Se estiver tentando criar uma estratégia de conteúdo para startup para o ano que vem, você terá que planejar bem antecipadamente.
A verdade é que muita coisa vai mudar no futuro do marketing de conteúdo e SEO em 2018.
Muitos dos velhos sistemas aos quais já estamos acostumados estão sendo substituídos por tecnologias mais avançadas.
Estas mudanças irão revolucionar completamente o marketing de conteúdo em 2018 completamente, e você precisa estar preparado.
Uma pesquisa da Heinz Marketing mostrou que somente 28% dos profissionais de marketing estão confiantes em sua habilidade para medir o impacto das suas estratégias. Isso é assustador.
Eu vou te ensinar exatamente onde prestar atenção para que você possa garantir que todas as suas estratégias de marketing de conteúdo no próximo ano se baseiem no que realmente importa.
Vamos começar.
Fortaleça o uso do marketing de conteúdo para startups
A primeira e mais importante parte da sua estratégia de conteúdo para 2018 é ter certeza de que você está começando no caminho certo.
De acordo com o TechMagnate, é esperado que o marketing de conteúdo atinja mais de $313 bilhões de dólares de geração de renda em 2019.
Você precisa ter certeza de que está é uma área onde você vai investir o seu tempo e energia. O melhor conteúdo vai subir para o topo, então certifique-se de estar preparado para cria peças excelentes.
As técnicas que seguem são o que eu recomendo para você criar a sua estratégia de conteúdo para a sua startup. Se você se certificar de incluir estes elementos, você vai garantir o sucesso.
Use conteúdo interno o máximo que poder.
Embora seja fácil terceirizar as suas estratégias de marketing de conteúdo, você vai acabar sofrendo para criar os conteúdos convincentes dos quais que precisa para realmente causar um impacto.
De acordo com o Content Marketing Institute, 55% das empresas possuem uma pequena equipe de marketing de conteúdo servindo toda a organização.
Se você ainda não possui uma equipe de conteúdo na sua startup, é hora de implementar uma.
Certifique-se de ter pessoas suficientes na sua própria empresa direcionadas para a criação de conteúdo para que você possa trabalhar somente para impulsionar o seu sucesso em 2018.
Conecte todo o conteúdo com os seus objetivos.
Quantas vezes já te perguntaram se o seu conteúdo está alinhado com os seus objetivos?
Felizmente, isso é algo que você trabalha todos os dias. Se não garantir que as suas estratégias de marketing de conteúdo estejam alinhadas com os seus objetivos, você só está perdendo tempo.
Certifique-se de que todos as suas estratégias estão sendo direcionas aos seus alvos de conteúdo mais importantes
Uma das melhores maneiras de garantir que isso funcione para você é através de uma forte e dedicada liderança orientada para o sucesso.
Na verdade, 42% das equipes de marketing de conteúdo já experimentaram mudanças gerenciais que tiverem um impacto positivo na eficácia da equipe.
Procure garantir que a sua equipe seja orientada para os objetivos e focada nos resultados mais importantes.
Amarre o seu conteúdo à sua causa.
Marketing de conteúdo é mais sobre o “porquê” do que sobre “o que” nos dias de hoje, e esta tendência só irá aumentar em 2018.
De acordo com o AdWeek, 49% dos jovens adultos procuram por marcas que sejam alinhadas às suas causas. Isso é mais do que qualquer outra geração.
Mas eles também são os mais céticos com relação ao marketing de causa, com 20% acreditando que ele não é autêntico.
Com o crescimento do mercado de jovens adultos, a sua estratégia de conteúdo tem que se adaptar também.
Procure encontrar uma causa que você realmente sustente, e incorpore autenticidade no seu marketing dando suporte à causa o tempo todo, e não só durante as promoções especiais.
Não tenha medo de investir mais dinheiro
Com a explosão do marketing de conteúdo que está vindo em 2018, ser econômico não da retorno. Você não deve sair por ai jogando dinheiro pro alto sem pensar direito no que está fazendo, mas não tenha medo de gastar.
De acordo com uma pesquisa publicada pela Express Writers, o marketing de conteúdo deve crescer mais que o dobro em menos de quatro anos.
Com as novas formas de conteúdo começando a tomar conta do palco, você precisa ter certeza de que está preparado para atender às demandas do mercado em crescimento.
E para fazer isso, você precisa gastar o que for necessário para colocar a sua estratégia de conteúdo em alta performance.
Aproveite a mídia crescente
Uma das maiores mudanças no marketing de conteúdo em 2018 é o tipo de mídia que as pessoas vão ler, compartilhar e distribuir.
Para ter certeza de que isto esteja trabalhando a seu favor, você precisa começar a olhar para as tendências que irão moldar o futuro dos tipos de mídia.
Atualmente, a criação de conteúdo de qualidade é o fator para o sucesso nº 1, atribuído por 85% dos profissionais de marketing B2B.
Estas são as tendências das mídias que estão crescendo mais rapidamente. É melhor garantir que sua estratégia de marketing digital contenha planos para cada uma delas.
Conteúdo visual
Os dias em que simplesmente atualizar seu blog era o suficiente para transmitir seu conteúdo estão acabando.
Estas postagens só com texto estão sendo substituídas com conteúdo visualmente rico, incluindo ilustrações, fotos e infográficos.
Quando perguntados sobre quais canais de distribuição os profissionais de marketing planejam adicionar nos próximos 12 meses, o conteúdo de texto ficou estagnado, enquanto o conteúdo visual como vídeos e imagens cresceu.
De acordo com Shutterstock, as fotografias móveis são uma grande tendência. Uma vez que praticamente todo mundo possui um telefone móvel, você não tem desculpas para ignorar esse conteúdo visual.
Se isso for um novo lugar para você trabalhar, considere tirar fotos da sua startup para construir um relacionamento e mostrar o que esta acontecendo nos bastidores.
Transmissões ao vivo
No topo do conteúdo visual estão as transmissões ao vivo. Com a introdução das transmissões ao vivo nas plataformas como o Facebook e o YouTube, o progresso será grande em 2108.
Em 2017, 74% do uso da internet era consumido pelos vídeos, e o Facebook Live sozinho está conseguindo mais de oito bilhões de visualizações por dia.
Se não criou ainda, crie uma estratégia para implementar a transmissão de vídeos regular na sua estratégia de conteúdo.
Prepare-se para os dispositivos móveis primeiro
Embora os anos passados tenham tido foco na criação de sites para os dispositivos móveis, 2018 irá mudar esse modelo de cabeça para baixo.
Ao invés de fazer sites desktop acessíveis nos dispositivos móveis, nós precisamos criar sites móveis que também funcionem na tela do desktop.
De acordo com Business2Community, aproximadamente 80% do uso da internet será móvel em 2018.
Isso é uma grande mudança que irá mudar a forma como o conteúdo opera na internet.
Procure fazer com que o design da sua mídia seja mais atraente para os visitantes móveis, e então acrescente a funcionalidade desktop como um bônus adicional.
Vídeos gravados
Vídeos gravados são diferentes dos ao vivo porque passam por um processo de pré-produção, filmagem e pós-produção.
Você precisa ter certeza de que está criando estes vídeos de alta qualidade bem como os vídeos ao vivo que geralmente são mais casuais e com uma qualidade mais baixa.
De acordo com um infográfico publicado pela Business2Community, 79% do tráfego da internet será conteúdo em vídeo em 2018.
Isso significa que você vai precisar de uma estratégia pronta para promover a sua startup através de vídeos. Isso inclui o uso de anúncios, sites e compartilhamento nas mídias social.
Como 2018 já esta dobrando a esquina, você precisa se certificar que a sua startup está pronta para seguir fazendo marketing de vídeo.
Otimize o seu conteúdo para outras plataformas
Você deve tirar vantagem dos mais novos tipos de mídias emergentes, mas esse não pode ser o seu único foco.
Embora certos tipos de mídias estejam ganhando popularidade, 2018 pode ser considerado o ano em que nós experimentamos uma mudança significativa na forma de consumir conteúdo das pessoas.
Embora os dispositivos móveis estejam em ascensão e crescimento constante, transformar voz em texto vem ganhando espaço no marketing de conteúdo de 2018.
Além do mais, nós também vamos ver cada vez mais dispositivos se tornando online, e a sua startup precisa levá-los em consideração na sua estratégia de marketing de conteúdo.
Busca por voz
Uma das mudanças mais significativas em 2017, e uma tendência que vai continuar a crescer em 2018, é o uso das buscas por voz.
De acordo com o MarketingLand, 89% dos adolescentes e 85% dos adultos dizem que a busca por voz é o futuro.
Se você ainda não otimizou o seu conteúdo para essa plataforma ainda, é hora de começar.
Para fazer isso, você precisará de um esquema detalhado do seu site incluindo trechos que são fáceis para os dispositivos lerem em voz alta. Mas eu vou falar sobre isso em um minuto.
Os tipos de conteúdo que você costuma criar, também podem ter que mudar.
O uso mais comum das buscas por voz para os adolescentes e adultos é perguntar por direções. Os adolescentes também usam para ajudar com o dever de casa e os adultos usam para ditar textos.
Ao criar conteúdo atraente para as necessidades já existentes, você pode redefinir o propósito do seu conteúdo para toda uma nova audiência que não está vendo o seu site nas suas buscas.
Essa mudança significa que a busca por voz vai causar grandes mudanças no SEO, e as suas estratégias para motores de busca devem focar tanto na busca por voz quanto na busca por texto.
Internet das coisas (IoT)
A medida que mais e mais dispositivos ficam online, o campo do marketing de conteúdo espera uma mudança gradual para longe do uso da tela que tanto conhecemos
Claro, as telas não vão a lugar nenhum em 2018, mas nós estamos vendo um grande aumento no número de outros dispositivos se conectando com o seu conteúdo online.
De acordo com o Marketo, 51% dos profissionais de marketing mais prestigiados do mundo, esperam que a IoT revolucione o campo do marketing em 2020.
À medida em que mais profissionais de marketing vão para esse espaço, você pode (e deve) começar a construir uma presença com esses tipos de dispositivos IoT.
Se possível, crie funcionalidades para os dispositivos usáveis, como o Apple Watch e o Fitbit.
Alto-falantes inteligentes
Em uma conversão entre a busca por voz e a IoT, os alto-falantes inteligentes vão desempenhar um grande papel na estratégia de cada empresa em 2018.
Embora a maioria das buscas por voz conduzidas hoje sejam feitas em aparelhos móveis como a Siri (de acordo com o CleverClicks), 19% são feitas através da IA Alexa da Amazon.
Isso significa que um grande número de pessoas está usando os alto-falantes inteligentes, e que essa cifra só irá crescer em 2018.
Alcançar as pessoas com dispositivos como Echo e Google Home será um grande fator determinante de quem vai ser bem sucedido no marketing de conteúdo em 2018.
De acordo com o MarketingProfs, o esquema é a melhor maneira de acompanhar esse ambiente de mudanças nas buscas.
Ao incluir a marcação de esquema para o conteúdo do seu site, você pode garantir que o conteúdo produzido por você seja exibido corretamente nos dispositivos que operam somente com voz.
Personalize o máximo possível
De várias maneiras, a personalização é uma excelente estratégia de conteúdo para startup e é o gigante adormecido do mundo do marketing. É algo que todos sabem e ignoram, mas o gigante vai acordar em 2018.
A personalização é a criação de conteúdo único para os diferentes tipos, e em alguns casos, consumidores individuais, visitantes e usuários.
Com apenas 27% dos profissionais de marketing confiantes de que estão criando conteúdo relevante para os prospectos, já passou da hora da personalização começar a ser uma prática comum.
Através da personalização, você pode garantir que os seus visitantes vão receber conteúdo relevante que vende e gera conversões massivas.
Conteúdo do site
O primeiro e predominante lugar para a personalização do conteúdo é no seu site.
Isso pode ser mais eficaz com as lojas de e-commerce que expõem vários tipos de produtos para vários consumidores, baseado nos seus interesses e hábitos de compra únicos.
Para que isso funcione pra você, você deve procurar saber de onde vem a maior parte do seu tráfego e descobrir maneiras diferentes de explorar as necessidades dos seus consumidores, bem como os seus históricos de compra e visualizações.
O setor do comércio é uma das maiores oportunidades para 2018, e você precisa ter certeza de que está personalizando o seu conteúdo para esse mercado em ascensão.
De acordo com uma pesquisa feita pelo Invesp, é esperado que o comércio do mercado móvel atinja mais de $130 bilhões de dólares em 2018.
O conteúdo personalizado aqui vai ser de grande diferença na sua receita e ROI à medida que você planeja a sua estratégia.
Emails
O email é a maneira mais fácil de se personalizar, mas também pode ser a mais negligenciada.
Para ter certeza que o seu email está sendo visualizado corretamente, você vai ter que incluir referencias, não só o nome dos inscritos mas a história dele ou dela e o contato com você também.
À medida que você promove o seu conteúdo e constrói um relacionamento com os prospectos, utilize a personalização para alcançar melhorias exponenciais.
O email é uma grande ferramenta para a maioria dos profissionais de marketing, e esperado que cresça ainda mais. Em 2019, estima-se que sejam enviados e recebidos 246 bilhões de emails por dia.
Com o email sendo uma das maneiras mais fáceis de fazer a personalização funcionar a seu favor, ele é um excelente lugar para se começar.
Canais de marketing de conteúdo
Se você ainda não alcança os seus clientes e consumidores nos canais de marketing diferentes, agora é a hora de começar.
Você deveria personalizar as mensagens enviadas para aqueles prospectos baseados nos canais que eles preferem.
Uma vez que apenas 23% dos profissionais de marketing digital estão confiantes quando se trata das suas habilidades organizacionais para alcançar uma audiência com conteúdo, isso deveria ser uma prioridade.
Ao personalizar quais canais você usa para promover o seu conteúdo, você pode facilmente cria um marketing mais eficaz.
Use-o para alcançar e construir relacionamentos com os dados demográficos mais importantes que ajudarão a sua startup a crescer.
Foco na distribuição
De acordo com uma pesquisa publicada pela Strategic Internet Consulting, 47% dos profissionais de marketing dizem que a distribuição e aplicação de conteúdo é a terceira prioridade deles que avança.
Isso significa que você precisa garantir que a sua estratégia está aperfeiçoada não só na produção de conteúdo incrível, mas também na distribuição dele para o seu público alvo.
Uma tendência em 2018 envolve diferentes canais de distribuição: eles se misturam entre os canais pagos, de propriedade e ganhos de canal convergentes.
Os canais de mídia “adquirida” aparentes como as mídias sociais estão aumentando os seus elementos pagos, e os canais de mídia “própria” como os blogs estão exigindo que você “adquira” o tráfego como nunca antes fizeram.
A diferença em cada uma pode ser vista nesta imagem do Titan SEO. Você também pode ver as semelhanças entre os canais nas interseções.
Pra começar, você precisa atentar para os canais que costuma distribuir conteúdo.
Feito isso, você pode começar a procurar uma maneira de melhorar em cada um dos canais que tenha presença
Mídia paga
De acordo com o The Media Octopus, os canais de mídia paga são as áreas onde você pode pagar para conseguir tráfego e aumentar a sua visibilidade e as suas vendas.
Ao desenvolver a sua estratégia de marketing de conteúdo para 2018, procure criar uma presença forte nesses canais de mídia paga.
Se possível, coloque o seu dinheiro nos lugares em que a promoção paga vá resultar em um aumento na promoção gratuita depois.
Promover a sua lista de emails, por exemplo, te dá a oportunidade de entrar em contato com as pessoas novamente, através de um canal de mídia própria.
Promoção nas mídias sociais também pode gerar mais atenção para a sua empresa nas mídias sociais, o que pode aumentar as interações com os usuários no futuro.
Não é nenhuma surpresa que as mídias sociais são a escolha nº 1 dos profissionais de marketing B2B quando se fala de promoção paga.
Você pode melhorar os canais principais por você mesmo e ver o que está funcionando melhor. Procure expandir o seu alcance nas outras plataformas usando métodos pagos.
Mídia adquirida
O canal mais difícil de se dominar é o da mídia adquirida.
Este canal é onde você tem menos controle sobre a sua exposição, e os resultados são praticamente exclusivos da impressão que os outros têm da sua startup.
Apesar das dificuldades, este é um dos canais mais populares dentre os profissionais de marketing que querem crescer.
Dos pesquisados, 45% dizem que o planejam aumentar as postagens nas mídias sociais no futuro.
E já que o objetivo das mídias sociais é construir relacionamento através da confiança e autenticidade, quais são as técnicas que vão funcionar melhor em 2018?
O crescimento do conteúdo visual trouxe uma nova resposta a tona. Uma das melhores maneiras de mostrar autoridade é apresentar a sua mensagem através de um stories de fotos diário.
Essas fotos do “dia a dia” mostram o que está acontecendo nos bastidores da sua startup.
Isso te da a habilidade para desenvolver relacionamentos e fazer melhor uso dos canais de mídia adquirida das mídias sociais, e ainda assim alavancar-los para o futuro.
Mídia própria
Você precisa focar a maioria do seu conteúdo nos canais de mídia própria, como o seu site e a sua lista de emails.
Embora você possa expandir isso utilizando os canais de mídia paga e adquirida, o seu objetivo aqui deve ser colocar os seus clientes das mídias pagas ou adquiridas mais valiosos em um dos seus canais de mídia própria.
Procure melhorar a qualidade do seu conteúdo e expandir o tipo de conteúdo que você produz para poder criar os seus canais de mídia própria.
Continuar a construir a sua lista de emails também será um ponto chave em 2018. Esse é um meio que não via sair de moda tão cedo.
Aventure-se nas novas mídias
É claro que nenhum guia sobre como criar uma estratégia de conteúdo para startups em 2018 vai estar completo sem falar dos novos tipos de mídia que estão surgindo.
Embora você deva experimentar esses novos formatos, certifique-se de dedicar tempo para outros tipos de mídia.
Foque nos formatos que já são emergentes — como fotos, vídeos, e nas experiências móveis — que a chance de você obter sucesso, provavelmente será maior do que se apostar nos formatos que são muito novos.
Essas e outras estratégias podem ser arriscadas, mas elas vão contribuir para o seu sucesso.
Vale a pena experimentar as novidades do futuro do marketing de conteúdo enquanto você ainda pode ser o primeiro da fila.
Realidade virtual
O primeiro e mais óbvio formato novo a chamar atenção foi a realidade virtual.
Com as grandes empresas como o Google e o Facebook investindo milhões de dólares nessa tecnologia, é garantido que ela irá desempenhar um grande papel no conteúdo que será publicado em 2018.
Segundo algumas estimativas, a realidade virtual possui potencial suficiente para gerar renda de mais de $5.2 bilhões de dólares em 2018, e por isso ela deve estar nos seus planos.
Os detalhes deste formato são difíceis de se prever, mas você pode contar com o fato de que as empresas vão começar a adaptar o seu conteúdo para a realidade virtual primeiro e depois criar conteúdo focado em RV.
Também é possível que as lojas de e-commerce comecem a permitir que você vista as roupas e olhe os produtos através da realidade virtua. Isso vai virar o jogo do marketing de conteúdo nos próximos meses.
Inteligência Artificial (IA) e os bots
Você já deve ter ouvido falar de IA e bots, e eles estão aqui pra ficar.
A verdade é que as empresas como a Associated Press já estão utilizando maquinas para escrever alguns de seus conteúdos, e que isso é uma tendência que só vai crescer em 2018.
Algumas pesquisas chocantes de What’s the Big Data indicam que 62% das organizações vão estar usando tecnologias de IA em 2018, e isso também é válido para o marketing de conteúdo.
A maneira mais fácil de começar a utilizar a inteligência artificial no seu negócio e através do uso de bots. O Facebook já experimentou o uso de bots para o Messenger.
Você pode utilizar plataformas como esta para criar experiências interativas com o seu conteúdo.
Não importa qual estratégia de marketing de conteúdo você escolha para a sua startup, você vai precisar saber sobre inteligência artificial e o impacto que ela terá no marketing em 2018.
Realidade aumentada
Resumidamente, a realidade aumentada é uma maneira de exibir informações personalizadas em uma tela que sobrepõe o que esta sendo mostrado na tela na realidade.
Com a gigantesca popularidade de Pokemón Go que ainda está fresca na mente de todos, a realidade aumentada chegou para ficar.
Na verdade, 53% dos profissionais de marketing estão otimistas quando se fala do futuro da realidade aumentada.
Procure encontrar novas maneiras de incorporar essa tecnologia.
Embora você possa não ter a habilidade para criar algo tão viral quanto Pokemón Go, você pode trabalhar para desenvolver uma estratégia para que a sua startup explore a realidade aumentada.
Com 2018 chegando, existirão mais plataformas que provavelmente permitirão que você use a tecnologia deles para criar as suas próprias experiências com a realidade aumentada.
Comece a pensar agora nos tipos de experiência que podem funcionar para a sua startup.
Conclusão
Ao planejar a estratégia de marketing de conteúdo para 2018 da sua startup, você deve estar preparado e utilizar essas dicas de Marketing Digital para startups o máximo possível.
Preste muita atenção no que estiver fazendo mais ondas na indústria do marketing de conteúdo hoje para que você possa se preparar e ver os resultados massivos.
A boa notícia é que o marketing de conteúdo funciona. Em pesquisas, a maioria dos profissionais de marketing B2B dizem que a sua estratégia foi mais eficaz do que no ano passado.
Mas isso não é fácil de conseguir. Você precisa se planejar e se preparar para garantir que você tenha sucesso com o seu conteúdo.
Para começar, você precisa fortalecer o seu uso do marketing de conteúdo. Ele só vai crescer e você precisa garantir que o seu orçamento e a sua equipe possam atender às demandas emergentes.
Você também deve prestar atenção nas plataformas emergentes que estão sendo projetadas para dominar 2018.
Certifique-se de tirar vantagem do conteúdo visual, das transmissões ao vivo, produção de vídeos e do surgimento massivo do tráfego móvel.
Ao prepará-los agora, você vai sair na frente quando as mudanças se estabelecerem.
Esteja preparado para as novas maneiras que as pessoas irão acessar o seu conteúdo. Procure criar conteúdo que funcione com a busca por voz, IoT e com os alto-falantes inteligentes.
A personalização vai ser enorme em 2018. Trabalhe agora e crie um conteúdo que possa mudar dinamicamente com o usuário, e que forneça uma experiência incrível.
Dedique bastante tempo à distribuição do seu conteúdo nas plataformas corretas. Reforce os seus canais de mídia paga,própria e adquirida agora, bem como a sua presença nas redes sociais.
Por fim, considere se aventurar nas novas mídias.
Embora nem todas as empresas conseguirão distribuir conteúdo utilizando a realidade virtual, IA, bots e realidade aumentada, aquelas que conseguirem se tornarão líderes rapidamente com o crescimento dessa mídia.
Como você irá posicionar a estratégia de marketing de conteúdo da sua startup em 2018?