Link building é o processo de coletar ou “ganhar” links de sites externos para o seu site.
Gerar links de qualidade é mais importante hoje do que nunca.
Segundo uma pesquisa do Moz, o link building foi responsável 14,83% de todos os fatores de ranqueamento de pesquisa em 2015. Desde então, esse número cresceu para 17,31%.
Isso significa que os links são essenciais para chegar às posições mais altas das páginas de resultados dos mecanismos de busca (SERPs).
De fato, segundo o Backlinko, o número de links externos que você tem afeta diretamente sua posição no Google.
Quanto mais backlinks você tem, melhor sua posição. No entanto, a média de backlinks necessário para chegar à primeira posição é 35.000.
Parece muito, certo? É preciso dedicar bastante tempo e trabalho para obter tantos links.
Mas você terá uma chance melhor de ganhar exposição para expandir sua receita se sua marca aparecer em uma das primeiras posições.
Até mesmo passar da terceira para a primeira posição pode significar milhares de cliques a mais.
Um CTR mais alto significa mais tráfego valioso de visitantes reais que podem impulsionar sua empresa, comprar de você ou te ajudar a cumprir suas metas.
Rankings mais altos originados de backlinks também mostram às pessoas que você tem um alto nível de autoridade e influência em sua indústria.
Você poderá gerar muitos backlinks para a vida toda usando essas nove táticas de link building evergreen que nunca sairão de moda.
1. Comece com conteúdo de qualidade
Antes de começar a tentar ganhar backlinks para seu site, você precisa dar às pessoas uma razão para compartilhar os seus links.
É por isso que uma boa estratégia de link building sempre deve começar melhorando seu conteúdo.
Crie alguns posts de blog (ou artigos) de qualidade sobre um tema relacionado à indústria que seja interessante para os seus consumidores em geral.
Os backlinks orgânicos vão começar a aparecer na medida em que seu texto atrai atenção. Se você escrever sobre alguma coisa interessante e valiosa, as pessoas vão perceber.
Se você prestar atenção aos detalhes e adicionar contexto suficiente, as pessoas vão compartilhar seu conteúdo por vontade própria.
Crie conteúdos longos, elaborados e com muita qualidade.
Não tente enrolar ou colocar palavras-chave onde elas não fazem sentido. As pessoas vão perceber isso e perder confiança em você. Foque na legibilidade.
Tente criar posts com pelo menos 1.142 palavras. Segundo o Marketing Profs, essa é a extensão média de um post de blog típico em 2017.
Se você precisa de ideias originais para conteúdo, experimente usar uma ferramenta como o AnswerThePublic.
Você pode até fazer uma enquete no seu site ou criar uma pesquisa no Twitter perguntando aos seus seguidores que tipo de conteúdo eles estão interessados em ver.
Quanto mais trabalho você colocar em seu conteúdo, mais impulso ele vai ganhar. Se ele virar tendência ou viralizar, o resultado será uma chuva de links de muita qualidade.
Depois você pode reaproveitar o conteúdo para ter o máximo de exposição.
2. Reaproveite seu conteúdo
Fazer brainstorming para encontrar ideias de conteúdo novas e originais pode ser difícil e tomar muito tempo.
E talvez leve um tempo até que você saiba se seu público está ou não interessado em um tema específico sobre o qual você escreveu.
Mas a boa notícia é que você pode reciclar grande parte dos conteúdos que você já aperfeiçoou, pegando posts de blog ou artigos populares e transformando-os em outra mídia.
Por exemplo: pegue alguns posts de blog relacionados e transforme-os em um PDF ou e-book, que pode ser enviado a um site como o Scribd.
Você pode até criar vídeos e basear o conteúdo em informações de posts do seu blog, como eu faço. E então publicá-los no YouTube.
Organize e combine vídeos em playlists para que os espectadores encontrem seus vídeos e naveguem em seu acervo facilmente.
Você pode até escolher uma abordagem diferente e transformar seus posts em podcasts do iTunes, checklists ou grande roundups de conteúdo.
Depois, crie links retornando ao conteúdo original que você utilizou para transformar conteúdo novo em vídeos (ou mesmo alguns e-books).
Um benefício extra de reaproveitar conteúdo é que isso vai te poupar dinheiro.
Produzir conteúdo “linkável” é caro. Custa dinheiro, recursos e trabalho duro.
Ao reaproveitar conteúdo, você pode criar vários itens a partir de um artigo original, aumentando o alcance e o número total de backlinks obtidos a partir dele.
O link building com links quebrados é outra tática de link building evergreen que nunca sai de moda.
3. Dedique algum tempo ao link building de links quebrados
Uma técnica de link building evergreen que funciona com certeza é o link building de links quebrados.
Links quebrados são links que não estão mais disponíveis. Quando você navega até um link quebrado, vai ver alguma coisa assim:
Ou uma mensagem mais tradicional, como esse “Error 404”:
Webmasters estão sempre procurando formas de identificar e consertar links quebrados, porque eles não são bons para melhorar a experiência do usuário.
Ninguém quer clicar em um link para mais informações apenas para ser redirecionado para uma página morta.
É por isso que pode ser útil encontrar um site em seu nicho ou indústria, identificar links quebrados nas páginas dele e enviar uma mensagem ao webmaster deles avisando-o sobre os links quebrados.
Depois peça a eles um link para o seu site em troca da ajuda.
Mas apena sugira links de substituição similares ao conteúdo para os quais a página originalmente tinha links.
Sugerir um link direto para sua página de vendas não é uma boa ideia.
Você pode encontrar links quebrados em qualquer site, inclusive o seu, usando uma ferramenta como o Power Mapper.
Essa técnica vai gerar links muito mais rápido do que pedir a sites que testem seus produtos ou serviços e escrevam avaliações.
Pense nisso como uma abordagem “uma mão lava a outra”.
O guest posting é outra tática de link building evergreen que chegou para ficar.
4. Faça guest posts para outros sites
Os velhos guest posts provavelmente nunca vão sair de moda.
Eles são uma das formas mais úteis de gerar tráfego e obter backlinks.
Publique guest posts em sites relacionados à sua indústria ou nicho. Peça ao dono do site onde você está publicando o guest post para escrever um para o seu site também.
Mais pessoas verão seu nome, biografia e links, o que significa mais tráfego para vocês dois. Todo mundo ganha.
Essa é uma das razões pelas quais eu escrevo guests posts sempre que possível. Aqui está por exemplo um que eu escrevi para o Search Engine Journal.
A maioria dos sites para os quais você escrever guest posts provavelmente vão promovê-los em suas redes sociais, o que significa ainda mais engajamento.
Além disso, as pessoas vão querer trabalhar com você ainda mais quando souberem que você já ganhou alguns backlinks.
Se você não sabe como se aproximar de alguém para perguntar se pode fazer um guest post no site dele, faça alguns outros tipos de outreach primeiro.
5. Faça outreach
Influenciadores já têm um público e podem direcionar tráfego para o seu site, te dando mais chances de obter backlinks.
Uma boa forma de começar a fazer outreach é coletar opiniões ou histórias para um artigo.
Digamos que você queira escrever um post sobre recomendações de livros de especialistas em marketing de conteúdo, como fez o Content Marketing Institute.
Faça contato com especialistas em marketing de conteúdo influentes e pergunte as opiniões deles. Depois, adicione links para os sites ou páginas deles nas mídias sociais em troca das citações deles.
A expressão popular “quem dá também recebe” está correta. A maioria das pessoas vai se interessar em responder se souber que vai ganhar um link para seu próprio site.
Elas provavelmente vão compartilhar seu artigo com o público delas nas mídias sociais para receber atenção.
Lembre-se de enviar emails para colaboradores informando-os quando seu artigo for publicado, para que eles saibam onde encontrá-lo.
Se você não tiver certeza de como encontrar pessoas com influência na sua indústria, experimente usar uma ferramenta para te ajudar nisso. O Followerwonk é uma excelente opção para começar.
Você pode pesquisar biografias, comparar usuários, analisá-los e mais.
E melhor ainda: você pode pesquisar influenciadores por local, nome ou URL.
O BuzzSumo é outra ferramenta excelente para identificar influenciadores.
É só inserir as palavras-chave relacionadas à sua indústria e pesquisar as biografias ou o conteúdo compartilhado para encontrar o influenciador certo para você.
Mas não se esqueça dos infográficos e das imagens de qualidade. Eles também são uma técnica de link building evergreen.
6. Crie infográficos e imagens de alta qualidade originais
Talvez você ache que os infográficos são utilizados em excesso. Mas eles podem adicionar valor aos seus posts de blog ou guest posts.
Além disso, se você incluir um infográfico em um guest post sem que isso seja solicitado, a pessoa para quem você está escrevendo provavelmente vai ver isso como uma vantagem adicional.
Infográficos são fáceis de entender e compartilhar nas mídias sociais.
E são também bem difíceis de ignorar. Veja só esse exemplo.
As cores, ilustrações e gráficos fazem com que ele realmente se destaque.
E aqui está a melhor parte sobre os infográficos: você pode adicionar links a eles, direcionando usuários a outras áreas do seu site.
Como talvez você já saiba, imagens originais são tão importantes em conteúdos quanto infográficos.
Mas elas são também uma ferramenta oculta de link building.
Esse é um dos motivos que me leva a tentar incluir muitas imagens originais em todos os meus posts de blog.
Se suas imagens originais forem valiosas, outras pessoas vão usá-las e adicionar links para você nos artigos delas.
Comunidades em blogs e fóruns também podem gerar links para você.
7. Ofereça fóruns
Fornecer uma comunidade estável para o seu público é uma estratégia de link building evergreen comprovada.
Essa é uma forma simples de gerar tráfego de referência, já que as pessoas vão se reunir em blogs e fóruns de comunidades para fazer perguntas, publicar respostas e se comunicar.
Além disso, por que não oferecer aos seus seguidores fiéis um local onde eles possam se conectar, compartilhar dicas e discutir o que você tem a dizer?
Crie algumas áreas em seu site onde comunidades ativas podem florescer, e lembre-se de usar links para fóruns relacionados e blogs populares em cada área.
Ative os comentários em todos os seus posts para que os usuários possam se comunicar com você.
Engaje seus visitantes para que eles não se esqueçam do seu site e eles terão uma probabilidade maior de compartilhar seu link com amigos.
Inclua em suas respostas um ou dois links relacionados à pergunta ou comentário do usuário, de forma coloquial (quando possível).
O Moz tem um fórum de comunidade excelente que pode servir de modelo para o seu.
A participação em uma comunidade é uma solução muito fácil que pode te ajudar a ganhar um grande número de seguidores conectados e engajados para gerar links para você.
Compartilhe seus próprios links nas mídias sociais para fazer link building você também.
8. Aproveite o poder das mídias sociais
As mídias sociais afetam os rankings de pesquisa, porque os links gerados a partir de tweets ou posts do Facebook têm um desempenho melhor nos SERPs.
Assim, quanto mais tweets um link tiver, por exemplo, mais alta será a posição dele.
E não foque somente nos básicos, como Twitter ou Facebook.
Tente ganhar algum impulso em um site como o Reddit. Segundo o Statista, ele tem mais de 1,5 bilhão de visitantes em mobile e desktop a cada mês.
Se você alcançar um grande público em uma plataforma como o Reddir, com um post que inclui um link para o seu site, os usuários vão divulgar seu site por você rapidamente.
Foi exatamente isso que aconteceu com Jimmy Hickey, fundador da Findlay Hats, quando ele compartilhou um post no Reddit sobre sua empresa. O post viralizou e hoje tem mais de 33.000 upvotes.
Compartilhar conteúdo nas mídias sociais é uma excelente tática de link building evergreen, porque o Google usa sinais sociais diretamente para os rankings.
Para atrair o máximo de atenção possível, experimente promover uma competição para engajar seu público e aumentar o número de links levando ao seu site.
Troque um prêmio por um link, ou peça aos seus seguidores para compartilhar seu tweet (contendo seu link) para participar do sorteio.
Mas não deixe de promover o link building logo depois que a competição estiver concluída.
Mostre no site quem foi o vencedor, para que os vencedores criem mais um link ao mostrarem suas conquistas.
Finalmente, independente das táticas de link building utilizadas, você sempre deve rastrear seus backlinks.
9. Rastreie seus backlinks
Você provavelmente já está monitorando suas palavras-chave para ver o desempenho delas e poder otimizá-las corretamente.
Mas você sabia que deve fazer o mesmo com backlinks?
Com uma ferramenta de rastreamento, você pode ver quantas pessoas clicaram em seus links e visitaram seu site, calcular seu ROI a partir desses links e mais.
Dessa maneira, você vai saber exatamente que links estão dando bons resultados e que links podem melhorar.
Experimente usar uma ferramenta como o SEMrush para rastrear links de um local.
Monitorar backlinks também pode te ajudar a determinar que concorrentes estão ranqueando as palavras-chave que você quer em posições altas.
Depois, descubra quem está gerando backlinks para seu concorrente e peça a ele alguns backlinks. Como discutimos anteriormente, tente encontrar links quebrados na página deles para trocar por um link para sua página.
Monitorar seus links e backlinks em mobile é um elemento crítica da sua estratégia de link building.
Use uma ferramenta como o Ahref’s Rank Tracker para visualizar os rankings mobile para seus links (ou para os links do seu concorrente).
Você pode até ver o histórico de posições mobile dos seus links (ou dos links do seu concorrente), para ver como ele mudou ao longo do tempo e como ele pode mudar no futuro.
Ao investigar os links de um concorrente, você poderá identificar oportunidades de link building que ele deixou passar e integrá-las à sua própria estratégia.
Ao monitorar seus próprios links, você saberá quais precisam ser otimizados e quais já têm um bom desempenho.
Conclusão
Backlinks são uma forma garantida de melhorar seu ranqueamento.
E o link building é mais importante hoje do que nunca. Assim, você precisa criar um planejamento duradouro.
Para aperfeiçoar uma estratégia de link building evergreen, comece confirmando se seus conteúdos são da melhor qualidade possível.
Faça posts de blog mais longos e não estique o texto de forma sem sentido ou use palavras-chave demais.
Reaproveite conteúdos de alta qualidade transformando-os em e-books, vídeos, podcasts e mais, para otimizar o número de links que você obtém a partir de um post.
Encontre links quebrados nos sites de outras pessoas em sua indústria e mostre-os ao webmaster. Peça um link contextual para o seu site em troca de cada link morto que você encontrou.
Escreva guest posts nos sites de outras pessoas e peça que elas publiquem guest posts no seu site, para ganhar o máximo de exposição.
Use infográficos e imagens originais em seus posts. Outras pessoas vão querer incluí-los em artigos, e assim vão criar links para suas imagens.
Lembre-se de aproveitar o poder das mídias sociais, compartilhando seus links em todos os seus perfis. Promova uma competição para fazer seus seguidores geraram links para você.
Finalmente, monitore todos os seus backlinks para que você saiba exatamente como está sua estratégia de link building e as estratégias dos seus concorrentes.
Na sua opinião, qual é a melhor estratégia de link building evergreen?