O reconhecimento da marca é fundamental para o site da empresa. É por isso que você investir tanto tempo com uma paleta de cores simples e ousada, imagens consistentes e mensagens de marca bem definidas. Quanto mais consistente você estiver definindo e estabelecendo essa identidade em seu site, mais enraizada ela se tornará na mente de seus visitantes.
Mas você sabe que não é apenas o que aparece em seu site, que visitantes, clientes potenciais e clientes se lembram de você.
As páginas de mídia social precisam se alinhar com sua identidade de marca; A marca de vídeo também faz. Não são apenas essas ramificações maiores de sua marca que são importantes. Pegue o seu favicon, por exemplo. É um detalhe tão pequeno – um que nem ocorre em uma página da web – e, no entanto, há uma boa probabilidade de que seus visitantes notarão se você não tem um ou se o que você escolheu não parece ótimo.
É essa atenção aos detalhes ao desenvolver uma identidade de marca consistente que vai realmente levar a casa a idéia de que a empresa ou o indivíduo por trás deste site conseguiu isso. Em outras palavras, não só você levou tempo para criar um pequeno ícone para manter a presença da sua marca fora do site, mas também considerou como isso afeta a UX.
Se você ainda não criou ou adicionou um favicon ao seu site do WordPress, você deve entender isso, como agora. Ou, melhor ainda, ontem.
Por que seu site WordPress precisa de um Favicon
Esses são os favicões na barra de endereços e nas guias do navegador:

Estes também são favicões, desta vez nos seus favoritos:

Aqui está outro exemplo de favicons que você pode encontrar no histórico de um navegador da Web:

Você mesmo percebeu que o favicon do seu site ganhou tanto tempo de antena?
Como eu disse, trata-se de estabelecer uma presença clara da sua marca no local, bem como fora. Claro, um favicon é muito pequeno, então nem sempre pode ser notado, mas não importa o quão longe os usuários se desviem do seu site, você não quer que eles ainda tenham um pedaço de sua marca que eles possam reconhecer instantaneamente?
Além de reforçar a identidade da sua marca, os favicons também ajudam a orientar os visitantes de volta para você. Se você criar um favicon atraente e exclusivo que ajuda os usuários a retirá-lo facilmente de uma multidão de outros favicons, eles vão se lembrar disso.
Como criar um Favicon para seu site WordPress
Siga estas três etapas para criar um favicon de alta qualidade e garantir que ele seja exibido corretamente em todos os navegadores.
Etapa 1: projetar o Favicon
Você então tem algumas opções diferentes para projetar um favicon:
- Você pode usar o programa de design com o qual você é o mais confortável (idealmente, o usado para projetar seu logotipo). O Photoshop é uma das opções mais populares, mas você também pode usar uma ferramenta gratuita como a Canva. Em seguida, extraia um pedaço do logotipo que é único e memorável.
- Você também pode criar algo completamente novo se você não tiver um logotipo para trabalhar. Esta ferramenta Favicon é boa para tentar.
- Por fim, você sempre pode baixar um ícone gratuito da web até que você tenha um logotipo oficial criado para o seu site.
Ao criar um favicon, assegure-se de seguir as diretrizes do W3C para dimensioná-lo. Basicamente, eles recomendam que você projete um favicon como um quadrado, 16 × 16 ou 32 × 32 pixels. Para cores, eles recomendam 8 ou 24 bits.
Uma vez que um favicon foi projetado e pronto para entrar, você precisará exportar o arquivo como um ICO, PNG ou GIF. Estes são os três formatos de favicon mais aceitos universalmente . Dito isto, o ICO é o mais versátil de todos eles, pois armazena vários tamanhos e versões dentro do arquivo único, para que cada navegador possa determinar quais desses tamanhos são ótimos para seus propósitos. Se você não tiver certeza de como exportar para o ICO, use este Favicon Generator .
Etapa 2: adicione o Favicon ao seu site
Existem três métodos para adicionar um favicon a um site WordPress.
Opção nº 1: Código
Se você preferir codificar o favicon no backend, você pode usar essa opção.
- Salve seu arquivo favicon como “favicon.ico”.
- Faça o upload para o diretório raiz em seu servidor.
- Atualize o código HTML no elemento th do seu site. Aqui está o código favicon que todos os navegadores aceitarão:
<link rel="shortcut icon" href="http://yoururlhere.com/favicon.ico" /> - Salve suas alterações.
Opção # 2: Personalizador de Tema
Esta segunda opção está disponível se o seu personalizador de tema do WordPress o permitir (o que mais faz).

- Faça login no WordPress.
- Navegue até a guia Aparência e selecione Personalizar .
- Encontre o widget Site Identity .
- Dentro, você pode definir o título, o slogan e o upload do seu site, e fazer o upload do seu favicon.
- Salve suas alterações.
Opção # 3: use um plugin
Os plugins do WordPress permitem que você faça praticamente qualquer coisa, então não deve ser uma surpresa que eles também possam fazer isso.
O plugin WordPress do RealFaviconGenerator é minha escolha para gerar e configurar facilmente um favicon para seu site. É avaliado como 5 estrelas no Diretório de Plug-ins do WordPress e possui 100.000 instalações ativas, por isso é praticamente garantido trabalhar para você, como fez por mim.
Passo # 3: Verifique o Favicon no Front-End
Tal como acontece com qualquer outro trabalho que você faz no seu site, você deve demorar um momento para verificar se o seu favicon se parece bem quando estiver ao vivo. Use o RealFaviconGenerator para testá-lo em todos os principais navegadores. Uma vez que você esteja satisfeito com o resultado final, você deve estar bem para ir. Lá, não foi assim tão fácil?
Finalizando
Deseja garantir que sua marca seja reconhecida instantaneamente, independentemente de os usuários se envolverem com ela? Crie uma representação simbólica clara e única que você possa adicionar ao WordPress. Em seguida, deixe o favicon servir como seu stand-in, não importa onde as pessoas correm em seu site ou seu stand-in de favoritos na web.