Se você é um administrador do site WordPress que está começando a sentir algum calor sobre o primeiro índice móvel do Google e como os rankings do mecanismo de pesquisa serão afetados como resultado, você não está sozinho. Webmasters e SEOs estão se esforçando para transformar sites antiquados em versões mais flexíveis para dispositivos móveis.
Mas antes de fazer grandes mudanças, é sensato saber o que você enfrenta com o primeiro índice móvel do Google e as mudanças que ele traz no ranking na página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP) para as palavras-chave desejadas.
Qual é o Mobile-First Index do Google?
Em novembro de 2016, o Google anunciou seu primeiro sistema deindexação móvel , que primeiro leva em consideração a página móvel de um site antes da sua página de desktop ao classificar o site em busca. Embora a força total da indexação móvel do Google primeiro esteja ainda a ser vista, a mudança foi perpetuada devido a um número crescente de pesquisas acontecendo em dispositivos móveis em cima da área de trabalho.
De acordo com a empresa de análise web Statcounter, a navegação por celular e tablet aumentou para 51,3% de todas as instâncias de navegação na web versus 48,7% da área de trabalho. Até este ponto, o ranking da página dependia completamente da versão desktop de um site. Parece justo assumir que este número só continuará a crescer e o Google continuará adaptando sua indexação de pesquisa de acordo.
O Google iniciou vários experimentos para analisar o conteúdo, links e dados estruturados da versão móvel do seu site – se houver um disponível. Há rumores de que o índice de pesquisa do Google será dividido em dois: uma versão móvel e uma pesquisa de desktop secundária, que receberá uma atualização menos regular do que o índice móvel do Google.
Também foi confirmado que a indexação única está aqui para ficar, mas no futuro próximo, ela pode ser baseada unicamente na versão móvel de um site. Se não houver uma versão móvel / responsiva do seu site (ou do cliente), os rankings dos mecanismos de pesquisa serão afetados. Espere ver muito deslocamento daqueles que estão no topo da SERP agora, e aqueles que assumem o controle quando o primeiro índice móvel do Google está completamente instalado.
Os SEOs sugerem que esta mudança é um próximo passo lógico para o Google e vai empurrar as empresas para criar sites receptivos em vez de uma versão separada para celular e desktop de um site. Esta última tática de manter dois sites separados é notória por causar dor de cabeça mais do que ser uma maneira útil de servir conteúdo para visitantes móveis. Embora o Google atualmente tenha dois índices separados e os trate como iguais, o celular se tornará o índice primário e aquele para otimizar.
À medida que o Google conduz experimentos levando a um índice completo de primeiro celular, os usuários da busca serão escolhidos aleatoriamente para os resultados do primeiro índice do primeiro desktop ou móvel. Ninguém será capaz de controlar os resultados obtidos porque nem sequer estará ciente de que está acontecendo. À medida que o primeiro índice móvel do Google melhora, eventualmente assumirá o controle como índice primário. Ainda existe a chance de o Google poder retornar ao primeiro índice da área de trabalho se o celular primeiro não estiver mostrando resultados (afinal, eles chamaram o primeiro móvel de “experiência”), mas parece improvável.
De acordo com o Google: “Nosso índice de pesquisa continuará sendo um único índice de sites e aplicativos, nossos algoritmos acabarão usando principalmente a versão móvel do conteúdo de um site para classificar páginas desse site”.
Paul Haahr, engenheiro de software do Google, reiterou a natureza iminente do índice móvel primeiro do Google, tweeting: “O índice das páginas móveis para usuários móveis e índice de páginas de desktop para usuários de desktop não acontecerá”.
Agora que você tem uma compreensão justa do primeiro índice móvel do Google, veja como os administradores do site podem se preparar:
Como se preparar para o seu site WordPress para celular primeiro
Vamos começar com as boas notícias primeiro: se você tiver um site responsivo ou um site de serviço dinâmico onde o conteúdo é o mesmo em todo o celular ou desktop, você provavelmente não terá que mudar muito de nada. Dito isto, ainda há pelo menos um passo que você deve seguir para ajudar seus sites na era do primeiro índice móvel do Google. Se você é um administrador ou proprietário do site que só verificou um site de desktop no Search Console, verifique se você também adiciona e verifica a versão móveldo seu site.
Se você tiver apenas um site de desktop e não planeja fazer uma versão compatível com dispositivos móveis desse site, o Google ainda indexará seu site usando um agente móvel. Nessa nota, se você tiver apenas um site de desktop, o Google ainda indexá-lo, mas, em vez disso, olhá-lo através dos olhos de um usuário móvel. Se a configuração do site for diferente em todo o celular ou desktop, considere as mudanças no site, conforme detalhado abaixo.
Alterações para diferentes versões do site
Certifique-se de que tanto o seu desktop quanto o site móvel ofereçam uma marcação estruturada. Para verificar a equivalência entre os dois, use uma ferramenta de teste de dados estruturados para comparar os URLs de ambos os sites. Ao adicionar dados ao site móvel, evite adicionar grandes quantidades de marcação que não sejam relevantes.
A marcação estruturada detalhada pode ajudar o Google a indexar o seu site e existem muitas ferramentas e práticas recomendadas para implementá-lo, mas a adição de dados irrelevantes pode confundir o algoritmo do Google e produzir resultados distorcidos. O Google tem um conjunto de diretrizes a serem seguidas, e você provavelmente incorre em penalidades se você praticar táticas de marcação estruturada obscena. Afinal, tentar enganar o Google não é diferente dos outros esforços de SEO preto que podem causar uma penalidade manual ou uma desindexação total.
Ao comparar as versões de celular e de mesa do seu site, certifique -se de usar a ferramenta de teste robots.txt para verificar se a versão móvel está acessível aos bots do Google.
Otimizando seu site para celular
Se o seu site não for otimizado para dispositivos móveis por meio de um design receptivo (ou uma versão móvel completamente separada), você deseja começar a planejar algumas mudanças importantes. Para os administradores do site, esta pode ser uma oportunidade de upsell onde você pode usar o anúncio do Google como um ponto de abertura para a conversa. Se os clientes ainda não estão prontos para fazer alterações, acompanhe-os em alguns meses com dados sobre como os rankings do SERP estão sendo afetados pela não-ação.
No passado, muitas empresas criaram uma versão desktop e móvel de seus sites. Embora este tenha sido um passo crítico para incentivar os consumidores a usar seus telefones para buscar informações e comprar, resultou em ineficiências. Sempre que a versão desktop de um site precisava ser alterada, também era necessário duplicar esforços e alterar conteúdo na versão móvel.
É mais simples, um site otimizado para dispositivos móveis possui um design receptivo. Então, ao invés de atualizar uma versão desktop e móvel de um site, o design responsivo significa que você só precisa atualizar o site uma vez. Se a capacidade de resposta não foi incorporada no site a partir do primeiro dia, uma adaptação responsiva pode ser uma opção, dependendo da complexidade do site.
O seguinte inclui outras considerações básicas para sites otimizados para dispositivos móveis:
- Não use Flash – a maioria dos telefones não pode ser exibida. Em vez disso, use HTML5 ou Java, conforme necessário.
- Não use pop-ups de forma descuidada – o Google define a maioria deles como “interstícios intrusivos” e estabelece múltiplas regras para como usá-las se for necessário. Se você está tentando receber assinantes de e-mail, esses métodos alternativos ainda podem ser efetivos – sem quebrar as novas regras intersticiais do Google.
- Incorporar o design “amigável aos dedos” , onde os usuários podem rolar e tocar com facilidade. Garantir 44 pixels de espaço em torno de elementos é considerado ideal.
Além de certificar-se de que seu site móvel está otimizado, certifique-se de que as outras peças técnicas do seu site estão à altura.
SEO técnico e melhoria da velocidade de carga do site
Nosso guia detalhado para melhorar a velocidade de carga do site dá muitos detalhes sobre táticas específicas, mas aqui estão alguns elementos críticos a serem considerados para o primeiro índice móvel do Google:
- Ative o armazenamento em cache do navegador – O cache do navegador envolve a gravação de uma cópia HTML do site na memória, de modo que, quando um usuário a abrir na próxima, ele não precisa recarregar completamente.
- Diminuir pedidos HTTP – Uma ferramenta como o Pingdom pode ser usada para ver quantos pedidos HTTP o seu site está fazendo. Reduzir o número de imagens ou exibir menos posts por página são duas maneiras simples de diminuir o número de solicitações HTTP em seu site, o que ajuda a aumentar a velocidade de carregamento da página.
- Otimizar Imagens – Comprimir imagens para reduzir o tamanho do arquivo (e o tempo de carregamento da página).
Considerações locais de SEO
As empresas locais têm muito a ganhar com a indexação móvel do Google primeiro. De acordo com o Google , 50% dos consumidores que realizaram uma pesquisa local em seu smartphone visitaram uma loja em um dia e 34 por cento que pesquisaram em um computador / tablet fizeram o mesmo.