4 ERROS DE FREELANCING QUE ESTÃO CUSTANDO DINHEIRO (E COMO EVITÁ-LOS)

Ser um desenvolvedor do WordPress em seu tempo livre ou para que um chefe perca o freelance é assustador, mas excitante. Se você é como eu, quando você for freelance, seu foco estará no trabalho e não no lado comercial das coisas.

Mas pensar assim poderia ser um grande erro. Depois de fazer esse passo para se tornar um freelancer, você trabalha por conta própria e está executando um negócio. Você pode até mesmo optar por configurar sua própria empresa, o que lhe dá ainda coisas de negócios mais chatas para pensar.

Não é excitante, e não é a razão pela qual os desenvolvedores do WordPress decidem se tornar independentes. Mas é importante. Se você vai ganhar a vida, seja bem-sucedido e fique atento, existem alguns aspectos básicos do negócio de freelance, você precisa obter direito.

Nesta publicação, eu vou identificar quatro erros comuns feitos por freelancers quando estão começando. Eu lhe darei alguns exemplos dolorosos de onde eu tenho errado, então você pode aprender com meus erros. Vou citar alguns freelancers experientes que sabem como resolver as coisas. E vou dar-lhe algumas dicas sobre como você pode evitar esses erros. Aprenda com os erros dos outros, então você também não precisa fazê-los.

Erro nº 1: baixo custo

Digamos que trabalhasse por uma agência ou empresa por alguns anos. Você acumulou alguma experiência e você é um desenvolvedor experiente e realizado. Talvez você esteja usando o WordPress no seu dia de trabalho ou talvez seja sua linha lateral.

De acordo com a agência de emprego Reed , o desenvolvedor web médio no Reino Unido ganhará um salário em torno de £ 40.324, o que equivale a US $ 62.500 à taxa de câmbio de hoje.

Assumindo que alguém no emprego está trabalhando 40 horas por semana, isso funciona a uma taxa horária de aproximadamente US $ 30. Então, você começa como freelancer e decide que precisa cobrar mais do que isso para cobrir despesas gerais.

Você pode adicionar 50% à sua taxa horária anterior, dando-lhe uma taxa de aproximadamente US $ 45 por hora.

Quarenta e cinco dolares por hora, você pensa em si mesmo. Isso parece muito bom. Se você colocar as horas extras (como você provavelmente fez sem pagamento extra quando em emprego), você poderia trabalhar uma semana de 50 horas e você ganharia $ 117,000. Os sinais de dólar começam a aparecer diante de seus olhos e você já está planejando férias exóticas …

Mas pare aqui.

Não é tão simples

Vamos dar um passo atrás e pensar em quantas horas você pode realisticamente esperar para cobrar no seu primeiro ano como freelancer.

Se você trabalha essa semana de 50 horas, você só pode esperar estar cobrando por cerca de 30 horas como máximo, como um novo freelancer. No primeiro par de meses que pode ser menor, como você estará perseguindo o trabalho. Mesmo que você tenha sorte e obtenha muito trabalho, você ainda precisará gastar tempo em atividades não cobráveis, como marketing, envio de faturas, gerenciamento de tempo e desenvolvimento profissional.

Então, vamos ser generosos e assumimos que você pode trabalhar 30 horas cobráveis por semana.

Além disso, você precisa ter em conta o tempo para férias e doenças. Se você ficar doente você não poderá ganhar. Fiz conta de 5 semanas de férias e uma semana de doença.

Então agora você está trabalhando 30 horas cobráveis por semana, 46 semanas por ano. Com US $ 45 por hora, isso é $ 62.100. Muito menos dos $ 117,500 que você estava sonhando.

Mas há mais. Você terá custos e impostos para atuar. No seu primeiro ano, você provavelmente precisará comprar um computador e talvez seja necessário pagar um curso ou conferência ou dois. Você precisará comprar hospedagem e software e pode custar a contratação de um espaço de trabalho. Isso pode custar entre $ 3.000 a $ 15.000, dependendo de suas necessidades: vamos assumir $ 8.000. Agora você tem lucros de US $ 54.100.

Nada é certo senão a morte e os impostos.
Nada é certo senão a morte e os impostos.

Finalmente, há impostos. Exatamente quais os impostos que você terá que pagar depende de onde você estiver e se você configura uma empresa ou registrou-se como independente, mas com US $ 54,1 mil lucros, um valor fiscal de US $ 13,000 é realista (basei-me nas taxas de imposto para o Trabalhadores independentes no Reino Unido, onde baseio).

Então, isso deixa você com $ 41,1000.

Isso é US $ 21.400 menos do que você estava ganhando emprego – quando você estava sendo pago 50% menos por hora e não tinha o estresse e a incerteza do freelancing!

Destruindo Sua Taxa

Então o que isso quer dizer? Isso significa que você deve esquecer o que estava ganhando antes de decidir sua taxa horária. Em vez disso, use esta fórmula de cobrança simples:

  1. Decida o quanto você precisa para ganhar por mês e multiplique-o em 12 para seu salário anual. Pense no que você realmente precisa para aluguel, hipoteca, contas, alimentos, transportes, despesas de vida etc.
  2. Adicione uma porcentagem para refletir o imposto que você terá que pagar, com base nas taxas de imposto onde você mora.
  3. Adicione uma estimativa generosa para os custos. Não adote isso, mas identifique exatamente o que você precisará gastar dinheiro em: equipamentos, software, assinaturas, telefones, conferências, etc. Inclui custos de seguro e pensão também.
  4. A figura que você tem agora é o que você precisará ganhar a cada ano. No seu primeiro ano, você pode decidir que isso pode ser menor do que você ganhou anteriormente, o que seria realista.
  5. Divida essa figura pelo número de semanas que você trabalhará por ano, sem esquecer de ter em conta o tempo para feriados e doenças.
  6. Finalmente, divida essa figura pelo número de horas que você pode realisticamente esperar cobrar por semana (eu sugiro um máximo de 30, mas 25 podem ser mais realistas no primeiro ano).
  7. Você tem sua taxa horária.

Então, se você quiser ganhar $ 62.500, você precisaria cobrar US $ 73 por hora. Se você pode cobrar isso, como um freelancer novo dependerá da sua experiência, mas é mais do dobro da média das taxas de freelancer do WordPress.

Tente usar calculadoras de taxa para ajudá-lo com isso:  recompense  para uma calculadora muito simples ou beewits  para uma ferramenta mais detalhada levando em conta seu estilo de vida.

Erro # 2: sem contratos

Então, você decidiu sua taxa horária e é realista. Você encontrou alguns clientes que querem contratá-lo e estão preparados para pagar você para trabalhar em seus projetos.

Encontrar o seu primeiro cliente freelancer é incrivelmente emocionante: é o início de sua nova carreira e lhe dá um enorme impulso de confiança. Lembro-me de receber uma ligação de um novo cliente no meu último dia no meu antigo emprego. Eu não podia esperar para sair da porta e começar a trabalhar para esse cliente! O meu antigo chefe também estava satisfeito por mim, pois isso significava que ela não se sentia tão mal por me tornar redundante!

Mas, novamente, você precisa pausar e respirar. Antes de se deixar levar com a emoção de encontrar o seu primeiro cliente pagador, você precisa ter certeza de que você tenha algumas coisas no lugar.

Por muito que você goste desse cliente, e por mais confiável que parecem, você precisa de um contrato. Mesmo os melhores clientes experimentam problemas de fluxo de caixa ou podem mesmo sair do mercado. Se isso acontecer, eles vão querer encontrar uma maneira de evitar pagar você, ou pelo menos evitar que você pague a tempo.

Qualquer pessoa que trabalha por conta própria ou dirige uma empresa irá dizer-lhe que o fluxo de caixa é um assassino maior de novos empreendimentos do que renda: você pode ganhar muito dinheiro em seu primeiro ano, mas se ele não entrar como um rendimento regular, então você Não será capaz de pagar suas contas. O que poderia destruir suas chances de ser um freelancer bem-sucedido antes mesmo de sair do chão.

Contratos, contratos, contratos.
Contratos, contratos, contratos.

Portanto, certifique-se de que seus clientes irão pagá-lo a tempo. Elabore contratos antes de cada novo projeto e não faça nenhum trabalho até que eles estejam assinados. Se o cliente precisar de trabalho para começar rapidamente, então eles precisam obter esses contratos assinados rapidamente.

Fui picado por esse erro uma vez quando comecei.

Eu estava trabalhando freelance no meu tempo livre enquanto ainda trabalhava e eu não estava muito preocupado com os aspectos formais do freelancing, pois eu tinha uma renda de emprego constante.

Mas alguns empregos, assumi um cliente de varejo que, sem o meu conhecimento, estava enfrentando dificuldades financeiras. Desenvolvi um site para eles com base em alguns e-mails e conversas presenciais, mas não demorou para elaborar um contrato.

Escusado será dizer que, quando chegou o momento de o cliente pagar, eu estava muito baixo em sua lista de credores. Eles devia dinheiro a empresas muito maiores e melhor protegidas do que eu, bem como ao seu senhorio. Demorou uma grande quantidade de correspondência por e-mail, algumas chamadas telefônicas não atendidas (eu queria obter tudo por escrito) e, finalmente, uma viagem às suas instalações para pegar meu pagamento em dinheiro. Eventualmente, recebi o pagamento – mas não consegui tudo o que me deviam.

Heather Burns,  especialista em direito digital , enfatiza a importância dos contratos:

 “É essencial ter um contrato no lugar – na verdade, não faça um clique de trabalho sem ele. Um contrato formaliza seu relacionamento comercial com o cliente, o mantém em um padrão de responsabilidade profissional e protege você de clientes predatórios. Ele deve abordar a natureza do relacionamento comercial, o trabalho que está fazendo e suas potenciais responsabilidades um com o outro “.

Agora eu tenho um contrato padrão que insisto para que os clientes assinem antes de começar a trabalhar. Isso inclui detalhes de taxas, entregas globais, etapas de pagamento e o que acontece se as coisas não forem de acordo com o plano.

Alguns freelancers que conheço incorporam isso em suas propostas. O importante é obter uma assinatura na frente. Aprenda com o meu erro, então você não precisa fazê-lo!

Erro nº 3: nenhum relatório do projeto

Você assumiu um fantástico novo cliente. Você falou pessoalmente, falou sobre o que precisava de você e concordou com um preço. Você tem um contrato assinado e está pronto para começar o trabalho. Com base nas extensas conversas que você teve, você trabalha, criando um site para eles ou usando um tema de terceiros ou design para desenvolver ou criar o site.

Tudo está bem até que o cliente volte para você com comentários. Talvez eles digam que isso não é o que eles queriam. Talvez eles digam que não incorpora tudo o que eles esperavam. Talvez (como o meu primeiro cliente), eles dizem que eles não gostam do design, afinal, mas na verdade não sabem o que eles querem. Esse cliente realmente me disse: “Eu não sei o que eu quero, mas vou saber quando eu vejo isso.” Frustrante!

Vagueness como este vai comer em seu tempo e seu relacionamento com o cliente e poderia aterrar você com um (ou ambos) dos seguintes problemas:

  • O cliente continua pedindo que você faça mais e mais (referido como creep do escopo ou creep do projeto). Uma vez que você não formalizou exatamente o que você concordou em fazer por eles em um projeto breve, é difícil dizer não.
  • O cliente altera a natureza do resumo ou acrescenta muito trabalho extra que você tem que dizer não. O cliente descontente decide tomar seus negócios em outro lugar.

Nenhum desses é o resultado desejado, e é por isso que os resumos do projeto são tão importantes.

A web designer  Freelance Claire Brotherton  diz que os melhores projetos são aqueles com um breve esclarecimento :

“Obter o breve direito é um processo colaborativo entre o web designer e o cliente, e exige fazer as perguntas certas no início. Os melhores projetos em que trabalhei foram aqueles em que havia uma idéia clara desde o início dos requisitos do projeto, uma escala de tempo sensível, uma cooperação plena com o cliente e uma boa comunicação em todos os momentos “.

Um relatório do projeto deve incluir o seguinte:

  • Um resumo do projeto.
  • Linhas de tempo e o que acontece se qualquer das partes não cumprir os prazos. Por exemplo, cobro para os estágios do projeto se eles não foram concluídos devido ao fato de o cliente não fornecer conteúdo.
  • Mais detalhes sobre o que você estará fornecendo, conforme discutido em suas conversas iniciais. Inclua entregas, prazos, etapas do projeto e um resumo de todos os conceitos de projeto.
  • Detalhes sobre o que o cliente deverá fazer e quando. Por exemplo, eu tenho etapas de feedback incorporadas em meus planos de projeto e deixo claro que não posso prosseguir sem a entrada do cliente.
  • Detalhes de plataformas, idiomas e compatibilidade. Por exemplo, deixe claro quais navegadores e dispositivos você irá testar.
  • Uma cláusula detalhando o que acontece se a natureza do projeto muda ou o cliente precisa que você faça mais. Isso incluirá custos para trabalho extra e impacto nas datas de entrega. Deixar claro que grandes mudanças e adições não serão incorporadas no projeto nesta fase, mas serão mantidas de volta para as fases futuras.
  • Detalhes de como o site de um cliente será iniciado ou hospedado. Quem é responsável por isso?

Você pode precisar de mais ou menos disso dependendo da natureza do projeto. O importante é deixar claro para você e para o cliente exatamente quem fará o que e quando.

Alguns freelancers gostam de combinar resumos de projetos com contratos, mas eu prefiro não como eu uso um contrato padrão, enquanto o relatório do projeto sempre será diferente. Mas eu faço referência explícita ao relatório do projeto no contrato e solicito ao cliente concordar com os dois ao mesmo tempo.

Erro # 4: sem depósito

Depois de ter decidido a taxa horária certa, você encontrou um cliente, assinou contratos e concordou com um projeto breve, você está pronto para começar a trabalhar, certo?

Errado.

Há outra etapa em que você encontrará todas as agências e um número crescente de freelancers agora estão incorporando seus contratos, e isso é um depósito ou adiantamento antes de começar o trabalho.

Isso variará de 20% a 50%, dependendo da natureza do trabalho e da duração do projeto. Você descobrirá que, com projetos mais curtos, você pode cobrar uma porcentagem maior em frente, enquanto que se um projeto durar um ano, você não pode esperar 50% no início. Para alguns projetos muito rápidos, você pode até mesmo cobrar 100% na frente, mas na minha experiência isso é difícil de fazer com novos clientes.

Insistir em um depósito protege você se o cliente decidir soltar o projeto antes de completá-lo ou atingir um marco onde você cobra pelo seu trabalho.

Não seja como eu

Nos meus primeiros dias de freelance, não cobrai nada por adelantado. Em vez disso, cobrai 50% na conclusão do estágio alfa de uma compilação de site e 50% no lançamento. Mas (adivinhe o que!) Eu fiquei picado por isso. Peguei um cliente que assinou um contrato, concordou com o relatório do projeto e me deixou começar o trabalho … e depois desapareceu misteriosamente. Trabalhei em conceitos de design para seu site, criei algumas maquetes, enviou-as para o cliente e não ouvi nada de volta. Eu tentei telefonar para o cliente e enviá-los repetidamente, mas eles nunca responderam às minhas chamadas ou responderam aos meus e-mails.

Faturamento - se você é um freelancer, você não pode evitá-lo.
Faturamento – se você é um freelancer, você não pode evitá-lo.

Isso significava que o tempo que eu passava trabalhando no design do site era completamente desperdiçado.

Eu tentei facturação pelo trabalho que fiz, mas, claro, não ouvi nada de volta. Felizmente, nessa fase, eu não estava carregando muito e não fiz muito trabalho, então não perdi muito financeiramente, mas foi estressante e me fez sentir como um idiota.

Agora eu não começo o trabalho até que os contratos sejam assinados, o relatório do projeto é acordado … e o depósito foi pago.

Alguns clientes irão dizer-lhe que não podem pagar o depósito ainda devido ao seu ciclo de contabilidade. Seu departamento de contas apenas paga faturas no final do mês, eles vão te dizer, e eles precisam que você comece antes disso. Sua resposta deve ser um texto educado mas firme. Diga-lhes que é assim que você trabalha, é uma prática padrão na indústria, e é no contrato que assinaram (sim, certifique-se de incluir etapas de pagamento em seus contratos).

Se o projeto está atrasado porque o cliente não paga o depósito com rapidez suficiente, então não é seu problema. É deles. Bem, pode parecer seu se você perder o trabalho, mas na realidade é uma benção disfarçada. Se um cliente se recusar a pagar um depósito antes de começar o trabalho, é seguro assumir que eles estarão relutantes em pagar faturas em etapas posteriores também. Nesse caso, você evitou muito estresse, trabalho extra e problemas de fluxo de caixa. Mova-se e encontre um cliente que seja mais acessível.

Há mais para ser um Freelancer

Ser um freelancer é ótimo. Eu tenho feito isso há alguns anos e tire muito disso. Mas isso só funcionará para você se você estiver preparado para aceitar que há um lado mais abafado e mais orientado para o negócio.

Ao evitar alguns dos erros comerciais comuns e protegendo-se do risco de não ganhar o suficiente, de não ser pago, de escopo ou pior, então você é muito mais propenso a desfrutar de uma carreira longa e feliz como freelancer. Boa sorte!

Como você se protege como freelancer? Compartilhe suas histórias nos comentários abaixo.

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