Não é à toa que o inbound marketing tem crescido tanto: a concorrência por espaço publicitário no mundo de hoje realmente não é brincadeira.
Afinal, diante da enxurrada de propagandas à qual as pessoas são submetidas todos os dias, deixar que o consumidor venha até você no lugar de continuar na briga para chegar até ele é uma ótima ideia.
Ainda assim, as mídias outbound continuam tendo um impacto enorme, e quem sabe que criatividade e inovação são bem mais importantes do que a quantia disponível para investirsai na frente da concorrência nesse ambiente.
Quer ver por quê? Conheça 6 exemplos de publicidade incríveis e veja como ainda é possível ter excelentes resultados nos meios tradicionais, desde que se consiga pensar fora da caixa:
1. Carlsberg e a melhor propaganda do mundo
Tem coisa mais frustrante do que sair com os amigos para tomar uma gelada e, de repente, se dar conta de que vocês levaram a cerveja, mas se esqueceram do abridor de garrafa?
É verdade que não faltam truques de ninja na web para solucionar esse problema. Só que na vida real nem sempre somos habilidosos o suficiente para fazê-los funcionar.
Pois é. Com base nisso que a cervejaria dinamarquesa Carlsberg teve uma ideia genial: fazer uma propaganda ensinando o consumidor a abrir a garrafa usando a própria folha em que o anúncio se encontrava.
Ficou confuso? Calma, assista a este vídeo mostrando a coisa na prática e você vai entender.
Na última página da revista, no verso da contracapa (que, vale lembrar, é um pouquinho mais grossa do que o restante das folhas), a cervejaria colocou instruções de como arrancar a página e dobrá-la para criar um abridor de garrafas de papel.
Para chamar a atenção e, ainda, dar um toque de comicidade ao anúncio, o título da propaganda faz uma brincadeira com o lema da marca: “probably the best beer in the world” (provavelmente a melhor cerveja do mundo, em tradução livre).
No topo da página está escrito “provavelmente a melhor propaganda do mundo”. E não é que eles podem estar certos?
2. Vigilantes do Peso e o falso ônibus torto
As propagandas na parte de trás dos ônibus são bastante comuns no mundo todo e quase bem-vindas no tédio de um engarrafamento.
Apesar disso, cientes de que ter sua logo impressa em uma fonte enorme na parte de trás de um busão poderia não bastar, o Vigilantes do Peso foi além para garantir que todo mundo olhasse para o seu anúncio.
E não foi preciso pagar nenhum centavo a mais do que os outros anunciantes para chegar no que certamente deve ter sido a publicidade mais chamativa na hora do rush!
O que eles fizeram foi um adesivo igualzinho à parte de trás dos ônibus, mas que fica propositalmente torto, como se o veículo inteiro estivesse inclinado. Na foto da janela traseira, o motivo do declive: um único passageiro com sobrepeso sentado do lado “afundado”.
Como a foto é bem realista, quem vê o ônibus por detrás tem realmente a ilusão de que ele está torto, e aí fica impossível ignorar a propaganda.
3. Greenpeace e o rolo de papel da culpa
Quem nunca decidiu ignorar o aviso de “uma folha basta” no banheiro do shopping e usar 2, 3 ou até 4 folhas descartáveis para secar as mãos?
O problema é que são as ações como essas que, apesar de — e talvez justamente por — parecerem inofensivas, acabam gerando um monte de desperdício e, claro, impactando o meio ambiente.
Pensando nisso, o Greenpeace resolveu mexer com a culpa das pessoas e mostrar, na prática, como o descuido delas pode afetar a natureza.
Eles fizeram rolos de papel decorados com árvores para lembrar o consumidor dos recursos naturais que foram empregados na fabricação daquele material.
Depois dessa, fica difícil não pensar 2 vezes antes de tirar mais folhas do que o necessário, não acha?
4. Liga Belga do Alzheimer e a página apagada
Imagine que você está lendo uma revista e, de repente, dá de cara com uma página de reportagem em que metade da impressão está apagada. Você ficaria sem entender o que aconteceu, não é?
Esse foi o jeito que a Liga Belga do Alzheimer encontrou para fazer as pessoas pararem por um momento, refletirem sobre o impacto dessa doença na vida de quem sofre dela e, possivelmente, decidirem contribuir com a instituição.
O anúncio era uma cópia exata de uma página de reportagem do periódico belga La Libre, só que parte do conteúdo estava em branco, como se tivesse ocorrido um problema na impressão.
No cantinho direito, a explicação: “85 mil belgas não vão se lembrar do que leram no jornal hoje. Vamos apoiá-los”.
Esse é mais um dos exemplos de publicidades simples, que usam o mesmo espaço de tantas outras propagandas, mas conseguem cativar o leitor de maneira muito mais eficaz.
5. Kleenex e as saboneteiras congestionadas
Em 2009, a Kleenex resolveu lembrar os brasileiros de que ficar com o nariz entupido não é mesmo nada agradável, mas que os lencinhos de papel da marca podem ser de grande ajuda nesse momento.
Por isso, foram na onda do Greenpeace e apostaram também no espaço dos banheiros de estabelecimentos comerciais — só que, dessa vez, o anúncio ficava na saboneteira.
Fizeram um adesivo em formato de rosto (com um nariz especialmente comprido e vermelho) que terminava no botão para liberar a espuminha da saboneteira, dando a ilusão nada agradável de se estar lavando as mãos com a meleca de alguém resfriado.
No topo, a frase: “Gripou? Kleenex”.
Evidentemente, as reações não foram das mais felizes com a novidade, mas como a ideia era mesmo gerar algum nojinho pela coriza — e, assim, incentivar o uso dos lenços de papel —, o objetivo com certeza foi cumprido!
6. IWC e as alças de relógio para experimentar
Para terminar, trouxemos mais um adesivo simples, de baixo custo, que pode ser colocado em um meio prático, como os ônibus, mas não deixa de ter ótimos resultados pela criatividade.
Estamos falando do anúncio da relojoaria suíça IWC para o seu novo modelo de relógio de pulso.
No lugar de fazer mais uma propaganda entre mil nas revistas, outdoors ou jornais, eles usaram as alças de segurança do transporte público para criar um tipo de tester do produto.
O adesivo simula o relógio e, por causa da função das alças, acaba sendo “experimentado” quase sem querer pelos passageiros quando colocam o pulso ali para se segurarem! No mínimo interessante, não é?