Você cria um site, mas não tem visitantes.
Acontece com os melhores de nós.
Apenas montar um site não é o suficiente. Você precisa fazer com que ele seja listado em mecanismos busca e atraia tráfego orgânico de pesquisa.
Em relação ao tráfego, mais especificamente, você precisa do tráfego de pesquisa do Google.
O Google é responsável por 78% de todo o tráfego orgânico de pesquisa, de acordo com a Smart Insights.
O que eu vou te mostrar hoje é algumas correções de SEO fáceis que podem impulsionar seu ranking de pesquisa no Google.
Elas também funcionarão com outros mecanismos de busca, mas manter o foco no Google é o jeito de sair em primeiro lugar.
Vamos começar.
1. Mude para o WordPress e instale o Yoast
O WordPress não é a única plataforma de hospedagem web.
Mas é a melhor delas quando se fala em SEO, e uma grande parte disso é por causa de plugins gratuitos como o Yoast.
O Yoast é um serviço de plugins de SEO para o WordPress, disponível tanto gratuitamente quanto pago (taxa única de $89).
Aqui está uma explicação sobre algumas diferenças.
A versão gratuita do Yoast é fantástica.
Ela tem praticamente tudo o que você precisa para começar a mexer com seu SEO.
Vou falar de alguns recursos-chave daqui a pouco, mas a versão premium também resolve alguns problemas importantes sobre os quais falarei mais para frente neste post.
Links internos e redirecionamento são correções importantes nas quais se focar com o SEO.
Elas não só tornam seu site mais apresentável para mecanismos de busca, como também te ajudarão a conseguir backlinks a partir de outros sites.
Mas o nosso foco neste momento é como o WordPress e o Yoast podem melhorar seu SEO.
Assim que o plugin estiver instalado, é um simples upgrade de Interface Gráfica do Usuário. Você não vai nem acreditar que conseguia viver sem ele.
Toda vez que criar um novo post no WordPress, você terá o centro de comando de SEO do Yoast na parte inferior.
Ele te dá diversas informações-chave.
Primeiro, você terá uma previsão de como exatamente o snippet do seu post vai ser apresentado em um mecanismo de busca.
Você pode ver tanto a versão móvel quanto a versão de desktop e alterá-las da forma que quiser.
Além disso, é possível criar uma palavra-chave foco para uma análise de SEO em tempo real.
O Yoast analisa seu post em tempo real para fornecer sugestões de legibilidade, densidade de palavras-chave, tags de título e cabeçalho e mais.
Também é uma boa ideia marcar o conteúdo de sustentação.
É por esse conteúdo que você quer ser conhecido. Eu tenho muito conteúdo sobre marketing digital de nicho, marketing de conteúdo e conteúdo de SEO.
Os guias gerais e serviços que eu ofereço são meu conteúdo de sustentação.
O resto é conteúdo complementar que dá suporte a ele.
Além disso, ao instalar o Yoast, um novo item de painel de controle aparece, que te dá uma visão geral do SEO de todo o seu site.
Posts marcados em vermelho, laranja ou cinza precisam de atenção.
É assim que você constrói seu mapa para corrigir os problemas de SEO dentro do seu site.
Mas também vamos precisar de uma opinião de fora — uma que vem diretamente do próprio Google.
2. Encontre e redirecione links mortos
O Google Webmaster Tools é um conjunto essencial de ferramentas para analisar e otimizar sua página da web.
Você pode descobrir rapidamente como o Google percebe seu site ao buscar essa informação no Webmaster Tools.
Esse também é um passo que você quer dar depois de corrigir qualquer erro encontrado na análise inicial.
Assim que você corrigiu todos os erros, deve clicar em “Request Indexing”, mas antes, precisamos fazer com que não exista nenhum erro no site.
Outro lugar para se dar uma olhada é o mapa do seu site.
O Google vai te informar sobre qualquer link que ele não consiga encontrar, te permitindo corrigir cada camada do seu site.
Não só isso, também vai te enviar uma mensagem se houver qualquer mudança importante no seu site.
Aqui está um exemplo de uma falha pela qual um dos meus clientes passou recentemente.
Um aumento no número de erros 404 pode criar uma confusão rapidamente no seu site, então você quer encontrar todo e qualquer link quebrado.
Também é importante que, se fizer mudanças em seu site, redirecione todos os links relacionados à elas.
O Yoast Premium pode fazer isso por você se estiver disposto a pagar $89, mas também é possível usar os plugins gratuitos do WordPress.
Só tenha cuidado com o número de plugins que vai ativar.
Quanto mais plugins adicionar ao seu site, mais lentamente ele irá carregar e renderizar tanto para mecanismos de busca quanto para visitantes.
Vamos falar mais sobre a velocidade do seu site em um minuto, mas antes, vamos falar sobre os backlinks para o SEO.
3. Consiga backlinks em sites relevantes
Já escrevi extensamente sobre como conseguir backlinks.
Você também pode encontrar algumas ferramentas ótimas de backlink no meu blog.
Dessa vez, no entanto, vou focar principalmente em guest blogging.
Foi assim que Bryan Harris da Okdork aumentou seu tráfego em mais de 500%.
Ao criar presença como convidado em sites respeitáveis, você ganha uma oportunidade para brilhar de diversas formas ao mesmo tempo em que melhora seu SEO.
Você também ganha presença na mídia, um canal valioso de marketing.
Vamos dar uma olhada em como o Curtis Snyder de Make Your Mark Media realiza isso.
MYM é uma agência de marketing digital que trabalha para todas as grandes concessionárias da BMW e da Nissan na área de Chicago.
Eles conseguiram esse sucesso todo usando métodos comprovados com diversas concessionárias, junto com um grande empurrão em outros canais de mídia.
Não demorou muito para que Curtis estivesse marcando presença na AutoDealerLive, CBT News e mais.
Eles usaram vendas cruzadas e co-branding e Curtis se estabeleceu como um especialista em marketing para concessionárias de carros.
O empurrão na mídia ajudou a impulsionar essa agência de startup para se tornar uma das melhores agências de marketing digital de Chicago.
Então você percebe que não é só eu quem usa essas táticas.
Todos que tem sucesso as utiliza — mesmo que eu achei que agora é uma ótima hora para falar que eu também uso mídia expontânea para conseguir backlinks.
Dê uma olhada no meu blog na Entrepreneur.
É um dos muitos lugares com os quais eu contribuo com conteúdo além do meu site, e está cheio de informações úteis.
Se eu só trabalhasse com blog com meu site, não teria o sucesso com SEO que tenho hoje.
Backlinks confiáveis mantêm seu site relevante para mecanismos de busca por muitos anos.
Comece a trabalhar neles imediatamente — bem, depois de otimizar seu site para dispositivos móveis.
4. Foque antes em dispositivos móveis
Não é mais novidade que o Google e outros mecanismos de busca estão se focando em um mundo com prioridade-móvel.
A Internet das Coisas, tecnologia vestível e celulares então tornando a Internet on-the-go a nova forma de fazer as coisas.
Dispositivos móveis começaram a ultrapassar os desktops no final de 2016 como a forma preferida de acessar a internet.
Você não consegue se dar bem no ranking de pesquisa do Google hoje em dia se não tem um site otimizado para uso móvel.
Em um desktop, você tem uma grande quantidade de espaço para vídeos chamativos, animações e fotos.
Sites móveis não dispões de tanto espaço, então as coisas precisam ser organizadas de forma diferente.
Aqui está um exemplo da Zeigler Nissan de Orland Park.
Há uma enorme quantidade de ferramentas disponíveis no site.
Você consegue ver um banner de anúncio que se movimenta, live chat e comprar um carro de diversas formas diferentes.
O site móvel precisa ter esse mesmo nível de funcionalidade, mas em uma tela menor.
Então, a concessionária o reduz à apenas o necessário.
Visitantes móveis conseguem ainda fazer compras, chat e ver alguns visuais, mas agora otimizados para dispositivos móveis.
Os botões são mais coloridos e mais fáceis de clicar (ou tocar) em uma pequena touchscreen.
Otimizar seu site de e-commerce para dispositivos móveis é a melhor coisa que você pode fazer para corrigir seu SEO.
Outra ótima forma de impulsionar o tráfego e através do RSS feed.
5. Inscreva-se para RSS feeds
Inscrever seu site em RSS feeds não é um impulsionador direto de SEO sozinho.
Isso tem sido confirmado diversas vezes por John Mueller do Google.
Entretanto, isso ajuda com postagens similares no Medium, Huffington Post, Buzzfeed, e outros sites de mídia com contribuição de usuários.
A mesma informação no seu site vs. em um meio de mídia convencional será percebida de forma diferente por suas audiências.
De acordo com uma pesquisa de 2017 pelo State of Inbound, 75% dos profissionais de marketing consideram trabalhar com blog crucial para seu sucesso com marketing de conteúdo.
Ferramentas de descoberta de conteúdo, como RSS feeds, são vistos como eficientes por 29% dos profissionais de marketing.
Esse tráfego será mostrado em seu relatório do Google Analytics como tráfego de referência, não pesquisa.
Mas ter mais tráfego em seu site é um sinal para o Google de que tem aí tem algo de valor para mostrar para seus usuários.
Na verdade, esse mesmo estudo mostrou que 309 milhões de pessoas bloqueiam anúncios na web móvel.
Isso quer dizer que um RSS feed e outros métodos de colocar links dentro do conteúdo são suas melhores opções de backlinking para o SEO.
Não ignore essa oportunidade, já que você pode estar jogando dinheiro fora com campanhas PPC e banner de anúncios.
Outro lugar ótimo para enviar seus artigos é através de serviços de inserção de conteúdo pago como o Outbrain ou o Taboola.
Esses são anúncios que parecem mais com conteúdo in-feed.
É similar à recomendações de conteúdo relacionado que você encontra nos temas do WordPress.
Você encontra recomendações do Taboola em grandes sites como o Huffington Post. Elas podem ajudar a trazer mais tráfego para o seu site.
Na verdade, vamos falar sobre sugestões relacionadas na página, já que elas também ajudam seu SEO.
6. Sugestões de anúncios relacionados
Conseguir um tráfego inicial é ótimo, mas visitantes que retornam realmente jogam seus rankings de pesquisa para cima.
Eu tenho um excelente vídeo sobre como conseguir mais visitantes que retornam ao seu site.
Remarketing é uma grande parte disso.
Mas não tem motivo para fazer o remarketing para consumidores que já fizeram o caminho pelo seu túnel de conversão.
É aqui que sugestões relacionadas entram.
Dê uma olhada na minha página na Forbes.
Quando tiver acabado de ler um dos meus artigos, você vai receber recomendações de conteúdo relacionado.
Abaixo disso, tem ainda mais recomendações em forma de anúncios.
Essas recomendações não são estáticas — elas mudam com base no visitante e conteúdo da página.
Adicionar isso aumenta suas taxas de cliques.
Existe uma correlação direta entre posição de SEO e taxa de clique.
Dê uma olhada nesse gráfico da Moz.
É um aumento ainda maior para palavras-chave longas.
Você pode induzir isso com sugestões de conteúdo relacionado.
Teste isso agora instalando o Yet Another Related Posts Plugin para o WordPress.
Ao usar esse plugin, você consegue mudar o layout e aparência dos seus posts relacionados.
Depois, pode fazer um teste A/B com uma variedade de aparências e números de posts até encontrar um que funcione para seu o site.
7. Faça uma revisão de SEO
Descobrir como o seu SEO está funcionando requer uma revisão completa de SEO.
Os relatórios do Google Analytics que eu revisei mais cedo são um ótimo lugar para começar, mas eles não vão até o fim.
Vamos conhecer mais algumas ferramentas para melhorar o copywriting do SEO do seu site.
A primeira é a minha própria ferramenta de análise de SEO nesse site.
É apenas inserir a sua página (e até três competidores) para conseguir uma rápida análise de SEO.
Minha ferramenta analisa sua pontuação de SEO e oferece uma nota.
É muito similar ao sistema de notas da escola.
Também tem o teste de velocidade, então você fica sabendo quão rápido sua página carrega.
Abaixo disso, vamos descobrir qualquer aviso ou erro.
Podemos perceber que a falta de tags de cabeçalho tags e compartilhamentos sociais é o que leva meu site de uma nota 10 para um 9.
Claro, essa é só minha página inicial. Meus blog posts são compartilhados com frequência em diversas mídias sociais.
Descendo um pouco mais, podemos analisar meus backlinks.
Então vemos uma análise de alto nível de palavras-chave.
É assim que descobrimos quais palavras-chave são mais usadas no site e qual provavelmente será nosso ranking nos SERPs do Google.
E isso é só o começo.
Quando trabalho com clientes, eu analiso seu SEO usando uma gama completa de ferramentas, incluindo o Google Analytics e minhas próprias ferramentas.
Outra ótima ferramenta é a SEMRush.
Ao usar a SEMRush, você consegue uma análise demográfica da audiência e informações importantes sobre as palavras-chave.
Você também pode ver dados visuais sobre qual é o seu ranking e qual é o dos seus competidores.
Essa é uma informação vital para entender como está indo seu trabalho com o SEO.
Você pode notar que eu não pago por tráfego no meu site. É tudo composto de pesquisas orgânicas e tráfego de referência.
É assim que eu impulsiono meu ranking de SEO — e você também pode.
8. Contrate um editor profissional ou um revisor de texto
Não há nada menos profissional do que erros de gramática.
Apesar dos meus esforços, algum erro ocasional sempre acaba passando.
É por isso que eu contrato uma equipe de editores profissionais para me ajudar a revisar meu texto antes de publicar.
Alguns especialistas de SEO vão te dizer que tem muito a se ganhar com erros pesquisados.
No entanto, eu não recomendo essa prática — e eu não sou o único.
Erros ortográficos e outras informações erradas abalam a confiança do consumidor.
Agora é um momento terrível para isso, porque a confiança dos consumidores nos CEOs reduziu drasticamente.
Também estamos em uma encruzilhada onde a política e a mídia estão em guerra.
Graças a eleição de 2016 e as declarações do Presidente Donald Trump sobre notícias falsas, o Google e o Facebook estão tendo problemas.
Alguns sites estão sendo banidos de mídias sociais, mecanismos de pesquisa e mais.
Você não quer que o seu site seja pego no fogo cruzado.
É uma briga que se tornou convencional.
Ao contratar um editor profissional para revisar seu texto, você removerá erros, terá as informações contidas no texto confirmadas e aumentará suas conversões.
Remover a voz passiva e outros erros de gramática também melhora a legibilidade do seu site.
É um dos diversos fatores que o Yoast SEO vai analisar em seus posts antes de publicá-los.
É por isso que eu o recomendei no começo desse post.
Mas a maior parte dos meus conselhos sobre SEO giram em torno do texto. Então vamos falar sobre o visual.
9. Otimize seu visual
Seu conteúdo visual pode melhorar ou acabar com seu ranking de pesquisa, também.
É por isso que 55% dos profissionais de marketing de conteúdo B2C estão focados em criar mais conteúdo visual.
Conteúdo visual torna a sua página mais chamativa para os leitores, então eles irão passar mais tempo no seu site.
Eles estarão mais propensos a clicar e compartilhar esse conteúdo, também.
Um estudo recente do MassPlanner descobriu que infográficos são curtidos e compartilhados três vezes mais do que outros tipos de conteúdo.
É algo que vale a pena se fazer, mas estamos esquecendo que o Google tem busca de imagens.
Usar conteúdo visual no seu site torna você acessível para mais pesquisas do Google.
Aqui está uma pesquisa no Google Imagens por Neil Patel.
É seguro dizer que, fora a competição (tem muitos Neil Patels notáveis no mundo), estou dominando as pesquisas de imagem do Google.
E isso não é por acaso.
Eu coloco grande parte do meu trabalho com criação de conteúdo em conteúdos visuais, sejam eles imagens, infográficos, gráficos ou vídeos.
Marketing visual funciona porque a informação é melhor fixada.
Dê uma olhada nesse infográfico sobre o assunto e me diga se ele não é mais interessante do que os últimos parágrafos de texto que trazem as mesmas informações.
Conteúdo visual aparece com mais frequência do que nunca nos resultados de busca do Google.
Antigamente, nós víamos apenas o link da pesquisa de imagem do Google por visuais assim.
Agora com um schema integrado no conteúdo do site, mecanismos de busca estão se tornando mais interativos.
Faça uma pesquisa no Google sobre um tópico popular como “melhores séries de TV de 2017” e tudo o que você recebe é conteúdo visual.
Ambas essas linhas de imagens para principais resultados e séries de TV mais mencionados são como carrosséis.
Isso oferece ao usuário dois visuais, pesquisas horizontais que tomam a tela inteira. Elas têm uma maior probabilidade de serem usadas do que qualquer resposta de texto.
Se você quer que suas páginas sejam vistas na Internet de hoje, elas precisam de conteúdo visual.
Ponto final.
10. Crie um mapa físico do site
Eu percebi que é mais fácil visualizar meu site quanto eu tenho um mapa visual do site.
É tão simples quanto escrever páginas em cartões de índex e colocá-las no quadro de avisos.
Se você quiser ver como é o mapa digital do seu site, digite /sitemap.xml depois da URL do seu site.
Aqui está o mapa de site do Neilpatel.com/sitemap.xml.
Você pode notar que ele foi criado pelo Yoast SEO, caso esteja se perguntando se eu realmente uso o plugin.
Além disso, o mapa do meu site é atualizado com frequência porque estou constantemente atualizando o conteúdo.
Recentemente, passei a focar em vídeos, e isso é outro mapa de site totalmente diferente.
Isso é tudo parte do meu processo de SEO.
Eu cheguei aqui visualizando isso antes de tudo.
Comece escrevendo “Página Inicial” em um cartão de índex e o coloque no centro.
Então adicione páginas de “Blog”, “Sobre”, “Contato” e de “e-commerce”.
Conecte elas e tenha certeza de que tudo faz sentido antes de enviar para o Webmaster Tools do Google.
Não vou te entediar com o passo-a-passo, mas aqui está a página de suporte do Google sobre isso.
E não se esqueça de enviar seu site para o Bing, também.
Frequentemente, nos focamos apenas em pesquisas do Google e esquecemos que o mecanismo de busca da Microsoft impulsiona a Cortana e o Yahoo search entre outros.
Você também pode enviar seu mapa de site para o Bing aqui.
Isso é todo o necessário para que esses crawlers de pesquisa comecem a indexar sua página.
Deve ser feito toda vez que você fizer uma mudança no seu site, especialmente depois de corrigir erros.
Conclusão
Apesar do fato de ser 2017 e todos saberem que marketing online e SEO são importantes, muitos sites simplesmente não corrigem seus erros.
Com apenas alguns ajustes simples, você pode progredir muito com seu tráfego através de pesquisas orgânicas.
O Google e o seu tráfego de busca são o santo graal de qualquer negócio relacionado à web.
Se você quiser ser encontrado online, o Google é o caminho para fazê-lo.
Esteja você no topo ou no final da lista, sempre há o que melhorar.
A internet muda constantemente, e você precisa ser ágil para acompanhar.
Quais correções de SEO você implementou recentemente que eu não mencionei aqui?