COMO GANHAR DINHEIRO COM O INSTAGRAM: O GUIA PASSO A PASSO

Como Ganhar Dinheiro com o Instagram: o Guia Passo a Passo
Como Ganhar Dinheiro com o Instagram: o Guia Passo a Passo

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O Instagram é uma força da natureza.

O que era um simples app de compartilhamento de fotos virou umas das principais redes sociais em menos de sete anos.

Veja como está posicionada nessa lista de redes sociais mais famosas do mundo, divulgada em Janeiro de 2017.

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Com 600 milhões de usuários ativos por mês, está mais bem posicionada que Tumblr, Twitter, Snapchat, Pinterest e LinkedIn.

Impressionante.

Só prova como as pessoas respondem positivamente a um conteúdo simples e visual.

E observe o interesse crescente pela plataforma ao longo dos últimos seis anos:

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Duvido muito que esse interesse irá diminuir logo.

Não importa de que lado você observe essa tendência, as pessoas amam Instagram, e é uma das maneiras mais populares de compartilhar fotos.

Muitas vezes, até prefiro procurar imagens no Instagram, em vez de no Google Images.

É tão fácil e acessível e a grande maioria das imagens é de alta qualidade.

Aprenda como usei a rede social para aumentar o meu tráfego para mais de 100.000 visitantes por mês.

A oportunidade de monetização

Mas como com qualquer outra rede social, o primeiro instinto de um profissional de marketing é achar maneiras de lucrar com ela.

Você pode estar se perguntando: “Como posso alavancar a base de usuários para gerar ganhos legítimos?”.

Quero discutir neste post algumas técnicas diferentes e como usá-las.

Umas são em menor escala e você talvez ganhe menos de $200 por mês.

Outras são maiores, onde você tem o potencial de ganhar mais de $10.000 por mês.

O seu potencial de ganhos é tangencial ao tamanho da sua base de seguidores e à quantidade de tempo que você está disposto a investir.

A maioria dos artigos básicos sobre como lucrar com Instagram vai dizer algo óbvio como: publique anúncios! Anuncie produtos! Cultive uma base de seguidores!

Veja bem, concordo com tudo isso. Até escrevi um artigo que explica como conseguir mais de 300 seguidores por dia. Isso mesmo, por dia.

Mas honestamente, a maioria só quer mesmo uma coisa com Instagram: fazer dinheiro.

Como ir de zero a muita grana usando táticas simples?

Vamos ver agora.

Tática 1 – venda as suas fotos

Fotos de banco de imagens estão fazendo sucesso atualmente.

Se você tem um blog ou qualquer tipo de site, boas chances de você já ter usado fotos de bancos de imagens em algum momento.

Há um tempo, topei com um site chamado Foap, que se autodenomina “a próxima febre em fotos de banco de imagens”.

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Foap está se tornando uma alternativa popular para marcas que querem outras opções além de pagar uma grana por fotos feitas por profissionais ou usar fotos medíocres (e quase sempre cafonas) de bancos de imagens.

Funciona assim:

  • Faça seu cadastro
  • Crie um perfil
  • Crie um portfólio com as melhores imagens que você quer vender
  • Você recebe $5 para cada imagem vendida (dá para vender a mesma imagem por um número ilimitado de vezes)

Veja como se cadastrar.

Clique em “Cadastre-se” na página inicial do site Foap.

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Selecione “Fotógrafo”, o que indica que você quer vender imagens.

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Depois, baixe da Apple App Store ou Google Play.

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Clique em “Instalar”.

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Pronto, o cadastro está feito e você pode começar a vender as suas fotos.

Uma informação sobre o Foap.

Você tem que ter habilidade com fotografia para fazer dinheiro.

Não dá para oferecer um conteúdo amador esperando grandes retornos.

Isso não vai acontecer, e qualidade é essencial.

Então recomendo que você desenvolva seu músculo de fotografia antes de tentar vender qualquer uma no Foap.

Se você tem a habilidade, vai fazer dinheiro.

Um recurso que você vai querer conhecer é o “Missões”.

Aqui, você pode se conectar com algumas da maiores marcas do mundo e tentar vender para elas as suas fotos.

Veja alguns exemplos das Missões que estão no Foap:

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Você vai enfrentar uma grande competição, mas existe uma chance de fazer uma grana.

Nesse caso, você receberia $100 caso sua foto fosse a escolhida.

Entretanto, algumas missões valem até $500.

O que eu gosto no Foap é que você não precisa ter muitos seguidores no Instagram para fazer dinheiro.

Inclusive, é uma das poucas técnicas onde é totalmente possível lucrar com ela, mesmo que você tenha um número mínimo de seguidores.

Para ter sucesso com essa técnica é só saber fotografar.

Além de tudo, o Foap pode ser uma boa fonte passiva de lucro.

Depois de fotografar e subir a sua foto, ela tem o potencial de continuar gerando dinheiro.

E por mais que você não vá ficar rico, existem muitos usuários do Foap fazendo milhares de dólares anualmente.

Tática 2 – Posts patrocinados

Vou começar com essa tática deixando claro que ela não é viável caso você não tenha um número expressivo de seguidores.

Se você só tem 350 seguidores, por exemplo, não vai funcionar.

No entanto, se você possui ao menos 5.000 seguidores, é bom considerar essa estratégia.

Funciona assim:

  • Você cria um post patrocinado no Instagram (pode ser foto ou vídeo)
  • Você inclui a hashtag da marca, menção ou link para promovê-la
  • Você compartilha com a sua audiência
  • Você é pago

Claro que esse é um resumo simples, mas funciona desde que você tenha muitos seguidores engajados.

Vou dar um exemplo para você ter uma ideia melhor de como posts patrocinados funcionam.

Há dois ano foi lançado Star Wars: O Despertar da Força.

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Para criar antecipação pelo lançamento, Lucasfilm e HP usaram posts patrocinados como parte importante da estratégia promocional.

Mais especificamente, pediram ao músico Rudy Mancuso para criar sua própria versão da música-tema de Star Wars.

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Aqui está ele, com o seu cachorro que parece muito com Chewbacca.

Como você pode ver, esse post recebeu mais de 66.000 likes!

Rudy não é uma celebridade tão grande quanto Kanye ou Taylor Swift, mas ele tem muitos seguidores.

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Ele conseguiu capitalizar em cima disso para receber um ótimo pagamento.

Não tenho certeza quanto exatamente, mas imagino que tenha sido excelente.

Isso não significa que você precisa ter milhões de seguidores para fazer posts patrocinados.

Mas precisa ter ao menos 5.000.

Felizmente, não é um número impossível de alcançar.

Com paciência, perseverança e, claro, ótimo conteúdo, é bem possível.

Veja este outro post que escrevi sobre como construir uma base turbinada de seguidores no Instagram.

Vai te mostrar o processo de atrair uma audiência sólida.

Encontrando oportunidades de posts patrocinados

Existe mais uma coisa importante que preciso discutir – como contatar marcas que estão querendo se promover no Instagram.

Uma das melhores maneiras para tal é usar sites como o Ifluenz.

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Esse é um site que conecta marcas a influenciadores.

As marcas preparam campanhas para promover seus produtos e serviços e pré-seleciona usuários influentes do Instagram.

Se você for pré-selecionado, você escolhe as marcas ou produtos que gostaria de promover em sua conta.

Depois, você tem até dois dias para postar uma foto da marca de maneira positiva.

Quando o post for validado, você vai ser pago.

Veja dois exemplos de campanhas de sucesso que saíram do Ifluenz:

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Essa é Nabilla Benattia, fazendo uma propagando sutil da marca Skinny Mint Teatox.

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Essa é Monique Trips, fazendo propaganda da GoPro.

Para começar, clique em “Sou um influenciador” na página inicial do site Ifluenz.

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Digite seu nome de usuário no Instagram para verificar se você pode participar.

Como já mencionei, você precisa ter ao menos 5.000 seguidores para ser aceito, além de um endereço válido de PayPal.

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Depois de verificado, você pode seguir com as configurações e começar a procurar marcas que você gostaria de promover.

Mas fica o conselho: não faça propaganda de qualquer marca.

Recomendo bastante que você escolha marcas relevantes nas quais você acredita.

Em outras palavras, não faça propaganda de porcarias só pelo dinheiro fácil.

Isso é importante para manter a sua credibilidade e aumentar a apreciação da sua conta a longo prazo.

Tática 3 – incite marketing através de reposts no Instagram

Vamos olhar agora para a outra ponta das táticas, onde você paga influenciadores para promoverem um produto.

Isso envolve o uso de reposts no Instagram, que são “um print de tela do perfil de um outro usuário postada na sua conta para mostrar apoio e expor o trabalho de outro usuário. Reposts podem melhorar a base de seguidores de um usuário e ajudam a propagar pequenos negócios e sites”.

Veja como aproveitar essa tática.

Primeiro, você precisa ter um produto afiliado para promover.

Se você ainda não está familiarizado com marketing afiliado, sugiro que veja este post no NeilPatel.com e este no Quick Sprout.

Esses posts vão te ensinar como o processo funciona e como fazer parte dele.

Algumas cadeias populares de afiliados onde você pode encontrar produtos incluem:

  • Clickbank
  • ShareASale
  • OfferVault

Ou você pode checar diretamente com as marcas para ver quais oferecem programas afiliados (muitas oferecem).

Agora que explicamos isso, escolha um produto para promover.

É óbvio que existem muitos critérios para examinar ao escolher um produto, mas no fim das contas, certifique-se da qualidade e de uma sólida taxa de conversão.

A maioria dos programas de afiliados irá fornecer algum tipo de métrica indicando a performance de um produto, se é boa ou ruim.

Por exemplo, Clickbank irá fornecer uma pontuação de gravidade, que mostra quantos afiliados receberam uma comissão ao promover o produto do vendedor nos últimos 12 meses.

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Comprando reposts

Veja o que fazer depois de encontrar um produto adequado.

Entre em Shoutcart.com.

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É um mercado onde você pode encontrar influenciadores de peso com grandes quantidades de seguidores, e comprar “reposts” deles.

É uma maneira muito eficiente de propagar um produto afiliado num período curto de tempo sem ter que fazer todo o trabalho pesado.

Funciona assim.

Você navega pela lista de influenciadores do Instagram no Shoutcart para encontrar quem está no nicho onde o seu produto irá encaixar.

Veja alguns exemplos.

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Depois, é só procurar pelo influenciador com o alcance que você quer e dentro da sua faixa de preço.

Reposts têm preços bem baratos, como $5, e bem caros, na faixa das centenas de dólares.

Você também pode usar ferramentas para refinar a sua busca.

Por exemplo, dá para buscar por categoria.

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Ou você pode selecionar o mínimo de seguidores que um influenciador possui ou a pontuação de qualidade de um (isso determina a autenticidade de likes e seguidores de uma conta).

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Examinando estatísticas importantes

É o seguinte.

Você não quer comprar reposts de qualquer um.

É bom observar alguns pontos quanto procurar por um influenciador:

  • O número de seguidores
  • Número de likes que uma conta recebe por post
  • A bio e a descrição da conta

Acho que este artigo do IFTI SEO acerta em cheio ao explicar que tipo de estatísticas procurar.

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Resumindo: 50.000 seguidores deve ser o mínimo, e você tem que procurar por muito engajamento.

Já que não funciona se ninguém estiver engajado com a conta no Instagram.

Depois de encontrar a escolha perfeita, adicione o influenciador ao seu carrinho, crie o seu pedido, agende e pague.

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Pronto.

Você deve receber uma torrente de tráfego.

E se você escolheu o produto certo, verá ótimos números de vendas.

A partir daí, é só repetir o processo com diferentes combinações de produtos e influenciadores.

Quero deixar claro que existem outras alternativas ao Shoutcart.

Vale checar  Buy Sell Shoutouts e Plug Hype.

Todas operam sobre a mesma premissa, mas possuem políticas e recursos ligeiramente diferentes.

Comprando reposts x PPC

Essas duas táticas têm base na mesma ideia.

Pagar por exposição imediata e colocar o produto na frente de uma grande audiência.

E o que me agrada nos reposts é essa grande audiência que você pode atingir da noite pro dia.

Mesmo que o custo inicial dessa tática seja maior que o PPC, o retorno pode ser muito maior.

Vou explicar melhor.

Você pode pagar por um único influenciador de Instagram $30 por um repost.

Isso provavelmente vai custar bem mais do que alguns cliques de PPC. Fato.

Mas você pode potencialmente colocar o produto promovido na frente de meio milhão de pessoas ou mais prospecções.

Pensando assim, comprar reposts pode ser bem melhor em termos de custo-benefício.

Tática 4 – Venda da sua própria loja online

Essa tática é a que demanda mais, em termos de tempo investido.

Mas também é a que pode dar o maior retorno.

Veja o processo desta tática.

  • Abra uma loja online (ou seja: venda roupas no Zazzle, venda produtos no Shopify or Etsy)
  • Crie uma conta no Instagram ao redor do seu nicho
  • Coloque seus produtos em sua conta no Instagram
  • Ganhe dinheiro

E é isso que eu amo na internet.

Criou uma grande quantidade de oportunidades para aqueles que são espertos o suficiente para tirar vantagens dos recursos certos.

Por exemplo, existem empresas de impressão que funcionam por encomenda, como a Zazzle, onde você pode desenhar as suas próprias roupas, chapéus, adesivos, etc, sem nenhum investimento e nenhum custo absurdo.

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Você pode usar outros recursos gratuitos, como redes sociais, para promover seus produtos e criar um nicho para se vender.

Já ouvi de gente que está fazendo uma boa grana por mês com esse modelo de negócio.

Um ótimo exemplo

Quero mostrar uma conta específica de Instagram que está arrepiando.

Se chama Doug the Pug.

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Como o nome diz, é sobre um dos pugs mais bacanas e fofinhos da internet, Doug.

A conta mostra a vida de Doug e leva seus seguidores nas aventuras do pug.

Em março de 2017, Doug the Pug já estava com 2,4 milhões de seguidores.

O Doug já tem seu próprio livro, Doug the Pug: King of Pop Culture, o que é impressionante quando levamos em conta que ele não pode escrever.

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Também tem a Loja Oficial do Doug the Pug, com camisas, chapéus, canecas, bonecos e outros produtos.

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Ele faz até aparições pelo país.

Resumindo, o dono do Doug criou uma marca imensa.

E adivinha só?

Tudo centrado na página de Instagram.

Com 2,4 milhões de seguidores, pode apostar que estão direcionando tráfego válido para a loja e recebendo uma boa grana por isso.

Eu mesmo acho que esse é um exemplo incrível de como Instagram pode ser usado para construir do zero uma marca.

Também acredito que Doug the Pug é um exemplo que você pode usar para lançar a sua própria marca e vender da sua loja online.

É só usar a criatividade com um ângulo interessante que vai incitar as pessoas a investirem na sua marca.

Há muito tempo investido, sem dúvida nenhuma, mas há muito lucro depois de estabelecar uma audiência grande e cativa.

A melhor parte: todas as maneiras diferentes de monetizar a sua marca depois.

Conclusão

Realmente acredito que o Instagram está atrelado a muitas oportunidades de fazer dinheiro.

Sucesso demanda o uso de ferramentas certas e em conjunção umas com as outras.

Quer seja vendendo fotos, posts patrocinados, pagar por exposição via reposts ou vender da sua própria loja online, existem muitas opções para usuários com diferentes números de seguidores.

E com uma grande audiência que só vai aumentando, o Instagram deve continuar a ser uma ótima plataforma para fazer dinheiro ao longo dos próximos anos.

Você consegue pensar em outras maneiras de monetizar o Instagram? Quais são as suas dicas mais lucrativas?

AVALIE GORA MESMO!
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