4 DICAS PARA ESCREVER CONTEÚDO PARA BLOG EM UM MERCADO POUCO ATRATIVO

4 Dicas Para Escrever Conteúdo para Blog em um Mercado Pouco Atrativo
4 Dicas Para Escrever Conteúdo para Blog em um Mercado Pouco Atrativo

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Seu segmento é pouco atrativo?

Verdade seja dita, há temas que desafiam até os mais criativos profissionais de marketing de conteúdo.

Por um lado, “assuntos pouco atrativos” podem ser algo relativo. Um assunto no qual sou especialista é muito mais fácil de ser escrito por mim que um assunto que eu não domine.

Por exemplo, um CPA (contador público certificado) pode achar engraçado escrever sobre declarações de impostos e depósitos, mas não gostaria de escrever sobre, digamos, otimização de conversão, mesmo que até tenham ouvido falar sobre isso.

Se o seu tema parece ser pouco atrativo para você, crie coragem para escrever sobre ele. Um dos motivos pelos quais os profissionais de marketing de conteúdo B2B se empenham para produzir uma variedade de conteúdo interessante é devido ao fato deles considerarem o tópico pouco atrativo.

Siga esta abordagem de 4 pontos sobre como escrever conteúdo para blog que seja interessante em um segmento de mercado não muito atraente.

Mas também há boas notícias: Como a maioria das pessoas no seu segmento de mercado não está produzindo conteúdo útil, normalmente, porque eles não sabem como fazê-lo, assuntos pouco atrativos podem ser uma ótima oportunidade para você dominar o seu nicho de mercado. Como a maior parte das pessoas em seu segmento não está criando conteúdo útil, muitas vezes porque eles simplesmente não sabem como fazer, assuntos mais incomuns podem ser uma grande oportunidade para você dominar seu nicho.

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Vamos discutir o método dos 4 passos sobre como escrever conteúdo para blog que seja interessante em um segmento de mercado pouco atrativo. Está pronto para isso?

1. Tente descobrir quais perguntas o seu público-alvo está fazendo. 

Faça perguntas melhores, tenha respostas melhores. – Terry J. Fadem

Existem diversas formas de você descobrir o que o seu público-alvo quer e como você pode falar a linguagem dele.

Mas o jeito mais fácil é descobrir as perguntas que o seu público-alvo está fazendo e respondê-las.

Essas perguntas podem parecer pouco atraentes, mas você (produtor de conteúdo) tem a responsabilidade de torná-las interessantes. E quando você fizer isso, os leitores irão ficar vidrados na sua postagem.

Escrever conteúdos interessantes para blog  não depende dos contatos que você tem, do seu estilo de escrita ou da sua ferramenta de escrita. Aperfeiçoar uma única habilidade pode ajudá-lo a se destacar: fazendo as perguntas certas.

Al Gore foi capaz de conseguir mais de 350.000 pessoas que assistiram ao seu vídeo sobre The Case for Optimism on Climate Change. Ele cativa o seu público-alvo ao perguntar uma questão simples: “Temos realmente que mudar?”

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Se você focar nas perguntas certas, irá produzir os tipos de conteúdo que não irão somente ser lidos pelo seu público-alvo, mas também serão sugeridos pelo Google aos seus usuários de busca.

i). Descubra as perguntas que o seu público-alvo está fazendo. Perguntas que começam com “o que”, “quem”, “quando” e “como” podem ajudá-lo a entender como escrever conteúdo para blog que seja interessante e útil para o seu público-alvo.

E não há lugar melhor para descobrir essas perguntas que o Quora.

Vamos imaginar que o seu tema pouco atrativo seja sobre seguros. Queremos descobrir perguntas de usuários relacionadas a prêmios de seguros. Veja como:

Primeiro passo: Vá ao Quora. Na Caixa de busca acima do header, digite a sua palavra-chave primária (e.x.: “prêmios de seguro”). Depois, dê enter.

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Segundo passo: Analise as perguntas. Leia a lista e escolha aquelas que despertarem o seu interesse.Analise as perguntas. Procure na lista aqueles que chamaram sua atenção.

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Terceiro passo: Pesquise as perguntas. Insira uma delas no Google AdWords Keyword Planner e tente localizar variações. Isso irá te dar algumas ideias sobre como escrever conteúdo para blog.

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Quarto passo: Elabore o seu título. Neste momento, você já pode delinear o seu título, pois você está preparado para escrever conteúdo para blog. 

Vamos usar um dos termos de busca que estão acima:

Seguro de vida para pessoas com mais de 50 anos de idade.

À primeira vista, esse termo de busca é pouco atrativo. Se não ficar atento, poderá perder de vista aquilo que o leitor quer saber exatamente.

Então, vamos melhorar, acrescentando alguns modificadores ao termo de busca.

Eis alguns títulos inéditos e interessantes:

  • Seguro de Vida para Maiores de 50: O Guia Passo a Passo
  • O que é preciso para ter um seguro de vida quando você tem mais de 50 anos?
  • Seguro de vida para pessoas maiores de 50: Os 5 requisitos simples que você precisa

Esses títulos soam interessantes agora?

Você pode conseguir mais perguntas que importem ao seu público-alvo no Yahoo! Answers.

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Já vi muitos conteúdos que viralizaram, apesar de possuir temas “pouco atrativos”. Um exemplo disso é um artigo do Cracked.com que respondeu à pergunta: “café do comércio equitativo é tão igualitário assim?”

O artigo teve 285.681 visualizações e mais de 7.000 compartilhamentos sociais.

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Assuntos relacionados a seguro podem ser pouco atraentes para a maioria das pessoas. Porém, como um pouco de criatividade, você pode fazer com que conteúdos sobre esses temas viralizem na web.

Aqui vão alguns outros exemplos de conteúdos relacionados a seguros que se tornaram virais e resultaram em milhares de compartilhamentos em redes sociais e backlinks.

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2. Agregue a sua personalidade ao conteúdo e encurte-o na edição. 

A sua estratégia sobre como escrever conteúdo para blog determina até onde você chegará. Se quiser obter resultados com o seu conteúdo, você precisa planejá-lo. Se você for um profissional de marketing B2B ou B2C, criar conteúdo de grande valor pode fazer o seu negócio crescer.

Segundo o Content Marketing Institute, “44% dos profissionais de marketing B2B avaliam o uso de marketing de conteúdo para aumentar leads e faturamento como uma estratégia efetiva.

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Em tempos de competição intensa, falta de personalidade no seu marketing irá minar os seus esforços. As pessoas querem se conectar a você – e conhecê-lo.

E não apenas ler o seu conteúdo. Está mais do que na hora de você fazer os seus leitores fieis e clientes ficarem boquiabertos com a sua personalidade online.

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Sempre que vou a uma loja para comprar algo e os atendentes são chatos e sem interesse, provavelmente vou embora.

Mas isso não é tudo. Se visito um blog e tenho zero de informação sobre o blogueiro, autor ou fundador por trás da marca, produto ou serviço, estou “jogando o meu clique fora” e prefiro gastar o meu tempo em algum outro lugar.

Do mesmo modo, se você não incute personalidade no seu conteúdo, ninguém irá gastar tempo com você ou levá-lo a sério. Isso é importante principalmente quando você está lidando com tópicos pouco atrativos.

Joe Pulluzi explica isso ainda melhor:

Você precisa entender que marketing não é o que você vende, mas o que você defende.

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Uma dose saudável de personalidade pode aprimorar engajamento e vendas. Sei que a maioria das pessoas é anônima em seus blogs e, mesmo assim, atingiram algum tipo de sucesso, mas isso não significa que eles estavam trilhando o caminho certo para isso.

A nossa personalidade constrói uma relação de confiança com as pessoas, pois elas sabem que alguém real que as compreende está do outro lado da web. Através da personalidade, não é mais um mundo virtual que pode ser construído, mas, sim, conexões reais. As pessoas compram com pessoas.

Com a sua personalidade, você está mais propenso a atender às necessidades do seu público-alvo, respeitar as suas necessidades e motivá-los com o seu conteúdo.

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Se você considera o seu assunto pouco atrativo, então não use uma abordagem anônima, nem faça com que ele fique chato. Você vai acabar se dando mal, além de espantar os seus leitores.

Mas você pode trazer a sua personalidade para dentro dele. 

Por exemplo, não há realmente nada de interessante na criação de conteúdo para promover canetas.

Bem, esta breve história irá demonstrar como uma empresa agregou personalidade na cópia e divulgação de sua caneta.

Consegue ver como uma personalidade marcante melhora uma cópia? Este é Rodney Dangerfield patrocinando as canetas. Veja como o caranguejo segurou a caneta. O que isso parece para você?

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Os membros do caranguejo são fortes. Isso significa que a caneta é de ótima qualidade e de longa duração. Isso é o que acho – e você?

Existem outras formas de trazer a sua personalidade para um tópico pouco atrativo. Segundo Ryan Hanley, estes são alguns dos modos de escrever conteúdo para blog trazendo o lado humano para as postagens:  Existem outras maneiras de trazer sua personalidade para um assunto pouco comum. De acordo com Ryan Hanley, aqui estão algumas maneiras de fazer com que o post do blog seja mais humano.

  • Utilize sarcasmo
  • Faça referência à cultura pop
  • Faça analogias com o esporte
  • Aponte clichês
  • Fazer referência a esportes (eu falo quase sempre que eu sou fã do Buffalo Bills)
  • Fale sobre os seus animais de estimação
  • Não se leve tão a sério (considere valer-se da auto-depreciação se o seu ego aguentar)

Jon Morrow, que é atualmente o fundador do Boost Blog Traffic, escreveu uma postagem de blog intitulada “Como largar o seu emprego, mudar para um paraíso e ser pago para mudar o mundo.”

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Ele escolheu um tópico sobre trabalhar com blog que as pessoas estão cansadas de saber e criou uma obra de arte com ele. Trabalhar com Blog não é um tópico pouco atrativo, em si, mas está quase se tornando um clichê, principalmente, quando se vê postagens como “7 formas de escrever conteúdo para blog”.

A postagem do Jon foi um ótimo exemplo de uso da narração relacionada a como escrever conteúdo para blog. Você pode se conectar emocionalmente com o que ele disse e com a visão que ele tem para o futuro.

Jon contou a história de como a sua vida foi interrompida por uma tragédia e o sucesso que ele finalmente alcançou ao trabalhar duro. Nas palavras dele:

“Dois meses depois, eu fiz uma viagem de uma semana para analisar isso e procurar por lugares para morar. Quando voltei, comecei a vender todas as minhas coisas, guardando o resto e dizendo adeus aos amigos. Quase um ano após o nosso telefonema, pulei no carro e dirigi menos de 3.000 milhas até o meu novo condomínio de frente para a praia no resort mais requintado de Mazatlan. “

Não importa que o seu tema ou segmento de mercado pareçam ser pouco atrativos. Enquanto produtor de conteúdo, você ainda pode saber como escrever conteúdo para blog com o qual o seu público-alvo poderá se identificar. Apenas certifique-se de que você esteja escrevendo como um ser humano, e não, como um robô.

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Uma narrativa tem tudo a ver com ligar os pontos. Tem a ver com levar os seus leitores do Ponto A ao B sem entediá-los.

3. Use analogias palpáveis para explicar conceitos complexos.

Analogias comparam duas coisas e como elas estão relacionadas entre si. Analogias palpáveis podem ajudá-lo a explicar tópicos complexos ou pouco atrativos.

Sempre que possível, você deve iniciar o seu conteúdo com uma frase de efeito. Isso quer dizer que as suas introduções nas postagens do blog devem cativar o seu público-alvo, atraindo-o para dentro da sua postagem.

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As analogias podem ser simplificadas para que você introduza o seu conteúdo e desperte o interesse dos seus leitores.

No Boost Blog Traffic, os colaboradores normalmente usam analogias para passar a mensagem certa. Algumas das postagens no blog que despertam emoções e chamam a atenção do leitor são sustentadas por analogias:

  •  Ajustar o assunto do seu blog é como sintonizar em uma rádio antiga.
  •  Encontrar tempo para escrever é igual arrumar uma mala.
  • Publicar conteúdo no feriado é como ensinar uma criança a nadar durante um furacão.
  • Ficar em um emprego que você detesta é sentir-se como um peixe fora d’água.
  • Ler um blog que seja útil, mas que não tenha personalidade, é como fazer compras no Walmart.
  • Trabalhar com blog antes de ter escolhido um público-alvo é como ensinar em uma sala vazia.

Você também pode usar analogias para tornar o seu tema pouco atrativo em um tópico interessante.

Digamos que o assunto que você queira escrever seja sobre mau hálito. Você poderia usar um título como “5 Razões Pelas Quais Se Livrar Do Mau Hálito é Tão Bom Quanto Tomar um Banho Quente” para atrair seus leitores. Deu para perceber como comparei duas coisas diferentes e sem relação alguma a fim  de criar um título benéfico e irresistível?

O Sobre Morte, mães e luta pelas suas ideias é um exemplo típico de uma postagem de blog que utiliza uma analogia para atrair e envolver o usuário. Essa postagem, que foi publicada em 14 de dezembro de 2013, por Jon Morrow (ele está em todas), vem tendo mais de 6.000 compartilhamentos sociais e em torno de 480 comentários.

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Tente não se perder ou confundir naquilo que deve escrever ou na forma em que irá começar o seu texto. Você pode usar uma analogia para comparar duas coisas e, depois, escrever como quiser. O seu conteúdo será criado com mais força e será mais interessante.

Eis um outro exemplo de uma postagem em que uma analogia foi usada para explicar um assunto:

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Uma postagem foi feita recentemente no LinkedIn Pulse:

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4. Ofereça aos seus leitores pequenas pausas mentais.

Quanto do seu conteúdo é lido de ponta a ponta pelos seus leitores?

O fato é que qualquer um sabe como escrever conteúdo para blog, mas fazer com que as pessoas o leiam é muito mais desafiador.

Em 2013, Chartbeat realizou um estudo que descobriu que a maioria dos leitores estão captando somente em torno de 60% do conteúdo de um artigo.

Se quer que os seus leitores leiam mais o seu conteúdo, evite criar uma experiência assustadora. O seu conteúdo precisa ser de fácil leitura. Não importa se ele seja útil ou bem pesquisado – se você não conseguir torná-lo compreensível para leitura, ele não será lido.

Sempre é bom oferecer aos seus leitores algumas pausas mentais.

Então, divida os trechos longos do texto em blocos menores e mais fáceis de serem lidos. Assim, os leitores não irão se sentir assustados com o texto.

Eu, por exemplo, uso títulos grandes e em negrito em minhas postagens para facilitar a leitura e a chegada ao cerne da postagem para os leitores.

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Heidi Cohen utiliza marcadores, listas numeradas, imagens e outras ferramentas de formatação para simplificar parágrafos densos e torná-los menos assustadores aos leitores.

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Por fim, você também deve escrever sentenças pequenas. Sentenças longas assustam os leitores. Porém, as pequenas irão mantê-los envolvidos, ainda lembrando das primeiras sentenças que leram.

Jonah Berger dominou a arte de lapidar sentenças curtas e inteligíveis. Confira:

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Tudo isso irá oferecer aos seus leitores pausas mentais quando eles estiverem olhando as suas postagens.

Conclusão 

Escrever conteúdo para blog interessante em um segmento pouco atrativo é mais fácil quando você faz uma pesquisa profunda. Inserir a sua personalidade em um assunto mostrado pela sua pesquisa é esperado e é a combinação perfeita para o seu conteúdo.

O ideal é que você explore diferentes formas de conteúdo. Por exemplo, se perceber que os seus leitores não se envolvem com postagens de blogs, você pode alternar para vídeos, infográficos ou podcasts.

Geralmente, um conteúdo visual irá ser mais provocativo para as pessoas do que um texto corrido, uma vez que a mente humana processa conteúdos  visuais 60.000 vezes mais rápido do que textos corridos sem formatação.

Se o seu tema ou segmento é pouco atrativo, não reclame ou desista. Pesquise o seu mercado e público-alvo amplamente e, então, foque nas as perguntas que eles estão fazendo.

Por exemplo, escrever sobre piscinas de fibra de vidro não é normalmente considerado algo tão interessante. Mas Marcus Sheridan mudou de ideia, pesquisou as maiores questões do seu público-alvo e criou uma postagem de blog que resultou em 2 milhões de dólares em vendas para os seus negócios.

Você já escreveu conteúdo interessante para blog em um setor pouco atrativo? Compartilhe a sua experiência nos comentários abaixo.

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