e você é um desenvolvedor que gosta de codificar ou você é um implementador que procura criar sites de alta qualidade sem quebrar muito o suor, em algum momento você vai querer recorrer aos plugins do WordPress para obter ajuda.
Às vezes, não vale a pena tentar descobrir a maneira manual de adicionar mensagens pop-up ao seu site ou animar sua nova página de destino . Com tantos plugins incríveis por aí, por que gastar seu tempo codificando essa funcionalidade a partir do zero quando alguém já fez isso para você?
Concedido, sempre há o problema de custos para se preocupar. Bem, nem todos os plugins de alta qualidade e úteis custam dinheiro para usar. Na verdade, muitos dos plugins mais conhecidos e mais comumente usados são gratuitos (pense em uns como Jetpack , Akismet e W3 Total Cache .
O único problema com dizer que os plugins gratuitos do WordPress são tão bons quanto os plugins premium é … bem, isso nem sempre é o caso.
Então, como você sabe quando um plugin gratuito pode ser confiável? Os plugins gratuitos são melhores que o freemium? E quais plugins gratuitos você realmente precisa usar sem ir ao mar no seu site WordPress? Eu abordarei todos esses pontos enquanto revisamos o que procurar quando escolhermos plugins gratuitos do WordPress.
Um guia para escolher plugins gratuitos do WordPress
Neste guia, estamos examinando os plugins gratuitos do WordPress. Isso significa que os plugins gratuitos e os plugins do freemium são um jogo justo.
Por que eu incomodo em mencionar isso se livre e o freemium são basicamente um no mesmo para os propósitos deste argumento? Bem, há alguns que podem se perguntar se os plugins do freemium são melhores que os gratuitos.
Com toda a honestidade, esse não é necessariamente o caso. Existem alguns plugins realmente incríveis e totalmente gratuitos lá fora. Mas um plugin do freemium geralmente significa que há mais suporte, documentação e atualizações disponíveis, pois há um desenvolvedor que mantém uma versão paga dele. Eles também são uma ótima opção se você quiser escalar seu site à medida que o tráfego cresce, dando mais espaço para crescer com seu plugin.
Tendo estabelecido os dois tipos de plugins gratuitos disponíveis para o WordPress, vamos agora entrar em que os prós e contras estão usando plugins gratuitos em seu site.
Pesando os prós e contras dos plugins gratuitos do WordPress
Enquanto eu adoraria dizer que os profissionais superam os contras, isto é como um comprador, tenha cuidado com a situação. Normalmente, quando alguém lhe dá algo de graça, há uma advertência. Isso não quer dizer que você deve evitar plugins gratuitos. Eu diria o contrário. Isso realmente significa que você precisa ter muito cuidado ao escolher.
Aqui está um resumo rápido do bom e do ruim:
Os prós
- Não há nenhum custo para usá-los.
- Eles são fáceis de encontrar , pois todos estão localizados no diretório de plugins do WordPress . Ou seja, a menos que um desenvolvedor se sinta generoso e dê o seu plug-in gratuitamente em seu site.
- A menos que você esteja tentando fazer algo altamente específico para sua indústria ou as necessidades comerciais do seu cliente, você quase sempre pode encontrar um plugin gratuito para ajudar.
- Eles geralmente são muito fáceis de ativar e configurar.
- Eles são ótimos para usuários ou desenvolvedores novatos do WordPress, pois eles aproveitam o pensamento sem agregar essa funcionalidade ou elemento ao seu site.
Os contras
- Os plugins gratuitos nem sempre são confiáveis. Eles podem reivindicar fazer algo, mas, uma vez baixado, você achou que a descrição era enganosa.
- Pode haver funcionalidades limitadas. Este é especialmente o caso dos plugins do freemium, já que os desenvolvedores precisam de um incentivo para que você faça o salto para a versão paga.
- Com muitos plugins gratuitos, nem sempre há muito que você pode fazer na forma de personalização. Isso significa que se houver um elemento de design pesado para o que você está usando o plugin, você pode ter que ficar com o que o desenvolvedor inclui para as opções (se houver). Em outras palavras, não será sempre possível torná-lo alinhado com o design e o estilo da sua marca.
- Se o plugin estiver ajudando você a introduzir um elemento de design em seu site (como um popup, widget, chamada para ação, etc.), talvez não seja totalmente receptivo.
- Você pode experimentar uma desaceleração no seu site se eles não estiverem corretamente codificados e leves.
Alguns plugins estão em conflito com outros plugins. Embora existam alguns desenvolvedores que o notificarão sobre isso, e o WordPress pode até enviar uma nota após a ativação, nem sempre é o caso. - Não há muito apoio além do que você pode encontrar no fórum WordPress.org para o plugin.
- Além de todas as capturas de tela que o desenvolvedor fornece do plugin, você geralmente não pode demo-lo antes de baixar como você pode com um plugin premium.
- Algumas ameaças de segurança atuais, especialmente se eles não estão bem codificados ou não são mantidos pelo desenvolvedor.
Novamente, enquanto descrevi todos os possíveis contras associados ao uso de plugins gratuitos do WordPress, quero enfatizar que nem todos os plugins gratuitos são mal feitos ou que comprometem a segurança ou a credibilidade do seu site. É como com todo o resto do WordPress realmente. Você simplesmente precisa saber como fazer sua pesquisa para determinar onde estão os bons ovos.
Determinando a qualidade de um plugin gratuito do WordPress
Se você ainda está comigo e quer saber o segredo para determinar a qualidade de um plugin gratuito do WordPress … Não é realmente um segredo. A maioria das informações que você precisa para determinar a qualidade de um plugin pode ser encontrada em um só lugar. Deixe-me te mostrar:
Vá para o diretório Plugins no WordPress. Em seguida, puxe o plugin Akismet .
# 1. Ultima atualização
Este é um dos bits de dados mais úteis que o WordPress inclui em seu repositório de plugins, pois permite que você conheça o desempenho de um desenvolvedor sobre como manter seu plug-in atualizado. Realisticamente, esse número não deve ter mais que alguns meses, embora você provavelmente possa dar-lhes alguma margem de manobra até um ano se o plugin não for complexo na natureza e não precisar de muito trabalho.
# 2. Testado até
O número aqui se refere à versão do WordPress que o plugin foi testado. Então, este é outro motivo pelo qual a última informação atualizada é importante. Basicamente, você quer saber que o desenvolvedor está mantendo o plugin atualizado na medida em que detecta problemas dentro dele, além de mantê-lo em sincronia com quaisquer patches ou atualizações lançados no núcleo do WordPress.