COMO TIRAR O CONCORRENTE DOS RESULTADOS DO GOOGLE

Como Tirar o Concorrente dos Resultados do Google
Como Tirar o Concorrente dos Resultados do Google

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O panorama atual do SEO é muito diferente do que era dez anos atrás.

Quando eu comecei a fazer SEO, a internet era muito diferente. As regras que temos agora ainda não existiam.

Era comum usar SEO black hat. Hoje isso é considerado trapaça.

As pessoas faziam coisas malucas. Escreviam a palavra-chave foco 100 vezes em cada página e colocavam o texto da mesma cor que o fundo da página.

Eu usei mais SEO black hat na época, do que gosto de admitir. Eu tinha apenas 16 anos e não me preocupava com as consequências.

Além disso, esses métodos eram considerados totalmente legítimos naqueles tempos.

Obviamente, eu já não uso mais nenhum método black hat.

Uma técnica black hat que era muito popular era o SEO negativo SEO.

Fazer SEO negativo é usar técnicas black hat de SEO em seus concorrentes, para reduzir o ranqueamento de busca deles.

Ao usar SEO negativo, você ataca sites da concorrência com o objetivo de levar o Google a penalizá-los.

Isso é bem desonesto.

Com o passar do tempo, eu percebi que ao usar SEO negativo, você não está melhorando seu próprio site.

Você não está tentando crescer nos SERPs. Em vez disso, está tentando tirar concorrentes do Google.

Eu percebi rapidamente que o SEO negativo não tinha nenhum impacto duradouro.

Se você quer que muitas pessoas cliquem em seu site, precisa criar alguma coisa incrível. E o SEO negativo não vai te ajudar com isso.

É por isso que eu sempre digo às pessoas que foquem em criar conteúdos incríveis.

No entanto, existem alguns métodos éticos para tirar concorrentes do Google.

Isso não envolve SEO black hat, e seu site vai melhorar com o uso dessas técnicas.

É o melhor de cada opção. Você vai ver o ranqueamento dos seus concorrentes cair e não vai ter que se preocupar com isso.

1. Espione as palavras-chave dos seus concorrentes

Essa é uma das formas mais sorrateiras de ganhar uma vantagem sobre sua concorrência.

Digamos que sua palavra-chave foco seja “walnut tables” – mesas de nogueira.

Você provavelmente já analisou essa palavra-chave. Mas será que você já comparou-a ao que seus concorrentes estão usando?

Você pode descobrir que palavras-chave específicas outros sites usam. E então usar essas palavras-chave em benefício próprio.

Existe um site excelente chamado Alexa que pode ser usado para fazer isso.

Vá a Alexa.com e clique no grande botão na homepage que diz “Try 7 Days Free.”

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Na próxima página, selecione o plano Advanced. (Como você vai utilizar apenas a demonstração gratuita, vale a pena escolher a opção mais completa.)

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Depois de configurar sua conta, vá ao Dashboard.

Na barra lateral esquerda, clique na opção “Competitor Keyword Matrix.”

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Há um guia Quick Start muito útil no topo da página:

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Veja o guia se quiser ter uma ideia melhor do que essa ferramenta faz.

Basicamente, ela vai te ajudar a encontrar palavras-chave que seus concorrentes estão usando.

Para começar, insira até 10 sites na caixa nessa página, e inclua seu próprio site, para ver o desempenho dele.

Como nossa palavra-chave de exemplo é “walnut tables,” eu encontrei alguns sites com bom ranqueamento para essa palavra-chave.

Após inserir todos os sites desejados, clique em “Create Matrix.”

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Você verá muitas informações, e vale a pena examiná-las cuidadosamente..

No entanto, essa é a seção que nos interessa:

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Isso pode não parecer muito, mas na verdade são muitas informações incríveis.

Essa tabela mostra que palavras-chave seus concorrentes estão usando, qual é a popularidade dessas palavras-chave e quanto tráfego orgânico e pago elas estão gerando.

Você pode criar quantas matrizes quiser! Assim, mesmo que você tenha 100 concorrentes, vai poder analisar cada um deles.

Oh, e por acaso eu já contei que você vai ter acesso a centenas de milhares de palavras-chave, literalmente?

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E o melhor: você pode baixar todas essas informações para usar mais tarde. É só clicar no ícone Download, no canto superior direito da tabela.

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Você vai baixar os resultados em formato .csv, muito conveniente.

Eu adoro essa ferramenta. Ela permite que você veja as estratégias dos seus rivais e mostra o desempenho das palavras-chave deles.

(A propósito: não se esqueça de cancelar sua demonstração gratuita antes do final dos 7 dias, caso você não queira pagar pelo Alexa.)

Eu recomendo também usar o Keyword Difficulty Tool do Alexa para descobrir o quão fácil vai ser para o seu site ranquear para certas palavras-chave.

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2. Use o poder do SEO local

Todo mundo se esquece do SEO local.

A maioria dos negócios com quem eu já falei dedica todo o seu tempo e energia tentando obter um ranqueamento mais alto para palavras-chave muito populares em nível global.

Apesar de o SEO local parecer fraco, isso não é verdade. Vou te mostrar por que.

Você já percebeu que ao pesquisar alguma coisa como “encanador,” todos os resultados exibidos são locais?

Isso acontece porque aqueles negócios usaram SEO local.

O SEO local é uma área de estudo separada, mas a primeira coisa que você precisa saber é uma sigla: NAP.

Essa sigla não tem nada a ver com tirar um cochilo. Ela resume três informações sobre o seu negócio: nome, endereço e localização.

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Você deve usar seu NAP no Google My Business (GMB) e em páginas importantes do seu site, como sua homepage e sua página de contatos.

Você pode ver o NAP desse restaurante no final desta página:

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Se você usa SEO local mas o seu concorrente X não faz isso, as pessoas próximas de você vão naturalmente ver seu site primeiro nos SERPs. Essa é a grande vantagem desse método.

Como eu disse, isso é apenas o básico sobre SEO local. Se quiser saber mais, veja este artigo.

3. Recomende seu site pessoalmente

Recomendações podem dar muito resultado.

Uma recomendação pode funcionar como um ato preventivo para sua estratégia de SEO.

Confuso? Imagine só.

Digamos que você venda moletons. O consumidor x quer encontrar um site que venda moletons de boa qualidade.

Quais são as probabilidades de X encontrar você entre todos os concorrentes? Elas podem ser altas ou baixas, mas definitivamente não são 100%.

Em outras palavras: não há garantias de que o Consumidor X vá encontrar o seu site.

Mas agora vamos imaginar que o Consumidor X publique uma pergunta no Quora sobre isso.

Se você publicar uma resposta pessoal, o Consumidor X provavelmente vai visitar seu site.

Claro, você não pode simplesmente mencionar seu site do nada. É preciso adicionar valor à sua resposta.

Uma forma de fazer isso é fornecer uma resposta bem completa:

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Outra opção é incluir uma história pessoal sobre seu negócio.

Não responda com apenas seu link e uma frase curta.

Ajude a pessoa que fez a pergunta da melhor forma possível.

Além disso, você não está limitado ao Quora. Você pode usar qualquer outra opção de site, como o Reddit ou o Yelp, para responder as perguntas das pessoas.

4. Obtenha mais links

O quanto as pessoas estão falando do seu negócio? E quantas pessoas estão falando sobre seus concorrentes?

Essas perguntas são importantes para você, e podem te ajudar com o SEO.

Quanto mais popular seu site for, mais alto será o ranqueamento dele.

Por outro lado, quanto mais populares forem seus concorrentes,  mais alto será o ranqueamento deles.

Isso acontece porque a popularidade é um fator na forma como o Google ranqueia páginas.

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Perceba como o gráfico fala na popularidade de links.

É assim que o Google determina que sites são populares: através dos links.

Assim, a chave para se tornar mais popular aos olhos do Google é criar uma estratégia de backlinks vencedora.

Na medida em que conseguir mais links, você vai ser seu site subir de posição nos SERPs, enquanto seus concorrentes caem.

Se quiser impulsionar essa estratégia, tente obter backlinks de sites com rankings de Autoridade de Domínio (DA) altos.

Isso é bem mais fácil do que você imagina, e vai tirar seu concorrente do Google, arrasando o ranqueamento dele.

5. Corrija os nomes dos negócios dos seus concorrentes

O objetivo principal do Google é criar a experiência mais precisa possível.

Você sabe quem não está necessariamente pensando nisso? Seus concorrentes.

Muitos negócios se aproveitam do Google My Business para impulsionar o SEO. Isso é bem questionável, para ser sincero.

A boa notícia? Você pode corrigir isso.

Uma forma que um negócio pode usar para se aproveitar do GMB é usar um excesso de palavras-chave.

Aqui está um exemplo de um negócio que obviamente está fazendo isso:

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A frase “IRS Tax Attorney Expert” é simplesmente cheia de palavras-chave.

Se você não tiver certeza de que um negócio está exagerando nas palavras-chave, pode conferir isso facilmente visitando o site e procurando o nome oficial do negócio.

Ele geralmente aparece no final da página ou em uma página legal ou de contatos.

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O nome oficial do negócio é muito diferente do que aparece no Google.

Isso é uma violação dos termos do Google.

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Pode parecer que você está sendo um dedo-duro, mas na verdade você está ajudando o Google a aperfeiçoar a experiência do usuário.

E você nem precisa sair do Google para fazer isso.

Vá ao resultado do GMB e clique em “Sugerir uma alteração.”

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O painel vai mudar e permitir que você edite os dados desejados.

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Clique no ícone de lápis ao lado do nome do negócio. Uma janela separada vai se abrir para que você possa editar o nome.

Altere o nome para o nome oficial que você encontrou.

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Finalmente, clique em “Enviar.”

O Google será notificado da sugestão e vai alterar o nome do negócio. Você vai até receber um email informando se sua alteração foi aceita ou rejeitada.

Quando sua edição for aceita, seu concorrente vai perder muitas posições nos SERPs.

Negócios que usam táticas como o excesso de palavras-chave geralmente confiam nessas estratégias suspeitas para gerar visibilidade. Se você retirar essa opção, eles serão forçados a começar tudo de novo.

E enquanto isso, você vai subir nos rankings, já que não está usando esse tipo de tática.

6. Corrija os endereços dos seus concorrentes

Sim, essa é outra forma de usar o GMB em benefício próprio.

Certos tipos de endereços violam os termos do Google:

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Essa última frase contém muita informação útil em apenas onze palavras.

Se seus concorrentes estiverem usando uma caixa postal ou um escritório virtual, você pode denunciá-los.

É fácil ver se um negócio está usando uma caixa postal, mas determinar se uma empresa usa um escritório remoto é mais complicado.

A melhor forma é confirmar o endereço.

Algumas vezes você verá que o endereço do negócio também aparece em um complexo de escritórios virtuais, como neste exemplo:

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Obviamente, você nem sempre terá tanta sorte.

Mas talvez você encontre vários negócios no mesmo complexo. Se parecer que há negócios demais para um espaço só, você provavelmente está vendo um escritório virtual.

Clique em “Sugerir uma edição.” Depois, abaixo da foto do negócio, você verá uma opção que diz: “O lugar foi fechado permanentemente, mudou ou não existe.” Clique em “Sim.”

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No painel que aparece a seguir, clique em “Não existe.”

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Se tudo correr bem, o Google vai penalizar esse negócio por não ter um endereço real.

7. Denuncie spam

Você precisa usar essa estratégia cuidadosamente.

Você não deve denunciar spam ao Google quando não for o caso. Sei que é tentador usar essa tática para o mal, mas você precisa usá-la para o bem.

Para ir ao relatório de spam, vá a esta página e clique em “File a spam report.”

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Você pode escolher entre 9 categorias.

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Veja como essa página é séria. Você tem que ter certeza de que está denunciando spam de verdade.

A maioria das violações de spam provavelmente vai entrar nas seguintes categorias:

  • Links pagos
  • Outros produtos do Google
  • Rich snippets

Ocasionalmente, você verá um site realmente inapropriado ou de phishing, mas eles são mais raros.

Aqui estão alguns recursos para te ajudar a encontrar esses tipos de spam e tirar concorrentes do Google:

  • Descobrir links pagos
  • Encontrar spam em produtos Google
  • Detectar violações em rich snippets

8. Procure vários tipos de excesso de palavras-chave

Quando eu comecei a fazer SEO, era normal que as pessoas usassem palavras-chave foco demais. Estou falando de uma vez por frase ou mais.

Hoje em dia, os especialistas em SEO usam métodos mais inteligentes para usar um excesso de palavras-chave. Nem todos são tão óbvios.

O Google lista diferentes usos de excesso de palavras-chave aqui:

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Esse último exemplo é a forma mais óbvia de uso excessivo de palavras-chave.

Os dois primeiros podem não parecer uso excessivo de palavras-chave, mas são.

Veja só este site, que está usando uma lista de cidades para encher a página de palavras-chave:

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Esse é um exemplo perfeito do segundo item no guia sobre palavras-chave irrelevantes do Google.

Você pode denunciar esse comportamento indo ao relatório de spam do Google e clicando em “Report webspam” no final da página.

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Preencha o formulário na página seguinte com o máximo possível de detalhes específicos.

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Não tenha medo de usar os 300 caracteres do limite!

9. Encontre palavras-chave ocultas

Isso também é uma forma de encontrar palavras-chave excessivas, mas é bem mais enganador, e por isso merece uma seção à parte.

Encontrar palavras-chave em excesso em uma página, como no exemplo acima, é bem fácil.

Mas às vezes as palavras-chave estão escondidas.

Um site que parece perfeitamente comum pode estar escondendo alguns segredos por trás da aparência de normalidade.

Vou te mostrar isso.

Este site parece profissional e confiável, certo?

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Ele certamente não parece ser o tipo de site que usaria táticas de SEO de spam.

Mas na verdade, ele está escondendo um excesso de palavras-chave.

O lugar mais relevador desse tipo de comportamento é o código-fonte de uma página.

Você pode vê-lo ao clicar no botão direito e selecionar a opção “View Page Source.” (Estou usando o Google Chrome, e portanto o nome dessa opção pode ser diferente para você.)

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O meta nome é um dos locais mais comuns para esconder palavras-chave.

E olha só o que achamos:

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Através desse método, você pode expor o uso duvidoso de SEO de um site facilmente.

E existem formas ainda mais malévolas de esconder palavras-chave, segundo o Google:

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Assim, procure todos esses elementos.

Conclusão

Talvez você esteja preocupado, pensando que essas técnicas ainda são consideradas SEO negativo.

Mas isso é o melhor dessas estratégias: elas trazem todos os efeitos do SEO negativo sem nenhuma das consequências perigosas.

De fato, ao usar essas técnicas, você está ajudando as pessoas na jornada para encontrar as melhores informações, e ajudando o Google em sua jornada para criar a melhor experiência de usuário possível.

Mecanismos de busca querem fornecer precisão, e alguns negócios tentam enganar esse sistema.

Ao descobrir as trapaças, você pode tirar concorrentes do Google e melhorar a qualidade dos SERPs.

E a Terceira Lei de Newton se aplica aqui. Para cada ação há uma reação igual e no sentido contrário.

Os rankings de seus concorrentes vão cair naturalmente, enquanto os seus rankings sobem.

Esses nove métodos foram textos e comprovados, e podem ser usados continuamente sem repercussões negativas.

Não use-os como sua principal estratégia de SEO. Em vez disso, use essas táticas para suplementar suas estratégias de SEO atuais.

Vou te contar um segredo: A maioria dos seus rivais provavelmente é péssima com SEO.

Se você está trabalhando duro para manter uma estratégia de SEO fantástica, já está saindo na frente.

Combine uma estratégia de SEO sólida com esses novos métodos para tirar concorrentes do Google, e seu site vai subir nos rankings antes que você consiga dizer “otimização de palavras-chave.”

E aí, você vai experimentar alguma dessas estratégias?

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