A publicidade paga tem sido uma tática confiável para a obtenção de clientes.
Quando o retargeting explodiu, os anúncios ajudaram as empresas em crescimento a aumentar o valor e tempo de vida do cliente, reduzir a rotatividade e o abandono de carrinhos de compra.
Infelizmente, a publicidade paga está se tornando menos efetiva.
Aproximadamente 200 milhões de pessoas usavam ad blockers em 2015. Hoje, mais de 615 milhões de dispositivos possuem bloqueadores de anúncios.
Aproximadamente 11% da população mundial conectada bloqueia anúncios online.
E não apenas no desktop – também há aplicativos de bloqueio para dispositivos móveis.
Isso pode trazer uma experiência online melhor para os clientes, mas causa problemas para as marcas, que dependem principalmente de anúncios pagos para alcançar clientes atuais e novos.
Como você contorna o problema do bloqueio de anúncios?
O marketing de conteúdo para pequenas empresas é a resposta.
O que é o marketing de conteúdo?
Quando você ouve falar em “marketing de conteúdo”, provavelmente pensa em blogs, artigos e talvez em mídias sociais.
Mas é muito mais que isso.
A definição de marketing de conteúdo para uma pequena empresa é mais do que apenas o formato do conteúdo.
O marketing digital é uma estratégia de longo prazo que usa conteúdo (em vários formatos) para construir um relacionamento mais forte com o seu público, capturando a sua atenção, melhorando o engajamento e o recall da marca.
A Fractl mostra uma série de benefícios do marketing de conteúdo em vários estágios do funil de vendas.
Enquanto a publicidade paga é projetada para obter algo da audiência e, em última análise, converter uma perspectiva em um cliente, o marketing de conteúdo e redes sociais para pequenas empresas é todo sobre fornecimento de valor e dar algo ao público para gerar confiança.
Confira algumas das formas que as empresas podem utilizar conteúdo digital em seu marketing:
Essa não é uma lista realmente completa das oportunidades que você pode usar em sua estratégia de marketing de conteúdo.
Convince and Convert divulgaram uma lista de 105 tipos de conteúdo que você pode usar em seu calendário editorial. Isso prova que não há escassez de maneiras de fazer marketing digital para pequenas empresas.
Claro, você não precisa usar todas elas.
Profissionais de marketing B2B usam uma média de 8 táticas de marketing de conteúdo.
Você só precisa saber qual o mix de conteúdo que funciona especificamente com a sua audiência.
O marketing de conteúdo realmente funciona para pequenas empresas?
Essa é de longe uma das perguntas que eu mais ouço de empresas pequenas ou em crescimento.
Claro, muitas vezes ouvimos falar de grandes marcas produzindo toneladas de conteúdo incrível, e geralmente elas são usadas como exemplo de como fazer marketing de conteúdo.
Mas marcas como Nike, IBM, Apple e grandes companhias aéreas têm grandes orçamentos e recursos para produzir conteúdo de qualidade.
Você pode ver um ROI positivo ao usar marketing de conteúdo à sua estratégia?
Absolutamente.
E você não precisa de uma tonelada de dinheiro para fazer marketing digital para pequenas empresas.
O que os pequenos empresários precisam perceber é que 70% dos consumidores preferem conhecer uma marca através de um artigo do que qualquer outro tipo de propaganda.
E muitos desses clientes estão procurando ativamente esse conteúdo.
Mas você não sabe como começar ou sobre o que escrever?
Tudo bem. Você não está sozinho.
Se você não tem certeza de como fazer isso, você pode terceirizar o marketing digital para obter seus benefícios.
O marketing de conteúdo se tornou um investimento tão lucrativo para empresas de todos os tamanhos que 73% das marcas hoje contrata alguém para gerenciar sua estratégia de marketing.
Ao invés de fazer você mesmo e se sobrecarregar, você pode contratar ou terceirizar pessoas que sabem como gerenciar os seus recursos para conectar-se com o seu público e segmentar conteúdo para mover seus potenciais clientes através do seu funil.
Os resultados valem o investimento. Aqui estão 8 razões pelas quais sua pequena empresa deve investir em marketing de conteúdo.
1. Grande retorno com baixo investimento
Mesmo se você terceirizar seu marketing de conteúdo ou contratar alguém para produzi-lo para você, ainda é muito mais barato que outras formas de publicidade.
Na verdade, marketing de conteúdo normalmente custa em média 62% menos que os métodos tradicionais de publicidade.
Dados divulgados pela Vertical Measures mostram a grande diferença nos custos entre o outbound e o inbound marketing.
Além do custo reduzido, o marketing de conteúdo gera consistentemente 3 vezes o número de leads.
E não esqueça que esses leads são parte de uma grande coleta de tráfego, que traz novos clientes, compartilhamento e uma grande visibilidade da sua marca.
Mesmo que o tráfego seja um tipo de métrica de vaidade e não deva ser seu único ponto de medição para o sucesso do seu marketing de conteúdo, ainda é algo para se ficar de olho.
Para pequenas empresas, fazer marketing de conteúdo é um meio econômico para se obter resultados.
Caso em questão: email marketing.
O email é uma forma de marketing de conteúdo que oferece resultados mais amplos e altamente focados, com um dos melhores ROI.
De acordo com dados divulgados pela Campaign Monitor, campanhas de email altamente focadas usando listas segmentadas podem gerar até 760% mais receita que campanhas de email tradicionais.
Isso é uma prova do poder do marketing de conteúdo quando é personalizado, segmentado e colocado na frente do cliente certo, na hora certa e com a mensagem correta.
2. Meios de promoção sem se vender
Seus clientes lhe seguem nas mídias sociais e se inscrevem em suas atualizações porque querem ouvir falar de você.
Eles desejam suas ofertas especiais, promoções, informações e o que mais você oferecer.
O que eles não querem é uma enxurrada de promoções, 24 horas por dia, todos os dias.
Embora seja verdade que seus produtos e serviços são uma solução valiosa para o seu público, ele tem outros problemas além dos diretamente relacionados ao seu produto e serviço.
O marketing de conteúdo permite que você forneça um valor significativo além dos seus produtos, dando aos clientes mais razões para prestar atenção em você.
O Monetate é um excelente exemplo de como uma pequena empresa pode crescer provendo um valor sério com seu marketing de conteúdo.
A empresa criou uma equipe pequena e focada para produzir conteúdo. A estratégia era simples: não se fala sobre o Monetate.
Ao invés disso, a equipe adotou uma abordagem jornalística para compartilhar o que era mais importante para o público além das suas próprias soluções.
Como resultado, as visitas cresceram 255%, as visitas únicas aumentaram em 353%, e 46% do tráfego da marca vinha de referências.
3. Exponha o seu negócio para novos clientes em potencial e a um público maior
Notícias ainda estão no topo dos conteúdos mais compartilhados entre os usuários da internet, mas estão longe de serem os únicos.
Quando você escreve conteúdo de alta qualidade, seu público perceberá isso e é muito mais provável que ele compartilhe.
Dê uma olhada nesse gráfico da Fractl. Ele mostra os compartilhamentos médios por mês em diferentes mercados, com base nos 220.000 itens de conteúdo mais compartilhados durante um período de 6 meses.
Uma vez que você colocou um artigo no ar, ele continua a lhe fornecer tráfego ao longo do mês sem nenhum custo. Cada compartilhamento coloca sua marca e conteúdo em frente a uma audiência crescente.
Compare isso com a publicidade paga, onde o alcance sessa completamente assim que a campanha para de receber verba.
Basta ver o que a Pepe Jeans conseguiu expandindo seu marketing de conteúdo.
Quando a empresa melhorou sua frequência de postagem social e começou a criar conteúdo mais localizado para regiões geográficas específicas, viu um impulso de 48% no engajamento e aumentou sua base de fãs para mais de 2 milhões de seguidores.
Esse tipo de crescimento não acontece sozinho, então você precisará de uma estratégia e uma lista de checagem para ajudar a planejar o seu marketing de conteúdo para obter os melhores resultados.
4. Melhore a confiança dos clientes através da nutrição de leads
Como você convence seus clientes a fazerem mais compras individuais? E como fazer com que eles fiquem mais tempo com você, melhorando o tempo de vida dos clientes?
Você nutre esses clientes e leads.
De acordo com a Marketo, as marcas que se destacam na nutrição de leads gastam cerca de um terço a menos no seu marketing enquanto geram aproximadamente 50% mais leads com as suas campanhas.
E essas conversões tendem a gastar mais também. Clientes nutridos fazem compras 47% maiores do que qualquer outro tipo de consumidor.
Infelizmente, quase metade das empresas afirmam que seus leads exigem um longo período de nutrição antes de estarem prontos para uma decisão de compra.
Como você nutre leads?
Com marketing de conteúdo.
Conteúdo é fundamental para melhorar a confiança dos consumidores. À medida em que eles começam a confiar em você, eles não só estarão mais dispostos a compartilhar seu conteúdo, mas também a voltar para obter mais informações.
E à medida em que a frequência de visualização e compartilhamento de conteúdo aumenta, o mesmo acontece com o engajamento e recall da marca.
Dados da Accenture mostram que os clientes querem conteúdo personalizado, e que é mais provável que eles comprem quando o conteúdo é assim.
Esse conteúdo personalizado também ajuda os consumidores a lembrar da sua marca, identidade e o valor que você fornece.
Seu marketing de conteúdo se torna um ciclo de feedback positivo que beneficia você e os seus clientes.
Isso é confirmado pelos dados da NewsCred Insights, onde uma pesquisa mostrou que conteúdo relevante e de alta qualidade voltado para uma audiência específica resultou em clientes atuais e em potencial que passaram mais tempo nos sites pesquisados.
Com o tempo, esse engajamento e exposição da marca aumentam o reconhecimento, as vendas e a nutrição transforma os leads em clientes fiéis.
5. Aumente a visibilidade de pesquisa orgânica
Criar uma tonelada de conteúdo útil e de qualidade é ótimo, mas adianta ser bom se ninguém está vendo?
Sua pequena empresa pode competir com todas as outras marcas (incluindo marcas empresariais) que já dominam o campo de pesquisa?
O gráfico acima é de 2015. O mais recente relatório de tendências de marketing de conteúdo da CMI mostra que 70% dos profissionais de marketing planejam criar mais conteúdo do que nunca agora.
Não deixe isso intimidar você.
Porque o tamanho da sua empresa não tem absolutamente nada a ver com o conteúdo que você usa para melhorar seus resultados de busca.
O que importa é a qualidade, relevância sobre o assunto e uma série de outros fatores-chave.
E eles estão quase todos sob seu controle, como provam outras pequenas empresas que criaram um grande pedaço do seu mercado através do marketing de conteúdo.
O mesmo conteúdo que levou a Strolleria ao topo da busca orgânica.
A Strolleria vende equipamentos para bebê high-end pela internet, operando de uma loja em Scottsdale, Arizona. Como uma pequena empresa local compete com as principais marcas que vendem produtos similares?
Com marketing de conteúdo.
A empresa focou em uma estratégia de engajamento e educação do consumidor, criando comparativos de produtos e guias de compras para educar clientes em potencial.
Esse conteúdo então é promovido para a sua audiência através de canais orgânicos, bem como canais de mídia social paga.
O resultado?
A Strolleria tem listas de 1ª página de vários de seus itens de conteúdo, como “UPPAbaby VISTA vs. City Select,” o que atrai centenas de visualizações por mês.
Durante as promoções de férias como a Black Friday, sua landing page de carrinhos de bebê superou os grandes varejistas e trouxe recordes de vendas para a empresa.
6. Solidifique a imagem da sua marca como um recurso chave
Se eu lhe perguntasse quem são as autoridades em seu mercado, você provavelmente poderia nomear pelo menos uma, se não mais.
Sua mente vai imediatamente às marcas e indivíduos que você vê com mais frequência compartilhando conteúdo de qualidade em sites de autoridades – incluindo os seus próprios.
É assim que a mente do seu cliente também funciona.
Seus clientes agradecem pelo serviço e e as soluções que você fornece, mas quando você aumenta o valor que você traz, se posiciona como um recurso chave no qual se precisa prestar atenção.
Quanto mais seus clientes lhe procurarem pelos seus recursos, mais provável que eles voltem a você quando chegar a hora de fazer uma compra
Você se torna uma autoridade e um recurso confiável para eles. E, mais importante ainda, você ganha a sua confiança.
Foi assim que a Prestwick House encontrou sucesso com seu marketing de conteúdo.
Ao analisar o seu funil, a editora educacional descobriu que, apesar da otimização para as vendas, não forneciam nada de valor ao seu principal grupo de clientes: os professores.
Então a Prestwick criou um centro de recursos.
Essa biblioteca estava repleta de conteúdo gratuito, incluindo pôsteres, planos de aula, e-book e jogos suplementares, que os professores poderiam usar.
Depois do lançamento do programa em 2015, as visitas ao site dobraram de 34.000 para 70.000, com mais de 200.000 recursos grátis baixados pelos professores.
7. Conteúdo pode ser uma importante isca digital para empresas em crescimento
Fornecer conteúdo para o seu público e tornar-se um recurso confiável é ótimo para a visibilidade e o tráfego. Se você estiver produzindo conteúdo de qualidade de forma consistente, então você verá um crescimento constante no número de leads que você gera também.
Isto é especialmente verdadeiro se você mapear a sua estratégia de marketing de conteúdo para espalhar esse conteúdo em todas as etapas da jornada do comprador, particularmente no topo do funil.
O conteúdo certo irá alimentar a captação de novos clientes, e com uma isca digital atraente, você pode capturar mais leads.
Um estudo da HubSpot descobriu que as empresas que fornecem novos conteúdos consistentemente em seu blog obtém até 126% mais leads do que as empresas que não possuem um blog.
A Rehab Financial Group usou essa abordagem de conteúdo para aumentar o tráfego orgânico, bem como os leads.
Em um esforço para aumentar a geração de leads, ela se associou a uma empresa digital para criar um guia online detalhado, chamado Flipping Houses 101.
Usando dados de consumidor, eles foram capazes de fazer um guia que respondesse as dúvidas mais pertinentes do seu grupo ao mesmo tempo em que fornecem informações sobre todo o processo de procurar uma casa.
Eles usaram a abordagem de fornecer um recurso de valor primeiro, e depois usar isso como uma peça de marketing de conteúdo para gerar leads.
Como resultado, a RFG viu um aumento de 5,000% no seu tráfego orgânico e um aumento nas vendas de 110%.
Esse é o exemplo perfeito de como o marketing de conteúdo pode ser usado de uma forma que não só promove o seu negócio, mas fornece valor aos seus clientes.
Isso faz de você o recurso mais atraente na hora de tomar uma decisão de compra.
8. Mantenha seu site novo e relevante
“Conteúdo de qualidade” é um termo nebuloso, porque o que é considerado qualidade para um pode não ser qualidade para outro.
E não é necessariamente o contexto ou a profundidade do conteúdo que o Google examina quando determina sua relevância e posição nas buscas.
Ele também está olhando para o frescor do seu conteúdo.
Quando os motores de busca como os do Google pontuam conteúdo, eles usam um score de frescor com base em uma série de fatores, como:
- Quando foi a 1ª vez que o conteúdo surgiu
- Com que frequência ele é atualizado
- Mudanças no contexto central do conteúdo
- Com que frequência o conteúdo muda
- A taxa de crescimento de links de entrada para o conteúdo
- Métricas de tráfego e engajamento
Quando você produz regularmente marketing de conteúdo para pequenas empresas, você está produzindo um fluxo contínuo de conteúdo fresco, junto com atualizações e e novos links apontando para conteúdo mais velho.
Quando o Google tem que pesar qual conteúdo exibir para os seus usuários, isso pode aumentar as chances do seu conteúdo ser selecionado ao invés de um feito pela concorrência.
Mas não basta ter conteúdo fresco. O conteúdo que você criou também precisa ser relevante para o seu público e fornecer valor real.
Caso contrário, você corre o risco de cair em um problema semelhante ao que quase tirou a Groove dos negócios.
A Groove é uma plataforma de help desk popular, mas nem sempre foi assim. Quando a empresa começou, eles foram direto ao marketing de conteúdo para garantir visibilidade e tráfego orgânicos. E eles agarraram toda a cota de mercado que puderam.
Pelo seu plano de conteúdo, você pensaria que eles fizeram tudo o que deveriam ter feito, mas houve apenas um problema.
A Groove não estava acertando o material que realmente importava para os seus clientes.
Eles apenas criaram um monte de posts que eles achavam que os clientes leriam.
Pausa constrangedora. Som de grilos ao fundo.
Apesar de ter um monte de conteúdo fresco e de qualidade sendo bombeado para os seus seguidores, os números mal saíram do lugar. A Groove estava escrevendo conteúdo que não atraía o seu público e isso estava claro em suas métricas de tráfego.
Então, eles tiraram um tempo para fazer perguntas. Ao passar tempo pesquisando as necessidades do seu público, encontrando as maiores dificuldades e ouvindo quais os problemas deles, conseguiram corrigir o curso do seu plano de marketing de conteúdo.
Uma vez que foi direto ao ponto e verdadeiramente relevante, essa estratégia para produzir conteúdo fresco se mostrou frutífera. Essa pequena empresa cresceu sua base de assinantes para mais de 250.000 seguidores gerando mais de US$ 5 milhões por ano.
Conclusão
Eu não consigo pensar em nenhum negócio que não se beneficie de mais tráfego de site, tráfego de sites recorrentes, um grande senso de confiança entre o cliente e a marca e uma redução no custo de aquisição de clientes e marketing.
A melhor parte do marketing de conteúdo para pequenas empresas é que ele não custa muito. Ele aproxima, gerando tráfego e leads constantemente. E é algo que o seu público está procurando ativamente.
Eles querem conteúdo.
Eles querem respostas para as suas perguntas mais pertinentes.
Pode muito bem haver grandes marcas fazendo conteúdo em vários mercados, mas isso não significa que você não pode competir. Você só precisa criar um conteúdo melhor e ser o recurso mais confiável para chamar a atenção do seu público.
Que tipo de táticas de marketing de conteúdo você usa em sua pequena empresa? Você já conseguiu algum sucesso com os seus esforços de marketing?