CONSTRUIR SITES PROFISSIONAIS COM WORDPRESS – 12 PASSOS

Configurar um site para o seu negócio pode ser caro se você estiver usando designers e desenvolvedores profissionais de web. Felizmente, se você está antecipando que o seu site não será muito complexo com muitas páginas e recursos, você pode projetar e criar seu site usando várias ferramentas econômicas.

Neste guia, vou orientá-lo em todas as principais etapas que você precisará considerar ao projetar e construir seu próprio site WordPress. Isso garantirá que:

  • Seu site tem o tipo de conteúdo que seus visitantes desejam,
  • Seu site está otimizado para motores de busca,
  • Que existe um design consistente em todo o site, e
  • Você só exigirá um conhecimento mínimo de codificação.

Especificamente, abordaremos:

  • Etapa 1: o que você deseja que seu site faça?
  • Etapa 2: Nome e Hospedagem de Domínio
  • Etapa 3: pesquisa de palavras-chave de SEO
  • Etapa 4: Conteúdo do site
  • Etapa 5: estrutura do site
  • Etapa # 6: projetando com quadros de arame
  • Etapa # 7: Diretrizes de estilo e marca
  • Etapa 8: Instalando o WordPress
  • Etapa 9: Instalando plugins do WordPress
  • Etapa # 10 Construindo seu site com Upfront
  • Etapa # 11: acompanhamento de usuários com o Google Analytics
  • Etapa 12: Lançamento do seu site WordPress

Sem mais delongas, vamos começar a construir o seu novo site.

Nota: Este não é um guia para principiantes para construir um site, pois estaremos olhando conceitos de nível intermediário, como pesquisa de palavras-chave, design com wireframes e análises. Se você está interessado em começar a construir o seu próprio site, confira o nosso curso de Academia Introdução ao Upfront , que ensina como construir seu próprio site com arrastar e soltar.

O que você deseja que seu site faça?

Antes de fazer qualquer coisa, é importante passar algum tempo pensando sobre o que você deseja que os visitantes do seu site realmente consigam quando visitam seu site. O que é uma conversão para o seu negócio? Isso variará de empresa para empresa, mas alguns exemplos comuns de conversões de sites são:

  • Submetendo um formulário de contato / consulta
  • Completando a compra de um produto
  • Chamando um número de telefone no site
  • Uma loja de tijolos e argamassa pode querer que os clientes obtenham os detalhes do endereço do site e visite a localização física da loja

Como você pode ver, algumas conversões são mais fáceis de rastrear do que outras. Não será fácil rastrear os clientes que visitam uma loja de volta a eles achando seu negócio através do site, mas o acompanhamento das vendas on-line e as inscrições de formulários são simples, com ferramentas de análise gratuitas.

As conversões que são relevantes para o seu negócio não só afetarão quais páginas são necessárias para o seu site e seu design, mas também a funcionalidade necessária. Descobrir o que é necessário para o seu site no início economizará a necessidade de voltar e fazer mudanças uma vez que o processo de desenvolvimento e design esteja em andamento.

Nome e Hospedagem de Domínio

Você precisará decidir sobre um nome de domínio, registrá-lo e, em seguida, comprar hospedagem na web para o seu site. Escolher um domínio pode ser difícil já que muitos dos nomes mais populares já foram registrados.

Verifique se o nome comercial real ou o nome de domínio desejado foram registrados, por exemplo, mybusiness.com. Você pode verificar a disponibilidade de nomes de domínio através do registrador de domínio que você estará usando. Se o seu nome de domínio tiver sido registrado, você precisará ser criativo, por exemplo, muitas agências de marketing digital podem adicionar “digital” ao final do nome comercial, como ‘mybusinessdigital.com’.

Depois de ter seu nome de domínio, você precisará comprar hospedagem na web para o seu site. Isso fornece um lugar na internet para que as pessoas possam acessar seu site. O hospedagem compartilhada pode ser encontrada por um custo muito baixo hoje em dia, e isso deve ser suficiente se você tiver um site de baixo tráfego. Se o seu site começar a dirigir muitas visitas, você sempre pode atualizar sua hospedagem no futuro. Se você não tem certeza se a hospedagem compartilhada é a escolha certa para você, então você pode ler mais sobre as várias opções de hospedagem do WordPress aqui .

SEO e pesquisa de palavras-chave

Agora você precisa descobrir o que é que seus clientes potenciais procuram. Esta é geralmente uma tarefa de SEO, mas também pode ser bom para a experiência do usuário, identificando as informações que seus visitantes esperam encontrar em seu site.

Dirija-se ao Planejador de palavras-chave do Google AdWords (você precisará de uma conta do Google AdWords). Você pode usar essa ferramenta para gerar listas de palavras-chave e seu volume de pesquisa mensal. Você pode filtrar seus resultados por local, portanto, se sua empresa atende apenas a uma área específica, você deseja definir isso em sua localização.

Geralmente, quanto maior o volume de pesquisa, maior será a oportunidade, mas quanto mais difícil será a competição. Você deseja segmentar palavras-chave que sejam tão relevantes quanto possível para o serviço ou produtos que você fornece. Por exemplo, se você fornecer um serviço de reparo de computador, você não deveria realmente considerar “computadores” por si só como uma palavra-chave para se concentrar. Vai ser muito competitivo e porque é muito genérico, é provável que as taxas de conversão sejam muito baixas. Em vez disso, você deseja segmentar uma palavra-chave ao longo das linhas de “reparos do computador em [insira sua localização]”.

O que você quer fazer nesta fase é:

  • Identifique todas as palavras-chave relevantes para o seu arranque e os volumes de pesquisa
  • Categorize essas palavras-chave em grupos lógicos que você pode atribuir a páginas da web

Verifique se você salvou esses dados em uma planilha para uso posterior.

Descobrir o que é que seus potenciais clientes estão procurando pelo Google Keyword Planner.
Descobrir o que é que seus potenciais clientes estão procurando pelo Google Keyword Planner.

Conteúdo do site

Agora você sabe quais palavras-chave que seu público-alvo está procurando, você poderá decidir o conteúdo que deseja em seu site. Tente criar conteúdo suficiente para segmentar todas as palavras-chave que você acha relevantes para sua empresa. Se isso for demais para viabilizar dentro do prazo que deseja iniciar o seu site, dê prioridade às suas palavras-chave e crie um calendário de conteúdo para atualizar seu site após o lançamento.

Seu conteúdo não precisa ser apenas de texto, na verdade, seria bom usar vários tipos de mídia para atrair melhor seus visitantes. O seguinte é apenas um exemplo dos tipos de conteúdo que seu site pode incluir:

  • Vídeo
  • Imagens
  • Artigos
  • Podcasts
  • Ferramentas interativas
  • Depoimentos
  • Infográficos

Abaixo está uma lista de verificação de SEO essencial para o conteúdo do seu novo site:

  • Use sua palavra-chave principal dentro do seu elemento de título
  • Use sua palavra-chave principal dentro de sua meta-descrição
  • Use sua palavra-chave principal dentro do URL (slug da página)
  • Use sua palavra-chave principal dentro do seu H1
  • Use a palavra-chave principal e as variantes desta palavra-chave dentro da cópia principal
  • Use sua palavra-chave principal e variantes no texto de âncora para links para esta página
  • Não duplique seu conteúdo em seu site, por exemplo, não tenha a mesma cópia na página A, página B, página C etc.

Se você não está confiante na sua capacidade de escrever conteúdo para o seu site, então você sempre pode contratar um redator. Claro, isso será uma despesa adicional e considerará que a qualidade pode variar muito de copywriter para copywriter.

Estrutura do site

A pesquisa de palavras-chave que você realizou anteriormente também pode ajudá-lo a criar a estrutura do seu site. As palavras-chave com volumes de pesquisa mais elevados tendem a criar grandes categorias principais e as palavras-chave de buscas mais baixas tendem a ser versões mais específicas dessas palavras-chave de nível superior, embora nem sempre seja esse o caso.

Se você pensa sobre a hierarquia do seu site, geralmente você gostaria que as páginas mais importantes fossem mais altas, embora às vezes isso não seja possível. Por exemplo, imagine um site de comércio eletrônico onde um dos produtos vendidos traz mais receita. Na hierarquia do site, esta pode ser página inicial> categoria> subcategoria> produto importante. Nesse cenário, a página desse produto altamente importante ficaria bastante baixa na estrutura do site.

No entanto, você não precisa deixar a estrutura do seu site definir a ligação interna do seu site. No nosso exemplo de site de comércio eletrônico, com o produto importante que gera mais receita, esperamos que esta importante página do produto seja vinculada a partir da página inicial, possivelmente na navegação principal, no rodapé e em muitos outros lugares, pois é tão importante. Isso significaria que não só os motores de busca entenderiam que esta é uma página importante, mas também que os visitantes facilmente poderão navegar até ela.

Analisando suas palavras-chave, sua compreensão do seu público-alvo, o que os clientes exigem e algumas pesquisas nos sites de seus concorrentes, você agora pode definir todas as páginas que você precisa e suas relações entre si.

Algumas páginas comuns que muitos sites geralmente possuem são:

  • Pagina inicial
  • Sobre a página
  • Contato
  • Características
  • Produtos / Serviços
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Carteira
  • Depoimentos

Você também pode escolher ter um site de um pager. Estes tornaram-se populares nos últimos anos e se você não se sente como se tivesse muito conteúdo para o seu site, esta pode ser a opção certa para você.

Vale a pena notar que geralmente é mais fácil classificar nos resultados da pesquisa orgânica ao ter conteúdo altamente segmentado. Se a sua empresa tem vários produtos e / ou serviços distintos, você deve realmente ter uma página para cada um. Além disso, se você está pensando em executar campanhas de busca, social, exibição ou marketing de e-mail pagos, o seu site é mais provável que converta as pessoas que clicam nesses anúncios se a página em que eles chegam tenha uma mensagem forte para o anúncio. Isso pode não ser possível se você optar por ter apenas uma página da Web para todo o seu site.

Projetando com Wireframes

Agora é hora de começar a decidir como seu site vai procurar. O estágio wireframe é o lugar onde vamos decidir como o conteúdo será apresentado na página. Existem várias ferramentas , como wireframe.cc , que você pode usar para isso. Se você não tiver acesso a qualquer, você pode simplesmente usar uma caneta e um papel para esboçar como você deseja que seu site fique olhando. Para criar os wireframes, descreva onde os elementos estarão em uma página da Web e seus tamanhos aproximados.

Antes de começar a construir seu site, crie-o com wireframes.
Antes de começar a construir seu site, crie-o com wireframes.

Se você não tiver certeza desse estágio, você pode procurar outros sites para se inspirar. Neste ponto, você não precisa considerar cores, fontes, os tipos de imagens ou quaisquer outros detalhes visuais, como esses. Tudo o que queremos fazer durante esta etapa é entender onde em uma página serão colocados diferentes tipos de conteúdo.

Ao colocar o conteúdo da nossa página, precisamos pelo menos considerar os seguintes fatores:

  • Como o visitante irá verificar a página, ou seja, onde você deseja que seus olhos sejam desenhados
  • Quais são os objetivos do visitante, ou seja, comprar um produto, enviar um formulário de contato, criar uma conta
  • Mantendo o layout simples e fácil de navegar

Existem inúmeros padrões de interface de usuário que foram identificados. Estes fornecem diretrizes sobre como seu layout deve ser estruturado com base na maneira como as pessoas digitalizam páginas da web, bem como o tipo de conteúdo que você está apresentando.

Alguns padrões comuns de UI são:

  • Padrão F
  • Padrão Z
  • Cartões
  • Grades

As seguintes são duas ótimas referências para padrões de UI. O primeiro é um artigo informativo sobre UXPin que cobre os padrões de design mencionados acima e mais. O segundo é ui-patterns.com , que é um recurso on-line que envolve detalhes sobre padrões de design de UI para elementos específicos e tipos de conteúdo, como menus suspensos , formulários e listas de artigos.

Diretrizes de estilo e estilo

Depois de criar wireframes para o seu novo site, agora você precisa definir como os elementos dentro desses wireframes serão desenhados. Você não precisará entrar em detalhes quanto as diretrizes de estilo para coisas como o Design de materiais do Google , mas seria uma boa prática documentar elementos-chave do design do seu site para que o estilo permaneça consistente entre diferentes seções de uma página e Em todo o site.

Não só isso, mas se você tem terceiros envolvidos no design de alguns dos elementos do seu site, você pode fornecer-lhes as suas diretrizes de estilo para garantir que qualquer trabalho que eles façam seja consistente com o resto do seu site.

Existem várias áreas-chave que você deseja incluir nas suas diretrizes de estilo:

  • Tipografia
    • Famílias de fontes
    • Tamanhos de fonte para diferentes elementos, por exemplo, H1, H2, H3, parágrafos
    • Pesos de fonte
    • Alturas de linha
    • Cores
    • Recursos gratuitos: fontes do Google
  • Paleta de cores
    • Cores primárias, secundárias, terciárias etc.
    • Tons de cinza para texto ou origens sutis para contrastar branco
    • Recursos gratuitos: Paletton , Adobe Kuler
  • Imagens
    • O tipo, por exemplo, fotos, vetores, ilustrações
    • O assunto da imagem, por exemplo, pessoas, paisagens
    • Estilos ou efeitos, por exemplo, filtros de fotos
    • Recursos gratuitos: Freepik , Librestock
  • Iconografia
    • Quais (se houver) conjuntos de ícones estiverem sendo usados
    • Estilo de ícone, por exemplo, ícones de linha, ícones planos
    • Cores
    • Recursos gratuitos: Font Awesome
  • Espaçamento
    • Margens
    • Preenchimento
As fontes do Google são gratuitas para uso.

Instalando o WordPress

Agora é hora de começar a construir seu site. Você já pode ter sua hospedagem e é possível desenvolver seu site nesse ambiente, mas geralmente é mais rápido e mais fácil de desenvolver localmente em seu computador. Para fazer isso, você precisará configurar um ambiente de desenvolvimento local. Existem inúmeras opções lá fora, como XAMPP e Vagrant. Você pode ler um guia sobre como configurar o DesktopServer aqui ou você pode descobrir mais sobre como configurar o melhor ambiente de desenvolvimento do WordPress .

Depois de ter sua configuração de ambiente de desenvolvimento, você pode instalar o WordPress. Este é um processo simples. Você pode baixar a última versão do WordPress aqui . Descompacte esses arquivos no diretório raiz do domínio hospedado localmente. Abra sua ferramenta de gerenciamento de banco de dados, por exemplo, phpMyAdmin, e crie um novo banco de dados para sua instalação do WordPress.

Uma vez que tudo isso é feito, você pode visitar seu nome de domínio do host virtual e passar pelo processo de instalação regular do WordPress. Uma vez que isso esteja completo, o seu site WordPress está configurado e pronto para você começar a criar o tema para o seu site.

Construindo site com KIT AGÊNCIA

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O QUE ACOMPANHA O KIT AGÊNCIA:
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Seguindo usuários com o Google Analytics

Antes de finalmente lançar o seu site, você deseja acompanhar aonde seus visitantes estão vindo e como eles estão envolvidos com o site. Isso permitirá que você otimize seu site ao longo do tempo, identificando páginas que não funcionem bem, canais de marketing que você deve investir mais e mais.

Embora existam plataformas de analise paga, você deve conseguir todas as funcionalidades que você precisa com o Google Analytics. Esta plataforma é gratuita e fornece dados extensivos. Existe uma versão paga, mas, a menos que você seja um negócio de nível empresarial, você não precisará disso.

Instalar o Google Analytics é fácil. Você só precisa obter seu ID de rastreamento e adicioná-lo ao seu plug-in do Google Analytics + em Configurações> Google Analytics no seu administrador do WordPress. Você pode obter ajuda para encontrar seu código de rastreamento aqui .

Dica rápida: crie um filtro para o endereço IP de sua casa e trabalho para que sua análise não relate suas visitas. Ainda melhor, se você usar o Chrome, pode bloquear-se do Google Analytics usando a opção Bloquear-se daGoogle Analytics Chrome.

Lançando o seu site WordPress

Nota: se você já tiver um site e você está apenas atualizando, faça um backup dos arquivos de temas existentes, mas também do banco de dados existente, caso haja alguma coisa errada.

Seu site agora está pronto para o lançamento! Se você optar por desenvolver seu site localmente, você precisará transferir seus arquivos de tema final e banco de dados para sua hospedagem na web online. Você pode fazer isso de várias maneiras, usando plugins ou manualmente.

Se você preferir a abordagem manual, o que você precisará fazer é exportar seu banco de dados local e importá-lo para o seu banco de dados de hospedagem ao vivo. Isso é simples de usar usando o phpMyAdmin navegando para o banco de dados, clicando em Exportar e, em seguida, clicando em Ir .

Com este arquivo de banco de dados exportado, você quer abrir um editor de texto e alterar as referências ao seu nome de domínio de desenvolvimento que estava usando localmente e substituí-lo pelo seu nome de domínio ao vivo, por exemplo, substituir mybusiness.dev pelo mybusiness.com. Certifique-se de ter criado um banco de dados dentro da sua hospedagem e, em seguida, deseja importar esse arquivo para o banco de dados por meio de phpMyAdmin.

Em seguida, você precisará transferir os arquivos do seu site do seu ambiente de desenvolvimento local para sua hospedagem. Para fazer isso, você precisará baixar uma ferramenta de gerenciamento de arquivos FTP, como FileZilla (é grátis). Você precisará configurar o acesso FTP via hospedagem. Com seus detalhes de login de FTP, você poderá se conectar à sua hospedagem e carregar todos os arquivos do site do WordPress. Certifique-se de que seu arquivo wp-config.php tenha os detalhes corretos para o banco de dados que você está usando para o seu site ao vivo.

Agora você deve navegar até a página inicial do seu site de produção e você deve ver seu novo site. Você deve agora rever todas as suas páginas e conteúdo para garantir que tenha migrado corretamente.

O último passo é se inscrever no Google Search Console e nas Ferramentas do Webmaster da Bing e enviar seus sitesmaps XML para eles. Isso garantirá que os mecanismos de pesquisa rastreiem e indexem seu site rapidamente. Se você estiver usando o SmartCrawl, você pode acessar seu sitemap XML, assim como mybusiness.com/sitemap.xml.

Você tem dúvidas ou dicas para construir seu próprio site para o seu negócio? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.
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