Usamos a palavra “WordPress” muito (por razões óbvias!). E quando mencionamos “WordPress” (eu vou novamente!), Acho seguro dizer que a maioria dos leitores entende que estamos falando do WordPress.org, o sistema de gerenciamento de conteúdo auto-hospedado.
Se você é uma novidade da marca no WordPress, no entanto, talvez você não esteja ciente de que existem duas versões diferentes dos sistemas de gerenciamento de conteúdo do WordPress . Há WordPress.com e WordPress.org
Você conhece as diferenças entre os dois? Será que isso importa? E se o fizer, como você sabe o que é certo para você?
Vamos dar uma olhada mais de perto.
WordPress.com vs WordPress.org:
De acordo com o WordPress.com , o software WordPress alimenta 27% de todos os sites em todo o mundo. Uma maneira mais impressionante de declarar esse fato é dizer que quase 75 milhões de sites são executados no WordPress.
Vamos dar uma olhada no que cada uma dessas plataformas faz.
O que é o WordPress.com?
WordPress.com é um serviço de blogs e sites de propriedade de uma empresa chamada Automattic. WordPress.com usa o software WordPress de código aberto.
WordPress.com não exige muito de seus usuários. Quando você está pronto para começar, tudo o que você precisa é:
- A capacidade de compreender uma compreensão básica da plataforma WordPress.com e da interface do painel.
- Um pouco de tempo para atrapalhar o tema limitado e as opções disponíveis.
- E é sobre isso!
Aqui está o que você obtém com o WordPress.com:
Custo
É de usar, até 3GB. Você pode pagar mais por recursos de personalização e recursos adicionais.
hospedagem na web está incluída nas contas do WordPress.com, portanto, não há necessidade de pagar por hospedagem web adicional.
Eu também devo notar que todos os sites gratuitos do WordPress.com são marcados com um rótulo de hospedagem do WordPress e também incluem anúncios do WordPress.com. Se você estiver disposto a pagar por um de seus planos, você pode ter um ou ambos removidos.
Domínio
Se você usa o plano gratuito, seu site será executado em um subdomínio da WordPress.com, o que significa que “WordPress” estará em seu nome de domínio (ou seja, www.myawesomesite.wordpress.com). As opções de plano pago permitem que você atualize para um nome de domínio não WordPress.
Software
Não há necessidade de baixar nenhum software. Basta criar uma conta com o WordPress e continuar.
Configuração
Há muss e barulho mínimos aqui. A configuração é fácil, pois eles lhe dão um punhado de opções simplificadas para começar: blog, site, portfólio e loja online.
Gerenciamento
gerenciamento de um site WordPress.com é mínimo. Isso significa que você não precisará acessar um FTP ou painel de controle para gerenciar a peça do backend. Isso também significa que você não terá que gerenciar atualizações básicas ou de plugins. Você pode apenas se concentrar na criação de conteúdo.
Codificação
Se você estivesse esperando ter acesso à codificação do seu site para fins de personalização, você pode esquecer isso com o WordPress.com.
Temas
Atualmente, existem 165 temas do WordPress nos quais você terá acesso no plano gratuito. Embora não haja nada de errado em usar um tema gratuito do WordPress, você precisa ter cuidado, pois geralmente há limitações que podem afetar negativamente o seu site. Se você quiser acessar temas premiu pode encontrar aqui em nosso site.
Plugins
Para a maior parte, você deve trabalhar com o que o WordPress oferece em termos de recursos e funcionalidades adicionais. Isso inclui a integração de redes sociais, recursos básicos de blogs, como compartilhamento, estatísticas, comentários e pesquisas, etc. O que você usa, no entanto, deve vir do WordPress (em outras palavras, Jetpack ).
Suporte
Com o plano gratuito, a única opção de suporte que você possui é através de pesquisas auto-guiadas nos fóruns de WordPress. Para planos pagos, o WordPress oferece suporte de bate-papo e chat ao vivo para configuração.
Analytics
Analytics virá diretamente do WordPress, uma vez que você não pode se integrar com as ferramentas do Google nas costas ou nas extremidades da frente (a menos que você esteja no plano de negócios, caso em que lhe concede acesso).
O e-Commerce
WordPress tem uma política de vendas rigorosa para seus sites .com. Então, se você está planejando vender algo através do seu site, você só pode fazê-lo se você pagar pelo seu plano de negócios. Mesmo assim, você precisa ter uma certa quantidade de tráfego e ter que usar o próprio sistema de anúncios do WordPress.
Rede WordPress
Esta é uma das partes mais legais sobre hospedagem de seu site com o WordPress.com. Como você faz parte da rede do WordPress, eles podem ocasionalmente exibir seu site e enviar tráfego adicional no seu caminho.
O que é o WordPress.org?
Com o WordPress.org, você hospeda seu próprio blog ou site. WordPress.org é onde você encontrará o software gratuito WordPress que você pode baixar e instalar em seu próprio servidor web.
Quando você está pronto para começar, tudo o que você precisa é:
- Alguns conhecimentos técnicos. O HTML é ideal, mas não é imprescindível.
- Uma familiaridade com hospedagem na web, domínios e como procurá-los e gerenciá-los.
- Uma compreensão do que faz um painel de controle e por que você precisaria disso.
- Conforte-se com o funcionamento do painel do WordPress e saiba como adaptá-lo às suas necessidades.
- A capacidade de usar temas e plugins para ampliar o poder do site (se você não deseja codificar).
Aqui está o que você obtém com o WordPress.org:
O custo
WordPress.org é de uso gratuito. Mas o resto das coisas que você precisará realmente rasgá-lo e fazê-lo funcionar para você? Não muito.
Hospedagem
Quando digo que o WordPress.org é um sistema de gerenciamento de conteúdo “auto-hospedado”, o que quero dizer é que você precisa cuidar da hospedagem na web você mesmo. Isso significa que você tem que trabalhar com uma empresa de hospedagem de terceiros, como GoDaddy, por exemplo, que irá oferecer espaço em seu servidor em troca do que basicamente equivale a aluguel mensal ou anual para esse espaço.
Domínio, o
mesmo acordo aqui. O WordPress está apenas oferecendo a ferramenta para gerenciar seu site, então você precisa comprar seu nome de domínio em outro lugar. Será 100% próprio e não terá vestígios de “WordPress” no título … a menos que o nome da sua empresa contenha “WordPress” nele.
Software
Para acessar o CMS, você precisará baixar e instalar o software você mesmo.
Configuração
Obviamente, eu argumentaria que o WordPress.org é bastante fácil de configurar, mas para usuários de super novatos que mal pisaram o pé dentro de uma plataforma de software baseada em nuvem antes, isso pode revelar-se esmagador.
Gerenciamento
Quando você vai na rota autônoma, isso significa que o site que você criou é 100% o seu, o que também significa que você é 100% responsável por criar e gerenciá-lo. Isso inclui permanecer atualizado em todas as atualizações para o núcleo do WordPress, bem como para todas as ferramentas que você instala.
Codificação
Esta é a chave para os desenvolvedores que não querem ser limitados pelas capacidades do WordPress ou de integrações de terceiros. Enquanto você sabe o que está fazendo, você pode se sentir livre para editar a codificação do seu site tanto quanto você quiser!
Temas
Não existem restrições sobre quais temas você pode usar no seu site WordPress. Se você quiser usar um dos milhares de temas localizados no Diretório de Tema do WordPress.org , tenha nisso. Se você preferir usar um tema premium encontrado fora do site, você também pode fazer isso. Você também pode personalizar esses temas tanto quanto você quiser, ou você pode criar seu próprio tema de acordo com o zero.
Plugins
WordPress possui dezenas de milhares de plugins disponíveis em seu diretório, todos gratuitos para uso. Se você não consegue encontrar o que está procurando ou quer algo que vai embalar mais socos, você pode fazer sua pesquisa fora do WordPress. Ou você pode criar seu próprio plugin.
Apenas um lembrete: sempre que você planeja adicionar uma nova ferramenta de fora do WordPress ao seu site, certifique-se de fazer sua pesquisa primeiro.
Análise
Como você é livre para usar qualquer tipo de integrações de terceiros que você deseja, você pode ficar tão louco com análises e testes avançados e monitoramento como você deseja. Google Analytics é uma obrigação. O teste A / B também vale a pena analisar uma vez que o seu site está balançando e rolando (especialmente agora que o Google acaba de lançar otimizar ).
E-Commerce
novamente, sem as restrições de trabalhar estritamente na plataforma de hospedagem do WordPress, você pode realmente abrir o seu site para muitas possibilidades diferentes de criação de dinheiro , como executar anúncios, remarketing, vender produtos, oferecer adesões e muito mais.
Rede do WordPress
Você não faz parte da rede do WordPress quando você entra com .org, então você é totalmente responsável pelo marketing e divulga o seu site.
Adorei seu site. Conteudo de muita qualidade e muito bem escrito também. Abraço e sucesso