Escrever postagens excelentes não garante o sucesso do seu blog.
É obvio que é importante continuar melhorando as suas habilidades de escrita.
Mas para escrever um post blog de sucesso você precisa dedicar tempo para coisas como:
- Pesquisar palavras-chave
- Referenciar imagens
- Criar gráficos
- Otimizar o site
- Desenvolver campanhas de email
- Ser ativo nas mídias sociais
Esta lista é longa!
Felizmente, existem milhares de ferramentas para blogueiros por aí esperando para ajudar você com todas essas coisas.
Mas escolher qual a melhor ferramenta para blog pode ser desafiador. As opções disponíveis são tantas que podem deixar você um pouco sobrecarregado.
E se você escolher as ferramentas erradas, não só vai gastar tempo e dinheiro, como também não vai criar um blog que cresça tão rápido quanto deveria.
Por isso montei uma lista com algumas das melhores ferramentas para blog que são minhas favoritas para você levar em consideração.
Eu as agrupei em categorias relacionadas para que você possa encontrar as que são mais relevantes para você agora. Comece escolhendo uma que te chame atenção e teste-a.
Estas ferramentas para blogueiros irão ajudá-lo a economizar tempo e aumentar o tráfego do seu blog.
Plataforma
1. WordPress
A primeira ferramenta que você precisa para começar a escrever o seu blog é uma plataforma para o blog. E como o WordPress é a casa de mais de 74 milhões de sites, é o lugar ideal para começar.
O WordPress possui plugins e temas gratuitos, também, para que você possa desenhar o site que precisa sem se preocupar se suas habilidades de programação são boas ou não.
Leitura
2. Feedly
Organize o conteúdo que você vai utilizar nas sus pesquisas, marketing e vendas.
Depois que o Google fechou o Reader alguns anos atrás, o Feedly tornou-se de fato a melhor solução para ajudar os blogueiros e profissionais de marketing na internet a acompanhar as informações das suas áreas de atuação.
Ideação
3. Gerador de tópicos para blogs do HubSpot
Basta inserir três substantivos sobre o que você quer escrever e o gerador do HubSpot vai fornecer “títulos relevantes para blogs suficientes para uma semana em questão de segundos!”
Esta é um dos ‘heróis desconhecidos’ da criação de blogs. Obter novas ideias para tópicos pode consumir muito tempo.
Entretanto, você pode simplesmente digitar algumas ideias básicas em uma ferramenta como essa e obter ideias incríveis de imediato.
4. Portent
Basta digitar o assunto que você quer escrever e atualizar o título para obter novas ideias para o seu blog.
O Portent também te dá sugestões de contexto em balõezinhos azuis para te ajudar a desenvolver a ideia.
5. BuzzSumo
Se você quer saber quais são os tópicos para blogs que estão gerando mais compartilhamentos e backlinks, cheque o BuzzSumo.
Você pode inserir estes tópicos nos geradores citados acima para encontrar novas formas de escrever sobre eles. Você também pode usá-lo como uma ferramenta de divulgação para o blog.
Pesquisa de palavras-chave
6. Keyword Tool
Obtenha mais de 750 sugestões de palavras-chave do Google sem pagar nada. Você também pode encontrar as melhores palavras-chave no YouTube, Bing, Amazon, eBay e na App Store.
7. Keyword Explorer da Moz
Está ferramenta permite que você descubra e priorize as melhores palavras-chave para se focar baseando-se na dificuldade, oportunidade e prioridade delas.
Você também pode fazer uma análise SERP com o Keyword Explorer. Dessa forma, você pode olhar a concorrência e descobrir se você tem chances de superá-la em curto prazo.
8. Planejador de palavras-chave do Google AdWords
Obtenha ideias de palavras-chave para ajudar a criar suas campanhas. O Planejador de palavras-chave do AdWords permite que você veja a média mensal de buscas e o nível de concorrência para cada palavra individualmente.
Você também pode usá-lo para dar uma impulsionada nas suas postagens tanto para o tráfego quanto para a taxa de cliques SERP.
9. Ubersuggest
Aumente a abrangência da sua busca por palavras-chave com o Ubersuggest. Esta ferramenta fornece ideias de buscas adicionais, gratuitas, pagas e campanhas de marketing de conteúdo.
Ela também é excelente para encontrar palavras-chave de nicho que possam ter passado despercebidas.
Divulgação
10. InkyBee
Escolha as melhores fontes para divulgar o seu tópico. O InkyBee fornece filtros de busca detalhados, permitindo que você então contate, rastreie, meça e otimize o seu desempenho com divulgação.
Ferramentas de escrita
11. Hemingway
Este editor de palavras ajusta a sua escrita destacando as áreas que precisam de cuidados.
Por exemplo, ele vai te dizer quando as suas frases estão ficando muito complexas para uma leitura rápida e vai destacar erros de escrita ou de formatação comuns que devemos evitar, como voz passiva e advérbios desnecessários.
12. Grammarly
Esta extensão gratuita do Chrome garante que a sua gramática esteja correta sempre que você escrever na web.
Ela destaca os erros e te dá sugestões para melhorar o seu trabalho com um simples drop-down. Você também pode comprar o plano premium e obter recursos adicionais.
13. Edit Page
O título certo pode fazer o seu artigo brilhar, enquanto o errado pode enterrar o seu artigo nas profundezas obscuras.
Este plugin do WordPress é uma ferramenta excelente de garantir que você escolha o melhor título para as postagens do seu blog.
E ainda por cima é gratuito!
14. FocusMe
Criar conteúdo de qualidade regularmente é a base de qualquer blog de sucesso.
O FocusMe bloqueia os sites e aplicativos que tiram a sua atenção enquanto você escreve. É também uma excelente maneira de traçar metas e monitorar os seus hábitos.
Assim você pode usar o que aprendeu para melhorar o seu processo de escrita.
15. 750 Words
Esta é outra ferramenta para ajudar você a escrever mais. 750 Words fornece ferramentas de monitoramento de metas para motivar e inspirar você a ser mais responsável.
16. Ferramenta de teste de legibilidade
Parecido com o Grammarly, esta ferramenta testa a legibilidade do seu artigo.
Ao identificar os pontos fracos no seu post, você pode melhorar a legibilidade — e, por fim, capturar a atenção do seu leitor!
O ideal é que o nível das postagens do blog não passe do nível de leitura de um adolescente da oitava série.
Imagens e gráficos
17. Pixabay
Artigos com imagens recebem 94% mais visitas no total.
Vá até a Pixabay para conseguir fotos de banco de imagem gratuitas, com licença comercial e de alta qualidade. É só encontrar uma imagem que goste e verificar a barra lateral para garantir que a imagem está livre para uso comercial.
18. Unsplash
Este site é como o Pixabay, mas no Unsplash, todas as imagens estão livres para uso comercial.
Você não precisa nem colocar o link do fotógrafo ou a fonte, embora o Unsplash agradeça se você colocar quando possível.
19. Canva
Não importa se queira criar uma imagem de destaque, um banner, infográficos ou qualquer outro material visual, o Canva é a ferramenta certa para isso.
Funciona direto do seu navegador, e o modelo torna a brincadeira de montar uma imagem em minutos ainda mais fácil.
SEO
20. Yoast SEO
Este plugin do WordPress ajuda você a melhorar o SEO das postagens do seu blog. Ele fica dentro de cada um dos rascunhos das suas postagens no WordPress.
Ao colocar a sua palavra-chave alvo, ele vai oferecer sugestões para ajudar você a otimizar os seus meta títulos, descrições, mapa do site e a legibilidade das postagens.
Gerenciamento de projetos
21. CoSchedule
Este calendário permite que você organize todas as suas estratégias de marketing em um só lugar. Você pode planejar a sua agenda editorial e então criá-la com o editor embutido.
Você também pode sincronizá-lo com o seu blog WordPress e agendar as suas promoções de mídias sociais. Os planos custam entre $30 e $1,600 dólares por mês dependendo das suas necessidades.
22. Trello
Esta ferramenta é fantástica para aqueles que criam grandes quantidades de conteúdo ou que trabalham em equipes.
Os projetos são separados em cartões que podem ser arrastados e soltos em quadros diferentes de acordo com a progressão do projeto.
Você pode criar tarefas, estabelecer datas de vencimento e atribuir projetos aos membros da equipe.
A versão básica é gratuita, mas você pode pagar para desbloquear recursos adicionais. Aqui temos um modelo de calendário editorial para blogs que você pode usar para começar.
23. Pipefy
Assim como o Trello, o Pipefy permite que você crie ‘tubulações’ para cada etapa do processo de criação do seu blog.
Então você cria cartões para cada postagem do blog e move-as através dos canos até concluir. É gratuito para equipes de até cinco pessoas e o preço vai aumentando conforme a sua equipe cresce.
24. Planilhas Google
A versão do Excel do Google funciona direto do navegador. Diferente do Excel, ela salva automaticamente e as planilhas podem ser editadas simultaneamente pelos membros de uma equipe.
As Planilhas Google possuem milhares de modelos também e são completamente gratuitas!
Email marketing
25. MailChimp
Eu já falei antes sobre como o email é uma das minhas maiores fontes de tráfego. Com o MailChimp, você pode criar belos emails em minutos e agendar uma campanha automatizada.
Ele também permite que você monitore as análises da sua campanha e coloque formulários de inscrição no seu blog. É gratuito para até 2,000 inscritos e o preço começa a subir a partir daí.
26. ConvertKit
Esta é mais uma plataforma de email marketing, mas com mais recursos (e uma faixa de preço maior) que o MailChimp.
O principal benefício para os blogueiros é a facilidade de configuração de múltiplos incentivos para inscrição como cursos e downloads. Você também pode criar páginas de captura para as suas ofertas.
Digamos que você organizou as categorias do seu blog por tópicos. Você pode criar ofertas relacionadas aos tópicos para cada uma das categorias agora.
Por exemplo, você pode atribuir um ebook de SEO para o tópico ou categoria de SEO e assim por diante.
27. ActiveCampaign
Parecida com o ConvertKit, esta ferramenta para blog pode levar você um passo a frente quando se trata de uma plataforma de vendas e CRM.
Possui uma interface arraste e solte que permite que você crie belos emails com facilidade, e também fornece quatro estilos de formulários de inscrição para você adicionar ao seu blog.
Marketing de mídias sociais
28. PostPlanner
Aumente o engajamento nas suas mídias sociais com o PostPlanner.
O PostPlanner faz com que você encontre os conteúdos com melhor performance para os seus leitores e então agende eles para serem postados pelos seus canais de mídias sociais.
Os planos vão de $3–$49 dependendo de quantos perfis e postagens você queira compartilhar.
29. SocialFave
Otimize e gerencie a sua conta do Twitter com o SocialFave.
O SocialFave vai ajudar você a analisar os seus posts, níveis de engajamento e comunidade para obter ideias sobre como melhorar. Ele também faz com que você encontre novas contas para seguir e aumentar o tamanho da sua comunidade.
O plano inicial deles é gratuito, mas o custo aumenta se você precisar de mais recursos ou mais contas.
30. SocialQuant
Automatize o crescimento do seu Twitter com a SocialQuant.
Esta ferramenta para blogueiros segue as contas do seu nicho com o objetivo de ser seguido de volta. E se não for seguido ela deixa de seguir as contas automaticamente.
Ela permite que você identifique as contas que vai seguir utilizando as hashtags, palavras-chave e nomes de usuário.
A SocialQuant diz que a média dos usuários da versão teste de 14 dias experimentam um crescimento de 93% nesse período. Ela custa $50 por mês ou $300 por ano.
31. Social Warfare
Distribua o seu conteúdo da forma que você quiser.
A Social Warfare permite que você adicione notas de ‘Clique para Tuitar’ no seu texto, botões do Pinterest nas imagens e muito mais.
Você também pode personalizar o visual e o local dos seus botões de compartilhamento nas mídias sociais. A versão básica é gratuita, e a licença premium custa $39 por ano.
32. Buffer
Programe as postagens das suas mídias sociais para serem compartilhadas nos seus canais em horários predeterminados.
O Buffer pode até calcular a melhor hora para compartilhar as postagens em cada rede social para você. Basta programar a sua conta e instalar a extensão no Chrome.
Então clique no ícone sempre que quiser compartilhar uma página da web, e o Buffer irá adicioná-la à lista.
O Buffer toma conta do resto. As suas postagens serão exibidas nos ‘horários de maior engajamento’ para maximizar os compartilhamentos de cada uma delas.
Tudo acontece automaticamente sem você precisar interferir!
33. Triberr
Junte-se às tribos de blogueiros do seu nicho para compartilhar o conteúdo uns dos outros.
O Triberr funciona por meio da generosidade, reciprocidade e por sabermos que juntos somos mais fortes. A ferramenta é gratuita, mas você pode desbloquear os recursos extra por $10/mês.
34. Sprout Social
Gerencie todas as suas estratégias de mídias sociais em um só lugar com o Sprout Social. Ele até te dá uma caixa de entrada única para que toda a sua equipe possa interagir.
Ele também fornece ideias valiosas sobre gerenciamento de mídias sociais com suas análises. O custo fica entre $99 e $249 por mês, dependendo do números de membros da sua equipe.
Otimização de sites
35. Akismet
Este plugin WordPress anti-spam é imprescindível para os blogueiros. Ele ajuda a filtrar os temidos comentários com spam que empesteiam tantas postagens online.
O plugin é gratuito para sites pessoais, $5 por mês para sites comerciais e $50 por mês para as grandes empresas.
36. Crazy Egg
Esta ferramenta fornece características de comportamento de usuários diferentes para ver exatamente o que as pessoas estão fazendo no seu site.
O mapa de calor, por exemplo, vai te mostrar exatamente onde as pessoas estão interagindo no seu site.
O Confetti mostra onde as pessoas estão clicando (ou não clicando) no seu site e de onde aquelas pessoas vieram.
E o Scrollmap mostra até onde as pessoas estão rolando a barra na página e ajuda a determinar onde os visitantes estão abandonando a página.
37. Visual Website Optimizer
Este conjunto de ferramentas permite que as pessoas com habilidades de programação limitadas façam testes detalhados.
Além de outras coisas, ele permite que você execute testes A/B, multivariados e de URL dividida enquanto monitora as conversões.
O custo fica entre $49 e $999 por mês dependendo do número de visitantes que o seu site recebe.
38. Quick Sprout
Analise o seu site e obtenha sugestões sobre como otimizar as suas páginas.
O Quick Sprout é uma ferramenta fácil de usar. Basta colocar a URL do seu site, clicar em ‘Analisar’ e então trabalhar com as sugestões para melhorar a sua página.
39. PageSpeed Insights do Google
Parecido com o Quick Sprout, esta ferramenta permite que você otimize o seu site para desktop e aparelhos móveis.
40. JetPack
Este plugin do WordPress possui um conjunto de ferramentas para manter o seu site seguro, aumentar o tráfego e engajar os seus leitores.
Incluindo análises, compartilhamento de mídias sociais automático, ferramentas SEO e uma série de ferramentas de segurança e backup. Muitos recursos são gratuitos, mas você pode adquirir os planos pagos para acessar os recursos adicionais.
41. WP Super Cache
Acelere o seu site criando arquivos HTML estáticos para cada uma das suas páginas.
Ao invés da página carregar do zero todas as vezes que alguém a visita, 99% dos seus visitantes receberão este arquivos HTML estáticos de carregamento rápido.
Análises
42. KISSmetrics
Esta ferramenta avançada de crescimento permite que você analise e otimize a sua performance de marketing digital.
Receba sugestões viáveis, monte campanhas de email automatizadas e monitore os seus principais segmentos de crescimento para levar as pessoas de clientes em potencial a advogados da sua marca. O preço começa em $500 por mês.
43. SEMrush
Este grupo premium de ferramentas de marketing para blogs permite que você otimize o SEO, os anúncios, conteúdos, marketing de mídias sociais e o e-commerce do seu blog.
O custo varia entre $79 e $400 por mês dependendo do uso e do acesso aos recursos adicionais.
Entretanto, você pode conseguir esse dinheiro de volta rapidamente utilizando os dados para encontrar melhores oportunidades de palavras-chave.
44. Google Search Console (antigo Webmaster Tools)
Monitore e mantenha a presença do seu site nos resultados de busca do Google.
Com o Search Console, você pode encontrar e concertar os erros do site em coisas como rastreamento, indexação, obtenção e estruturação de dados.
45. Google Analytics
Nenhuma lista de ferramentas para blogs está completa sem o Google Analytics. Obviamente, ela permite que você monitore e relate todos os tipos métricas de trafego.
Saiba como as pessoas estão encontrando o seu blog, quem o está visitando e o que as pessoas estão fazendo nele. Apesar de o Google Analytics ser bastante complexo, os recursos básicos são bem fáceis de usar.
Conclusão
Muitas pessoas construíram sites sustentáveis no decorrer dos anos. Mas isso não significa que você não pode sair na frente.
Você precisa de uma vantagem para colocar o seu conteúdo na frente do conteúdo dos seus concorrentes. E as ferramentas para blogs podem te ajudar com isso.
Com cada vez mais pessoas aderindo à atividade, fica cada vez mais importante o uso dessas melhores ferramentas para blog, pois elas aumentam as suas chances de criar um blog de sucesso.
Já que criar um blog já não significa somente escrever.
Agora você deve pesquisar palavras-chave, encontrar imagens incríveis e otimizar cada postagem antes de publicá-las. E ainda tem que promovê-la, é claro!
E é ai que esta lista gigante de 45 ferramentas para blogueiros entra em jogo. Elas podem ajudar a economizar tempo com cada uma dessas atividades.
Elas irão acelerar, agilizar, automatizar e delegar atividades para gerar mais tráfego, aumentar a taxa de cliques, gerar conversões e reduzir a taxa de rejeição.
Mas lembre-se, não é o número de ferramentas descoladas para blogs que você usa que conta, mas o quão bem você as usa.
Qual é a sua ferramenta para blog preferida para disparar o seu tráfego?