A internet deixou mais fácil do que nunca a vida de quem quer viver vendendo seus próprios produtos. A verdade é que com algumas horas de trabalho em uma tarde você pode criar sua própria loja virtual. O processo envolve praticamente os mesmos passos para criar um simples site, mas não é tão idêntico assim!
Esqueça os custos iniciais que você teria para criar e administrar uma loja física, as lojas online têm um futuro brilhante e promissor (você pode ver neste artigo em inglês), e você pode fazer parte deste futuro.
Mesmo que você nunca tenha criado um site antes ou não tenha ideia do que vender, ainda é possível montar uma loja virtual. Mas também não é algo para quem desiste fácil. Mas se você é determinado e comprometido, criar uma loja virtual de sucesso é mais que possível.
Abaixo, você aprenderá como começar uma loja virtual completa do zero. Nós vamos mostrar tópicos como:
- Como encontrar o melhor nome de domínio e a hospedagem ideal para sua loja virtual;
- Quais os diferentes caminhos para montar uma loja virtual (e qual você deve escolher);
- Por que pesquisa de mercado é essencial, como fazer isto e quais os tipos de produtos estão em alta;
- Passo a passo exato para construir sua loja virtual;
- Como fazer sua primeira venda;
- As abordagens mais eficazes para gerar vendas, dia após dia.
O que você está esperando? Continue lendo e comece hoje mesmo a sua loja virtual.
A melhor promoção de hospedagem de sites já está no ar! Aproveite a promoção da Hostinger com até 90% de desconto e comece sua loja virtual HOJE!
Conteúdo
- O Que Você Precisa Fazer Antes de Montar Sua Loja Virtual
- Um Caso Contra Dropshipping
- 1º Passo – Pesquisa de Mercado
- 2º Passo – Montar uma Loja Virtual (A Parte Técnica de um Jeito Simples)
- 3º Passo – Invista no Marketing da Sua Loja Virtual e Faça Sua Primeira Venda
- Conclusão
O Que Você Precisa Fazer Antes de Montar Sua Loja Virtual
Para criar uma loja virtual, você precisará de um nome de domínio e de uma hospedagem de site. Se você não sabe o que vai vender, talvez queira comprar um domínio um pouco mais tarde. Mas mantenha essa assunto em mente depois de pensar no nome perfeito.
Existem muitas opções para construir uma loja online. Por exemplo, usar serviços como o Shopify e o Wix é uma escolha bastante comum. Ou você pode adotar a auto-hospedagem e criar uma loja virtual usando o WooCommerce ou uma plataforma para loja virtual similar.
Muitas pessoas acabam escolhendo o Shopify porque parece ser mais fácil. Mas essa nem sempre é a melhor escolha, explico agora para você.
Quando você escolhe o Shopify, você está limitando o potencial da sua loja. Primeiramente, suas opções de design são limitadas, e sua escolha de tema não é tão expansiva quanto o WordPress. Além disso, com sua dinâmica de preços, você paga muito por uma plataforma em que você nunca tem controle total. Se um dia você quiser sair do Shopify, você precisa basicamente começar do zero.
Com o WooCommerce, você tem controle completo sobre o design da sua loja. Além disso, como o WordPress e o WooCommerce são gratuitos, você só precisa pagar por um nome de domínio e pela hospedagem.
Ambas as plataformas oferecem suporte incrível e que você pode contar. Mas no final das contas você vai optar por uma plataforma que lhe dê controle total sobre o seu site, com a capacidade de dimensioná-lo como achar melhor.
Para ver uma comparação detalhada entre o WooCommerce e o Shopify, confira este artigo. Você vai ficar totalmente convencido de que a combinação WordPress e WooCommerce é ideal para o seu site.
Um Caso Contra Dropshipping
Se você está pensando em começar uma loja virtual, provavelmente já se deparou com frete direto (drop shipping). Com o envio direto, você nunca terá que lidar com os produtos que vende. Você vende um produto em sua loja e, em seguida, um fornecedor terceirizado cuida de todo o envio para você.
Isso pode parecer uma opção atraente, afinal de contas, você não vai lidar com produtos. Mas essa geralmente não é a melhor escolha se você quiser criar uma loja que seja um sucesso a longo prazo.
Com o dropshipping, você normalmente tem margens de lucro muito menores. O que pode não ser o melhor negócio quando você está criando uma pequena loja virtual. Além disso, é difícil desenvolver uma marca duradoura e que vingue no mercado se você não estiver vendendo seus próprios produtos.
Por fim, embora você não tenha que lidar com nenhuma logística de remessa, você precisa lidar com o atendimento ao cliente. Isso sim pode ser uma verdadeira dor de cabeça quando você não está realmente encarregado do envio. Imagine centenas de clientes irritados por enfrentar atrasos na entrega de produtos. Tudo o que você pode fazer é esperar que seus pedidos sejam entregues o mais rápido possível.
Sim, o dropshipping pode ser uma maneira mais fácil de começar a vender produtos imediatamente, mas você não está realmente construindo uma empresa sólida e com possibilidades de crescimento ilimitado.
Se você quer criar uma loja virtual da qual terá total controle, então vender os seus próprios produtos é o melhor caminho.
Os Produtos e Serviços Necessários Para Criar Uma Loja Virtual
Para começar uma loja online, existem determinados produtos e serviços em que você precisará investir.
Veja um resumo básico:
- Um nome de domínio;
- Uma hospedagem que cresça com sua loja;
- Uma plataforma para montar sua loja, como o WordPress e o WooCommerce;
- Capital para criar seu produto MVP (mais sobre isso abaixo) e linha de produtos inicial;
- Embalagem para enviar seus produtos;
- Um orçamento para publicidade paga.
Como você pode ver, há um pequeno investimento inicial necessário para montar sua loja online. Mas, quando comparado a uma loja de verdade, esse investimento fica bem abaixo do valor.
1º Passo – Pesquisa de Mercado
É quase impossível começar uma loja online sem nenhum produto. Acho que isso é óbvio, né? Mas como você descobre quais produtos vender? Não há sentido nenhum em começar uma loja virtual se ninguém quiser comprar o que você está vendendo.
Escolher os produtos certos para vender e o lugar certo para vender é o passo mais difícil.
Talvez você tenha uma ideia – uma em um milhão – de um produto que as pessoas não apenas amam, mas também queiram pagar por ele. Mas normalmente, este não é o caso.
Não é porque você não tem uma ideia, que significa que você não pode criar uma loja de sucesso. Tudo começa com uma pergunta simples: o que as pessoas precisam que façam que elas realmente paguem por isso?
Acredite, isso é bem simples. Você encontra uma necessidade urgente, resolve essa necessidade com seu produto e ainda ganha dinheiro com isso. O que você está procurando é uma brecha no mercado que atualmente não está sendo atendida ou sendo mal atendida. Se isso parece confuso, há um processo passo a passo que você pode seguir para descobrir seu produto e mercado ideais.
1.1 Alinhar com tendências de produtos e idéias
Com uma loja online, você deve pensar em vender algo único. Se alguém puder ir até uma loja local e comprar o que você está vendendo, isso pode não ser um bom sinal. Você precisa dar aos seus visitantes uma razão para comprar de você. Um desses motivos pode ser: eles não conseguem o que você está vendendo em nenhum outro lugar.
Uma maneira de alinhar isso é vender produtos ou entrar em um mercado que atualmente é tendência. Isso ajudará a garantir que você não apenas ganhe dinheiro a curto prazo, mas também a longo prazo. Cuidado para não escolher um produto que está saindo de tendência. Em vez disso, tente encontrar um produto que esteja crescendo em popularidade.
Antes de mergulhar nas ferramentas abaixo, é uma boa ideia pontuar suas paixões e interesses atuais. Isso lhe dará um ponto de partida sólido para começar a explorar diferentes tipos de produtos e mercados.
Separe um tempo e pense nas seguintes perguntas:
- Que problemas eu tenho no meu dia a dia?
- Quais produtos eu tenho e amo?
- Por quais empresas eu sou apaixonada?
- Existe um grupo de pessoas com quem me relaciono com facilidade?
Com as respostas acima, vamos ver se podemos descobrir algumas tendências interessantes usando as ferramentas a seguir.
TrendHunter
Este site apresenta novas e futuras tendências em diferentes nichos. Algumas tendências vão abordar nichos de uma forma completa, enquanto outras vão destacar produtos específicos de algum nicho. Gaste alguns minutos apenas na página inicial e você já deve encontrar algumas ideias.
Você também pode filtrar por segmentos/ indústrias como tecnologia, cultura, produtos ecológicos, artigos de luxo, moda e muito mais.
Google Trends
O Google Trends é outra ferramenta muito útil que ajudará você a prever o futuro. Se você quer dar uma olhada geral nas tendências do mundo, confira os Top Charts. Você poderá ver o que é tendência em certos mercados, tanto no presente quanto no passado.
Se você já sabe o tipo de produto ou nicho que está procurando, essa ferramenta pode ser ainda mais valiosa. O Google Trends irá compilar dados históricos desde 2004, se for preciso, para que você possa ter uma ideia se um determinado mercado está crescendo em popularidade.
Veja como são os dados para “máscara de carvão”.
Você pode ver que esse nicho tem se mantido estável em sua popularidade sem sinais de queda.
ECOMHUNT
Procurando um site que recomende produtos de loja virtual que estão em alta? Então, ECOMHUNT é o lugar certo. É voltado para os proprietários de lojas que estão no modo drop shiping, mas para pesquisa de mercado ainda pode ser valioso.
Todos os dias, é gerada uma nova lista de produtos com tendências atuais. Você receberá todos os tipos de dados importantes, incluindo o quão popular é o segmento, quanto você pode esperar, como segmentar o mercado e muito mais.
Esta ferramenta foi gratuita há algum tempo, mas a nova versão tem uma taxa mensal. Se está com orçamento limitado, uma versão gratuita da ferramenta também permanecerá com recursos mais limitados.
Influenciadores do Instagram
Como você está criando uma loja online, o Instagram será uma ferramenta muito útil para você. Inúmeras marcas foram criadas com marketing de influenciadores do Instagram. Mas, em vez de apenas usar o Instagram como uma maneira de fazer sua loja crescer, você também pode usá-lo para encontrar produtos.
Quando você está investigando um segmento, descobrirá quem são os influenciadores no assunto rapidamente. Conforme você monitora suas contas, procure produtos que eles possam promover com mais frequência. As chances são de que esses produtos sejam populares e lhe dêem uma boa ideia de produtos, ou até mesmo de empresas. Você pode adaptar sua loja depois.
Trending Products em 2019
Se você ainda não sabe por onde começar, confira esses produtos. Cada produto está linkado ao resultado do Google Trends, para que você possa ver o quanto eles realmente são populares.
- Creme para barbear
- Sapatos masculinos
- Chá Mate
- Escova de dentes de bambu
- Mochilas
- Smartwatches
- Chá detox
Espero que essas ideias de produto tenham inspirado você. Ou quem sabe você já tenha escolhido algum deles.
Considerações adicionais sobre produtos
Além de encontrar um produto em alta e que será vendido por algum tempo, há alguns outros elementos que você deve procurar em um produto sólido.
A primeira é que precisa ser fácil de transportar.
Como ainda é seu começo, provavelmente fará o envio todos os seus produtos você mesmo. Por esse motivo, talvez você gerencie e envie seus produtos da sua casa ou seu escritório. Além disso, você não vai querer que as taxas de frete sejam muito altas. A maioria dos consumidores está acostumada a pagar muito pouco no frete ou mesmo nada. Portanto, ter taxas de envio exorbitantes só vai prejudicar suas vendas.
A segunda é que você quer vender um item de alto valor.
Não há nada de errado em vender uma tonelada de produtos baratos, mas a questão principal é que suas margens serão muito baixas. Como um negócio online de startups, você deseja manter suas margens mais altas possível.
Por isso, você vai querer vender um item com alto valor agregado. Isso não significa que seu produto precisa ser caro, mas precisa ser vendido por um preço mais alto. Seu produto pode resolver um problema muito urgente pelo qual as pessoas estão dispostas a pagar mais. Ou umUSP que leve o comprador a um preço mais alto.
1.2 Encontre o meio termo entre sua paixão e mercado
Um mercado popular não importa muito se você não se “comprar a ideia”. Claro, o dinheiro pode ser um grande motivador. Mas, quando você está criando uma empresa real, precisa ter uma motivação que se ultrapasse os assuntos financeiros.
Espero que aqui você já tenha alguns produtos em mente. Agora reflita sobre esses produtos e suas respostas para as perguntas abaixo:
- Você realmente se preocupa com o mercado ou produto?
- Você quer trabalhar neste segmento por 5 anos ou até mais?
- Você tem experiência no mercado?
- O mercado é grande o suficiente para comportar outra empresa?
Ainda assim, encontrar um produto de tendência pelo qual você tenha paixão talvez não seja o suficiente. Você precisa encontrar uma maneira de se diferenciar do resto do mercado. Você não quer lançar um produto exatamente igual ao que está por aí, certo?
Pergunte a você mesmo as seguintes questões:
- O que o seu produto faz que o outro não faz?
- Que dor única só o seu produto resolve?
- Como você vai se destacar? (Melhor atendimento ao cliente e experiência do usuário, melhores recursos, etc.)
- Existe algo que seus concorrentes fazem que você detesta?
1.3 Valide sua ideia
Com algumas ideias em mãos, é hora de mergulhar mais fundo para garantir que exista um mercado real. Existem algumas maneiras de validar a demanda do mercado, mas as mais comuns são o uso da Amazon e do Google.
Veja como fazer isso:
Verifique as listas de produtos mais vendidos da Amazon
Além de ser o maior varejista de ecommerce do planeta, a Amazon também pode ser uma ótima fonte de dados. A lista de Mais Vendidos pode oferecer informações sobre seu mercado e dizer quais produtos estão realmente sendo vendidos.
Digamos que você queira entrar no segmento de objetos para casa. Exploraremos os produtos para casa mais vendidos para ver que tipo de objetos as pessoas realmente compram.
O que procuramos é um tipo de produto que tenha um bom desempenho. Ou seja, se existem muitas empresas que estão vendendo um produto similar e estão tendo sucesso, então isso é uma coisa muito boa.
Concorrência significa que há um grande mercado para o seu produto e muito espaço para você ter sucesso também. Neste caso, a competição é uma coisa boa.
Aqui está outra dica ninja:
Se você deseja encontrar lacunas em um mercado, dedique tempo para ler as avaliações negativas. Isso pode ajudar a descobrir certos problemas que as pessoas estão tendo com o produto de outras marcas, que você pode resolver com seu produto.
Realizar pesquisa de palavras-chave
É provável que você use o Google para ajudar a expandir seus negócios, seja por meio do Google AdWords ou da pesquisa orgânica. Veja como você pode descobrir se as pessoas estão pesquisando produtos como o seu ou palavras-chave relacionadas ao seu mercado.
Há várias ferramentas pagas que você pode usar, mas se você estiver com orçamento limitado, poderá usar o Planejador de palavras-chave do Google (Google’s Keyword Planner). Isso vai exigir mais tempo do que usar uma ferramenta paga como o KWFinder, mas ainda pode fornecer algumas informações sólidas.
Primeiro, navegue até o Google Keyword Planner.
Em seguida, selecione a opção “Find new keywords“.
Na próxima tela, insira sua palavra-chave ou quantas palavras-chave tiver em mente. Em seguida, você receberá uma lista de várias palavras-chave que recebem tráfego.
Adicione palavras-chave relevantes ao seu plano clicando na caixa de seleção e selecionando add to plan.
Em seguida, selecione a opção “Plan overview” no lado esquerdo. Você receberá diversos dados de publicidade, mas o que importa para você é a coluna “Impressions” (veja abaixo).
Em seguida, pegue o número listado em Impressões e multiplique por 30. Isso fornecerá uma estimativa de quantas pessoas pesquisam essa palavra-chave em um determinado mês.
Essa abordagem não é precisa, mas é um começo. Se você quer mapear os resultados da pesquisa, é uma boa ideia investir em uma ferramenta de palavras-chave paga.
1.4 Crie um protótipo ou MVP
Aqui você deve já ter uma ótima idéia para sua loja online. Em vez sair contando por aí sobre sua ideia genial, você deve mostrar a eles um produto real.
Esta primeira versão do seu produto não precisa ser perfeita. Em vez disso, crie o que é conhecido como Produto Mínimo Viável ou MVP. O objetivo deste produto inicial é dar vida ao que você tem em mente. Deve atingir o objetivo ou o propósito do que você está tentando fazer, mas de forma alguma é a versão final.
Não gaste muito tempo ou dinheiro criando isso também. Tente criar o seu produto MVP o mais rápido possível e coloque-o nas mãos de pessoas reais. Talvez você tenha alguns amigos que se encaixam no seu mercado alvo? Ou você poderia dar o seu produto como um incentivo para as pessoas se registraram na sua lista de e-mail?
O ideal é receber o máximo de feedback possível para ajudar a determinar se as pessoas realmente compram seu produto ou se você precisa mudar de ideia.
É melhor saber isso o quanto antes do que criar uma loja em torno de um produto que ninguém quer.
1.5 Fornecimento e Fabricação de Produto
Fabricação e transporte podem ser um processo intimidador. É provavelmente um dos aspectos mais confusos na hora de colocar sua loja online em funcionamento.
Mas não é tão difícil quanto parece.
Provavelmente ainda neste momento você não vai criar seu produto fora de casa. Mas você pode se unir a um fabricante terceirizado para criar e até enviar seus produtos para você. Assim, em vez de ter que descobrir todos os elementos técnicos dos seus produtos, poderá contar com as competências ou serviços de um fabricante experiente.
Existem empresas de produção em massa espalhadas pelo mundo, mas quando você está começando o ideal é escolher uma conhecida por você. Desta forma, você estará mais envolvido na criação do seu produto. Além disso, os fabricantes locais geralmente não exigem grandes encomendas antecipadamente.
Uma vez que você trabalhou com o seu produto, e seu produto continua sendo vendido, então você pode pensar em trabalhar com um fabricante maior para ajudar a reduzir os custos de produção.
Embalagem do seu produto
Outra coisa que você precisa pensar é na embalagem dos produtos. Assim como as pessoas julgam um livro pela capa, elas fazem o mesmo com sua embalagem. Afinal de contas, é a primeira coisa que eles verão no ato da entrega ou dentro da caixa de correio.
Invista tempo para pensar sobre o tipo de experiência que você deseja que seu cliente tenha ao abrir seu produto e escolha os materiais de acordo com isso.
Envio do seu produto
Agora é hora de enviar seus produtos para seus clientes.
Quando você está iniciando, o ideal é preparar e enviar todos os seus produtos por conta própria. Quando estiver tudo pronto você escolherá um provedor como Correios, por exemplo.
À medida que sua loja cresce, é provável que você terceirize isso para cortar custos. Um provedor de logística terceirizado pode oferecer armazenamento em depósito, além de gerenciar o envio para você. Transportadoras exigem um número mínimo de pedidos por mês antes de você contratar. Então, você não precisa se preocupar com isso no começo da sua loja.
2º Passo – Montar uma Loja Virtual (A Parte Técnica de um Jeito Simples)
Os passos acima exigem muito trabalho e dedicação, então se você chegou até aqui, parabéns! Já é difícil encontrar um produto de seu interesse. E mais difícil ainda encontrar um produto pelo qual você realmente se importe e que as pessoas realmente comprem.
Mas, se você já resolveu essa parte, é hora de começar a criar sua loja virtual.
Se você não tem um nome de domínio e hospedagem, então é agora é hora de comprar. Com a Hostinger, você pode ter os dois serviços em uma compra única! Escolha um plano de hospedagem premium ou business de 12 meses ou mais e um tenha um domínio grátis.
Tenha certeza que seu provedor de hospedagem terá capacidade para crescer à medida que sua loja cresce e ofereça suporte a uma instalação do WordPress, pois vamos usar esse CMS para criar sua loja.
Se você ainda está travado no nome da sua loja e para criar um nome de domínio, pense mais sobre as perguntas abaixo:
- Meu nome atrai meu público-alvo?
- Meu nome está relacionado ao meu mercado ou produto?
- Há algum significado alternativo ou dupla interpretação que possa soar mal?
Pense no seu nome e no seu domínio associado como uma representação da sua marca. Faça uma lista de suas empresas favoritas e de seus possíveis concorrentes e veja como elas criaram algo original e fácil de decorar.
2.1 Instalando o WordPress
Com seu domínio comprado e hospedagem pronta, é hora de instalar o WordPress. Esta será a base para o seu site e toda a sua loja virtual. Felizmente, se você estiver usando a hospedagem Hostinger, esse processo é muito mais fácil.
Primeiro faça login no seu painel de controle. Deve ser parecido com a imagem abaixo.
Em seguida, vá para a seção “Hospedagem” no menu superior e acesse sua conta.
Navegue até “Autoinstalador” para instalar o WordPress, ali você vai ver muitos outros CMS populares.
Na próxima tela, você selecionará o domínio no qual deseja instalar o WordPress. Insira as informações relevantes do site, como o nome do seu site, seu nome, e-mail e, por fim, clique em “Instalar“.
Apenas aguarde e você terá uma versão funcional do WordPress instalada em seu site. Isso foi fácil, não foi?
Quando a instalação estiver concluída, você deverá receber um email com as informações de login do WordPress. É assim que você fará login no seu site e começará a personalizar sua loja.
A URL para fazer login deve ser parecido com “http://seusite.com/wp-admin“. Navegue até a sua página de login, insira seu nome de usuário e senha e clique em “Login“.
Agora você deve estar no back-end do seu site. Antes de instalar o software de ecommerce, vamos criar algumas páginas que sua loja virtual vai precisar.
Navegue até a seção Páginas › Adicionar novo.
Chamaremos a primeira página de “Sobre“. Aqui, você insere a história da sua loja, como sua empresa surgiu e sobre os produtos que você oferece.
Outras páginas que você pode ter na estrutura de um site profissional incluem:
- Home
- Fale Conosco
- Perguntas frequentes
- Atendimento/ Suporte
- Blog
Não se preocupe, o WooCommerce vai gerar automaticamente as outras páginas necessárias para que sua loja funcione, como sua vitrine, página de checkout e muito mais.
2.2 Instalar WooCommerce
O WooCommerce é um plugin WordPress gratuito que vai transformar seu site comum em uma loja virtual completa. Será difícil encontrar um plugin tão útil e repleto de recursos. Inclui também uma biblioteca de extensões que você pode comprar para adicionar ainda mais recursos à sua loja.
Para instalar o WooCommerce, navegue até Plugins ›Adicionar novo e procure por” WooCommerce “na barra de pesquisa à direita. Em seguida, instale o plugin, que se parece com o mostrado abaixo:
Depois de clicar em “Ativar“, você será levado a uma tela na qual poderá inserir todas as informações da sua loja.
O assistente de configuração é muito intuitivo. Siga os passos e todos os arquivos WooCommerce necessários serão criados. Você vai conseguir configurar processadores de pagamento, como o Stripe e o PayPal.
Depois de concluir todas as etapas, você poderá pensar na estrutura e o no design da sua loja.
2.3 Criando sua loja
Para personalizar sua loja, você vai usar as opções de personalização oferecidas pelo seu tema WordPress.
Como o WooCommerce é um dos principais plugins do WordPress, você vai descobrir que a maioria dos temas é compatível. Mas, como você está aqui para criar uma loja online e não apenas vender produtos aleatoriamente, vamos te ajudar a escolher um tema específico para o WooCommerce.
Esses temas foram criados para ajudar você a aproveitar ao máximo o WooCommerce. Não importa o seu orçamento, você poderá encontrar o tema perfeito para sua nova loja.
Aqui estão alguns lugares para começar sua busca:
- ThemeForest WooCommerce Temas;
- Biblioteca de temas do WooCommerce;
- Biblioteca de temas do WordPress WooCommerce.
Para seguir este tutorial, usaremos o tema gratuito do Storefront oferecido pelo WooCommerce.
Para instalar este tema, navegue até Aparência ›Temas e clique no botão” Adicionar novo “. Em seguida, pesquise por “Vitrine” e instale o tema como mostrado abaixo.
Depois de ativar o tema, um novo assistente de configuração vai orientar você nas etapas iniciais para criar sua loja.
Você vai ver uma imagem parecida com a abaixo e deve clicar em “Vamos lá“
Na próxima tela, você poderá personalizar completamente seu site. O menu à esquerda oferece várias opções diferentes, para que você possa criar sua loja da maneira que achar melhor.
Quando terminar de personalizar a aparência da sua loja, clique no botão “Publicar“.
Se você estiver procurando por um tutorial mais detalhado sobre como configurar o tema Storefront, confira o tutorial sobre o WooCommerce.
2.4 Adicionar Seu Primeiro Produto
Aqui sua loja deve estar pronta para adicionar produtos.
Para fazer isso, navegue até Produtos ›Adicionar novo na barra lateral esquerda. Você será direcionado a uma página que se parece com a abaixo. Se você está acostumado com o WordPress, notará que essa página é muito parecida com o editor padrão de posts ou de página.
Quando você descer a tela, encontrará seções nas quais você pode adicionar o preço do seu produto e adicionar uma descrição do mesmo.
Por fim, do lado direito da página de produto, você pode adicionar uma foto ou até mesmo criar uma galeria.
Se você tiver fotos no seu computador e quer adicioná-las, selecione a opção “Fazer upload de arquivos” e arraste e solte suas fotos no campo de upload.
Com o WooCommerce, você pode adicionar quantos produtos quiser. No entanto, se você está apenas começando, pode ser que tenha apenas um produto. E está tudo bem por isso, basta criar sua lista de produtos e construir sua loja inteira em torno desse produto.
3º Passo – Invista no Marketing da Sua Loja Virtual e Faça Sua Primeira Venda
Com todos os passos acima, provavelmente você está pronto para começar a vender. Como você viu até aqui, há muita coisa que você precisa fazer antes mesmo de pensar em divulgar sua loja.
O primeiro passo é verificar o seu site duas vezes para garantir que não haja erros e que o processo de pedido e compra realmente funcione. Então, é hora de seguir em frente com seus planos de antes e depois do lançamento.
3.1 O Que Fazer Antes do Lançamento
Com tudo no lugar certo, é hora de começar a pensar no grande dia, o dia do lançamento.
Ao investir um tempo para planejar e executar seu lançamento, você vai ficar tão empolgado que isso vai garantir sua primeira venda e muito mais. É hora de ser ousado e contar para todo mundo sobre sua loja virtual.
Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para ajudar a criar um lançamento bem-sucedido:
Crie uma Landing Page de Lançamento
Ao criar uma landing page, você cria oportunidade de enviar tráfego para seu site, mesmo que não esteja completamente concluído. Além disso, você pode criar sua lista de e-mails desde o início, para que você tenha clientes para vender uma vez que sua loja virtual esteja pronta.
Com o WordPress, é fácil criar uma landing page. Instale um plugin como o Minimal Coming Soon & Maintenance Mode e pronto.
Depois de instalar o plugin acima, você verá uma nova opção no painel do WordPress. Navegue até Configurações › Modo de manutenção e você verá uma página de configurações como a abaixo:
Digite suas informações e sua próxima página será automaticamente criada. Isso é o que seus visitantes verão quando visitarem seu site. Este plugin também pode integrar diretamente com o Mailchimp para ajudar a construir sua lista de email de pré-lançamento.
Para sua landing page considere incluir informações como:
- Uma foto do produto. Isso ajudará seus visitantes a ver o que você vai lançar em breve.
- O nome da sua empresa. Isso é óbvio, mas você deve tentar construir sua marca desde o primeiro dia.
- Limite o texto. Mantenha sua landing page simples. Você não vai vai querer incluir todos os pequenos detalhes relacionados ao seu produto, mas, em vez disso, usar seu produto para atrair seus visitantes.
Receba Tráfego Através de Mídias Sociais
Você pode usar as mídias sociais antes do lançamento para ajudar a atrair tráfego para seu site. A plataforma mais útil que você tem à sua disposição é o Instagram.
Com o Instagram, você pode usar fotos de produtos de alta qualidade, imagens relevantes e até mesmo depoimentos para ajudar a criar o burburinho.
Tudo o que você precisa é de um link para seu site de dentro da sua biografia e vai começar a ver as pessoas clicando para visitar seu site.
Você pode até oferecer um incentivo para as pessoas participarem da sua lista, como um desconto de 10% para as pessoas que se inscrevem antes do lançamento.
3.2 O Que Fazer Depois do Lançamento
Se você criou uma landing page e recebeu tráfego inicial ali, você deve ter um grupo de potenciais clientes. Isso deve ajudá-lo a gerar sua primeira venda.
Veja como você pode lançar sua loja online com sucesso:
- Envie sua lista por e-mail informando que sua loja está funcionando;
- Divulgue nas redes sociais;
- Crie um desconto especial para seu primeiro grupo de potenciais clientes;
- Planeje e execute sua estratégia de longo prazo
Se você fez o que tem que ser feito, terá algumas primeiras vendas. Mas sua meta é manter as vendas em continuidade, e não ter um lançamento nota dez e, então, fazer com que sua loja acabe em seguida.
Veja como você pode construir sua marca e expandir sua loja:
Considere Marketing de Influência
Muitos ecommerce de sucesso foram construídos apenas com uso do Instagram. Por exemplo, marcas fortes como Skinny Me Tea conseguiram alcançar sucesso rapidamente devido ao marketing de influenciadores. Para aqueles que não estão familiarizados com o que estamos falando, esse é o processo de pagar pessoas com grandes audiência no Instagram, que são também o seu público-alvo, para promover os seus produtos.
Isso pode não funcionar para todos os segmentos que tem por aí. Mas pode ser uma ótima maneira de popularizar sua loja em pouco tempo. Aqui estão alguns recursos sobre o marketing de influência do Instagram que vale a pena explorar, todos os artigos estão em inglês:
- Como as marcas de ecommerce podem alavancar o marketing de influência para vender mais.
- Instagram Influencer Marketing: Três Passos para Liberar o Poder das Celebridades no Ecommerce
- Marketing de Influenciadores para Iniciantes: Guia para Iniciantes Encontrar, Negociar e Trabalhar com Infuenciadores de Mídias Sociais
Apareça nas mídias sociais
Mídia social é uma ótima maneira de aumentar a conscientização sobre sua marca, além de criar relacionamento e enviar tráfego para seu site. O mercado para o qual você está vendendo ajudará você a decidir quais redes de mídia social valem a pena usar para o seu negócio.
Mas o mais provável é que o Facebook, o Instagram, o Twitter e o Pinterest sejam os principais.
Existem várias maneiras de aumentar sua presença em cada uma dessas plataformas. Neil Patel tem um ótimo artigo (também em inglês) que detalha sobre o crescimento do seu público em várias plataformas sociais.
Vale a pena mencionar que o Pinterest pode funcionar com uma estratégia de conteúdo. Em vez de mostrar seus produtos, você pode criar um conteúdo que esteja em alta no Pinterest e usar isso para atrair tráfego ao seu site.
Invista em Publicidade
Se você está levando o crescimento de sua loja a sério, saiba que é preciso fazer anúncios. Uma das formas mais eficazes de publicidade é PPC, ou publicidade de pay-per-click, como o Google Adwords, ou anúncios no Facebook.
De novo, esse processo dependerá da pesquisa de palavras-chave. Você criará anúncios que serão exibidos nos resultados da pesquisa e direcionará as pessoas de volta à sua página de produtos ou site. No caso da publicidade no Facebook, seus anúncios serão exibidos no feed de um usuário ou na barra lateral.
Com a publicidade, é importante acompanhar e testar tudo. O que você está tentando fazer aqui é criar anúncios lucrativos. Comece com um orçamento baixo e aumente seu orçamento depois de encontrar os anúncios que convertem.
Com publicidade paga, você também tem um recurso interessante chamado retargeting. Isso permite que você exiba anúncios para pessoas que já visitaram a sua loja ou estão na sua lista de e-mail. Como eles já sabem quem você é e o que você vende, é muito mais provável que eles convertam.
Crie uma estratégia de conteúdo de longo prazo
Executar uma loja virtual traz uma infinidade de opções quando se trata de conteúdo.
Por exemplo, você pode criar conteúdo com base em palavras-chave sobre o seu nicho, classificá-las nos mecanismos de pesquisa e atrair tráfego para seu site. Você pode criar um conteúdo voltado para desempenhar nas mídias sociais (como falamos do Pinterest anteriormente). Ou você pode criar conteúdo para orientar seus visitantes sobre seus produtos antes de decidirem comprar.
Criar uma estratégia de conteúdo é uma ótima maneira de embasar uma marca forte a longo prazo, ao mesmo tempo em que se fornece uma fonte de tráfego de longo prazo. Uma maneira de fazer isso é começar um blog.
Se você não sabe onde começar sua estratégia de conteúdo, verifique os seguintes artigos:
- Como criar uma ótima estratégia de conteúdo para ecommerce (e-book).
- Como obter direito de marketing de conteúdo no comércio eletrônico
- Marketing de Conteúdo de E-Commerce: 15 Maneiras de Começar o mais rápido possível
Conclusão
Começar sua própria loja online é sim bastante trabalho. Espero que você tenha uma idéia melhor de tudo o que é necessário para começar e lançar sua própria loja virtual, completamente do zero.
Com uma loja online, você pode começar com muito pouco investimento e transformá-lo em um império multimilionário. Como o mercado de comércio eletrônico continua a crescer, você pode garantir o sucesso do seu negócio a longo prazo.
Antes de finalizar o assunto, é importante reforçar a importância de tratar seus clientes como ouro. Eles literalmente farão seu negócio dar certo ou podem te levar à falência. Pensar profundamente em seu relacionamento com o cliente e prestar auxílio com uma equipe de suporte, vai ajudar a garantir que seus clientes ficarão com você por um longo tempo.
A coisa mais importante que você pode fazer é começar. Tome uma atitude. Comece a pesquisar e a debater ideias de produtos. Construa seu site. Crie um produto MVP. Afinal, você não pode criar uma loja online de sucesso se nunca começar!