A alma do blog é o seu conteúdo. Para ser bem ranqueado é imprescindível a qualidade dos nossos textos e ainda, quanto mais caracteres, melhores chances você tem. Muitas vezes precisamos oferecer ao nosso público conteúdos extensos e ricos em informações altamente interessantes, mas nos deparamos com uma página que “não acaba mais”. Assim, o layout do site pode ficar feio e ainda desmotivar a leitura por parte dos visitantes. Então, como solução você precisa criar uma paginação em posts e o script certo vai te mostrar como.
Paginação em Posts
No WordPress o sistema de paginação tem bases nativas e é um processo relativamente simples para começar a utilizá-lo. Entender a importância de utilizar paginação em posts para o seu site é interessante para ver a sua taxa de rejeição (bounce rate) reduzida.
Para acompanhar estatísticas e relatórios completos sobre o desempenho do seu site, indicamos a leitura deste post – Como Instalar e Configurar WordPress SEO Plugin by Yoast. Você vai aprender a ter direto na sua Dashboard dados e informações completas sobre os resultados, visitantes, localidades e pesquisa orgânica que estão levando usuários ao seu site.
Você Precisa Saber
Assim como o ambiente de leitura dos seus posts fica mais organizado com a paginação de posts, tornar a navegabilidade mais rápida e estável dentro do seu site é excelente para fidelizar visitantes e diminuir a taxa de rejeição. Então, se você quer sempre ter novos visitantes o ideal é ler este post para saber como trabalhar com um serviço de hospedagem de qualidade para WordPress e ainda este outro sobre como utilizar as redes sociais para atrair público para suas postagens mais antigas.
Teste Antes de Modificar
Atualmente a maioria dos temas WordPress já vem com um sistema de paginação implementado. Por isso, é interessante fazer um teste para saber se será necessário ou não modificar os arquivos do seu tema. Assim, pule para Paginação na Prática e veja o que acontece. Se a paginação funcionou, excelente! Caso contrário, é só seguir o fluxo do nosso tutorial que rapidinho você terá a paginação de posts em seu site WordPress. Lembre-se de fazer o BACKUP do seu WordPress antes de realizar qualquer mudança de código! (Principalmente se for um site ativo).
Editando os Arquivos do seu Tema
Se você já acompanha o script certo há um certo tempo, sabe que muitos dos nossos tutoriais requerem a edição e manipulação de código por meio do arquivo functions.php do tema de seu site. No entanto, para o tutorial de hoje onde vamos te mostrar como implementar a paginação de posts para os conteúdos do seu blog, em momento algum necessitaremos desse arquivo de funções.
Por meio do seu editor de código preferido via FTP (wp-content > themes > SEU TEMA) ou pelo Editor existente na sua Dashboard (Aparência > Editor) acesse o arquivo single.php.
Esse arquivo possui a estrutura e a chamada de funções utilizadas para a página que exibe o conteúdo completo do seu post. Assim, se você precisa modificar algo para a página dos seus posts (não é a home page) é o single.php que você precisa editar.
Ao localizar o final da área de exibição do texto, cole o seguinte código PHP:
1
|
<?php wp_link_pages();?> |
Agora, clica lá no botão de Atualizar Arquivo – no final da página (Aparência > Editor), para que a adição de código que acabamos de fazer não se perca.
Paginação na Prática
Agora que você já adicionou o código da chamada de função referente a paginação dentro do post, precisamos fazer marcações em nossos conteúdos. Sendo assim, acesse a área de Posts (Posts > Todos os Posts) e escolha editar ou adicionar um novo post.
Por exemplo, digamos que você já possui em seu blog um post com 1000 palavras e você quer exibir o texto dividido em 3 páginas. No local onde o texto deve ser quebrado, forçando o usuário a clicar na página seguinte, você deve fazer o seguinte:
- Dentro do post acesse a aba Texto – Por padrão escrevemos na aba Visual.
- Depois, localize os locais onde o conteúdo deve ser quebrado e a paginação deve ser exibida.
- Agora, adicione o código HTML que segue abaixo para todos os locais onde você deseja a quebra de conteúdo por meio de paginação:
1
|
<!–-nextpage–-> |
Quero deixar bem claro e explicado, que a marcação com o código <!–nextpage–> deve ser inserida em todos os lugares que você deseja interromper o texto.
Logo, se você quer dividir um grande conteúdo em 5 páginas, será necessário incluir a marcação diversas vezes ao longo do post e segundo a sua necessidade.
Aprimorando a Paginação
Como você viu no exemplo acima, a paginação será mostrada de forma bem simples. Então, para deixar de uma forma mais elegante e com o mesmo estilo do seu site precisamos fazer alterações no código do single.php – adicionando marcações para que o CSS que vem a seguir funcione.
Volte lá no Editor (Aparência > Editor) e acesse novamente o arquivo single.php. Agora, onde você adicionou o código:
1
|
<?php wp_link_pages();?> |
Troque pelo seguinte:
1
2
3
4
|
<?php wp_link_pages( array ( 'before' => ' <div class = "page-links clr" > ', ' after ' => ' </div> ', ' link_before ' => ' <span> ', ' link_after ' => ' </span>' ) );?> |
Beleza! Já temos a função para exibir a paginação adicionada e com as marcações HTML necessárias para trabalhar o estilo dos links de paginação. Ainda no Editor ou no programa para edição de código que você está utilizando, abra o arquivo style.css do seu tema. Cole as seguintes regras CSS no final do código e depois salve o arquivo.
1
2
3
4
|
.page-links span { float : left ; margin-right : 5px ; } .page-links span, .page-links a span { display : block ; padding : 4px 10px ; color : #666 ; font-size : 0.923em ; line-height : 1.5em ; text-decoration : none ; background : #fff ; border : 1px solid #ddd ; cursor : pointer ; border-radius: 3px ; box-shadow: 0 1px 2px rgba( 0 , 0 , 0 , 0.07 ); } .page-links span { color : #fff ; background : #ed6c3f ; border : 1px solid rgba( 0 , 0 , 0 , 0.2 ); box-shadow: inset 0 1px 1px #f7a762 , 0 1px 2px rgba( 0 , 0 , 0 , 0.07 ); } .page-links a span { background : none !important ; color : #666 !important ; } |
O resultado será o seguinte:
Para deixar com cores e formatos diferentes, basta alterar o CSS que utilizamos. Não esqueça de atualizar o arquivo para depois ver seu funcionamento no Front-End. Se não estiver conseguindo ver os resultados (mesmo logado) então você precisa limpar o cache do seu site utilizando o sistema de limpeza do seu plugin de cache ou utilizando a limpeza de cache do seu servidor de hospedagem.
Conclusão
Aprimorar seu blog é muito importante para seus visitantes, leitores e clientes. Quanto mais prático, leve e simples mais posts serão lidos e consequentemente mais visitantes e fãs do seu trabalho. A paginação de posts no WordPress está diretamente ligada à redução de bounce rate que seu site pode ter. Por isso, ofereça um ambiente agradável e que dá aquele gostinho de “quero ficar mais” ao seu público.
Se você gostou desse artigo considere compartilhar nas redes sociais. Siga-nos nas redes sociais para acompanhar mais artigos como esse. Se de alguma forma este artigo lhe foi útil deixe seu comentário abaixo para podermos saber a sua opinião.