Se você está tentando fazer sua marca crescer, precisa começar a usar o Facebook Live.
É uma das maiores novas tendências de mídia social e irá definir o sucesso da sua consciência de marca de 2018 em diante.
Uma das melhores partes do Facebook Live é que você é capaz de alcançar os fãs existentes muito mais rápido. Você também conseguirá uma quantidade boa de consciência de marca com a popularidade crescente de vídeos ao vivo.
De acordo com o Social Media Today, as pessoas passam mais tempo assistindo vídeos do Facebook Live do que vídeos que não são ao vivo. Isso é loucura!
Você precisa começar a tirar vantagem da plataforma enquanto ela ainda tem o fator de novidade.
Se você está se perguntando como o Facebook Live se compara às outras plataformas, ficará feliz em saber que ela é uma das melhores.
Enquanto você também pode usar o YouTube Live para gerar tráfego, o Facebook Live é mais predominante pois mais pessoas acessam o Facebook diariamente.
Além disso, o Facebook Live é quase tão apreciado quanto o YouTube Live. De acordo com uma pesquisa do Livestream e da New York Magazine, 66% dos participantes disseram que gostam do Facebook Live.
Para resumir, você precisa utilizar o Facebook Live para fazer sua marca crescer.
Como você pode fazer isso? Existem inúmeras ideias por aí sobre como fazer live no Facebook que se torne um vídeo viral, porém poucos conselhos práticos.
Neste artigo, vou explicar as melhores técnicas sobre como fazer live no Facebook para fazer sua marca crescer e criar uma situação da qual os outros irão querer falar.
Lembre-se, um vídeo ao vivo fica no Facebook mesmo depois que você termine a transmissão, então você precisa criar uma experiência agradável que as pessoas irão querer assistir sempre.
Essas 19 técnicas sobre como fazer live no Facebook irão te mostrar exatamente isso.
1. Faça um Vídeo de Perguntas e Respostas
O jeito principal e mais fácil de começar com o Facebook Live é fazendo um vídeo de perguntas e respostas.
Esse é um ótimo jeito de começar porque permite que você receba feedback facilmente sobre sua performance e gere conteúdo rapidamente, com base no que a audiência quer saber.
Se você está buscando aumentar o engajamento com sua audiência, forneça um vislumbre aprofundado da sua marca e gere mais exposição e consciência. Esta é sua chance.
Não precisa ser um processo simples, entretanto. Você pode estender o simples formato de perguntas e respostas para algo ainda mais elaborado e animador.
Quando a Vogue lançou um vídeo ao vivo sobre a produção do Met Gala, foi um enorme sucesso. O vídeo gerou mais de 200,000 visualizações.
O que o torna interessante são as figuras de autoridade respondendo às perguntas no vídeo.
Mas ele não serve apenas para indústrias e marcas B2C. De acordo com o MGIC, pode funcionar para B2B também. Você será capaz de reforçar sua relação de negócios através de um vídeo de perguntas e respostas ao vivo.
Independente de como você decidir progredir com o Facebook Live, tenha a certeza de responder perguntas de seus espectadores para gerar um engajamento enorme.
2. Ensine aos espectadores como fazer alguma coisa
A primeira regra de criar conteúdo para sua audiência é fornecer valor em tudo o que você faz.
Um dos jeitos mais fáceis de fazer isso é ensinando sua audiência como fazer alguma coisa. Isso pode ser fácil se as instruções são sobre algo que você já conhece bem.
O Dunkin’ Donuts explicou como criar doces de dia dos namorados fáceis através de um vídeo ao vivo. O recurso útil foi um ótimo jeito de se conectar com fãs e construir uma audiência ainda maior.
Quando a Benefit Cosmetics quis lançar uma estratégia de Facebook Live para aumentar a consciência de marca, eles escolheram apresentar uma série de vídeos ‘como fazer’ ensinando técnicas de maquiagem.
Esses vídeos são extremamente úteis para clientes fiéis, e eles também servem como conteúdo compartilhável que os fãs irão querer assistir uma vez após a outra.
3. Transmita uma entrevista exclusiva
Mesmo que você ache que não tem o necessário para um vídeo ao vivo, pode facilmente direcionar o foco para outra pessoa.
Quando o Airbnb criou um vídeo do Facebook Live, eles entrevistaram o elenco do The Jungle Book na Treehouse do Airbnb.
Foi uma forma brilhante de promoção cruzada que permitiu que eles alcançassem uma enorme audiência de fãs da Disney e aumentassem sua consciência de marca.
Ao entrevistar celebridades, eles forneceram uma oportunidade para se engajar com fãs e promover a marca Airbnb de modo que poucos outros métodos teriam feito.
4. Anuncie um novo produto
Assim como a Apple transformou seus anúncios de produtos em eventos de consciência de mídia e de marca, você pode criar um grande evento em seu próximo lançamento de produto.
O segredo é construir antecipação e ter uma performance preparada que engaja a audiência através do vídeo.
Ao lançar o novo EV Bolt, a Chevrolet anunciou o produto e seus recursos através de um vídeo do Facebook Live.
Ele construiu antecipação para o que eles iriam fazer no lançamento do carro e forneceu uma nova plataforma para tornar o lançamento do produto em um evento de mídia.
Mesmo que o seu produto esteja em uma indústria “chata”, um novo lançamento pode ser uma grande novidade para seus fãs mais devotos, que irão expandir seu alcance àqueles que não conhecem seu produto.
5. Explique e exiba um produto
Se você está com dificuldades para conceituar um vídeo do Facebook Live que funcionaria para sua audiência e marca, considere mostrar um produto que você já criou.
Não se preocupe com anunciar algo novo ou ensinar como fazer algo com o produto. Apenas mostre o produto que você tem a oferecer em tempo real.
Esse é um ótimo jeito de permitir a si mesmo ser mais tranquilo já que está falando sobre algo que já conhece.
Também é um ótimo jeito de ser capaz de fazer um vídeo ao vivo mesmo se você odeia ser filmado.
Martha Stewart usou essa técnica para mostrar ideias diferentes de decoração de natal.
Em vez de ensinar como usar a decoração, ela apenas explicou os itens que já estavam à mostra no estúdio.
Este é um ótimo jeito de começar com o Facebook Live se você ainda não se sente confortável com improvisar ainda.
6. Forneça um tour ao vivo
O seu vídeo do Facebook Live não precisa focar em uma pessoa ou produto para que seja interessante.
Se você tem um local legal, fornecer uma tour em tempo real pode ser uma grande oportunidade para você alcançar fãs fiéis.
A Callaway fez um tour do escritório do Arnold Palmer quando eles quiseram mostrar conteúdo exclusivo para amantes do golf.
O vídeo simples mostra os arredores arquivados do golfista lendário e acumulou até hoje quase um quarto de milhão de visualizações. Isso é impressionante.
Mostrar um local único ou até seu escritório na empresa pode ser um ótimo jeito de promover sua marca e ensinar os outros sobre os valores e interesses que movem sua empresa.
7. Crie um programa recorrente
Se você quer fornecer imenso valor aos seus fãs mais fiéis regularmente, considere criar um programa diário. Este é um ótimo jeito de se engajar com fãs pessoalmente.
Para que isso funcione, você vai precisar encontrar uma hora específica todo dia onde você possa responder perguntas que os seus fãs têm para você.
Pode ser um jeito divertido de explorar as mais novas tendências e mostrar o que está acontecendo na sua indústria, especialmente se ela muda com frequência.
Um ótimo exemplo de programa diário que é feito do jeito certo é o Ask Me Anything do Guy Kawasaki.
Pelo fato de a mídia social e dos ambientes digitais mudarem constantemente, ele pode fornecer uma análise de expert aos seus fãs fiéis e responder as perguntas deles sobre as descobertas mais recentes.
8. Anuncie notícias urgentes
Quando um evento que afeta sua marca acontece, você deveria transmiti-lo ao vivo.
Esse é um ótimo jeito de fornecer um senso de informação através de novos canais de um jeito muito parecido com o que canais de mídia tradicionais como TV e rádio oferecem.
Para que isso funcione, você vai precisar decidir qual evento deseja transmitir. Frequentemente, é algo recente para o qual você não terá tempo de se preparar.
Para outros eventos, como feriados e festividades especiais ou até eventos ambientais, você pode e deve planejar com antecedência.
A Now This fez um vídeo do Facebook Live muito bonito para o Dia Internacional das Mulheres, mostrando notícias sobre o evento assim como filmagem pronta.
Se você é a fonte principal de informações ao vivo durante um evento de notícias urgentes, irá adquirir uma quantidade imensa de consciência de marca sem os gastos ou esforços que algo assim normalmente envolve.
9. Grave uma versão sem edição dos seus vídeos
Se você já tem bastante material em vídeo previamente gravado e editado, tem um potencial enorme para um vídeo do Facebook Live viral mostrando o processo em tempo real.
Enquanto a maioria da sua audiência está acostumada a ver a gravação editada, o apelo de um vídeo ao vivo e sem edições é atraente.
Você pode mostrar o vídeo, erros de gravação e tudo mais para que os fãs assistam agora e compartilhem depois.
Como continuação para sua série de grande sucesso Tiny Kitchen, o Tastemade alcançou uma consciência de marca gigantesca com o vídeo ao vivo Tiny Kitchen: LIVE.
Foi um sucesso com mais de quatro milhões de visualizações.
Se você já tem um estilo popular de vídeo, este é um ótimo jeito de expandir para o Facebook Live sem preparo ou planejamento adicional.
10. Mostre a personalidade da sua marca
Quando se trata de o que os fãs gostariam de assistir nos seus vídeos do Facebook Live, a verdade é que é mais provável de as pessoas se engajarem com você através de um vídeo ao vivo do que através de outro blog post.
Na verdade, 80% iriam preferir assistir um vídeo ao vivo de uma marca do que um blog post, e 82% preferem vídeo ao vivo do que um post social. Você precisa tirar vantagem desse meio.
Uma das melhores partes do vídeo ao vivo é que ele fornece uma oportunidade única para mostrar a personalidade da sua marca.
Para que isso funcione, você vai precisar ter um tipo de evento ou foco em especial para o seu vídeo para fornecer um vislumbre casual e transparente de dentro da sua empresa.
Para o BuzzFeed, isso tomou a forma de uma festa de dança ao vivo, junto com votos de membros da audiência e estilos diferentes sugeridos pelos espectadores.
Se você é uma marca pessoal, esse é um jeito particularmente poderoso para você mostrar sua personalidade.
11. Transmita eventos ao vivo
Se você tem um evento ao vivo para exibir, pode ser um jeito ótimo de mostrar sua marca e desenvolver uma enorme consciência de marca transmitindo os eventos que estão acontecendo.
Quando o American Music Awards transmitiu a cerimônia ao vivo, eles utilizaram um grande time de repórteres e apresentações diferentes no vídeo incrivelmente popular deles.
É claro, a maioria das marcas e startups pequenas não tem esse tipo de orçamento. Mas isso não é um problema.
Se você possui um evento regular, pode promovê-lo sem uma equipe especialmente dedicada á ele.
Quando a Tough Mudder promoveu o evento de treino deles, eles apenas filmaram a sessão, enquanto ela acontecia, com uma só câmera.
Utilizando o mesmo método, o Starbucks filmou sua participação no dia de registro dos eleitores usando um simples vídeo ao vivo dos eventos enquanto eles aconteciam.
Não importa o tamanho da sua marca ou orçamento, você pode o vídeo ao vivo funcionar para um evento apenas transmitindo ele enquanto está acontecendo.
12. Responda às perguntas do blog
Se você está com dificuldades para responder a muitos comentários no blog, pode fazer isso de um jeito mais engajador que irá economizar seu tempo e aumentar sua consciência de marca também.
Em vez de responder cada comentário individualmente, apresente um evento no Facebook Live onde você responde aos comentários como um todo.
Darren Rowse fez isso em um post recente do ProBlogger onde ele explicou seus fluxos de renda.
A resposta da audiência para o post foi enorme, e as visualizações do vídeo ao vivo refletiram o engajamento da audiência com o conteúdo que ele escreveu.
13. Ofereça conteúdo para um grupo privado
Se você tem um Grupo do Facebook privado para os seus fãs, pode criar conteúdo exclusivo apenas para eles através de um vídeo ao vivo.
Este é um ótimo jeito de mostrar aos outros o valor do conteúdo que você está oferecendo e construir consciência para o conteúdo de alta qualidade que você produz regularmente.
O Social Media Examiner recomenda utilizar isso para engajar seus Grupos do Facebook.
Ao fornecer conteúdo ao vivo, você pode construir consciência para a sua marca enquanto aumenta o seu Grupo do Facebook ao mesmo tempo.
14. Grave um experimento em tempo real
Se você quer criar um sucesso viral que seja um triunfo garantido, a resposta é fazer um experimento em tempo real.
Quando você apresenta um experimento com uma conclusão desconhecida, cria um senso de antecipação viciante.
Não surpreende que esses tipos de vídeos, mesmo quando simples, podem gerar um ganho de seguidores gigantesco e expandir sua consciência de marca mais rápido do que qualquer outra coisa.
Um dos maiores sucessos dessa técnica foi o vídeo ao vivo que o BuzzFeed postou enquanto explodiam uma melancia usando elásticos de borracha.
O vídeo estendido atraiu espectadores não por causa do conteúdo, mas por causa do desfecho pelo qual todos aguardavam ao final.
A LADBible derreteu picolés em um Facebook Live viral que alcançou mais de seis milhões de visualizações.
Mesmo que a maior parte do conteúdo de vídeo desses experimentos seja monótono, eles criam entusiasmo ao gerar expectativa para a conclusão do experimento.
Este é um ótimo jeito de aumentar o engajamento do seu Facebook fornecendo conteúdo que as pessoas não conseguem em nenhum outro lugar.
15. Forneça detalhes dos bastidores
Se tem algo acontecendo na sede da sua empresa, é um ótimo momento para mostrar aos espectadores detalhes dos bastidores que eles não veriam de outra maneira.
Você pode criar uma grande animação para a audiência com esses tipos de vídeos, especialmente se você fornece conteúdo exclusivo com alguém conhecido ou um evento a ser lançado logo.
O Target transmitiu gravações dos bastidores de um clipe da Gwen Stefani e alcançou mais de 75,000 visualizações.
Mesmo que você não tenha conexão com uma celebridade que irá disparar sua consciência de marca, ainda pode criar conteúdo que engaja e anima seus fãs mais fiéis.
Apenas busque conteúdo exclusivo que mostra a perspectiva por trás do que o espectador está acostumado a ver.
16. Faça um concurso
Se você quer disparar seu engajamento e consciência de marca de um jeito tão simples que até parece que você está trapaceando, precisa fazer um concurso.
Criando um concurso, você já começa com uma enorme consciência de marca através do que você tem a oferecer ao vencedor.
Mas ao utilizar um vídeo do Facebook Live, você pode criar uma experiência que engaja ainda mais. Apenas anuncie o vencedor do concurso através de um vídeo ao vivo.
O vídeo não apenas irá atrair os espectadores que participaram do concurso como você também irá conseguir visualizações dos amigos daqueles esperando para ver se alguém próximo deles ganha o grande prêmio.
É um ótimo jeito de expandir a audiência da sua marca que visualiza esse conteúdo.
17. Chame um convidado especial
Muitos donos de pequenos negócios se preocupam que seus vídeos do Facebook Live não vão ser populares porque eles não tem muitos seguidores.
Não se preocupe com isso.
Você pode construir sua consciência de marca e gerar um enorme tráfego para os seus vídeos trabalhando com alguém que tenha um grande número de seguidores.
A Sephora convidou Jen Atkin da Ouai Haircare e Christophe Robin Paris para um vídeo sobre estilos de penteado de feriados, e ele resultou em um engajamento e consciência de marca enormes.
O segredo para fazer isso funcionar para você é encontrar alguém que você possa abordar e trabalhar junto para o vídeo.
Até mesmo uma figura de autoridade alguns níveis acima de você na pirâmide social funcionará perfeitamente bem para fazer dessa técnica um sucesso.
18. Demonstre suas próprias estratégias e motivação
Se você está tentando construir uma marca pessoal, basta explicar suas filosofias em frente à câmera.
Para garantir que isso seja um sucesso, busque criar um vídeo sobre algo único em sua vida. O que você faz de diferente? O que você pode oferecer que interesse os outros?
Um ótimo lugar para começar é dando uma olhada nas técnicas de expert que você utiliza – técnicas com as quais aqueles menos avançados em sua área talvez não sejam familiarizados.
Essas “técnicas de expert” e “hacks secretos” podem se desenvolver em uma estratégia de conteúdo sólida que te dará uma voz de marca e estilo distinto.
Essa técnica é um ótimo jeito de gerar um seguimento enorme e atrair uma audiência cativada por sua abordagem única.
19. Ofereça críticas e elogios gratuitos
Independente do que acredita, você possui expertise com a qual as pessoas adorariam aprender.
Você pode criar uma transmissão ao vivo no Facebook Live incrível ao se oferecer para avaliar o trabalho das pessoas com sugestões, feedback e recomendações gratuitas.
O jeito mais fácil de fazer isso é com uma sessão ao vivo de críticas e elogios. Antes de começar, encoraje sua audiência a enviar seus trabalhos para você avaliar.
Assim que transmitir ao vivo, encoraje outros espectadores a enviarem o trabalho deles também, se houver tempo. Durante o vídeo, detalhe as coisas boas e ruins sobre os trabalhos enviados.
Isso funciona bem se você está em um segmento visualmente carregado, como fotografia ou design de site. Mas se não estiver, pode ser criativo com outros tipos de avaliações.
Se você está na área de jardinagem, por exemplo, poderia diagnosticar problemas através das fotos de espécimes dos espectadores. Um expert no trabalho poderia avaliar vídeos enviados sobre amostras de entrevistas de emprego.
Quando o expert em fotografia Trey Ratcliff ofereceu uma avaliação gratuita de fotografia através do Facebook Live, ele conseguiu um retorno imenso.
Este é um ótimo jeito de mostrar seu conhecimento enquanto fornece um valor enorme aos seus fãs mais verdadeiros.
Conclusão
Se você está tentando aumentar sua consciência de marca, precisa considerar seriamente o Facebook Live.
É uma plataforma com um potencial gigantesco e você conseguirá causar um grande impacto se começar a usar ela cedo.
Eu acho que o melhor jeito de utilizar o vídeo ao vivo é tornando ele realmente interessante e atraente – de modo tão intenso que os espectadores compartilhem com seus amigos após o final da transmissão.
Conteúdo viral não é sobre isso?
Existem vários tipos diferentes de vídeos que você pode transmitir para aumentar sua consciência de marca.
Busque criar um senso de exclusividade no conteúdo que você cria para fazer com que seus espectadores se sintam especiais. Isso pode ser na forma de informações dos bastidores ou um entrevistado especial.
Você também deveria buscar ajudar os espectadores nos vídeos que cria. Você pode oferecer feedback e avaliações, responder aos comentários, ensinar algo ou até criar um programa diário.
Por final, você precisa criar suspense.
Lançar um novo produto, apresentar um evento ao vivo, fazer um experimento em tempo real e criar um concurso são todas ótimas maneiras de manter as pessoas ansiosas para o que vier a seguir.
Qual tipo de vídeo de Facebook Live você irá utilizar para aumentar sua consciência de marca?