Você está prestes a encerrar o trabalho em um novo site, e é ótimo … na maior parte. Claro, o design parece ótimo, as chamadas para ação são ousadas e bonitas, e a cópia é incrivelmente atraente. Então, o que poderia estar faltando?
Quando você chega ao fim (ou perto do final) do seu projeto de web design, é importante avaliar a situação de SEO.
Embora seja fácil acreditar que um único plugin de SEO é suficiente para você começar, isso seria um erro. Há muito mais que você poderia fazer – mesmo antes do seu site entrar em operação – se você quiser um site verdadeiramente otimizado para pesquisa. É melhor fazer o trabalho agora do que encontrar seis meses abaixo da estrada que ninguém está visitando seu site porque o trabalho certo não foi feito inicialmente.
A fim de maximizar verdadeiramente o SEO, seu site precisa estar pronto para atender as altas expectativas do motor de busca diretamente no portão com:
- Conteúdo de alta qualidade
- Desempenho ideal
- Experiência de usuário intuitiva
- Demonstração de autoridade
- Atualizações regulares
Se você pode cuidar do máximo possível antes do lançamento, seu site WordPress estará bem preparado para enfrentar o desafio de vencer a competição na busca, começando no primeiro dia.
Agora, vamos explorar como você pode otimizar seu novo site para pesquisa.
Maximizar o SEO ao configurar um novo site
Não se deixe intimidar com os passos aqui. Muitos destes, você já está fazendo; Eu simplesmente queria incluí-los aqui para uma boa medida visto como eles são uma parte essencial do processo de maximização de SEO.
Passo 1: verificação de domínio
Se o seu site estiver rapidamente se aproximando do lançamento, provavelmente você já comprou um domínio. Independentemente de onde você estiver no processo, faça uma verificação rápida do histórico do seu domínio. Você pode usar ferramentas como o Wayback Machine do Internet Archive ou a Pesquisa WHOIS . O último você terá que pagar, mas pode valer a pena o custo no caso de haver um histórico negativo associado ao domínio que, por sua vez, possa afetar a reputação do seu novo site.
Etapa 2: verificação do host
Novamente, isso pode ser mais um passo que você já completou se você estiver longe no processo de desenvolvimento, mas ainda vale uma rápida olhada. O motivo? Como um host web não confiável cujos servidores desça frequentemente, comprometendo posteriormente a disponibilidade do seu site, pode afetar seriamente o SEO do seu site. Faça sua pesquisa e tenha certeza de que você se inscreveu não possui queixas importantes contra elas ou problemas atuais de tempo de atividade.
Etapa 3: segurança HTTPS
Se ainda não o viu, o Google atualizou os navegadores Chrome no início deste ano para notificar os visitantes quando chegaram a um site inseguro. Nos olhos do Google, o rótulo “inseguro” não pertence mais a sites hackeados ou a conteúdos mistos. Qualquer site rodando em HTTP que aceite informações confidenciais do cliente agora não é seguro. Em vez de assustar os visitantes com esse aviso na sua barra de endereços, obtenha um certificado SSL e HTTPS para o seu site.
Passo 4: tema SEO-Friendly
Existem muitos temas do WordPress que afirmam ser SEO-friendly simplesmente porque eles se integram com plugins SEO. Faça-se um favor, no entanto, e verifique o desempenho real do tema. Um tema verdadeiramente amigável para SEO será receptivo, codificado de forma limpa e rápido, e possui um design moderno.
Etapa 5: pesquisa por palavras-chave
Idealmente, toda pesquisa de palavras-chave para o conteúdo e metadados do seu site foi concluída antes de qualquer cópia ter sido escrita. Mesmo que não fosse, não há tempo como o presente para fazer isso. Você pode usar ferramentas como o kwfinder e Responder ao público para identificar quais palavras-chave funcionam melhor para o seu site. Eles devem ser relevantes, memoráveis e menos competitivos se quiser melhorar suas chances de serem encontrados para eles.
Passo 6: otimização de página
Uma vez que você tenha suas palavras-chave selecionadas, você deseja otimizar todo o seu conteúdo em torno delas. Em outras palavras, use as palavras-chave o suficiente, onde é fácil para os visitantes e os mecanismos de pesquisa determinar quais são as suas páginas. Normalmente, você quer usar uma palavra-chave de foco por página. Embora seja bom infundir algumas palavras-chave secundárias dentro também, você notará que os plugins de SEO (na etapa nove abaixo) geralmente querem que você designe uma palavra-chave oficial por página ou publicação.
Passo 7: Inclusão de Tag
As tags na página (em oposição às tags de postagem do blog para categorização) devem ser usadas para estabelecer hierarquia, aumentar a legibilidade através de uma varredura fácil e transmitir uma indicação clara sobre o seu conteúdo. A palavra-chave de foco nessas tags também.
Passo 8: Permalink Fix
A estrutura de permalink padrão no WordPress não é excelente. Veja o link permanente no vermelho acima? É assim que o WordPress irá defini-lo se você não fizer algo sobre isso. Agora, veja o permalink em verde? Essa é a estrutura ideal. URL do site + postagem truncada ou nome da página = perfeição de SEO. A palavra-chave de foco também deve aparecer no nome da página truncada.
Passo 9: Plugin de SEO
Aqui é onde você pode começar a pensar em um plugin de SEO. O plugin do SmartCrawl pode ajudá-lo a aumentar seu PageRank e a gerar mais tráfego para seu site com uma configuração simples. Depois de ter o plugin instalado no seu site, execute uma análise de análise de SEO e receba comentários sobre como melhorar seus resultados de pesquisa. Com o SmartCrawl, você também pode configurar o sitemaps, integração Moz, personalizar metadados, configurar links automáticos e muito mais.
Não se esqueça de incluir a palavra-chave de foco dentro do título e descrição para continuar esse tópico de mensagens consistentes em cada página.
Etapa 10: Atribuição de imagem
Cada página do seu site WordPress deve ter pelo menos uma imagem nele. Depois de selecionar e carregar sua imagem, use os campos de metadados para adicionar texto alternativo (se desejar que a imagem seja encontrada na pesquisa também). Se você pode amarrar a palavra-chave de foco da sua página na tag alt, isso é ainda melhor. Em seguida, defina uma imagem em destaque para cada página para que, quando seu conteúdo é compartilhado em mídias sociais (um fator de classificação de pesquisa), ele possui uma imagem envolvente.
Etapa 11: verificação de conteúdo
Quando seu conteúdo é carregado em cada página e todos os esforços de otimização acima estão completos, faça mais uma verificação do seu conteúdo. A razão pela qual eu digo isso é porque especialistas em marketing e SEO, como Neil Patel, acreditam que o conteúdo mais detalhado da página leva a maiores conversões e, conseqüentemente, um ranking de busca melhorado.
Passo 12: Link internamente
Uma das melhores maneiras de demonstrar aos motores de busca que o seu site tem conteúdo relevante e digno de leitura é dando aos visitantes um motivo para visitar várias páginas durante o tempo que eles estão no site. Você pode fazer isso criando um sistema de links internos que vinculam os assuntos relevantes de cada página, ou conduzindo visitantes logicamente desde o ponto de partida, até o final do funil de conversão.
Passo 13: Link Externamente
Outra maneira de melhorar a sua reputação com os motores de busca é através da ligação a sites de alta autoridade do seu conteúdo. Embora isso não tenha um efeito destruidor da terra em sua classificação, os links de saída para fontes relevantes e de alta autoridade mostraram ter um efeito bastante positivo.
Etapa 14: verificação do link quebrado
Os links podem ser interrompidos por vários motivos: você migrou os URLs e alguns links internos não atualizaram, você alterou o slug de uma página ou a fonte externa fez uma atualização própria.
Se você está tendo todos os problemas para adicionar links internos e externos ao seu site, use o plugin WP Broken Link Status Checker . Isso garantirá que a experiência de seus usuários enquanto eles puxam por mais conteúdo relacionado permanece inalterada.
Passo 15: Adicionar um Blog
Se você não planejava ter um blog no seu site, você pode querer repensar essa decisão. Lembre-se de como eu disse anteriormente que as atualizações regulares são um dos motores de busca de itens que procuram quando classificam sites? Um blog é uma das formas mais fáceis de fazer isso acontecer. Tudo o que você precisa fazer é designar qual página será seu blog (você pode fazer isso na seção Personalizador de Tema). Em seguida, comece a escrever posts e publique à medida que eles se tornam prontos.
Etapa 16: Otimização de segurança
Além de mover o seu site para o HTTPS (Etapa 3), você deseja adicionar um plugin de segurança ao seu site para acompanhamento de assistência e gerenciamento de segurança. O plugin do Defender irá mantê-lo sintonizado com problemas de segurança antes de se tornarem um problema. Uma vez que um site hackeado pode causar muitos danos a seus visitantes e, em última instância, seu negócio, este é um imperativo.
Passo 17: Otimização da velocidade da página
Se você quiser manter o desempenho do seu site em cheque, você também precisará de um plugin de otimização de velocidade de página. O plugin do Hummingbird ajuda com todos os aspectos da otimização do site, incluindo minificação de arquivos, cache de navegador e muito mais.
Etapa 18: Otimização de imagem
À medida que os sites se tornam mais dependentes de imagens de alta resolução e tela cheia, o que é ótimo para a experiência do usuário, você precisará de uma maneira de controlar o que eles fazem para suas velocidades de carregamento.
Além de otimizar o desempenho da página com um plugin de cache, preste muita atenção ao tamanho e ao peso das suas imagens usando um plugin de compressão de imagem como o WP Smush Pro .
Etapa 19: Plug-in de mídia social
Criando conteúdo de alta qualidade e anexando imagens atraentes para esse conteúdo é ótimo. Mas não é suficiente para deixá-lo sentar-se no seu site e espero que os visitantes tropeçam por isso. Quanto mais você pode aumentar a sua presença nas mídias sociais – e dar aos visitantes uma razão para compartilhar seu conteúdo provocador – o melhor recebido será o seu site. Use um plugin de compartilhamento de redes sociais como o Flutuante Social para aumentar a presença social da sua marca.
Etapa 20: Configuração do Google Analytics
Enquanto você provavelmente poderá dizer o quão bem o seu site está fazendo na pesquisa com base em quantas empresas você está riscando, use o Google Analytics para que você tenha uma imagem mais precisa do que está acontecendo. Depois de configurar uma conta para o seu site, obtenha um plugin do painel como o Google Analytics +, que fornecerá estatísticas em tempo real diretamente ao seu painel do WordPress.
Finalizando
Construir um novo site do WordPress é emocionante e nervoso. Você está entusiasmado de encerrar e sair da porta, mas você quer ter certeza de que não esqueceu nada. Considerando a importância do tráfego de pesquisa orgânica para obter novos visitantes em seu site, você não deve salvar o SEO para o lançamento. Faça os esforços necessários para maximizar SEO agora.