7 MOTIVOS PARA USAR FREELANCERS PARA ESCALAR SEU NEGÓCIO

Você quer vender um produto ou serviço mas não tem certeza sobre o que fazer para escalar seu negócio.

As opções de estratégia e táticas são muitas, de fato.

Bem, em uma década de experiência com marketing de conteúdo, posso dizer que já vi muitas empresas escalando negócios com sucesso usando conteúdo de qualidade para chamar atenção da audiência.

(Se “conteúdo de qualidade” pareceu vago para você, não se preocupe. Falarei mais sobre isso daqui a pouco).

Em uma das entrevistas para o TCC da minha especialização em marketing, o CMO de uma empresa de tecnologia (cujo nome vou preservar por questões de privacidade) reforçou: “Antes mesmo de lançar o produto já tínhamos uma centena de conteúdos prontos para publicar no blog.”

Essa empresa contava com um time de revisão e com uma empresa parceira, um marketplace de freelancers — que, por acaso, é dona desse blog em que você me lê hoje. Conseguiram produzir uma quantidade ousada de conteúdos, com qualidade e profundidade para ranquear bem e conquistar um público qualificado.

A Rock Content possui uma base de 15 mil talentos freelancers ao redor do mundo. Nós somos nosso próprio case de sucesso, saindo do zero para a marca de mais de 8 milhões de acessos mensais em nossos blogs em Português, Inglês e Espanhol, com produção quase toda feita por freelancers.

Além desta líder de tecnologia que entrevistei para a conclusão da minha especialização, milhares de empresas também têm suas histórias com conteúdos produzidos por freelancers, como o iFood (que saiu do zero para 1 milhão de acessos em um ano) e a agência RivalMind.

Então, sim. Eu poderia listar um número gigantesco de de razões para escolher freelancers como forma de escalar sua estratégia. Mas, para não te segurar demais aqui, listei as sete principais.

1. De quantos conteúdos você precisa para escalar seu negócio?

A primeira razão é a mais óbvia: ganhar escala e aumentar a quantidade de conteúdo sem prejudicar a qualidade.

Se você precisa de 100 conteúdos para ontem, uma base de freelancers experiente é a solução. Otimização para SEO (Search Engine Optimization) é o mínimo a se esperar de uma entrega de artigos em escala de um marketplace especializado em conteúdo.

Caso você considere usar a Inteligência Artificial nesse processo, saiba que ela pode, sim, ajudar no ganho de escala. Mas que será necessário editar os conteúdos gerados por essa tecnologia. Nesse caso, você ainda pode recorrer a uma base de freelancers para edição dos artigos.

Leia também: 5 maneiras de usar o AI Content Wizard para aprimorar suas campanhas

2. Como eu não pensei nisso antes?

A segunda razão é que, ao trabalhar com planejamento de conteúdo, é normal em algum momento essa pergunta aparecer: “como não pensei nisso antes?”

Quando peço aos talentos estrategistas que façam um planejamento de conteúdo, percebo a possibilidade que a diversidade tem de ensinar e apontar caminhos inusitados.

Ao planejar um trimestre de conteúdos, precisamos sempre pensar em:

  • persona;
  • concorrência;
  • e atualidade.

Sempre que tenho alguém que colabora nesse processo, quem sai ganhando é a persona, ou seja, a pessoa para quem todos os esforços convergem: seu futuro cliente. É incrível como a diversidade traz mais profundidade às dores e às qualidades da solução.

E, por falar em diversidade, essa é a base da próxima razão.

3. Redatores especializados: engenharia, farmácia, mecânica, medicina e mais

O que todos esses perfis de profissionais fazem no mesmo lugar? Se esse lugar for um marketplace de conteúdo, o motivo é simples: entregar os melhores artigos, ebooks, sites, copies para redes sociais e o que mais for necessário dentro de uma estratégia de marketing digital.

Conteúdo especializado é o calcanhar de Aquiles de muitas empresas. “Como eu vou escalar usando freelancers, se meu conteúdo é altamente técnico e nichado?”

Se você trabalha ou é dono de uma agência, essa pergunta também pode aparecer por aí. “Como vou trabalhar com conteúdo freelancer se eu atendo tantas empresas de nichos diferentes?”

Aliás, se este é seu caso, recomendo muito que você passe neste artigo sobre como a agência InfoStream usa freelancers para produzir conteúdo de alta qualidade para clientes de diversas áreas.

Em mais de um projeto, precisei que o time de talentos ajudasse a angariar mentes especializadas. Isso porque muitos de nossos clientes precisam manter conversas profundas com suas audiências, igualmente qualificadas. Essa conversa de igual para igual é um recurso poderoso na busca pela identificação entre público e solução.

Então, sim, eu já escalei nos meus times freelancers das áreas de engenharia, farmacêutica, enfermagem, medicina e seguimos expandindo nossa base de talentos para a mais variadas missões de conteúdo.

E, quando o assunto é formato, temos a quarta razão à vista!

4. Você precisa de formatos: sites, landing pages, criativos estáticos, vídeos…

Para colocar uma empresa no mundo digital, você precisa de alguns elementos como:

  • Site;
  • Landing pages;
  • Criativos estáticos (criativos, infográficos, ilustrações);
  • Criativos dinâmicos (áudios ou vídeos);

Isso sem falar no conteúdo escrito que dá suporte para cada um destes elementos, certo? Bem, aí vem a pergunta: você ou o seu time consegue absorver todos esses conteúdos, sem se sobrecarregar em tempo ou recursos?

Se a resposta foi qualquer coisa diferente de “sim, está tranquilo por aqui”, ter 15 mil oportunidades de encontrar quem possa ajudar faz muito sentido, não é mesmo?

Por isso freelancer com diversas expertises como designers, redatores, editores e muitos outros profissionais talentosos ajudam (e muito!) a escalar seu negócio.

Leia também: Serviços de redação e conteúdos freelancer: 6 dicas para escolher a melhor plataforma

5. Por que nós chamamos freelancers de “talentos”?

Profissionais talentosos são aqueles que demonstram ser capazes de executar sua função com maestria. Possuem conhecimento, habilidade e experiência na função que desempenham. Então, nada mais justo do que chamar de talentos os profissionais que contribuem para a estratégia de conteúdo ser um sucesso.

E só recebem o título de talento os profissionais freelancers que tenham toda essa experiência comprovada. Um portfólio completo e boas avaliações de cliente mantêm o freela sempre na nossa base, pronto para ajudar a escalar o seu negócio.

E tem gente na nossa base que é mestre, doutor, especialista… e todos buscam o fundamental, que explico para você na sexta razão para escalar conteúdos com freelancers.

6. Conteúdo de qualidade e, principalmente, que transpire SEO

Respirar e expirar SEO é fundamental para ser um produtor de conteúdo freelancer no marketplace da Rock Content.

Ouso dizer que até as mensagens que nossos freelancers enviam para seus familiares e amigos sejam otimizadas para alguma palavra-chave. Afinal, assim fica mais fácil buscar no histórico e encontrar aquela informação que a nossa memória não dá conta.

Brincadeiras à parte, os profissionais freelancers estão sempre em busca de capacitação, afinal, este é um mercado disputado. E as principais técnicas de SEO precisam estar nas pontas dos dedos.

Cada um dos 15 mil freelancers especializados em nossa base passou por um processo seletivo rigoroso para poder estar lá. E seguimos sempre monitorando isso de perto.

Mas e além da técnica, o que é que o freelancer tem? O último elemento que, na minha opinião, junto com uma boa otimização é o que faz a diferença para um conteúdo de qualidade:

7. Originalidade

Originalidade é um elemento que pode gerar certa polêmica, muito por causa daquele velho ditado: “Nada se cria, tudo se copia.”

De fato, criar algo normalmente parte de um ponto de partida. Mas entendo que a originalidade está na diferença.

Fazer diferente. Ir além do que a técnica aponta. Ser intuitivo a ponto de dar um passo na direção de algo novo. Como seres humanos, temos essa capacidade transformadora da originalidade.

Isso é algo que, por exemplo, a Inteligência Artificial ainda falha muito. Ela ajuda a escalar a produção de conteúdo, mas não tem esse poder original e intuitivo típico de seres que sentem.

Em entrevista exclusiva para a Rock Content, Mordy Oberstein, Head de SEO da Wix, sintetizou isso: “A IA nunca será capaz de, por exemplo, replicar a experiência real. Pode tentar imitar a experiência, mas isso sempre será inerentemente insuficiente.”

Ou seja: o melhor dos mundos seria contar com a Inteligência Artificial para aumentar a eficiência no marketing de conteúdo, contando com a originalidade e toque humano únicos.

Bem, o marketplace de conteúdo da Rock Content tem uma ou duas cartas na manga em relação a isso: contamos com mais de cinco ferramentas de IA para auxiliar seu processo, aliado a nossa vasta base de talentos.

Leia também: Como a equipe da Rock Content utiliza a Inteligência Artificial

Neste artigo, eu listei sete razões para utilizar freelancers em sua estratégia de marketing de conteúdo que são muito próximas da minha experiência diária. Mas há muito, muito mais a ser dito.

Estou sempre em contato com os talentos e com estratégias de conteúdo das mais diversas áreas. Por isso, tenho certeza de que 15 mil cabeças pensam melhor do que apenas uma.

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