencial para que seu negócio seja visto na internet. Agora, você está pronto para dar o próximo passo: é hora de atingir o seu público-alvo, aumentar suas vendas e garantir um bom tráfego para sua página.
As redes sociais são um poderoso canal de divulgação, mas para gerar resultados é necessário explorar bem os recursos que cada rede oferece, além de conhecer algumas estratégias de marketing para atrair e despertar o interesse de uma audiência qualificada.
Para que sua empresa possa aproveitar o potencial das mídias, listei 15 dicas para ajudar a divulgar seu site nas redes sociais — sem necessariamente gastar dinheiro. 😉
Como criar uma estratégia de divulgação nas redes sociais?
As redes sociais disponibilizam uma gama enorme de recursos para divulgação. Além da possibilidade de contar com diversos formatos de conteúdo. No meio de tanta opção, ficamos com algumas dúvidas, certo? Primeiro, você precisa criar uma estratégia. Vamos lá?
1. Conheça o seu público
Antes de iniciar uma estratégia de redes sociais, você deve conhecer a fundo quem é o seu público-alvo. Só assim você poderá ser certeiro na divulgação do seu site.
Para definir quem são essas pessoas, crie um perfil de cliente com base em características demográficas (gênero, idade, escolaridade, cargo, etc) e pessoais (hábitos de consumo, trajetória profissional, principais objetivos, etc).
Também é importante investigar o comportamento online da sua audiência:
- Quais são as redes sociais mais utilizadas?
- Em quais horários utilizam as redes em questão?
- Quanto tempo gastam, em média, em cada uma delas?
- Como interagem em cada rede social?
Com todas essas informações em mãos, você conseguirá definir quais passos seguir para alcançar seu público de forma eficiente.
2. Selecione as redes sociais adequadas
Você não precisa estar em todas as redes sociais. Pode parecer estranho, mas nem sempre estar presente em todos os canais é favorável para o seu negócio — muito pelo contrário — isso pode gerar perda de tempo e recursos, já que você pode acabar administrando redes que nada tem a ver com o seu público.
Divulgue o seu site onde o seu cliente potencial estiver. Quer um exemplo? Se você tem um e-commerce de roupas, Instagram e Pinterest podem ser boas alternativas, afinal, são redes extremamente visuais, onde muitos usuários costumam buscar inspiração antes de realizar uma compra.
3. Gere conteúdo relevante
Se você quer se destacar da concorrência nas redes sociais, é imprescindível que desenvolva conteúdo de qualidade.
Um bom conteúdo é aquele que traz informações úteis para o leitor e enriquece a experiência dele com sua marca. Para isso, construa um site onde o público possa absorver e aproveitar o que sua empresa tem a dizer. Um blog é uma boa opção para isso, e te dá insumos para divulgar nas suas redes sociais.
4. Mantenha a interação e a frequência de publicação
A interação e a frequência de publicação são fatores primordiais para conquistar o olhar da sua audiência. Já ouviu a frase “quem não é visto, não é lembrado”? Na internet, essa é uma verdade incontestável.
Se você quer que seu site obtenha um maior número de acessos através das redes sociais, mantenha-se ativo: crie um calendário para manter uma constância de publicação e interaja com seus seguidores, tire dúvidas e responda comentários.
Como divulgar seu site nas principais redes sociais?
Agora que você conhece quais são as etapas para começar a divulgação do seu site nas redes sociais, podemos falar dos recursos de cada canal.
Confira 15 dicas para divulgar seu site nas principais redes:
1. Botão da home
O botão da home fica localizado no topo da sua página no Facebook. Serve como um botão de “atalho” rápido para o site que deseja direcionar.
Aqui na HostGator, nós usamos o call-to-action “Comprar agora”, mas o Facebook oferece muitas outras opções, como, por exemplo, “Saiba mais”, “Fale conosco”, “Ver ofertas”, entre outras.
A escolha do botão vai depender do que for mais estratégico para seus objetivos.
2. Seção “Sobre”
Esse é o espaço acessado pelos usuários que estão interessados pelo seu produto ou serviço e que buscam saber mais sobre o seu negócio.
Em outras palavras, eles estão um passo mais perto de tornar-se clientes, por isso, é essencial que você preencha essa seção e incentive o público qualificado a visitar seu site.
3. Capa e foto de perfil
As fotos de capa e perfil também são bastante acessadas, já que são o primeiro que os usuários vêm ao entrar na sua página. Ambas permitem inserir links na descrição.
Aqui é possível ir além da home do seu site, analise o que pode ser mais relevante para sua audiência: Uma landing page com descontos? Um post relevante do blog? O link do chat de vendas? Pense grande!
4. Publicações na página
A entrega orgânica do Facebook — sem investimento em anúncios — está em declínio há um bom tempo. Isso porque a rede tem dado prioridade ao conteúdo que é mais atrativo para os usuários, fazendo com que acabe não exibindo tudo o que é publicado.
Por esse motivo, é importante que ao publicar um conteúdo no Facebook, você seja mais seletivo e foque no que realmente oferece valor para seu público.
Nem sempre quem está navegando na rede está procurando o seu produto ou serviço, mas por meio de um conteúdo relevante, é possível atrair a atenção do usuário e fazer com que, em algum momento, surja o interesse pelo que você vende.
Uma dica é explorar o marketing de conteúdo. Blogposts são uma excelente forma de gerar tráfego para seu site e divulgar sua marca no Facebook.
5. Link na bio
Apesar de ser uma das redes sociais mais populares na atualidade, o Instagram ainda é bastante limitado no uso de links. A rede não permite adicionar URLs nas descrições das publicações, mas você pode usar a bio do seu perfil para divulgar seu site.
No entanto, não é necessário se restringir a um único link. Ferramentas como linktr.ee, possibilitam direcionar seus seguidores para mais de um lugar, favorecendo a experiência dos diferentes tipos de usuários que chegam ao seu perfil.
6. Produtos na função Instagram Shopping
Na função Instagram Shopping você pode usar a rede como uma vitrine virtual, expondo seus produtos e utilizando links para direcionar seus seguidores para o momento de decisão de compra.
É um recurso bastante proveitoso para aumentar as vendas do seu site.
7. Instagram Stories
Para habilitar a função de link nos stories, é necessário que seu perfil no Instagram tenha algumas características:
- conta verificada,
- ou mais de 10 mil seguidores.
Esse recurso é ideal para dirigir seus seguidores para materiais educativos, como posts do blog e e-books. Mas você também pode usá-lo para divulgar produtos, serviços, descontos, promoções, vagas e tudo o que direcione tráfego ao seu site.
8. Link na bio
Assim como o Instagram, o Twitter também oferece a opção de adicionar link na descrição da bio.
9. Campo de site no perfil
Além da descrição, existe um campo específico para adicionar uma URL da sua preferência. Como você pode ver, os 2 links ficam bem próximos, portanto, vale ser estratégico e pensar como utilizar esse recurso de forma que um link complemente o outro.
Na HostGator, por exemplo, adicionamos os links mais relevantes para nossa audiência: nosso site e nosso blog.
10. Publicações com conteúdo visual
Sabemos que o Twitter é a rede dos 280 caracteres, mas é certo que se o conteúdo está acompanhado de uma imagem ou vídeo, a chance de engajamento é muito maior.
Por isso, sempre acompanhe seus links de um conteúdo visual atrativo para incentivar o clic do seu público.
11. Seção “Sobre”
A seção “Sobre” do LinkedIn possui um campo específico para adicionar a URL do seu site.
Lembre-se que o público do LinkedIn costuma ser bastante diferenciado. É comum que os usuários utilizem a plataforma não só para encontrar vagas, mas também para realizar parcerias profissionais, encontrar fornecedores, verificar a credibilidade de uma marca, entre outros. Mantenha essa rede sempre atualizada para aumentar suas chances de conversão.
12. Botão da home
Similar ao Facebook, o LinkedIn também conta com um botão de destaque na home. Ele não precisa, necessariamente, direcionar para seu site. O nosso, por exemplo, leva os usuários para nossa página de vagas:
Entenda a intenção dos seus seguidores nessa rede e identifique que página é mais interessante para o público.
13. Link nos comentários das publicações
Se você é um usuário do LinkedIn, já deve ter visto alguma publicação com o link mencionado nos comentários.
Essa prática é comum devido às regras de tráfego orgânico do LinkedIn. Uma publicação com o link inserido tem um alcance muito menor do que uma publicação apenas textual.
Então, não se esqueça: ao divulgar seu site nas suas publicações, adicione-o sempre nos comentários.
YouTube
14. Seção “Sobre”
O YouTube segue firme como uma das plataformas mais populares do universo digital. Se você investe em vídeos e possui um canal ativo, não deixe de preencher todas as informações da seção “Sobre” e incluir seu site por lá. Existe um espaço dedicado à inclusão de links:
15. Descrição do vídeo
Você sabia que o YouTube também é usado como um mecanismo de pesquisa? E são as descrições dos vídeos as responsáveis por posicionar grande parte dos resultados publicados na plataforma.
Invista em descrições otimizadas para alcançar mais visualizações e levar mais tráfego para seu site ou blog através de links clicáveis nos seus vídeos do YouTube.
Finalizando…
Todas as dicas listadas aqui têm um objetivo maior: aumentar o tráfego do seu site de forma simples.
As redes sociais são uma excelente opção para interagir com o seu público, gerar mais credibilidade para sua marca e trazer conversões que impactam seu negócio.
Portanto, planeje sua estratégia e não deixe de estudar a sua audiência para saber como, quando e onde alcançar os seus potenciais clientes.
Pronto para divulgar seu site nas redes sociais? Aproveite para conhecer as 8 métricas de redes sociais mais importantes para analisar seus resultados!
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